SALMO 1 - A PRIMAZIA DA PALAVRA

1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2  Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. 3  Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido. 4 Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa. 5  Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. 6  Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá. Este poema é uma introdução de encaixe ao livro de 150 salmos. Revela o padrão básico da sabedoria e adoração de Israel. A vida é vista não nos momentos isolados do presente, mas na perspectiva da eternidade, na visão de Deus. O autor conecta vida humana intimamente com a vontade e o coração de Deus. O salmo lança um apelo desafiador a Israel – e a to

Dia 05: Ungido Pelo Espírito

"O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida." Jó 33:4 RA

Nas Escrituras, um dos símbolos para o Espírito Santo é o azeite. Quando o azeite é passado ou derramado, a Bíblia chama essa ação de "ungir". As profecias do Antigo Testamento prediziam sobre "O Ungido" (em hebraico Messias) que viria e salvaria o povo de Deus.

No Antigo Testamento pessoas foram ungidas pelo Espírito Santo para o ministério. Além disso, o Espírito Santo ungiu Jesus, em particular, para ser "O Ungido", que nos libertaria de nossos pecados e da morte. Quando Jesus começou o Seu ministério terrestre, Ele proclamou que Ele era o Messias (O Ungido) ao ler Isaías 61 na sinagoga de Nazaré (Lucas 4). O vocábulo grego para "O Ungido" é Cristo (Christos). Jesus é "O Ungido", o Cristo, que derrama sobre nós o azeite do Espírito Santo para que nos tornemos cristãos - pequenos ungidos.

No Antigo Testamento, pessoas especias eram ungidas para representar os seus cargos, funções e como símbolo da presença do Espírito em suas vidas (Êxodo 29:4-7; 30:31-33; Números 3:3; 11:25; 1 Samuel 16:13). Profetas, reis e sacerdotes eram ungidos. Jesus cumpriu todas essas funções em Si mesmo, sendo Rei, Sacerdote e Profeta. Agora Ele derrama a unção do Espírito sobre nós, para que como crentes possamos ser sacerdócio real e nação santa (1 Pedro 2:9).

O potencial existe em sua vida cristã para a unção do Espírito Santo para fazer de você um rei, sacerdote, e profeta no reino de Deus. Você está pronto?

A unção do Espírito Santo é o azeite de Sua presença derramado em nossa vida por Cristo. A unção do Espírito nos transforma em Sua imagem para que a nossa vida possa refletir a vida de Jesus.

"Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor" (2 Coríntios 3:18).

Os escritores do Antigo Testamento aguardavam ansiosamente a vinda do Messias, "O Ungido". Jesus, sendo o nosso exemplo, viveu a vida de como a de um ungido deve ser. Ele nos mostrou como um ungido deve falar, fazer, pensar, sentir e viver abundantemente. O propósito da vida de Cristo pode ser resumido pelo que realmente significa ser ungido pelo Espírito (Isaías 11:2; 61:1-3).

Sabedoria, entendimento, poder, conhecimento, temor a Deus, mensageiro das boas-novas, confortador, libertador de cativos são algumas das qualidades da unção que estavam presentes na vida do Messias e que fazem também parte da vida daqueles que seguem a Jesus Cristo e que foram transformados pelo Espírito. Quais dessas qualidades você pode evidenciar em sua vida?

O Espírito Santo deseja ungir você para o ministério e para o serviço. Você pode viver como Cristo, cheio do Espírito Santo, ser ungido para a Glória de Deus. Jesus prometeu:

"Por isso eu digo: peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês. Porque todos aqueles que pedem recebem; aqueles que procuram acham; e a porta será aberta para quem bate. Por acaso algum de vocês será capaz de dar uma cobra ao seu filho, quando ele pede um peixe? Ou, se o filho pedir um ovo, vai lhe dar um escorpião? Vocês, mesmo sendo maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos. Quanto mais o Pai, que está no céu, dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem!" (Lucas 11:9-13)

Você está disposto a suplicar pela unção do Espírito Santo? Não poderemos vivenciá-lo em nossa vida, a não ser se suplicarmos pela a Sua unção. Jesus prometeu que se pedirmos, receberemos.

Não receber o Espírito Santo em sua vida é como ter um convidado especial e importante hospedado em sua casa, mas nunca convidando-o para sair  do quarto de visitas. Sim, ele tem estado em sua casa, mas você nunca o convida para conversar com você, para comer ou compartilhar outras partes da sua casa. Talvez sejamos cristãos por anos, mas nunca convidamos o Espírito Santo para entrar em todos as partes do nosso coração. Sim, Ele tem vivido em um lugar secreto, no Santo dos Santos, em nossa vida, mas as outras áreas da vida continuam fechadas para a Sua unção.

Você pode pedir para que o Espírito Santo se derrame em cada parte de sua vida. Saiba que ao Ele entrar, o Espírito transformará e santificará todas as áreas da nossa vida. Ele continuará a nos convencer dos pecados daquelas áreas que ainda não O convidamos para habitar.

O Espírito de Deus está batendo a porta de cada área da nossa vida. O que está escondido, Ele trará a luz. O que é pecado, Ele trará o arrependimento. O que está perdido, Ele encontrará. O que é desconhecido, Ele ensinará. Por que não suplicar por Sua unção agora?

Primeira Semana: O Sopro e o Vento de Deus!

Obs. Essa jornada está baseada em semanas de dias úteis, ou seja, de 5 dias. Hoje termina a primeira semana.


PR. DOUGLAS W. PEREIRA

Diretor de Operações e Evangelismo do Está Escrito Canadá. Formado em teologia e administração de empresas e com mestrado na área de liderança. É casado com Rebeca Foffa Stina Pereira e desde de janeiro de 2007 vive em Oshawa, Canadá.

Comentários