Salmo 23 - O Senhor é meu Pastor, nada me faltará...

1. Uma fórmula para o pensamento. Um pastor recebeu a visita de um homem que admira muitíssimo. Ele começara a trabalhar em uma certa empresa, muitos anos atrás, exercendo uma função inferior, mas com muita vontade de vencer. Ele era dotado de muitas habilidades, e de uma grande energia, e fez bom uso disso. Hoje, esse homem é o presidente da companhia, e possui tudo que tal cargo representa. Entretanto, durante a caminhada que o levaria a esta posição, ele não obteve a felicidade pessoal. Tornou-se nervoso, tenso, preocupado, doentio. Um de seus médicos sugeriu-lhe que procurasse um pastor. O pastor e ele conversaram sobre os remédios que lhe haviam sido receitados e que ele tomara. Depois, o pastor pegou uma folha de papel e lhe deu a sua receita: ler o Salmo 23, cinco vezes por dia, durante uma semana. Disse que o tomasse exatamente como ele indicara. Primeiro, deveria lê-lo logo que acordasse de manhã, atentamente, meditando bem nas palavras, e em espírito de oração. Depois, ele

Dia 02: Cheio do Espírito

"O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida." Jó 33:4 RA

Apaticamente o veleiro espera o vento para encher as suas velas. Ele pode oscilar sem rumo com o movimento da água, mas ele realmente não irá a lugar nenhum sem o vento. Agora, o capitão deve içar as velas e estar preparado para quando o vento vier. Contudo, o barco não pode avançar sozinho, o vento precisa impulsioná-lo. O veleiro é completamente dependente do vento para o seu movimento e poder.

Nossa vida é muita parecida com o veleiro. Nós somos impotentes de viver a vida cristã até que estejamos cheios do Espírito de Deus. Quando cheios do Espírito, nós somos capacitados e inspirados a fazer as coisas que são requeridas por Deus. Com as nossas próprias forças, nós somos incapazes de viver por Cristo, tropeçando a cada passo.

Muitos, sem estarem cheios do Espírito Santo, tentam desesperadamente estabelecer e alcançar metas na vida, mas sem sucesso. Como alguém fazendo vãs resoluções de Ano Novo, resolvemos através da nossa própria força ler mais a Bíblia e orar, só para fracassar mais uma vez. Frustrados, tentamos seguir a Cristo obedecendo-O e buscando agradá-Lo, só para evidenciarmos mais uma vez a nossa insuficiência. Como resultado, nos tornamos mais legalistas conosco e com outros.

Caminhar no Espírito é para ser uma experiência alegre, e não um fardo. Comunhão com o Espírito Santo é mais do que ter um compromisso agendado uma vez por dia, durante uma oração ou devoção. É conversar com Ele todo o tempo acerca de cada decisão. É compartilhar com Ele cada alegria e desapontamento. Tal companheirismo e comunhão com o Espírito de Deus são impossíveis sem a Sua plenitude!

O Espírito Santo nos habilita a fazer coisas além das nossas capacidades naturais, como podemos ver em Êxodo 31:1-5 e 35:30-35. Já em Efésios 5:18-20, é declarado a alegria  que o Espírito Santo pode nos conceder quando estivermos dispostos a receber a Sua plenitude.

A caminhada com o Espírito produz um aroma suave em nossa vida cristã. Quando estamos vivos no Espírito, exalamos Deus - o aroma de vida permeia todas as coisas e a todos ao nosso redor. Quando estamos estagnados em nossa caminhada espiritual, nós começamos a cheirar morte.

Não precisamos estar estagnados em nossa caminhada cristã. Estagnação leva a mornidão e frustração. Um cristão estagnado pode até participar da adoração, mas nunca é preenchido pela alegria da adoração. Um crente estagnado faz orações repetitivas, mas raramente ora do fundo de sua alma. Um estagnado seguidor de Cristo obedece por obrigação, mas raramente se entrega completamente e incondicionalmente a Deus.

Estão as velas da sua vida cheias do Espírito de Deus? Tem o Espirito Santo lhe concedido dons e habilidades para fazer a vontade Divina? Tem o Espírito guiado você no estudo da Palavra e em oração? O Espírito de Deus provocou em você fome e sede por Deus?

Para ser cheio pelo Espirito é necessário preparação e disposição. O Espírito Santo nunca se impõe sobre nós, como um titereiro controla uma marionete. Ele opera em nós, age conosco e através de nós, mas nunca sem a nossa permissão.

Por que não convidar o Espírito Santo para transbordar em sua vida? Não gostaria você de ser movido pelo Espírito? Suplique hoje a plenitude do Espírito para que você possa viver totalmente entregue ao Senhor em cada área de sua vida - emoções, atitudes, ações, disciplinas espirituais, pensamentos e motivações.

Primeira Semana: O Sopro e o Vento de Deus!



PR. DOUGLAS W. PEREIRA

Diretor de Operações e Evangelismo do Está Escrito Canadá. Formado em teologia e administração de empresas e com mestrado na área de liderança. É casado com Rebeca Foffa Stina Pereira e desde de janeiro de 2007 vive em Oshawa, Canadá.

Comentários