quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Por Que Deus Permitiu que a Carne Fosse Usada como Alimento?

Não é necessário dizer que a carne não é o alimento ideal e o melhor seria deixarmos deste tipo de alimento, todavia ainda o vegetarianismo é pouco praticado no meio adventista.

Meu objetivo aqui é mostrar uma confirmação científica daquilo que Deus já revelou no passado através de Ellen White e explicar por que Deus permitiu este alimento, se depois, viria a proibi-lo a Seu povo.

Se a carne não serve como alimento por que Deus permitiu que ela fosse usada para esse fim após o dilúvio? E por que Deus mandou carne para o povo de Israel no deserto? A carne é prejudicial? Deve ser substituída?

Entendendo que você é um adventista (ou amigo da igreja) e crê que o Espírito de Profecia é inspirado, normativo e autoritativo, vou usá-lo de forma direta para essas respostas.
Fique tranqüilo! Não vou afirmar que quem come carne não vai para o Céu ou se perder! Também não quero ser mais um feroz vegetariano que “devora” o próximo. Mas por favor, saiba os porquês e as conseqüências deste hábito, para poder tomar decisões sábias.

Por que Deus permitiu que após o dilúvio o homem comesse carne se esse não é um bom alimento?

Muitos de nós pensamos que Deus permitiu a carne como alimento por causa da destruição dos vegetais pelas águas do dilúvio. Mas pasmem, não foi esse o motivo, muito pelo contrário, assim como os vegetais foram destruídos, os animais também foram, e a recuperação da vida vegetal é muito mais rápida do que a animal. Note também que os animais limpos que entraram em 7 pares, foram usados nos sacrifícios após o dilúvio (Gn. 8:20). Leia com atenção o motivo nas palavras inspiradas:

“E permitiu Ele que aquela raça de gente longeva comesse alimento animal, a fim de abreviar sua vida pecaminosa. Logo após o dilúvio o gênero humano começou a decrescer rapidamente em tamanho, e na extensão dos anos”. Conselhos Sobre o Regime Alimentar, p. 373

Abreviar a vida do ser humano! Esse foi o motivo.

O ser humano vivia muitos anos, quase um milênio, e a maldade estava se acumulando. Imagine homens maldosos vivendo quase mil anos? Imagine com essa longevidade Nero, Herodes, Hitler, etc.

Para reduzir a vida do ser humano para 120 anos, segundo Gênesis 6:3, Deus alterou as condições de vida na Terra após o dilúvio, e a alimentação cárnea foi uma das mudanças para abreviar a vida do homem.

Por que Deus mandou carne para o povo de Israel no deserto se esse alimento não é bom?

“Escolhendo a comida do homem, no Éden, mostrou o Senhor qual era o melhor regime; na escolha feita para Israel, ensinou Ele a mesma lição. Tirou os israelitas do Egito, e empreendeu educá-los, a fim de serem um povo para Sua possessão própria. Desejava, por intermédio deles, abençoar e ensinar o mundo inteiro.

Proveu-lhes o alimento mais adaptado ao Seu desígnio; não carne, mas o maná, "o pão do Céu". João 6:31. Foi unicamente devido a seu descontentamento e murmuração em torno das panelas de carne do Egito, que lhes foi concedido alimento cárneo, e isto apenas por pouco tempo. Seu uso trouxe doença e morte a milhares. Todavia a restrição a um regime sem carne não foi nunca aceita de coração. Continuou a ser causa de descontentamento e murmuração, franca ou secreta, e não ficou permanente”. Conselhos Sobre o Regime Alimentar, 374

A Carne e a Moral

“Os males morais do regime cárneo não são menos assinalados do que os físicos. A comida de carne é prejudicial à saúde, e seja o que for que afete ao corpo, tem seu efeito correspondente na mente e na alma. Pensai na crueldade que o regime cárneo envolve para com os animais, e seus efeitos sobre os que a infligem e nos que a observam. Como isso destrói a ternura com que devemos considerar as criaturas de Deus!” A Ciência do Bom Viver, pág. 315.

A Carne e as Doenças

Segundo os textos inspirados, a alimentação cárnea é causa de doenças e debilidades:

“O uso comum de carne de animais mortos tem tido influência deteriorante sobre a moral, bem como na constituição física. A má saúde, em uma variedade de formas, caso fosse rastreada até à causa, mostraria o seguro resultado da alimentação cárnea”. Conselhos Sobre o Regime Alimentar, 383.

A Carne e o Câncer

“Os que usam carne menosprezam todas as advertências que Deus tem dado relativamente a esta questão. Não possuem nenhuma prova de estar andando em caminhos seguros. Não têm a mínima desculpa quanto a comer a carne de animais mortos. A maldição de Deus repousa sobre a criação animal. Muitas vezes, ao ser comida, a carne deteriora-se no estômago, e cria doença. Câncer, tumores e doenças do pulmão são em grande escala produzidos por comer carne”. Conselhos Sobre o Regime Alimentar, 383

E para você que não crê no Espírito de Profecia, a ciência secular confirma a relação da carne com as doenças e o câncer. Note esta citação:

“La carne roja. Cuando se consume con una superficie quemada puede ser un factor de riesgo independiente para la neoplasia colorrectal benigna y maligna. (A carne vermelha. Quando comemos com a superfície queimada, pode aumentar o risco de ser afetado por tumor coloretal benigno ou maligno.)

“Los vegetales y las frutas. Contienen una amplia cantidad de substancias potencialmente anticarcinogénicas que pueden funcionar a través de uno o varios mecanismos independientes o codependientes. En general, el consumo de vegetales ha sido uno de los predictores más consistentes para reducir el riesgo de cáncer colorrectal” (Os vegetais e as frutas. Contém uma ampla quantidade de substâncias anti-cancerígenas que podem funcionar por meio de um ou vários mecanismos independentes ou co-dependentes. Em geral, o consumo de vegetais tem sido um dos mais eficientes precursores para reduzir o risco de câncer coloretal). (María T. Galiano de Sánchez. Revista Colombiana de GastroenterologiaPrint ISSN 0120-9957. Rev Col Gastroenterol vol.20 no.1 Bogotá Mar. 2005. Cáncer colorrectal)

A Carne deve ser substituída?

Muitos nutricionistas afirmam que não podemos deixar a carne como fonte de proteína sem substituí-la cuidadosamente. Outros até dizem que os vegetarianos tendem a ficar fracos e anêmicos. Parece que a história de Daniel e seus amigos se repete hoje!

Daniel e seus amigos provaram que os vegetais são suficientes para uma boa nutrição, e por favor, você não acha que Deus, que nos criou, errou ao designar a alimentação vegetariana como a ideal desde o princípio?!

A carne não precisa ser substituída! O problema real é o mesmo de Israel quando saiu do Egito, o gosto pela carne! Não deixamos a carne por causa das suas “proteínas”, mas pelo sabor e seu efeito estimulante!

Conclusão:

Agora você já tem algumas informações importantes sobre a alimentação da carne. Não seja radical! Aplique essas informações para si mesmo. O exemplo vale mais que mil sermões!

Por favor, não ignore essas recomendações! É triste ver amigos adventistas sofrendo por doenças causadas pela alimentação errada. Não tenha medo de fazer o certo, e vamos nos unir para crescermos neste aspecto do evangelho.

“Tem-me sido repetidamente mostrado que Deus está procurando levar-nos de volta, passo a passo, a Seu desígnio original - que o homem subsista com os produtos naturais da terra”. Conselhos Sobre Saúde, pág. 450.

“É para o bem deles próprios que o Senhor aconselha a igreja remanescente a rejeitar o uso de alimentos cárneos, chá, café e outros alimentos nocivos. Há quantidade de outras coisas de que nos podemos alimentar, as quais são benéficas e boas”. Conselhos Sobre o Regime Alimentar, 381

PR. YURI RAVEM
Mestre em teologia e pastor da Igreja Adventista em Pelotas - RS Casado com Andressa, mestre em educação.
Editor Associado do Blog Nisto Cremos e Editor do Blog Igreja Adventista de Pelotas

17 comentários:

  1. FICO FELIZ Q ESTEJA CRESCENDO,PASTOR,VC SABE Q NÓS LÁ EM CASA TE ADMIRAMOS MTO,ESSE ARTIGO DA CARNE É MTO INTERESSANTE,GOSTEI MTO ,UM ABRAÇO A VC E SUA FAMILIA.ZURAIDA.

    ResponderExcluir
  2. gostei da materia....acho q nesta materia ai caberia o fato tambem dos animais nao serem carnivoros?

    Acho que os predaores eram vegetarianos

    La em genesis 1:30, Diz que para todos os animais da terra............ toda a erva verde lhes sera para mantimento.E assim se fez.

    ResponderExcluir
  3. "Ainda não consegui vencer esse desafio,mas o Espírito Santo tem feito esse convite pra mim hà 2anos, quando leio uma mensagem bem aplicada, feita sem nenhuma forma de condenação e sim com amor para que possamos refletir, porque os planos de DEUS, desde o princípio são perfeitos, sinto que tenho que fazer como Daniel, não só colocar no coração,mas,tomar a atitude de escolher o alimento ideal,ir pra ação". parabéns Pr. Y.Raven, ore por mim!!

    ResponderExcluir
  4. Creio tambem que o homem não foi criado para o alimento cárneo, mas Noé comeu logo depois do dilúvio;" Pág. 373
    Regime Cárneo - Conseqüência do Pecado
    Deus deu aos nossos primeiros pais o alimento que pretendia que a humanidade comesse. Era contrário ao Seu plano que se tirasse a vida a qualquer criatura. Não devia haver morte no Éden. Os frutos das árvores do jardim eram o alimento que as necessidades do homem requeriam. Deus não deu ao homem permissão para comer alimento animal, senão depois do dilúvio. Fora destruído tudo que pudesse servir para a subsistência do homem, e diante da necessidade deste, o Senhor deu a Noé permissão de comer dos animais limpos que ele levara consigo na arca. Mas o alimento animal não era o artigo de alimentação mais saudável para o homem. Conselhos Sobre o Regime Alimentar, p. 373"

    Não estou defendendo o uso do alimento cárneo, se é que podemos chamar de alimento.

    ResponderExcluir
  5. Cara, você falou, falou, falou uma coisa tão lógica, nem precisava tanto, basta ver nossos dentes, são herbíferos! Somos vegetarianos por nascença!

    ResponderExcluir
  6. anonimo 13 de novembro de 2013 14:28diz: "Deus não deu ao homem permissão para comer alimento animal, senão depois do dilúvio. Fora destruído tudo que pudesse servir para a subsistência do homem, e diante da necessidade deste, o Senhor deu a Noé permissão de comer dos animais limpos que ele levara consigo na arca.
    Nesse caso em tudo for destruido, de que se alimentou os animais depois de saírem da arca?

    ResponderExcluir
  7. Hoje eu vi uma cena que me comoveu muito, eu vi 2 galinhas ou frangos que foram cortadas as cabeças e tb os 2 pés..isso me fez pensar de novo a possibilidade de não comer carne, eu sinceramente não estou preocupada com doenças minha preocupação é unicamente em não saber que alguém morre pra me alimentar ou pior, alguém sente um dor horrível para me satisfazer sendo que eu posso viver muito bem sem comer carne mas minha duvida é, na própria natureza existem os predadores então isso não seria um indicio que tb podemos nos alimentar de outros seres ( carne) e ate pq a ingestão de carne controlaria a população de animais, se ninguém os comer o mundo não caberia tantos seres! eu como mas com um peso enorme, adoro animal, tenho coelhos, cuido de gatos e cachorros e preferia morrer a ter que matar um animal para comer...enfim, Deus não se importa com animais a ponto de mandar mata-los? pq ele não se importaria com sua criação, se nós sendo falhos amamos os animais que dirá um Deus que é amor..por favor me ajudem, o que eu vi hj mexeu muito comigo....

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Glória a Deus!!! Não somente do velho mais também do novo e a única!!! É no velho que está contida a história do sábio Salomão, do manso Moisés, do valente Davi, do integro Jó, do inteligente Daniel, do fiel Abraão, do destemido Elias, do poderoso Eliseu, do amado Enoque, e de tantos outros maravilhosos exemplos de vida santa e fiel ao Criador! Louvado seja Deus por uma Igreja que não despreza uma parte de Sua Palavra somente por condenar seus gostos pessoais!!!

      Excluir
  9. Do chá eu não sabia. Existe mais matérias referente ao uso do chá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Depende o chá.
      Existem chás que são saudáveis. Outros são estimulantes, como o chá Mate, gerando efeitos colaterais.

      Excluir
  10. Respostas
    1. Olá!
      Depende o chá.
      Existem chás que são saudáveis. Outros são estimulantes, como o chá Mate, gerando efeitos colaterais.

      Excluir
  11. Muito boa matéria.

    Más aqui em Angola...estamos a atravessar um escárnio.
    Ninguém quer saber desta mensagem, Ela çdivide...os pastores acu

    ResponderExcluir
  12. Impressionante. Eu não sabia que Deus permitiu o alimento cárneo para abreviar a vida dos homens. Eu sempre achei que fosse porque os animais teriam se acabado. Louvado seja Deus por usar seus servos para me revelar isto!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...