Salmo 23 - O Senhor é meu Pastor, nada me faltará...

1. Uma fórmula para o pensamento. Um pastor recebeu a visita de um homem que admira muitíssimo. Ele começara a trabalhar em uma certa empresa, muitos anos atrás, exercendo uma função inferior, mas com muita vontade de vencer. Ele era dotado de muitas habilidades, e de uma grande energia, e fez bom uso disso. Hoje, esse homem é o presidente da companhia, e possui tudo que tal cargo representa. Entretanto, durante a caminhada que o levaria a esta posição, ele não obteve a felicidade pessoal. Tornou-se nervoso, tenso, preocupado, doentio. Um de seus médicos sugeriu-lhe que procurasse um pastor. O pastor e ele conversaram sobre os remédios que lhe haviam sido receitados e que ele tomara. Depois, o pastor pegou uma folha de papel e lhe deu a sua receita: ler o Salmo 23, cinco vezes por dia, durante uma semana. Disse que o tomasse exatamente como ele indicara. Primeiro, deveria lê-lo logo que acordasse de manhã, atentamente, meditando bem nas palavras, e em espírito de oração. Depois, ele

A observância do Sábado

INTRODUÇÃO

A Bíblia ordena a observância do sábado como dia de guarda, separado para uso sagrado, como um memorial da criação bem como da redenção. O sábado é um dia de especial comunhão e adoração a Deus. E, mais do que isso, a Bíblia declara ainda que o sábado é um sinal de santificação entre Deus e Seu povo:

Ezeq. 20:12 e 20

Portanto, para vivermos em perfeita comunhão com Deus, é necessário que observemos devidamente o sábado; não um dia entre sete apenas, mas o sábado, pois a Bíblia é especifica ao afirmar que "o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus" (Êxo. 20:10), e o próprio Cristo declarou que o sábado é o dia do Senhor (Mar. 2:28).

Mas como devemos guardar o sábado: O que implica a observância do sábado? . . .

I – O  PERÍODO  DO  SÁBADO

A – Os Dias da Semana da Criação

a) O relato da Criação, em Gênesis cap. 1, apresenta cada um dos 6 dias que antecederam o sábado, como iniciando pela parte escura e terminando com a parte clara:

Gên. 1: 5, 8, 13, etc. – "tarde (= noite) e manhã (= dia)"

b) E no sétimo dia da semana da Criação Deus descansou:

Gên. 2: 1-3

B – O Período do Sábado

a) À semelhança dos dias da semana da criação, o sábado deve ser celebrado "duma tarde a outra tarde": – Lev. 23:32
b) E a Bíblia é ainda mais explícita ao identificar a expressão "'tarde" com o "pôr-do-sol": – Deut. 16: 6 (cf. Marcos 1:32)
c) Portanto o sábado inicia ao pôr-do-sol de 6ª feira, e termina ao pôr-do-sol de sábado.

II – A  PREPARAÇÃO  PARA  O  SÁBADO

A – "O Dia da Preparação"

a) Tanto no Velho como no Novo Testamento, o dia que antecede o sábado, isto é, a 6ª feira, é considerado "o dia da preparação" para o sábado: – Marcos 15:42 (cf. Luc. 23:54)

B – A Preparação para o Sábado

a) Dos israelitas o Senhor requereu que na 6ª feira provessem os alimentos para o sábado: – Êxodo 16:22-26

b) Igualmente de nós é requerido preparativos especiais para o sábado:

Para não nos atrasarmos na sexta-feira, "durante toda a semana nos cumpre ter em mente o sábado e fazer a preparação indispensável, a fim de observado conforme o mandamento." (Testemunhos Seletos, vol. 3, p. 20)

"Embora a preparação para o sábado deve prosseguir durante toda a semana, a sexta-feira é o dia por excelência da preparação." (Idem, p. 21)

"Na sexta-feira deverá ficar terminada a preparação para o sábado. Tende o cuidado de pôr toda a roupa em ordem e deixar cozido o que houver para cozer. Escovai os sapatos e tomai vosso banho. É possível deixar tudo preparado, se se tomar isto como regra. O sábado não deve ser empregado em consertar roupas, cozer o alimento, nem em divertimentos ou quaisquer outras, ocupações mundanas. Antes do pôr-do-sol, ponde de parte todo trabalho secular, e fazei desaparecer os jornais profanos. Explicai aos filhos esse vosso procedimento e induzi-os a ajudarem na preparação, a fim de observar o sábado segundo o mandamento." (Idem, p. 22)

"Há ainda outro ponto a que devemos dar a nossa atenção no dia da preparação. Nesse dia todas as divergências existentes entre irmãos, tanto na família como na igreja, devem ser removidas. Afaste-se da alma toda amargura, ira ou ressentimento. Como espírito humilde 'confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis'. S. Tiago 5: 16." (Idem, pp. 22 e 23)

É "na vida doméstica. . . que deve começar a preparação para o sábado." (Idem, p. 20)

Também "os patrões deverão conceder aos empregados. . . tempo para a preparação, a fim de poderem saudar o dia do senhor com sossego de espírito.

Assim procedendo não sofrerão nenhum prejuízo, nem mesmo quanto às coisas temporais." (Idem, p. 22)

C – O Início do Sábado em Família

a) "Antes do pôr-do-sol, todos os membros da família devem reunir-se para estudar a Palavra de Deus cantar e orar. . . . Devemos tomar disposições especiais para que cada membro da família possa estar preparado para honrar o dia que Deus abençoou e santificou." (Idem, p. 23)

b) "No culto familiar, tomem parte também as crianças, cada qual com sua Bíblia, lendo dela um ou dois versículos. Cante-se então um hino preferido, seguido de oração. . . . Em singela petição, contai ao Senhor as vossas necessidades e exprimi gratidão por Sua mercês. Deste modo saudareis a Jesus como hóspede bem-vindo em vosso lar e coração. Em família convém evitar orações longas e sobre assuntos remotos. Essas orações enfadam, em vez de constituírem um privilégio e uma bênção. Fazei da hora da oração um momento deleitável e interessante." (Idem, p. 24).

III – A  OBSERVÂNCIA  DO  SÁBADO

A – Seguindo o Exemplo Divino

a) "Como Deus cessou Seu labor de criar e repousou ao sábado, e o abençoou, assim deve o homem deixar as ocupações da vida diária, e devotar essas sagradas horas a um saudável repouso, ao culto e a boas obras." (O Desejado de Todas as Nações, p. 207)

B – As Atividades do Sábado

a) "Não deveis perder as preciosas horas do sábado, levantando-vos tarde. No sábado a família deve levantar-se cedo. despertando tarde, é fácil atrapalhar-se com a refeição matinal e a preparação para a escola sabatina." (Testemunhos Seletos, vol. 2, p. 23)

b) "Todos devem ter um traje especial para assistir aos cultos de sábado. . . . Devemos vestir-nos com asseio e elegância, posto que sem luxo e sem adornos. Os filhos de Deus devem estar limpos interior e exteriormente." (Idem, p. 22)

c) Durante o culto na igreja, tanto quanto possível, toda a família deve sentar-se junta; os pais ensinando a seus filhos a serem reverentes na casa de Deus. É interessante que os próprios filhos, se já souberem escrever, tomem nota dos textos e das principais idéias do sermão, para recapitularem em casa.

d) "Muitos chefes de família têm por costume criticar em casa o culto, aprovando umas coisas e condenando outras. . . . Se durante o culto divino o pregador comete algum erro, guardai-vos de vos referir a ele. Falai apenas das coisas boas que fez, das excelentes idéias que apresentou, e que deveis aceitar como vindas de um instrumento de Deus." (Testemunhos Seletos, vol. 2, pp. 199-200)

e) "Embora deva a gente abster-se de cozinhar aos sábados, não é necessário ingerir a comida fria. Em dias frios, convém aquecer o alimento preparando no dia anterior. As refeições, posto que simples, devem ser apetitosas e atraentes. Trate-se de arranjar qualquer prato especial, que a família não costuma comer todos os dias." (Testemunhos Seletos, vol. 3, p. 24).

f) No sábado à tarde, "quando faz bom tempo, deverão os pais sair com os filhos a passeio pelos campas e matas. Em meio às belas coisas da natureza, expliquem-lhes a razão da instituição do sábado. Descrevam-lhes a grande obra da criação de Deus. Contem-lhes que a Terra, quando Ele a fez, era bela e sem pecado. . . . Fazei-lhes notar, também, que, apesar da maldição do pecado, a Terra ainda revela a bondade divina. As campinas verdejantes, as árvores altaneiras, o alegre Sol, as nuvens, o orvalho, o silêncio solene da noite, a magnificência do céu estrelado, a beleza da Lua, dão testemunho do Criador. . . . Falai-lhes do plano da salvação ... Repeti-lhes a doce história de Belém. Apresentai-lhes como Jesus foi filho obediente aos pais. ... De quando em quando, lede-lhes as interessantes histórias contidas na Bíblia. Perguntai-lhes acerca do que aprenderam na escola sabatina, e estudai com eles a lição do sábado seguinte." (Idem, pp. 24-25).

g) Que maravilhoso dia é o sábado! "Muitas vezes o Pai dificilmente vê a face de seus filhos durante toda a semana". Porém no Seu próprio dia Deus "reserva à família oportunidade para a comunhão com Ele, com a Natureza, e de uns para com outros. . . . Por meio de tais associações, os pais poderão ligar os filhos a seu coração, e assim a Deus, mediante laços que jamais se hão de romper." (Educação, p. 251).

h)"Ao pôr-do-sol, elevai a voz em oração e cânticos de louvor a Deus, celebrando o findar do sábado e pedindo a assistência do Senhor para os cuidados da nova Semana." (Testemunhos Seletos, vol. 3, p. 25).

i) Deste modo os pais poderão fazer do sábado o que em realidade deve ser, isto é, o mais alegre dos dias da semana, induzindo assim os filhos a considerá-lo um dia deleitoso, o dia por excelência, santo ao Senhor e digno de honra." (Idem, p. 25).

C – O Sábado é Profanado:

1º) Buscando o próprio prazer (Testemunhas Seletos, vol. 1, p. 281)
2º) Pela pressa, impaciência e precipitação. (Idem, vol. 3, p.23)
3º) Fazendo os deveres escolares. (Testimonies, vol. 4, p. 114)
4º) Lendo livros seculares ou jornais. (Testemunhos Seletos, vol. 3, p. 22)
5º) Pensando em negócios para ocupar a mente. (Idem, p. 23)

"Os que não se acham inteiramente convertidos à verdade, deixam com freqüência que a mente lhes corra ás soltas sobre negócios mundanos e se bem que repousem dos labores físicos no sábado, a língua fala do que está no espírito; daí, essas conversas sobre gado, colheitas, prejuízos e lucros. Tudo isto é violação do sábado." (Testemunhos Seletos, vol. I, p. 291).

D – Viajar aos Sábados

"Temo que muitas vezes empreendamos nesse dia viagens que bem poderiam ser evitadas. . . . Devemos ser mais escrupulosos quanto a viagens nesse dia, por terra ou mar. . . . Pode tornar-se necessário viajar no sábado; mas sempre que possível devemos, no dia anterior, comprar a passagem e tomar todas as disposições necessárias. Quando empreendermos viagem, devemos esforçar-nos o mais possível por evitar que o dia da chegada ao destino coincida com o sábado. Quando obrigados a viajar no sábado, cumpre evitar a companhia dos que procuram atrair-nos a atenção para as coisas seculares." (Testemunhos Seletos, vol. 3, p. 26)

E – O Sábado Não é um Dia de Inatividade

O sábado não se destina à inatividade, ociosidade ou a dormir.

a) "A obra no Céu não cessa nunca, e o homem não deve descansar de fazer bem. O sábado não se destina a ser um período de inútil inatividade. A lei proíbe trabalho secular no dia de repouso do Senhor . . . mas como Deus cessou Seu labor de criar e repousou ao sábado, e o abençoou, assim deve o homem deixar as ocupações da vida diária, e devotar essas sagradas horas a um saudável repouso, ao culto e a boas obras." (O Desejado de Todas as Nações, p. 207).

b) "Ninguém se deve sentir na liberdade de gastar tempo santo inutilmente. Desagrada a Deus que os observadores do sábado durmam durante muito tempo no sábado. Eles desonram a seu Criador em assim fazer e, por seu exemplo, dizem que os seis dias são demasiado preciosos para que os empreguem para descansar. Precisam ganhar dinheiro, mesmo que seja roubando-se do necessário sono, que recuperam dormindo durante as horas santas." (Testemunhos Seletos, vol. 1, pp. 291-292).

c) "Devemos observar cuidadosamente os limites do sábado. Lembrai-vos de que cada minuto é tempo sagrado." (Idem, vol. 3, p. 22).

IV – CONDIÇÕES  PARA  A  VERDADEIRA  OBSERVÂNCIA  DO  SÁBADO

Entre outros aspectos, o Espírito de Profecia menciona duas condições indispensáveis para que observemos o sábado genuinamente:

1º) "Não devemos observar o sábado simplesmente como objeto de lei. Devemos compreender suas relações espirituais com todos os negócios da vida." (Testimonies, vol. 6, p. 353; cf. 3TS, 20).
2º) "Mas a fim de santificar o sábado, os homens precisam ser eles próprios santos. Devem, pela fé, tornar-se participantes da justiça de Cristo. Quando foi dado a Israel o mandamento: 'Lembra-te do dia do sábado, para o santificar' (Êxodo 20:8), o Senhor lhes disse também: 'E ser-Me-eis homens santos!' Êxo. 22:31." (O Desejado de Todas as Nações, p. 283)

CONCLUSÃO

Na verdade, a ordem divina ao Seu povo é : - Ezeq. 20: 20

"O sábado é o sinal do companheirismo existente entre Deus e o Seu povo. . . " (Testimonies, vo1. 8, p. 198)
Neemias, após o cativeiro babilônico, empreendeu uma grande reforma na observância do sábado em Jerusalém (Neem. 13:15-22); e que nós, igualmente, com a graça divina, empreendamos reforma semelhante na nossa vida e no nosso lar! . . .

E a promessa divina é: – Isaías 56:2; Isaías 58:13 e 14

Pr. Alberto Ronald Timm

Comentários

  1. boa tarde!Deus diz que não devemos acender fogo no sabado,mais Ellen White diz se precisar esquentar comida que esquente.Onde ela recebeu essa visão?

    Eloy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Eloy.

      Não sou pastor e sequer especialista no assunto; por isso me perdoe pela intromissão, mas gostaria de ajudá-lo a obter o melhor entendimento sobre o tema se o bom Deus assim o permitir.

      Antes da resposta, perceba algumas coisas importantes:

      1- O sábado foi feito para o homem;
      2- O sábado deve ser um dia alegre e não um fardo;
      3- A alimentação sabática deve ser prazerosa e, embora simples, diferente dos demais dias da semana;
      4- O alimento deve ser preparado antes das horas do sábado e em quantidade menor do que nos demais dias, pois a mente não deve ser entorpecida pelo excesso de alimento.

      A partir desses pressupostos podemos ver que Ellen White apenas frisou que não precisamos, necessariamente, comer alimentos frios, especialmente em dias frios, pois que prazer haveria nisso?

      Além do mais, há uma grande diferença quanto ao 'acender fogo' nos dias antigos em relação aos atuais. Explico:
      Alguém poderia afimar que não poderíamos ligar o microondas, ou o forno elétrico, em analogia com o texto do 'não acender'. Mas, utilizando do mesmo raciocínio, podemos supor que hoje não faríamos o mesmo esforço (trabalho) para acender o fogo nos dias modernos em confronto com os dias da antiguidade. Acredito que acender uma chama do fogão sequer seja trabalhoso.

      Assim posso entender que Deus, ao proibir Israel de acender fogo no dia de sábado, se referiu a não preparar alimento neste dia, mas no dia anterior, o da preparação. Estando o alimento já preparado, que trabalho haveria em aquecer o alimento especial para lhe dar melhor sabor?

      Por fim, podemos subtrair das escrituras que os sacrifícios eram contínuos. Toda manhã e toda tarde, por todos os dias, um cordeiro era sacrificado e queimado no altar. Para que fosse queimado o cordeiro no altar, o fogo deveria ser aceso!

      Excluir
  2. Seu comenário mostraq lhe falta conhecimento.

    ResponderExcluir
  3. Maranata Irmão.

    O Senhor nosso Deus, revelou ao profeta Daniel que a cienica iria se multiplicar. E nos nossos dias a ciencia multiplicou-se, um lado para o beneficio do povo de Deus outro não.
    E Deus, proibiou aceder fogo do dia de sábado, apesar de alguns terem tido argumento nao convencente, Deus Proibiu. não hajas que as termicas surgiram para cubrir essa necessidade do povo de Deus? se para ter fogo no passado foi dificil, não achas que o dificil para o povo de Deus foi pela primeira vez, e depois de tornar-se costume tornau-se facil? então como Deus Proibiou o fogo? acho que tudo que Deus proibi e para o nosso bem e sermos obediente a Ele. "não sejai sabio aos seus proprios olhos, temei aos senhor a apartai-vos do mal" prov 3:7

    ResponderExcluir
  4. "NO TEMPO FRIO, a comida preparada no dia anterior DEVE ser aquecida." A Ciência do Bom Viver, compilado pág. 129.
    Vejo aki, 1 questão de saúde já q esquentar no tempo frio.
    DEUS NOS GUIE!

    ResponderExcluir

Postar um comentário