Salmo 23 - O Senhor é meu Pastor, nada me faltará...

1. Uma fórmula para o pensamento. Um pastor recebeu a visita de um homem que admira muitíssimo. Ele começara a trabalhar em uma certa empresa, muitos anos atrás, exercendo uma função inferior, mas com muita vontade de vencer. Ele era dotado de muitas habilidades, e de uma grande energia, e fez bom uso disso. Hoje, esse homem é o presidente da companhia, e possui tudo que tal cargo representa. Entretanto, durante a caminhada que o levaria a esta posição, ele não obteve a felicidade pessoal. Tornou-se nervoso, tenso, preocupado, doentio. Um de seus médicos sugeriu-lhe que procurasse um pastor. O pastor e ele conversaram sobre os remédios que lhe haviam sido receitados e que ele tomara. Depois, o pastor pegou uma folha de papel e lhe deu a sua receita: ler o Salmo 23, cinco vezes por dia, durante uma semana. Disse que o tomasse exatamente como ele indicara. Primeiro, deveria lê-lo logo que acordasse de manhã, atentamente, meditando bem nas palavras, e em espírito de oração. Depois, ele

O SIGNIFICADO DO TERMO HADES EM LUCAS 16:23 E SUAS IMPLICAÇÕES NO ESTADO DO HOMEM APÓS A MORTE


Dissertação em cumprimento parcial dos requisitos para o diploma de Mestrado em Teologia do Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia, apresentado e aprovado em 31 de Julho de 2014, elaborada pelo Pastor - Yuri Ravem Guilherme Vasconcelos e Paiva

Introdução:

No texto de Lucas 16:23 o termo hades é traduzido por inferno e usado frequentemente por teólogos para provar a existência de um local para onde os mortos vão num estado intermediário, consequentemente a imortalidade incondicional da alma e a comunicação com os mortos. Da mesma forma, o relato do Rico e Lázaro (Lucas 16:19 a 31) é interpretado de forma literal, alegórica ou simbólica nos círculos acadêmicos e usado como apoio para doutrinas relacionadas ao estado do homem na morte. Como a tradução e a interpretação do termo hades é a chave para a compreensão do texto e da doutrina da condição do homem na morte, essa pesquisa visa definir seu significado dentro do contexto de Lucas 16:19 a 31 através de uma exegese valendo-se dos recursos de pesquisa bibliográfica e da leitura atentiva do texto Bíblico. Esse trabalho define que hades no texto de Lucas 16:23 significa lugar de habitação dos ímpios mortos em consciência, baseado na crença popular dos ouvintes de Jesus, usado por Ele como método de ensino para ensinar uma verdade principal e que o texto não ensina sobre a vida após a norte, pois hades no restante das Escrituras significa lugar de habitação dos mortos em inconsciência.


Comentários

  1. Na passagem de Lucas 16, nao me parece tratar de almas mortas e inconscientes,mas, bastante vivas e conscientes ,pois, estao conversando e argumentando entre si. Tambem vejo que o termo Hades fala de "condiçao ou estado " e nao de um lugar. Hades tem relaçao com a morte ( salvos e impios). Nao e um lugar mas, uma condiçao da alma sem o corpo,e, a morte, e a condiçao do corpo sem a alma. Os salvos estao em conforto e felicidade e os incredulos em sofrimento e miseria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A palavra alma nem aparece no texto. Essa crença de alma é pagã

      Excluir
  2. Hades representa a sepultura comum da humanidade. Na língua grega , hebraica e aramaica não existe a palavra inferno. Isso é simples tentativa de apoiar determinadas crenças não bíblicas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário