Salmo 23 - O Senhor é meu Pastor, nada me faltará...

1. Uma fórmula para o pensamento. Um pastor recebeu a visita de um homem que admira muitíssimo. Ele começara a trabalhar em uma certa empresa, muitos anos atrás, exercendo uma função inferior, mas com muita vontade de vencer. Ele era dotado de muitas habilidades, e de uma grande energia, e fez bom uso disso. Hoje, esse homem é o presidente da companhia, e possui tudo que tal cargo representa. Entretanto, durante a caminhada que o levaria a esta posição, ele não obteve a felicidade pessoal. Tornou-se nervoso, tenso, preocupado, doentio. Um de seus médicos sugeriu-lhe que procurasse um pastor. O pastor e ele conversaram sobre os remédios que lhe haviam sido receitados e que ele tomara. Depois, o pastor pegou uma folha de papel e lhe deu a sua receita: ler o Salmo 23, cinco vezes por dia, durante uma semana. Disse que o tomasse exatamente como ele indicara. Primeiro, deveria lê-lo logo que acordasse de manhã, atentamente, meditando bem nas palavras, e em espírito de oração. Depois, ele

Amor que ela deseja. Respeito que ele precisa

Que dilema difícil enfrentam os pais – sofrem quando os filhos se casam, e sofrem quando os filhos nunca se casam. Mas esse sofrimento nem se compara à agonia de vê-los fracassarem no casamento.

I - ESTATISTICAS

  • Em 1920 1 divórcio para cada 7 casamentos.
  • Em 1940 1 divórcio para cada 6 casamentos.
  • Em 1960 1 para cada 4 casamentos.
  • Em 1977 1 divórcio para cada 2 casamentos.
  • Na década de 80 1 divórcio para cada casamento.

Com tais estatísticas quem pretende se casar? Bem! Quase todos.

Uma grande porcentagem da população se casará um dia. Estima-se que 96 por cento de homens e mulheres se casam. Dentre aqules que se divorciaram, a metade se casará novamente.

Apesar da dor do divórcio, o casamento continua sendo o tipo de relacionamento preferido pela maioria de homens e mulheres.

Apenas 10 a 15 por cento dos casais casados desfrutam de um relacionamento feliz.

Diálogo 16:3 2004 pág 15

35% dos funcionários que trabalham em escritórios não conseguem resolver os problemas pessoais em casa. Revista VOCÊ S/A de Fevereiro de 2011 pág 60

II - COMO SER FELIZ

1. Nunca deixe o romantismo do namoro.
2. Lembre-se de que não há problema que não possa ser resolvido com a ajuda de Deus.
3. Passar muito tempo juntos. É a chave do sucesso.
4. Fazer muito sexo. Quanto mais sexo fizer, mais íntimos e unidos serão.
5. Demonstrar amor.
6. Manter aberto os canais de comunicação com respeito.
7. Orar juntos.
8. Procurar ajuda profissional quando for necessário.

Em I Coríntios 7:28 Paulo diz: “Mas, se te casares, com isso não pecas; e também, se a virgem se casar, por isso não peca. Ainda assim, tais pessoas sofrerão angústia na carne...

É possível desfrutar um casamento duradouro e feliz se ambos os cônjuges desejarem sinceramente isso e fizerem todo esforço para alcançá-lo.

III - AMOR QUE ELA MAIS DESEJA. RESPEITO DE QUE ELE TANTO PRECISA.

Quando ela o ama, ele a respeita. Quando ela a respeita ela o ama.

Quando o marido se sente desrespeitado, é especialmente difícil para ela amar a esposa. Quando ela não se sente amada, é difícil para ela o respeitar. Esse é o desafio de todos os relacionamentos e 90% do motivo de muitos divórcios e separações.

O amor é fundamental, em especial para e esposa, mas o que temos deixado de lado é a necessidade do marido quanto ao respeito.

Alice: você como cristão independente que o Luciano em algum momento não a ame do jeito que deveria você precisa respeitá-lo mais ainda para que ele possa amá-la mais ainda.

O amor é essencial para você Alice, mas não para o Luciano

Luciano: Mesmo que a Alice em algum momento não o respeite e isso vai trazer a conseqüência de esfriar o teu amor por ela, você precisará demonstrar amor mais do que está demonstrando.

Um não pode ficar cobrando o outro e jogando na cara do outro, pois e médio prazo é o motivador da separação.

Respeito é fundamental para você Luciano, mas não para a Alice.

O pedido da Bíblia ao marido é: “Desfrute a vida com a mulher a quem você ama todos os dias da tua vida”. Ec 9:9

A ultima cerimônia de Casamento que realizei, terminei falando sobre respeito e amor. Algo em que hoje muitos conselheiros matrimoniais dizem ser o sucesso do casamento. Mas é bíblico também, e encontramos Ef. 5:33:

Esposa: respeito. O verbo aqui empregado é literalmente “temer”, da mesma raiz do substantivo no versículo 21, mas aquela palavra desperta em nossas mentes a idéia de medo, que é bem diferente do verdadeiro significado aqui. O amor não pode coexistir com o medo (I Jo 4:18). Temor é tanto reverencia como respeito, dos súditos para os governantes, dos servos para o seu senhor e agora das esposas para seus maridos. O orgulho, o espírito autoritário são sentimentos destrutivos para os relacionamentos que seria o oposto de temor ou respeito que seria a submissão de Paulo

Marido: amar. Os maridos devem amar suas esposas como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama. Amor ágape, amor verdadeiro. Entregar uma rosa, lavar a louça de vez em quando (não sempre. Se não ficam mal acostumadas).

Ironicamente, a mais profunda necessidade da esposa – sentir-se amada – é minada pelo desrespeito dela para com o marido.

O que Paulo está dizendo como sugestão é a proclamação de um mandamento do próprio Deus.

O marido deve receber respeito incondicional, e a esposa deve receber amor incondicional.

Pedro diz a mesma coisa. (I Pe 3:1-2) ele diz que se o marido for desobediente a Deus, que ele “seja ganho sem palavra, pelo procedimento de sua mulher, observando a conduta honesta e respeitosa da esposa”. O marido que ele menciona é tanto cristãos como não-cristãos.

Não se trata de o marido merecer respeito (embora muitas vezes não o mereça), a questão é a esposa estar disposta a tratar seu marido de maneira respeitosa sem estabelecer condições. À medida que se abre o coração para Deus, o marido reabre seu espírito para a esposa pelo proceder.

Mais de 80% dos problemas nos relacionamentos é derivado do respeito e não do amor.

Ilustração (pag. 1064 da bíblia da família)

Quanto vale o seu cônjuge? 2 vacas ou 20 vacas. A história contada é de um rapaz que em vez de pagar 5 vacas que era a média normal para oferece o dote ao pai da moça. O rapaz ofereceu 20 vacas. Os amigos o criticaram por isso. Eles se casaram e viveram felizes ao ponto que todos os invejavam.

Ela era uma esposa amável, dedicada, amorosa, que não media esforços para agradar seu marido. Ela passou a ser admirada por todos, já que antes do casamento era vista como uma pessoa comum, sem graça, sem atrativos, e invejaram o rapaz.

Porque o rapaz acreditou nela e lhe atribuiu grandes valores – 20 vacas – diante de toda a comunidade. Daquele dia em diante, ela passou a acreditar nela mesma, e o resultado foi a sua transformação.

Às vezes, você olha para o homem que está ao seu lado, seu marido, e acha que ele só vale duas vacas. Na verdade, existem ocasiões em que você o daria de graça. Mas o que você precisa saber é que seu respeito o ajudará a ser um marido melhor. Quando ele percebe que você acredita nele, ficará fácil acreditar em si mesmo, como a moça que recebei amor e apreço pelas 20 vacas.

CONCLUSÃO

A jornada de um casamento espiritual e satisfatório nunca acaba, mas, durante a vida o cultivo do amor e a prática do respeito vai trazer uma conexão amorosa entre o casal.

Na maioria das vezes a falha tem sido a falta de respeito e não o amor pela esposa.

Os relacionamentos mais vitais são os familiares.

Sem amor dele, ela reage sem respeito; sem o respeito dela, ele reage sem amor.

Pr. Gerson Ritter

Distrital de Gramado - RS

Comentários

  1. Não acredito nesse amor!! so no amor de Deus.
    votos quebrados!casamentos, Deus crior,
    e a humanidade acabou.

    Nada é para sempre!!so creio em Deus! não confio em palavras de homenes,qd estava casada td parecia perfeito..não era...hoje eu penso nas grande mentira q vivi...t+ uma grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Acredito no amor e acredito no casamento. É uma instituição criada por Deus. Porém, é fundamental seguir as orientações mencionadas nesse texto!! Sem nada deixar faltar, pq é preciso muita intimidade e união entre o casal. E essa intimidade só acontece se houver muito amor, sexo e respeito!! E quanto as outras coisas virão como consequência no relacionamento a dois. Concordo plenamente com o que foi ministrado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário