A Corrida do Cristão

A cada quatro anos, atletas de diversas nacionalidades se reúnem num país previamente escolhido para disputar um conjunto de modalidades esportivas nos famosos Jogos Olímpicos. A bandeira olímpica representa a união de povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados que indicam os cinco continentes e suas cores. Os gregos foram os precursores dos Jogos Olímpicos. Por volta de 2500 a.C. já faziam homenagens aos deuses. Mas foi somente em 776 a.C. que ocorreram pela primeira vez os Jogos Olímpicos de forma organizada. Quando os romanos invadiram a Grécia no século II, muitas tradições gregas, entre elas as Olimpíadas, foram deixadas de lado. Em 392 d.C., os Jogos Olímpicos e todas as manifestações religiosas do politeísmo grego foram proibidos pelo imperador romano Teodósio I, após sua conversão ao cristianismo. Contudo, em 1896, os Jogos Olímpicos foram retomados em Atenas, por iniciativa do francês Pierre de Fredy, conhecido com o barão de Coubertin (veja mais 

Jovens adventistas usam o Twitter para promover o Sábado

O microblog Twitter será o canal usado por jovens adventistas para falar sobre o sábado. Nos dias determinados, a ação começará no pôr-do-sol de sexta e irá até o pôr-do-sol do sábado. O perfil do Twitter que lidera a campanha é o @UNASPec. Em cada tweet gerado durante esse período, os adeptos da campanha colocarão ao final da mensagem a hashtag #SetimoDia. Hashtag é um recurso do Twitter que serve para destacar os assuntos falados no microblog.

O objetivo do movimento é chamar a atenção dos usuários da rede social para o dia de guarda bíblico; o sábado. Robson Fonseca, estudante de jornalismo do Unasp-EC e idealizador do movimento, conta que viu na rede de relacionamento um meio de impactar as pessoas. "No Brasil, há mais de 1 milhão de adventistas indo às pessoas de porta em porta por meio de campanhas como o Impacto Esperança. Porém, a internet pode atingir pessoas no mundo todo de um modo muito mais fácil e sutil", afirma.

Para os assuntos mais falados no site Twitter, ou seja, as hashtags mais presentes nas mensagens dos usuários, existe um ranking chamado Trending Topics (tópicos tendência). "Queremos ser um dos assuntos mais comentados durante o próximo sábado e chegar a fazer parte desse ranking. No Twitter as mensagens podem tomar uma proporção muito maior do que a esperada", ressalta Robson. Ele ainda lembra que mesmo que o usuário escreva para apenas 100 seguidores no Twitter, a mensagem pode ser retransmitida por seus seguidores atingindo outros usuários, e assim um número cada vez maior de pessoas. "Ou seja, é um 'efeito em cadeia' e por isso é importante a participação de cada pessoa nesse movimento", completa.

Mesmo que o conteúdo das mensagens não seja especificamente sobre o sábado, é importante colocar #SetimoDia ao final. Além de dar força para a campanha, ao clicar na hashtag é possível ver as mensagens já publicadas sobre o assunto podendo acompanhar o que outras pessoas estão dizendo sobre o #SetimoDia. É importante também divulgar durante a ação o site www.sabado.org.br, onde o usuário encontrará mais informações sobre o sétimo dia.

Para participar do twittaço #SetimoDia:

1. Escreva diversas mensagens sobre o #SetimoDia;

2. Adicione aos seus tweets a hashtag #SetimoDia, mesmo que o assunto não seja especificamente sobre o sábado;

3. Retweet (RT) outras mensagens sobre o #SetimoDia;

4. Divulgue o site http://www.sabado.org.br/


VINÍCIUS A. MIRANDA

Tecnólogo em Comércio Exterior, Teólogo (nível básico), Coordenador J.A da ACP, Líder Master de Jovens e primeira medalha de dedicação do Paraná. Casado com Juliana dos Reis Nogueira Miranda.

Editor geral do Blog Tinguiteen, Blog Esperança, Jovem Adventista, Central de Diretores J.A., Portal J.A. e Colunista do Blog Ação J.A.

Comentários