Salmo 23 - O Senhor é meu Pastor, nada me faltará...

1. Uma fórmula para o pensamento. Um pastor recebeu a visita de um homem que admira muitíssimo. Ele começara a trabalhar em uma certa empresa, muitos anos atrás, exercendo uma função inferior, mas com muita vontade de vencer. Ele era dotado de muitas habilidades, e de uma grande energia, e fez bom uso disso. Hoje, esse homem é o presidente da companhia, e possui tudo que tal cargo representa. Entretanto, durante a caminhada que o levaria a esta posição, ele não obteve a felicidade pessoal. Tornou-se nervoso, tenso, preocupado, doentio. Um de seus médicos sugeriu-lhe que procurasse um pastor. O pastor e ele conversaram sobre os remédios que lhe haviam sido receitados e que ele tomara. Depois, o pastor pegou uma folha de papel e lhe deu a sua receita: ler o Salmo 23, cinco vezes por dia, durante uma semana. Disse que o tomasse exatamente como ele indicara. Primeiro, deveria lê-lo logo que acordasse de manhã, atentamente, meditando bem nas palavras, e em espírito de oração. Depois, ele

Pessoas Espaçosas

Pessoas espaçosas são aquelas que invadem o espaço alheio. São aquelas para quem o seu próprio espaço não basta. São pessoas invasivas e invasoras da privacidade alheia. O mundo está cheio de pessoas assim.

Pessoas espaçosas são aquelas que fazem enorme propaganda de tudo o que fazem, sempre aumentando e valorizando as dificuldades, o trabalho, a própria eficiência. Pessoas espaçosas são aquelas que com seu mau humor invadem o bom humor alheio com seu olhar crítico, seu modo falsamente sisudo, condenando o comportamento dos outros.

Pessoas espaçosas são as que emprestam e não devolvem; as que falam alto demais atrapalhando o trabalho e a concentração alheios; são as que se trajam de forma inapropriada ao ambiente de trabalho com decotes abusados, saias curtas demais, excesso de adereços, etc.; são os piadistas de plantão que sempre têm uma anedota para contar durante o trabalho, desconcentrando as pessoas.

São espaçosos também os que vivem a contar vantagens sobre si próprios e que tudo o que possuem dizem ser melhor que o dos outros; os puxa-sacos; os que se metem na conversa alheia; os que vivem a dar conselhos a quem não os pediu e os que se acham bonitões, galãs, conquistadores. Você leitor poderá aumentar esta lista dos espaçosos o quanto quiser. A verdade é que não há mais quem suporte esses espaçosos que invadem nossa vida com sua xeretice, desrespeito, falta de educação. E os espaçosos estão em todos os lugares - supermercados, cinemas, empresas e até em nossas próprias casas.

A verdade é que temos que fazer um grande movimento de restauração da educação, da polidez, das boas maneiras, do respeito ao outro em nossa sociedade e em nossas empresas. Estamos perdendo qualidade de vida e muito dessa perda se dá por esses comportamentos antissociais que precisamos combater pela volta à educação, polidez e resgate da gentileza entre as pessoas.

Pense nisso. Sucesso!

PROF. LUIZ MARINS

Antropólogo. Estudou Antropologia na Austrália (Macquarie University/School of Behavioural Sciences) sob a orientação do renomado antropólogo indiano Prof. Dr. Chandra Jayawardena e na Universidade de São Paulo (USP), sob a orientação da Profa.Dra. Thekla Hartmann;

- Licenciado em História (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba); estudou Direito (Faculdade de Direito de Sorocaba); Ciência Política (Universidade de Brasília - UnB); Negociação (New York University, NY, USA); Planejamento e Marketing (Wharton School, Pennsylvannia, USA); Antropologia Econômica e Macroeconomia (Curso especial da London School of Economics em New South Wales) e outros cursos em universidades no Brasil e no exterior. 

Comentários