A Corrida do Cristão

A cada quatro anos, atletas de diversas nacionalidades se reúnem num país previamente escolhido para disputar um conjunto de modalidades esportivas nos famosos Jogos Olímpicos. A bandeira olímpica representa a união de povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados que indicam os cinco continentes e suas cores. Os gregos foram os precursores dos Jogos Olímpicos. Por volta de 2500 a.C. já faziam homenagens aos deuses. Mas foi somente em 776 a.C. que ocorreram pela primeira vez os Jogos Olímpicos de forma organizada. Quando os romanos invadiram a Grécia no século II, muitas tradições gregas, entre elas as Olimpíadas, foram deixadas de lado. Em 392 d.C., os Jogos Olímpicos e todas as manifestações religiosas do politeísmo grego foram proibidos pelo imperador romano Teodósio I, após sua conversão ao cristianismo. Contudo, em 1896, os Jogos Olímpicos foram retomados em Atenas, por iniciativa do francês Pierre de Fredy, conhecido com o barão de Coubertin (veja mais 

Dia 01: Criado Pelo o Espírito de Deus

"O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida." Jó 33:4 RA

O Espírito de Deus tem estado intimamente envolvido em nossa vida desde a criação da humanidade até o momento que fomos concebidos. Gênesis 1:2 revela que o Espírito de Deus "pairava" sobre a criação. E conforme Jó 33:4, o Espírito de Deus nos criou, e o Seu sopro nos deu vida. Talvez você sinta como se nunca tivesse conhecido o Espírito de Deus, mas Ele conhece você desde o princípio e todos os seus caminhos. Antes mesmo que você tivesse noção de Sua existência, você já havia experimentado o Espírito Santo.

O Espírito Santo está sempre conosco. Mesmo quando nós não nos apercebemos de Sua presença, Ele nos acompanha. Mesmo que venhamos a ignorar o Seu envolvimento em nossa vida, a verdade permanece: o Espírito de Deus está sempre presente e está sempre buscando nos atrair para um relacionamento íntimo com Ele.

Não precisamos buscar o Espírito Santo, Ele nos busca. Não precisamos ir até Ele, Ele já veio até nós. Tão próximo como a nossa respiração e o nosso pensamento mais íntimo, o Espírito de Deus esta a trabalhar ao nosso redor a todo o tempo. Ele constantemente muda e molda a paisagem da nossa vida. Talvez não percebamos a Sua presença, mas com certeza não podemos ignorar as evidências de Sua obra em nossa vida e na de outros.

Esses são alguns dos textos bíblicos que mostram o Espírito Santo em ação: Êxodo 31:3; Juízes 14:6; 1 Samuel 10:6; 2 Samuel 23:2; Jó 32:8; Isaías 11:2; 59:21; Ezequiel 36:27; Joel 2:28, 29 e Zacarias 4:6. Como você consegue ver o Espírito de Deus trabalhando na sua vida?

Porém uma pergunta pode surgir: Se Ele está tão presente em nossa vida, qual seria o motivo de não experimentarmos a Sua presença? Talvez a resposta seria:
  • O medo de se entregar completamente ao Espírito Santo;
  • A ignorância acerca da pessoa ou obra do Espírito de Deus;
  • As distrações da vida;
  • A falta de experimentar Deus em nossa vida;
  • Má compreensão acerca do Espírito Santo;
  • A falta de fome e sede pela Sua presença;
  • Outro motivo?
Não importa quão alto e forte seja o muro que nos tem separado do Espírito Santo, ele pode ser removido da nossa vida pelo genuíno arrependimento e continua busca por um verdadeiro relacionamento com Deus!

"A mesma coisa aconteceu também com vocês. Quando ouviram a verdadeira mensagem, a boa notícia que trouxe para vocês a salvação, vocês creram em Cristo. E Deus pôs em vocês a sua marca de proprietário quando lhes deu o Espírito Santo, que ele havia prometido. O Espírito Santo é a garantia de que receberemos o que Deus prometeu ao seu povo, e isso nos dá a certeza de que Deus dará liberdade completa aos que são seus. Portanto, louvemos a sua glória." Efésios 1:13, 14 NTLH

Textos Para Reflexão:
Salmo 139:1-18

Primeira Semana: O Sopro e o Vento de Deus!


PR. DOUGLAS W. PEREIRA

Diretor de Operações e Evangelismo do Está Escrito Canadá. Formado em teologia e administração de empresas e com mestrado na área de liderança. É casado com Rebeca Foffa Stina Pereira e desde de janeiro de 2007 vive em Oshawa, Canadá.

Comentários