Salmo 23 - O Senhor é meu Pastor, nada me faltará...

1. Uma fórmula para o pensamento. Um pastor recebeu a visita de um homem que admira muitíssimo. Ele começara a trabalhar em uma certa empresa, muitos anos atrás, exercendo uma função inferior, mas com muita vontade de vencer. Ele era dotado de muitas habilidades, e de uma grande energia, e fez bom uso disso. Hoje, esse homem é o presidente da companhia, e possui tudo que tal cargo representa. Entretanto, durante a caminhada que o levaria a esta posição, ele não obteve a felicidade pessoal. Tornou-se nervoso, tenso, preocupado, doentio. Um de seus médicos sugeriu-lhe que procurasse um pastor. O pastor e ele conversaram sobre os remédios que lhe haviam sido receitados e que ele tomara. Depois, o pastor pegou uma folha de papel e lhe deu a sua receita: ler o Salmo 23, cinco vezes por dia, durante uma semana. Disse que o tomasse exatamente como ele indicara. Primeiro, deveria lê-lo logo que acordasse de manhã, atentamente, meditando bem nas palavras, e em espírito de oração. Depois, ele

Por Que Deus Permitiu que a Carne Fosse Usada como Alimento?

Não é necessário dizer que a carne não é o alimento ideal e o melhor seria deixarmos deste tipo de alimento, todavia ainda o vegetarianismo é pouco praticado no meio adventista.

Meu objetivo aqui é mostrar uma confirmação científica daquilo que Deus já revelou no passado através de Ellen White e explicar por que Deus permitiu este alimento, se depois, viria a proibi-lo a Seu povo.

Se a carne não serve como alimento por que Deus permitiu que ela fosse usada para esse fim após o dilúvio? E por que Deus mandou carne para o povo de Israel no deserto? A carne é prejudicial? Deve ser substituída?

Entendendo que você é um adventista (ou amigo da igreja) e crê que o Espírito de Profecia é inspirado, normativo e autoritativo, vou usá-lo de forma direta para essas respostas.
Fique tranqüilo! Não vou afirmar que quem come carne não vai para o Céu ou se perder! Também não quero ser mais um feroz vegetariano que “devora” o próximo. Mas por favor, saiba os porquês e as conseqüências deste hábito, para poder tomar decisões sábias.

Por que Deus permitiu que após o dilúvio o homem comesse carne se esse não é um bom alimento?

Muitos de nós pensamos que Deus permitiu a carne como alimento por causa da destruição dos vegetais pelas águas do dilúvio. Mas pasmem, não foi esse o motivo, muito pelo contrário, assim como os vegetais foram destruídos, os animais também foram, e a recuperação da vida vegetal é muito mais rápida do que a animal. Note também que os animais limpos que entraram em 7 pares, foram usados nos sacrifícios após o dilúvio (Gn. 8:20). Leia com atenção o motivo nas palavras inspiradas:

“E permitiu Ele que aquela raça de gente longeva comesse alimento animal, a fim de abreviar sua vida pecaminosa. Logo após o dilúvio o gênero humano começou a decrescer rapidamente em tamanho, e na extensão dos anos”. Conselhos Sobre o Regime Alimentar, p. 373

Abreviar a vida do ser humano! Esse foi o motivo.

O ser humano vivia muitos anos, quase um milênio, e a maldade estava se acumulando. Imagine homens maldosos vivendo quase mil anos? Imagine com essa longevidade Nero, Herodes, Hitler, etc.

Para reduzir a vida do ser humano para 120 anos, segundo Gênesis 6:3, Deus alterou as condições de vida na Terra após o dilúvio, e a alimentação cárnea foi uma das mudanças para abreviar a vida do homem.

Por que Deus mandou carne para o povo de Israel no deserto se esse alimento não é bom?

“Escolhendo a comida do homem, no Éden, mostrou o Senhor qual era o melhor regime; na escolha feita para Israel, ensinou Ele a mesma lição. Tirou os israelitas do Egito, e empreendeu educá-los, a fim de serem um povo para Sua possessão própria. Desejava, por intermédio deles, abençoar e ensinar o mundo inteiro.

Proveu-lhes o alimento mais adaptado ao Seu desígnio; não carne, mas o maná, "o pão do Céu". João 6:31. Foi unicamente devido a seu descontentamento e murmuração em torno das panelas de carne do Egito, que lhes foi concedido alimento cárneo, e isto apenas por pouco tempo. Seu uso trouxe doença e morte a milhares. Todavia a restrição a um regime sem carne não foi nunca aceita de coração. Continuou a ser causa de descontentamento e murmuração, franca ou secreta, e não ficou permanente”. Conselhos Sobre o Regime Alimentar, 374

A Carne e a Moral

“Os males morais do regime cárneo não são menos assinalados do que os físicos. A comida de carne é prejudicial à saúde, e seja o que for que afete ao corpo, tem seu efeito correspondente na mente e na alma. Pensai na crueldade que o regime cárneo envolve para com os animais, e seus efeitos sobre os que a infligem e nos que a observam. Como isso destrói a ternura com que devemos considerar as criaturas de Deus!” A Ciência do Bom Viver, pág. 315.

A Carne e as Doenças

Segundo os textos inspirados, a alimentação cárnea é causa de doenças e debilidades:

“O uso comum de carne de animais mortos tem tido influência deteriorante sobre a moral, bem como na constituição física. A má saúde, em uma variedade de formas, caso fosse rastreada até à causa, mostraria o seguro resultado da alimentação cárnea”. Conselhos Sobre o Regime Alimentar, 383.

A Carne e o Câncer

“Os que usam carne menosprezam todas as advertências que Deus tem dado relativamente a esta questão. Não possuem nenhuma prova de estar andando em caminhos seguros. Não têm a mínima desculpa quanto a comer a carne de animais mortos. A maldição de Deus repousa sobre a criação animal. Muitas vezes, ao ser comida, a carne deteriora-se no estômago, e cria doença. Câncer, tumores e doenças do pulmão são em grande escala produzidos por comer carne”. Conselhos Sobre o Regime Alimentar, 383

E para você que não crê no Espírito de Profecia, a ciência secular confirma a relação da carne com as doenças e o câncer. Note esta citação:

“La carne roja. Cuando se consume con una superficie quemada puede ser un factor de riesgo independiente para la neoplasia colorrectal benigna y maligna. (A carne vermelha. Quando comemos com a superfície queimada, pode aumentar o risco de ser afetado por tumor coloretal benigno ou maligno.)

“Los vegetales y las frutas. Contienen una amplia cantidad de substancias potencialmente anticarcinogénicas que pueden funcionar a través de uno o varios mecanismos independientes o codependientes. En general, el consumo de vegetales ha sido uno de los predictores más consistentes para reducir el riesgo de cáncer colorrectal” (Os vegetais e as frutas. Contém uma ampla quantidade de substâncias anti-cancerígenas que podem funcionar por meio de um ou vários mecanismos independentes ou co-dependentes. Em geral, o consumo de vegetais tem sido um dos mais eficientes precursores para reduzir o risco de câncer coloretal). (María T. Galiano de Sánchez. Revista Colombiana de GastroenterologiaPrint ISSN 0120-9957. Rev Col Gastroenterol vol.20 no.1 Bogotá Mar. 2005. Cáncer colorrectal)

A Carne deve ser substituída?

Muitos nutricionistas afirmam que não podemos deixar a carne como fonte de proteína sem substituí-la cuidadosamente. Outros até dizem que os vegetarianos tendem a ficar fracos e anêmicos. Parece que a história de Daniel e seus amigos se repete hoje!

Daniel e seus amigos provaram que os vegetais são suficientes para uma boa nutrição, e por favor, você não acha que Deus, que nos criou, errou ao designar a alimentação vegetariana como a ideal desde o princípio?!

A carne não precisa ser substituída! O problema real é o mesmo de Israel quando saiu do Egito, o gosto pela carne! Não deixamos a carne por causa das suas “proteínas”, mas pelo sabor e seu efeito estimulante!

Conclusão:

Agora você já tem algumas informações importantes sobre a alimentação da carne. Não seja radical! Aplique essas informações para si mesmo. O exemplo vale mais que mil sermões!

Por favor, não ignore essas recomendações! É triste ver amigos adventistas sofrendo por doenças causadas pela alimentação errada. Não tenha medo de fazer o certo, e vamos nos unir para crescermos neste aspecto do evangelho.

“Tem-me sido repetidamente mostrado que Deus está procurando levar-nos de volta, passo a passo, a Seu desígnio original - que o homem subsista com os produtos naturais da terra”. Conselhos Sobre Saúde, pág. 450.

“É para o bem deles próprios que o Senhor aconselha a igreja remanescente a rejeitar o uso de alimentos cárneos, chá, café e outros alimentos nocivos. Há quantidade de outras coisas de que nos podemos alimentar, as quais são benéficas e boas”. Conselhos Sobre o Regime Alimentar, 381

PR. YURI RAVEM
Mestre em teologia e pastor da Igreja Adventista em Pelotas - RS Casado com Andressa, mestre em educação.
Editor Associado do Blog Nisto Cremos e Editor do Blog Igreja Adventista de Pelotas

Comentários

  1. FICO FELIZ Q ESTEJA CRESCENDO,PASTOR,VC SABE Q NÓS LÁ EM CASA TE ADMIRAMOS MTO,ESSE ARTIGO DA CARNE É MTO INTERESSANTE,GOSTEI MTO ,UM ABRAÇO A VC E SUA FAMILIA.ZURAIDA.

    ResponderExcluir
  2. gostei da materia....acho q nesta materia ai caberia o fato tambem dos animais nao serem carnivoros?

    Acho que os predaores eram vegetarianos

    La em genesis 1:30, Diz que para todos os animais da terra............ toda a erva verde lhes sera para mantimento.E assim se fez.

    ResponderExcluir
  3. "Ainda não consegui vencer esse desafio,mas o Espírito Santo tem feito esse convite pra mim hà 2anos, quando leio uma mensagem bem aplicada, feita sem nenhuma forma de condenação e sim com amor para que possamos refletir, porque os planos de DEUS, desde o princípio são perfeitos, sinto que tenho que fazer como Daniel, não só colocar no coração,mas,tomar a atitude de escolher o alimento ideal,ir pra ação". parabéns Pr. Y.Raven, ore por mim!!

    ResponderExcluir
  4. Creio tambem que o homem não foi criado para o alimento cárneo, mas Noé comeu logo depois do dilúvio;" Pág. 373
    Regime Cárneo - Conseqüência do Pecado
    Deus deu aos nossos primeiros pais o alimento que pretendia que a humanidade comesse. Era contrário ao Seu plano que se tirasse a vida a qualquer criatura. Não devia haver morte no Éden. Os frutos das árvores do jardim eram o alimento que as necessidades do homem requeriam. Deus não deu ao homem permissão para comer alimento animal, senão depois do dilúvio. Fora destruído tudo que pudesse servir para a subsistência do homem, e diante da necessidade deste, o Senhor deu a Noé permissão de comer dos animais limpos que ele levara consigo na arca. Mas o alimento animal não era o artigo de alimentação mais saudável para o homem. Conselhos Sobre o Regime Alimentar, p. 373"

    Não estou defendendo o uso do alimento cárneo, se é que podemos chamar de alimento.

    ResponderExcluir
  5. Cara, você falou, falou, falou uma coisa tão lógica, nem precisava tanto, basta ver nossos dentes, são herbíferos! Somos vegetarianos por nascença!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do ponto de vista, amigo. E os caninos?

      Excluir
    2. Caninos humanos são muito diferentes dos caninos carnívoros, que rasgam a carne. Os nossos passam longe de ser comparáveis. Isso com carne cozida, se formos falar de carne crua então... junta com ossos e vísceras, como os carnívoros comem...

      Excluir
  6. anonimo 13 de novembro de 2013 14:28diz: "Deus não deu ao homem permissão para comer alimento animal, senão depois do dilúvio. Fora destruído tudo que pudesse servir para a subsistência do homem, e diante da necessidade deste, o Senhor deu a Noé permissão de comer dos animais limpos que ele levara consigo na arca.
    Nesse caso em tudo for destruido, de que se alimentou os animais depois de saírem da arca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus só permitiu para que diminuice a vida do homem

      Excluir
  7. Hoje eu vi uma cena que me comoveu muito, eu vi 2 galinhas ou frangos que foram cortadas as cabeças e tb os 2 pés..isso me fez pensar de novo a possibilidade de não comer carne, eu sinceramente não estou preocupada com doenças minha preocupação é unicamente em não saber que alguém morre pra me alimentar ou pior, alguém sente um dor horrível para me satisfazer sendo que eu posso viver muito bem sem comer carne mas minha duvida é, na própria natureza existem os predadores então isso não seria um indicio que tb podemos nos alimentar de outros seres ( carne) e ate pq a ingestão de carne controlaria a população de animais, se ninguém os comer o mundo não caberia tantos seres! eu como mas com um peso enorme, adoro animal, tenho coelhos, cuido de gatos e cachorros e preferia morrer a ter que matar um animal para comer...enfim, Deus não se importa com animais a ponto de mandar mata-los? pq ele não se importaria com sua criação, se nós sendo falhos amamos os animais que dirá um Deus que é amor..por favor me ajudem, o que eu vi hj mexeu muito comigo....

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Glória a Deus!!! Não somente do velho mais também do novo e a única!!! É no velho que está contida a história do sábio Salomão, do manso Moisés, do valente Davi, do integro Jó, do inteligente Daniel, do fiel Abraão, do destemido Elias, do poderoso Eliseu, do amado Enoque, e de tantos outros maravilhosos exemplos de vida santa e fiel ao Criador! Louvado seja Deus por uma Igreja que não despreza uma parte de Sua Palavra somente por condenar seus gostos pessoais!!!

      Excluir
  9. Do chá eu não sabia. Existe mais matérias referente ao uso do chá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Depende o chá.
      Existem chás que são saudáveis. Outros são estimulantes, como o chá Mate, gerando efeitos colaterais.

      Excluir
  10. Respostas
    1. Olá!
      Depende o chá.
      Existem chás que são saudáveis. Outros são estimulantes, como o chá Mate, gerando efeitos colaterais.

      Excluir
  11. Muito boa matéria.

    Más aqui em Angola...estamos a atravessar um escárnio.
    Ninguém quer saber desta mensagem, Ela çdivide...os pastores acu

    ResponderExcluir
  12. Impressionante. Eu não sabia que Deus permitiu o alimento cárneo para abreviar a vida dos homens. Eu sempre achei que fosse porque os animais teriam se acabado. Louvado seja Deus por usar seus servos para me revelar isto!

    ResponderExcluir
  13. Essa de que Deus usou a carne para abreviar a vida foi de matar!!!!!! (desculpem o trocadilho)
    Jesus comeu carne vermelha, nos sacrifícios do templo, nas ceias e carne de peixe (até fez um churrasquinho para seus discípulos)

    ResponderExcluir
  14. “E nós, para podermos entrar na pátria celestial, necessitamos de uma preparação maior que a dos Judeus (que se alimentavam de carne) para entrarem na Canaã terrestre. Nesta preparação, devemos, portanto, nós os que vivemos no tempo do fim, abster-nos do alimento cárneo com maior razão que eles” (Livro: “A Carne e a Saúde – Ed. Verdade Presente;20o Edição; p.126” – parêntese e grifo nosso). Observem que a indução acima demonstra que se o cristão comer carne ele não entrará “na pátria celestial” e assim este movimento troca a graça de Cristo por um alimento. Uma das grandes líderes desse movimento, E. G. White, afirma: “… Muitos alegam… que a carne é essencial; mas é devido a ser o alimento desta espécie estimulante, a deixar o sangue febril e os nervos excitados, que assim se lhes sente a falta. Alguns acham tão difícil deixar de comer carne, como é o ébrio o abandonar a bebida…livro:A Ciência do Bom Viver, p.268,271” (idem, p.21). Mais uma vez a indução, agora de que a carne é “estimulante, deixa o sangue febril e os nervos excitados”. Parece-nos que a Sra. EGW quer insinuar que comer carne é ficar propenso ao pecado, mas ironicamente e sem querer fazer algum argumento contra a benção que são os vegetais, o pecado entrou no mundo e uma fruta foi usada para fazer a sedução que colocaria Eva em “xeque mate”; “Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu”(Gn.3:6). Ou seja, o pecado entrou no mundo e nesta trama diabólica um fruto foi usado e o sacrifício de um animal (carne), que tipificava a morte de Cristo, foi a redenção de Eva e Adão.Outro caso foi o de Jacó (usurpador) que seduziu seu irmão com uma sopa de lentilha e o enganou (Gn.25:34). É claro, o Diabo pode lançar mão de muitas coisas para seduzir e enganar a humanidade, mas daí afirmar que comer carne é pecado ou que é requisito para entrar na pátria celestial é extrapolar com a exegese e mutilar a hermenêutica.

    ResponderExcluir
  15. Para eu entender melhor: onde diz na bíblia, que a carne foi concedida como objetivo de abreviar a vida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está em Gênesis 6:3 (Então, disse o Senhor: O meu espírito não agirá p/ sempre no homem, pois esse é carnal , e os seus dias serão 120 anos. Muito menos anos do que as centenas de anos como no passado longínquo.) como mencionado acima.

      Excluir
    2. Esse verso é uma profecia, pois foi o tempo que demorou para cair o dilúvio, não está falando sobre abreviação da vida

      Excluir
  16. Essas páginas citadas são de onde? Onde fala q Deus permitiu comer carne para abreviar os dias?

    ResponderExcluir
  17. Obrigada por seu esclarecimento, pastor, já tinha avaliado as instruções bíblicas de forma semelhante, mas através de suas informações ficou bem mais claro. Agora saberei me defender quando alguém me criticar por ser vegetariana.

    ResponderExcluir
  18. Vi com meus proppróp olhos um abate de bovino. Foi horrível aquela morte com muitas machadadas no seu crânio. Como pode um ser humano chegar a esse nível de desafio cruel e simplesmente comer isso. Meu psicológico ficou abalado, minha vida mudou ali. Eu tenho pavor do mundo de hoje. As vezes me pergunto porque Deus fez a humanidade.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia! Pastor sabiamente iluminado pelo Espírito Santo! trouxe palavras que nos enriquece nos pilares da vida cristã, Quantas dificuldades existem na igreja sobre esse assunto, por ñ estudarem o espírito de profecia e nem crerem na ciência, quem dera que todos os administradores da igreja de Deus e seus anciãos, tesoureiros e pastores, tivessem uma mente tbm voltada para esse assunto, hoje teríamos mais pessoas saudáveis entre nossos irmãos! Deus espera que todos se posicionem em favor da verdade para levar as pessoas a verdade das três mensagens angélicas! Gal. 5:23

    ResponderExcluir
  20. Usufruirmos da natureza é uma bênção , já sinto grande diferença em minha saúde. Deus abençoe

    ResponderExcluir
  21. Contraditório com o que está escrito sobre comer de tudo que há no mercado sem nada perguntar por questão de consciência.

    ResponderExcluir
  22. Sou leigo no assunto mais disse o Senhor de toda árvore que está no jardim comerás livremente mas dá que está no meio não tocaras nem comerás se tu comeres certamente morrerás .... animal x animal sei lá 🤔

    ResponderExcluir
  23. Uns crê que de tudo pode comer outros que são fracos come legumes gafanhoto mel silvestre dou porém também o meu parecer Deus não come carne ele prefere deixa lá queimar O Reino de Deus não é comida nem bebida mas sim alegria e Paz no Espírito santo

    ResponderExcluir
  24. Interessante . Então DEUS PRA PODER MATAR O HOMEM MAIS Rápido LHE OFERECEU CARNE EM SUA DIETA.. MUITO BOM... VINDO DE UMA IGREJA QUE PREGA QUARTO MANDAMENTO ACIMA DO PRIMEIRO.. E TENTA INVALIDAR AS CARTAS APOSTOLICAS.. ONDE FICA CLARO SUAS HEREZIAS.. AGORA VEM COM ESSA... OLHA AS BASES DE VOSSOS ENSINOS SÃO MAIS PREJUDICIAIS DO QUE AGREGAM ALGUM BENEFICIO NA VIDA DE SEUS SEGUIDORES. ME DESCULPE ELEN Witter N É PROFETA SE FOR .. SOU UM ASTRONAUTA.. BIA TARDE

    ResponderExcluir
  25. Deveríamos sim seguir a alimentação vegetariana. Boa matéria.

    ResponderExcluir
  26. Ótima matéria o Vegetarianismo é o ideal de Deus Pra nós

    ResponderExcluir
  27. Tem 1 anos que deixei de comer carne, foi a melhor coisa que eu já fiz na minha vida. Sinto outra pessoa. Embora muitos não acreditam por conta do apetite que os dominam, é pura verdade tudo que foi dito. Glorifico a Deus todos os dias pela bondade de me fazer entender que não preciso comer cadáver para me manter viva. O nosso Deus é magnifico.

    ResponderExcluir

  28. Ja faz 9 anos q deixei de comer carne , graças há Deus! N so deixei de comer carne como meu própio organismo regeitou ...Amo os animais , e quero esse amor por completo protegendo os animais.

    ResponderExcluir
  29. Motivado pelo conhecimento da verdade, através da leitura do livro "conselho sobre o regime alimentar" estou transformando meu hábito alimentar. Decidi não comer carne. Parabéns pastor por esse material que está despertando o interesse de muitos para uma alimentação saudável.

    ResponderExcluir
  30. O texto começa de forma mentirosa, indicando que os animais da Arca foram usados somente para sacrifícios.

    Está aqui a verdade:
    "Deus deu aos nossos primeiros pais o alimento que Ele designou para que a raça consumisse. Era contrário ao Seu plano tirar a vida de qualquer criatura. Não deveria haver morte no Éden. O fruto das árvores no jardim era o alimento necessário para as necessidades do homem. Deus não deu permissão ao homem para consumir alimentos de origem animal até depois do dilúvio. Tudo havia sido destruído sobre o qual o homem poderia subsistir, e, portanto, O SENHOR EM SUA NECESSIDADE, DEU PERMISSÃO A NOÉ PARA COMER DOS ANIMAIS LIMPOS QUE ELE HAVIA RECEBIDO PARA A ARCA. No entanto, a comida de origem animal não era o artigo de comida mais saudável para o homem.

    O povo que viveu antes do dilúvio comia alimento animal e satisfazia suas concupiscências até encher-se sua taça de iniquidade, e Deus purificou a Terra de sua poluição moral, por um dilúvio. Então repousou sobre a Terra a terceira e terrível maldição. A primeira maldição foi pronunciada sobre a posteridade de Adão e sobre a Terra, por causa da desobediência. A segunda maldição veio sobre o solo, depois de haver Caim matado seu irmão Abel. A terceira e mais terrível maldição de Deus sobreveio à Terra por ocasião do dilúvio.

    Depois do dilúvio o povo comeu à vontade do alimento animal. Deus viu que os caminhos do homem eram corruptos, e que o mesmo estava disposto a exaltar-se orgulhosamente contra seu Criador, seguindo as inclinações de seu próprio coração. E permitiu Ele que aquela raça de gente longeva comesse alimento animal, a fim de abreviar sua vida pecaminosa. Logo após o dilúvio a RAÇA humana começou a decrescer rapidamente em tamanho, e na extensão dos anos." Conselhos Sobre o Regime Alimentar, 373.3, do original em Spiritual Gifts, vol. 4a, 120.3, de 1864.
    (No mesmo livro citado por si 5 vezes)

    E é RAÇA e não género. A irmã White escreveu RAÇA, só confirmar no inglês.
    A publicadora brasileira não tem tempo para fazer uma tradução correta... Ao traduzirem por género estão associando à ideologia de género. Muito grave. Chamo a isto manipulação e não verdadeira tradução.

    ResponderExcluir

Postar um comentário