Salmo 23 - O Senhor é meu Pastor, nada me faltará...

1. Uma fórmula para o pensamento. Um pastor recebeu a visita de um homem que admira muitíssimo. Ele começara a trabalhar em uma certa empresa, muitos anos atrás, exercendo uma função inferior, mas com muita vontade de vencer. Ele era dotado de muitas habilidades, e de uma grande energia, e fez bom uso disso. Hoje, esse homem é o presidente da companhia, e possui tudo que tal cargo representa. Entretanto, durante a caminhada que o levaria a esta posição, ele não obteve a felicidade pessoal. Tornou-se nervoso, tenso, preocupado, doentio. Um de seus médicos sugeriu-lhe que procurasse um pastor. O pastor e ele conversaram sobre os remédios que lhe haviam sido receitados e que ele tomara. Depois, o pastor pegou uma folha de papel e lhe deu a sua receita: ler o Salmo 23, cinco vezes por dia, durante uma semana. Disse que o tomasse exatamente como ele indicara. Primeiro, deveria lê-lo logo que acordasse de manhã, atentamente, meditando bem nas palavras, e em espírito de oração. Depois, ele

Curiosidades dos Tempos Bíblicos: Mesopotâmea

Um termo (grego: entre rios) tirado da LXX por algumas versões e que será a tradução do Heb. ’Aram-Naharayim. Todo o vale do Tigre e do Eufrates, incluindo os seus tributários, onde Alexandre obteve grandes vitórias.

Contudo, o termo hebraico ’Aram-Naharayim traduzido por “Mesopotâmea” em Gn 24:10; Dt 23:4; Jz 3:8; 1Cr 19:6 designa apenas a Mesopotâmea Superior, uma região que se situava entre o Eufrates, o rio Khabur e o Tigre Superior. Assim, o termo “Mesopotâmea”, no VT, poderá conduzir-nos em erro.

No NT, o nome Mesopotâmea é utilizado tal como o usavam os escritores gregos e romanos e incluía todo o país. Por exemplo, Estevão coloca Ur dos Caldeus na Mesopotâmea (At 7:2). Alguns habitantes da Mesopotâmea, quer Judeus, quer prosélitos, encontravam-se presentes no dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo foi derramado sobre os apóstolos (cap. At 2:9).

Fonte: Mundo Bíblico

Comentários