Salmo 23 - O Senhor é meu Pastor, nada me faltará...

1. Uma fórmula para o pensamento. Um pastor recebeu a visita de um homem que admira muitíssimo. Ele começara a trabalhar em uma certa empresa, muitos anos atrás, exercendo uma função inferior, mas com muita vontade de vencer. Ele era dotado de muitas habilidades, e de uma grande energia, e fez bom uso disso. Hoje, esse homem é o presidente da companhia, e possui tudo que tal cargo representa. Entretanto, durante a caminhada que o levaria a esta posição, ele não obteve a felicidade pessoal. Tornou-se nervoso, tenso, preocupado, doentio. Um de seus médicos sugeriu-lhe que procurasse um pastor. O pastor e ele conversaram sobre os remédios que lhe haviam sido receitados e que ele tomara. Depois, o pastor pegou uma folha de papel e lhe deu a sua receita: ler o Salmo 23, cinco vezes por dia, durante uma semana. Disse que o tomasse exatamente como ele indicara. Primeiro, deveria lê-lo logo que acordasse de manhã, atentamente, meditando bem nas palavras, e em espírito de oração. Depois, ele

Deus à procura de um homem ocupado

Texto: “E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer” (Atos 9:6). Edição Corrigida.

Introdução:

A – Existe uma tendência no ser humano de imaginar que só as pessoas desempregadas e desocupadas é que necessitam de emprego e de trabalho.

1 – Às vezes dizemos: “Ele já tem um bom emprego. Não necessita de nenhum outro serviço. Deve, portanto, ficar onde está”. Ledo engano.

B – Deus, porém, nunca age assim. Paradoxalmente, quando Ele necessita de um trabalhador, preocupa-se em saber se a pessoa já está trabalhando, se já tem alguma ocupação. É esta é a pessoa que Deus usa em Seu trabalho.

1 – Deus nunca usa uma pessoa desocupada e ociosa.

a) Quem está ocupado é porque gosta de trabalhar.

C – Deus sempre usa pessoas ocupadas.

1 – Se você tem dúvidas daquilo que estamos dizendo, então, vamos a alguns exemplos bíblicos:

I – MOISÉS, UM PASTOR OCUPADO – “Apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Mídiã; e levando o rebanho para o lado ocidental do deserto, chegou ao monte de Deus, a Horebe”. (Êxodo 3:1-10).

A – Estava muito ocupado. Apascentava as ovelhas de seu sogro, Jetro.

1 – Foi aí que Moisés viu uma maravilha: uma sarça pegando fogo.

a) A sarça ardia, mas o fogo não apagava.
b) Resolveu aproximar-se para ver de perto o espetáculo.

(1) Foi aí que Deus lhe falou: “Moisés, não te aproximas... O lugar aqui é terra santa. Tira as sandálias dos pés”.

c) Deus lhe falou: “Eu Sou o Deus de teu pai, o Deus Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó”.
d) Aquele homem ocupado tinha agora uma missão especial a fazer: “Vem, agora, e Eu te enviarei a faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito”. (Êxodo 3 10).

2 – Moisés teve de abandonar o seu trabalho de pastor de ovelhas para fazer o grandioso trabalho de Deus pelo seu povo.


II – DAVI, UM JOVEM PASTOR OCUPADO – “Perguntou Samuel e Jessé: Acabaram os teus filhos? Ele respondeu: Ainda falta o mais moço, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé; manda chamá-lo, pois não nos assentaremos à mesa sem que ele venha”. (I Samuel 16:11).

A – Este rapaz ocupado que Deus procurava era Davi.

1 – Para Jessé foi fácil encontrar os seus filhos.
2 – Entretanto, o que Deus queria não foi tão fácil assim.
3 – Foi o último a chegar, porque estava muito ocupado.

a) Davi pastoreava o rebanho da família.

B – Há uma grande semelhança entre o trabalho realizado por Moisés e Davi.

1 – Ambos pastoreavam ovelhas.

a) Pastorear ovelhas era um trabalho nobre.
b) Precisava ter abnegação, paciência...
c) Toda ovelha necessita de um pastor.

(1)Sem um pastor ela se perde facilmente. As ovelhas não têm senso de direção.

III – ELISEU, UM LAVRADOR OCUPADO – “Partiu, pois, Elias dali e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele; ele estava com a duodécima. Elias passou por ele e lançou seu manto sobre ele. Então, deixou este os bois, correu após Elias e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe e, então, te seguirei. Elias respondeu-lhe: Vai e volta; pois já sabes o que fiz contigo. Voltou Eliseu de seguir a Elias, tomou a junta de bois, e os imolou, e, com os aparelhos dos bois, cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram. Então, se dispôs, e seguiu a Elias, e o servia”. (I Reis 19:19-21).

A – Eliseu ocupava-se arando a terra com 12 juntas de bois.

1 – Era um lavrador do solo.
2 – Enquanto Moisés e Davi trabalhavam com ovelhas, Eliseu trabalhava na agricultura, com bois.
a)Deus o tirou de lá para fazer um grande trabalho.

IV – GIDEÃO, UM AGRICULTOR OCUPADO – “Então veio o anjo do Senhor, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o pôr a salvo dos medianitas. Então, o anjo do Senhor lhe apareceu e lhe disse: O senhor é contigo, homem valente”. (Juízes 6:11-14).

A – Gideão malhava o trigo no lagar.

1- Que trabalho difícil e complicado: malhar o trigo no lagar!

a) Hoje, nós usamos o trigo em nossas refeições. Mas já chega à nossa mesa industrializado.

2 – Gideão fazia um trabalho difícil.

3 - Foi aí que Deus o chamou. O povo de Israel, que antes fora oprimido no Egito, agora estava mais uma vez sofrendo nas mãos dos midianitas. Gideão, porém, desprezando um grande exército, por ordem divina, só com 300 homens valentes salvou o povo de Israel das mãos do opressor.

V – PEDRO, ANDRÉ, TIAGO e JOÃO: PESCADORES OCUPADOS – “Caminhando junto ao mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão chamado Pedro, e André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então, eles deixaram imediatamente as redes e O seguiram. Passando adiante, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu e João, seu irmão, que estavam no barco em companhia de seu pai, consertando as redes; e os chamou”. (Mateus 4:18-22).

A – Eram pescadores.

1 – O pescador é um homem ocupado.

a) Que trabalha na hora certa e incerta.
b) Que não tem hora para começar, nem terminar, pois o seu trabalho está atrelado à enchente e vazante das marés.
c) Que trabalha diuturnamente.
d) Que precisa ter paciência, porque existe “o dia do peixe” e “o dia do pescador”.

B – Jesus transformou estes pescadores de peixes em pescadores de homens.

1 – Ocuparam-se por toda a vida em salvar almas.
2 – Morreram trabalhando para o Seu Mestre.


VI – MATEUS, UM FUNCIONÁRIO PÚBLICO OCUPADO – “Partindo Jesus dali, viu um homem chamado Mateus sentado na coletoria e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e O seguiu”. (Mateus 9:9).

A – Mateus trabalhava numa coletoria cobrando impostos.

1 – Era um funcionário público muito ocupado.
2 – Eu sei que existem aqui muitos funcionários públicos.

a) Esses têm hora para começar e hora para terminar o trabalho.
b) São pessoas ocupadas. Talvez, Deus não quer hoje que você abandone o seu trabalho como no caso de Mateus.

(1)Entretanto, mesmo sendo você uma pessoa ocupada, Deus quer que você dedique um pouco de seu tempo em favor do Seu Reino.

VII – LUCAS, UM MÉDICO OCUPADO – “Saúda-vos Lucas, o médico amado, e também Demas”. (Colossenses 4:14).

A – Lucas era médico.

1 – Temos aqui vários médicos...
2 – Que profissão linda! Mas difícil e complicada.

a) O médico, muitas vezes, não tem hora para dormir, tornando-se um escravo de sua profissão.
b) Não tem hora certa para descansar.
c) Aqueles que fazem plantão sempre estão com sono.

Ilustração: Perdi recentemente um amigo de infância. Era médico. Saiu do plantão de manhã cedo e voltava para casa no seu automóvel. Dormiu no volante, dirigindo numa Avenida do Recife, morrendo na hora num acidente automobilístico.

B – Hoje, Deus necessita de médicos para realizar uma grande obra médico-missionária em favor dos que sofrem.

VIII – SAULO DE TARSO, UM HOMEM RELIGIOSO OCUPADO – “Na verdade, a mim me parecia que muitas coisas devia eu praticar contra o nome de Jesus, o Nazareno; e assim procedi em Jerusalém. Havendo eu recebido autorização dos principais sacerdotes, encerrei muitos dos santos nas prisões; e contra estes dava o meu voto, quando matavam. Muitas vezes, os castiguei por todas as sinagogas, obrigando-os até a blasfemar. E, demasiadamente enfurecido contra eles, mesmo na por cidades estranhas os perseguia. Com este intuito, parti para Damasco, levando autorização dos principais sacerdotes e por eles comissionado”. (Atos: 26:9-12).

A – Saulo de Tarso era um homem muito ocupado.

B – Trabalhava contra Deus, perseguindo os cristãos.

1– A Mordomia nos ensina que Deus está sempre disposto a perdoar a nossa ignorância, mas não aceita a nossa falta de sinceridade. Saulo de Tarso era inimigo de Jesus, mas um homem sincero.

2– O problema de Saulo é que ele estava jogando no time errado sem saber, e por isso fazia “gol contra”. Deus, conhecendo a sua sinceridade e disposição para o trabalho, “comprou o seu passe”.

3 – Na estrada de Damasco, ele se encontrou com Jesus. “E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer”. (Atos 9:6) Edição Corrigida.


4– A primeira coisa que Deus fez foi mudar o seu nome de Saulo para Paulo. A partir daí, Paulo começou a trabalhar para a ”Empresa” certa e por Ela deu a sua vida.

a)Deixou de ser um perseguidor e passou a ser um perseguido. Ocupou-se por toda a vida no serviço de Deus.

b) “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a Sua vinda” (II Timóteo 4: 7 e 8).


CONCLUSÃO:

A – Se você está muito ocupado, é exatamente de você que Deus precisa.

B – Deus nunca usa quem não tem o que fazer.

C – Deus sempre usa homens e mulheres ocupados.

1 – Usou Moisés – Um homem ocupados pastoreando as ovelhas..
2 - Davi – Também cuidava das ovelhas de seu pai.
3 – Eliseu - Arava a terra com 12 juntas de bois.
4 – Gideão – Malhava o trigo no lagar.
5 – Pedro, André, Tiago e João - Pescavam no Mar da Galileia.
6 – Lucas – Era um médico ocupado.
7 – Paulo. – Ocupado num trabalho errado.

D – Todos estavam muito ocupados.

1– E você, está muito ocupado?

a) É você que Deus quer usar no Seu trabalho, hoje.

E – Meu prezado irmão, se você está muito ocupado, então, tenha a certeza de que Deus está precisando de você para concluir a Sua Obra. Faça com dedicação a sua parte.

ORAÇÃO: Nosso Deus e Pai, quão bom é saber que Tu sempre estás à nossa procura para nos usar no Teu serviço. Pai querido, mesmo estando ocupados muitas vezes, ajuda-nos a termos forças e disposição para fazer o que tu queres, estando sempre trabalhando ao Teu lado. Nós Te oramos em nome de Jesus. Amém!

Hinos sugeridos: H. A.> 329, 327, 330.

Comentários

  1. Mensagem maravilhosa, é assim que devemos está mesmo ocupado, mas disposto a fazer a obra do Senhor.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Muito bom o estudo de vocês, guiados realmente pelo Espírito Santo, mas o inimigo também está vos penerando, estou orando por vocês. Vigiem!
    No estudo acima, há um erro gritante de referência bíblica. Onde vocês citam Marcos 4:18, deveria estar Mateus. Desculpem minha ousadia, mas é em nome da obra de Cristo. Amém? #Antônio Dias 17 991892058 Whatsapp

    ResponderExcluir
  3. Muito bom e guiado pelo Espírito Santo, mas vigiem, pois pode haver erros, pois o inimigo está rondando vocês. Um grande cometido no estudo acima, onde está dito Mc 4:18,deveria ser Mt. Ok? Desculpe a ousadia. Estou orando por vocês

    ResponderExcluir

Postar um comentário