SALMO 1 - A PRIMAZIA DA PALAVRA

1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2  Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. 3  Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido. 4 Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa. 5  Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. 6  Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá. Este poema é uma introdução de encaixe ao livro de 150 salmos. Revela o padrão básico da sabedoria e adoração de Israel. A vida é vista não nos momentos isolados do presente, mas na perspectiva da eternidade, na visão de Deus. O autor conecta vida humana intimamente com a vontade e o coração de Deus. O salmo lança um apelo desafiador a Israel – e a to

Curiosidades dos Tempos Bíblicos: Trindade x Politeísmo

Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo - Não seria essa uma forma de politeísmo? Em Deut. 6:4 a Bíblia diz que Deus "é o único Senhor", mostrando que a religião cristã é monoteísta. Mas como harmonizar com o entendimento trinitariano onde o Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus? A Divindade deve ser entendida como única, mas as Pessoas divinas revelam a pluralidade nessa Divindade. Uma vez que o cristianismo considera cada Pessoa da Divindade dotada dos mesmos atributos (Onisciência - Onipotência - Onipresença), natureza e essência não temos aí vários deuses, mas se as pessoas divinas fossem diferentes em natureza ou atributos poderíamos declarar vários deuses, ou seja, uma forma de politeísmo.

Comentários