Salmo 23 - O Senhor é meu Pastor, nada me faltará...

1. Uma fórmula para o pensamento. Um pastor recebeu a visita de um homem que admira muitíssimo. Ele começara a trabalhar em uma certa empresa, muitos anos atrás, exercendo uma função inferior, mas com muita vontade de vencer. Ele era dotado de muitas habilidades, e de uma grande energia, e fez bom uso disso. Hoje, esse homem é o presidente da companhia, e possui tudo que tal cargo representa. Entretanto, durante a caminhada que o levaria a esta posição, ele não obteve a felicidade pessoal. Tornou-se nervoso, tenso, preocupado, doentio. Um de seus médicos sugeriu-lhe que procurasse um pastor. O pastor e ele conversaram sobre os remédios que lhe haviam sido receitados e que ele tomara. Depois, o pastor pegou uma folha de papel e lhe deu a sua receita: ler o Salmo 23, cinco vezes por dia, durante uma semana. Disse que o tomasse exatamente como ele indicara. Primeiro, deveria lê-lo logo que acordasse de manhã, atentamente, meditando bem nas palavras, e em espírito de oração. Depois, ele

O Significado de Hades na Parábola do Rico e Lázaro

O termo grego hades ocorre mais de 100 vezes na LXX, na maioria das vezes para traduzir o hebraico sheol, o mundo subterrâneo que recebe todos os mortos. É uma terra de trevas, onde não há lembrança de Deus.

O significado literal de hades é “não visível”, se referindo ao local da habitação dos mortos. Jesus provavelmente contou essa parábola usando o idioma corrente dos ouvintes, o aramaico, que substituiu o hebraico como língua na Palestina depois do exílio na Babilônia. Neste sentido, mesmo estudando o termo grego hades, não podemos atribuir-lhe todo significado referente à mitologia que gira em torno dele, pois Jesus não falou em grego, mas esse termo foi traduzido pelo autor de Lucas.

Como essa pressuposição vamos levantar um pouco da história e significado de hades na cultura grega e sem dúvida no pensamento de muitos ouvintes de Jesus quando ele contou essa parábola. Na mitologia grega hades era originalmente o nome do deus do mundo dos mortos ou infernos. Hades era o deus responsável por governar o mundo subterrâneo e as almas após a morte. Era filho de Cronos e de Réia, irmão de Zeus (deus dos deuses) e de Poseidon (deus dos mares).

A passagem mitológica mais conhecida envolvendo o deus Hades é aquela em que ele rapta Perséfone, filha da deusa Deméter, para viver com ele no mundo subterrâneo, tornando-a sua esposa. Este mito é mais conhecido como o Rapto de Cora (como Perséfone era retratada na mitologia romana).

Hades era um deus que provocava muito medo na Grécia Antiga. Como estava relacionado com a morte, os gregos evitavam falar seu nome e o chamavam de Plutão, entre outros nomes. De acordo com a mitologia grega, Hades era muito quieto, intimidativo e impiedoso. Não gostava de oferendas e sacrifícios. Também não costuma interferir nos assuntos terrenos.

Era deus muito temido, pois no seu mundo sempre havia espaço para as almas. Seu mundo era dividido em duas partes: o Érebo onde as almas ficavam para ser julgadas para receber seus castigos ou então suas recompensas; e também a parte do Tártaro que era a mais profunda região onde os titãs ficavam aprisionados. Hades era presidente do tribunal, era ele que dava a sentença dos julgamentos. Hades possuía um companheiro que era o seu cão Cérbero. De aspecto monstruoso, com várias cabeças, o cão era o responsável por guardar a entrada do reino dos mortos.

Com o desenvolvimento da mitologia, hades começou a ser usado como para significar o próprio mundo dos mortos, a habitação das almas ou fantasmas de pessoas desencarnadas (CHAMPLIN, Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia, vol. 3, 2002). No desenvolvimento da doutrina da vida após a morte, hades passou a descrever o local de habitação dos espíritos bons e maus.

Mas muitas ideias oriundas do pensamento grego influenciaram muitos judeus e cristãos após a época de Cristo, que passaram a acreditar na vida após a morte e que hades estava dividido em dois compartimentos, um para ímpios e outro para os justos (CHAMPLIN, Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia, vol. 3, 2002). É relevante ressaltar que o conceito de inferno como lugar de tormento após a morte vem do grego hades, e não do sheol, termo este que provavelmente foi o que Jesus usou.

Apesar de ser traduzido por inferno, o que pode distorcer o seu significado, hades não indica necessariamente castigo ou salvação, mas pode assumir essas conotações dependendo do contexto. Hades pode significar apenas morte ou sepultura, sem revelar a condição de vida antes da morte, se foi boa ou má.

Pr. Yuri Ravem
Editor Associado do Blog Nisto Cremos
Twitter:@yuriravem

Comentários

  1. Nossa Muito Bom o texto , Parabéns. Eu gosto muito de estudar sobre a mitologia , Principalmente a grega. Beijos !

    ResponderExcluir
  2. Muito informativo mas quem é Lázaro?

    ResponderExcluir

Postar um comentário