Nadar, jogar bola ou lavar louça no sábado: pode?

"Toda operação de milagres por Cristo era essencial e devia revelar ao mundo que havia uma grande obra a ser realizada no dia de sábado para alívio da humanidade sofredora, mas não o trabalho comum. Procurar prazeres, jogar bola, nadar, não era uma necessidade, mas pecaminosa negligência do dia sagrado santificado por Jeová. Cristo não realizava milagres meramente para mostrar Seu poder, mas sempre para enfrentar a Satanás ao afligir ele a humanidade sofredora. Cristo veio ao nosso mundo para satisfazer as necessidades dos sofredores aos quais Satanás estava torturando". Ellen White, Carta 252, 1906. citado em Mensagens Escolhidas, vol. 3, 258.

Outras atividades proibidas nos sábados:

"Recomendamos a todos que não lavem sua louça no sábado se for possível evitá-lo. Deus é desonrado por todo trabalho desnecessário efetuado no Seu santo dia. Não é incoerente, e, sim, apropriado, que a louça fique por lavar até o fim do sábado, se isto puder ser feito assim". Ellen White, Carta 104, 1901. citado em Mensagens Escolhidas, vol. 3, 258.

"Barulho ruidoso e contenda não devem ser permitidos em nenhum dia da semana; mas no sábado todos devem manter silêncio. Não devem ser ouvidas ordens em voz alta em nenhuma ocasião; mas no sábado isso é completamente impróprio". Ellen White, Mensagens Escolhidas, vol. 3, 257.

Comentários

  1. Olá,
    Tive a oportunidade de estudar alguns anos no IAENE. Era comum observar alunos bolsistas desenvolvendo as mais diversas atividades, inclusive lavar louça aos sábados. Tenho certeza que essa é uma prática comum nas demais instituições de ensino adventistas. Contudo a liderança das nossas escolas tem ciência da passegem "Recomendamos a todos que não lavem sua louça no sábado se for possível evitá-lo." Ellen White, Carta 252, 1906. citado em Mensagens Escolhidas, vol. 3, 258. Seria realmente impossível evitá-la ou é apenas mais uma incoerência de nossa parte? Um forte abraço e um Feliz Sábado a todos e todas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola' Eduardo tudo bem? A propria biblia responde a tua pergunta. Depois de 5 anos cheguei ate aqui. Um pouquinho tarde para te reponder nao è mesmo? Em Atos 5:29 esta' escrito: Mas importa obeceder a Deus que aos homens. Nao olhe para os homens, mas para os ensinamentos divinos, pois em I samuel 2:30 esta escrito: Eu honrarei aqueles que me honrarao, entao siga os passos de Jesus. Um grande abraço! Paz de Cristo. Que Deus te de muita sabedoria nos ultimos dias. Com afeto! :)

      Excluir
  2. Ola'! Eduardo. A propria biblia responde a tua pergunta. Em atos 5:29 esta' escrito: Mas importa obedecer a Deus do que aos homens. Nao siga homens, siga os ensinamentos do proprio Deus. Ele disse: Eu honrarei aqueles que me honrarao. ( I samuel 2:30). Que Deus te de muita sabedoria. Um grande abraço. Paz de Cristo. :)

    ResponderExcluir
  3. Amigos acredito que em casa isso pode ser possível, mas nas Instituições, Hospitais e demais Instituições isso fique inviável pois outros dependem de serviços básicos como o lavar a louça, já que vão lanchar, almoçar e jantar. Acredito que seria possível cada aluno e funcionário fazer um jejum básico de vez em quando.
    Mas ainda não anularia os bolsistas ou serviçais de realizarem seu trabalho, que aliás, é muito belo e gratificante. Acredito que os que estão para servir devam servir com mais gratidão, assim havia menos insatisfação e mais alegria nos corações mesmo lavando a louça que não pode ficar suja. Entendem?

    ResponderExcluir

Postar um comentário