SALMO 1 - A PRIMAZIA DA PALAVRA

1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2  Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. 3  Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido. 4 Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa. 5  Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. 6  Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá. Este poema é uma introdução de encaixe ao livro de 150 salmos. Revela o padrão básico da sabedoria e adoração de Israel. A vida é vista não nos momentos isolados do presente, mas na perspectiva da eternidade, na visão de Deus. O autor conecta vida humana intimamente com a vontade e o coração de Deus. O salmo lança um apelo desafiador a Israel – e a to

Quem tem medo de 2015?


Acabou  2014. E que  ano louco! Foi um ano para  corações fortes. Copa do Mundo e eleições,  competições e surpresas, escândalos por todos os lados.   Um ano para ser esquecido por muitos  e lembrado por alguns.
E como  será 2015?

Não  quero ser  um  cavaleiro   do  Apocalipse,   mas  ele  será  mais  difícil ainda.  Teremos   que   ter  ainda   mais  energia,  muita   garra   e  entusiasmo  para vencer  os  desafios e as emoções que  virão. Assim, terá  medo de  2015  aquela empresa, aquele empresário e aquele profissional que  ficar esperando a “crise” passar e não  agir, dentro de  suas  possibilidades e condições para  enfrentá-la, pois, com  certeza a crise, mais cedo  ou  mais  tarde,  passará e precisamos estar preparados para acelerar  quando a neblina  passar.

Agora  é  hora   de  sentar  em  cima  do  caixa.  É  hora   de  planejar   bem investimentos  e  gastos.   É   hora   de   diferenciar  ainda   mais   nossa   empresa buscando encantar e surpreender nossos clientes,  pois eles, igualmente, estarão mais  seletivos  e  exigentes.  Sei que  isso  é  mais  fácil dizer  do  que  fazer.  Mas temos que acreditar que não nos resta  outro caminho para vencer em 2015.

Assim, terão  medo de  2015  aquela empresa que  ainda  estiver  inchada, gorda,  lenta,  burocratizada e aquele profissional  acomodado,  que  não  investe em   si  próprio,   que   fica  reclamando  em   vez   de   agir   em   direção  a   seu aperfeiçoamento pessoal e profissional.

Este novo  ano  nos mostrará com ainda  mais clareza  a verdade de que  os competentes sobreviverão e vencerão – e terão mais uma vez o gosto da vitória.

Conta  uma  velha história  que  um americano e um japonês (hoje seria um chinês) estavam caçando na África e ficaram sem munição. De repente viram um enorme leão  que  se aproximava. O japonês tirou os sapatos e começou a calçar o seu  tênis  de  corrida.  Ao ver o japonês colocando seu  tênis,  o americano lhe disse  espantado:  Você  acha  que  de  tênis  correrá mais  que  o  leão?  Ao que  o japonês lhe respondeu: Não preciso correr mais que o leão. Preciso apenas  correr mais do que você!

Eis aqui uma boa  lição para o ano que se inicia. No mundo de hoje, extremamente competitivo, na “selva” em  que  vivemos,  temos que  correr,  pois para  que  sobrevivamos num  mundo em  que  não  é  o  maior  que  vencerá   o menor,   mas   sim  o  mais  ágil  que   vencerá   o  mais  lento,   temos  que   ter  a velocidade necessária para  correr  mais que  nossos concorrentes deixando-os, e não  a nós, como  presas do  mercado. Para isso temos que  decidir  com  rapidez, empreender novas ideias, enfim, agir.

Seja   você   patrão,   empregado,   profissional  liberal   ou   autônomo, o momento não  é o de ficar esperando para  ver as coisas  acontecerem. É hora  se ser  proativo e não  apenas reativo.  É hora  de  acreditar em  sua  capacidade de vencer  obstáculos,  de  correr  mais  que  o leão  e de  atingir  o sucesso e não  só sobreviver.

E para correr mais que o leão você tem que estar  preparado e com o equipamento certo.  Por isso, antes  de  sair correndo,  lembre-se de  se preparar bem,  investir  em  você, estudar, ler e participar de  todas as oportunidades que possam fazer de você um vencedor.

Pense nisso. Sucesso!

PROF. LUIZ MARINS

Antropólogo. Estudou Antropologia na Austrália (Macquarie University/School of Behavioural Sciences) sob a orientação do renomado antropólogo indiano Prof. Dr. Chandra Jayawardena e na Universidade de São Paulo (USP), sob a orientação da Profa.Dra. Thekla Hartmann;

- Licenciado em História (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba); estudou Direito (Faculdade de Direito de Sorocaba); Ciência Política (Universidade de Brasília - UnB); Negociação (New York University, NY, USA); Planejamento e Marketing (Wharton School, Pennsylvannia, USA); Antropologia Econômica e Macroeconomia (Curso especial da London School of Economics em New South Wales) e outros cursos em universidades no Brasil e no exterior. 

Comentários