SALMO 1 - A PRIMAZIA DA PALAVRA

1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2  Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. 3  Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido. 4 Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa. 5  Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. 6  Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá. Este poema é uma introdução de encaixe ao livro de 150 salmos. Revela o padrão básico da sabedoria e adoração de Israel. A vida é vista não nos momentos isolados do presente, mas na perspectiva da eternidade, na visão de Deus. O autor conecta vida humana intimamente com a vontade e o coração de Deus. O salmo lança um apelo desafiador a Israel – e a to

Onde estão esses anjos?


Nós como cristãos ou leitores da Bíblia frequentemente nos lembramos das maravilhosas promessas da Bíblia, como o Salmo 91, especialmente os versos 11 e 12 que dizem:
(Porque aos seus anjos dará ordens ao teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra.)

Você já se perguntou: Onde estão esses anjos?

Minha família e eu já estivemos envolvidos em grandes acidentes de carro, com ferimentos graves.

1.Foi um sábado, dia 23 de agosto de 1986, que começou essa história. Estávamos morando, temporariamente, nos Estados Unidos, onde eu estava fazendo um curso de especialização na área de “aconselhamento matrimonial” minha esposa, eu e meus dois filhos, o menino com cinco anos de idade e a menina com dois, havíamos assistido ao culto na manha de sábado,dia 23, e planejávamos participar de um almoço na casa de um casal de amigos,comemorando seu aniversario de casamento. Estávamos de carona. Nossa amiga, no volante e ao seu lado minha esposa. No banco de trás estavam à filha de nossa amiga, ao seu lado o meu filho, com o prato de salada no colo, e então eu com minha no colo.

Saímos rumo ao local. A certa altura do trajeto era necessário entrar à esquerda. A motorista deu sinal corretamente e diminuiu a velocidade. Os demais veículos passaram normalmente pela direita.Porem um deles, em alta velocidade, dirigido por alguém alcoolizado, bateu violentamente no lado do carro em que eu e minha esposa estávamos, jogando o nosso carro na pista contramão. E então, o outro carro colidiu com o nosso.

Imediatamente vieram os especialistas na prestação de socorro. A ambulância aérea, socorreu os três em estado mais grave, ou seja:minha esposa,minha filha e eu.Fomos imediatamente submetidos a uma cirurgia de crânio.As expectativas eram altamente negativas. Inevitavelmente minha esposa faleceu, minha filha recuperou-se e rapidamente voltou a falar. Eu, porem, fiquei por quarenta dias em coma e então comecei a recuperar-me. Sob a orientação do neurologista que me atendera, no dia 1° de janeiro de 1987 voltei ao Brasil onde dei continuidade aos tratamentos para minha recuperação. Foi um processo muito lento e prolongado. Mas, pela graça de Deus e o auxílio de muitos amigos, foi possível minha recuperação e voltar a uma vida regular com minha família refeita. Ao longo desse processo, frequentemente vinha à minha mente a mesma pergunta: Por que os anjos não me protegeram? Onde estavam os anjos?

2. Atualmente, mais precisamente na sexta-feira 22 de janeiro de 2010, á 11 horas, estávamos indo para Engenheiro Coelho, SP, minha esposa, minha sogra e eu.

No cruzamento vicinal com a rodovia Mogi-Limeira fomos atingidos por um carro que vinha em alta velocidade na contra mão. Esse acidente causou fraturas em nós três e perca total no carro.

Onde estavam os anjos?

Será que os anjos ajudam mais alguns filhos de Deus do que outros? Será que ajudam em certos lugares e horários apenas?

E o que dizer de Davi, que escreveu o salmo antes de nós? Ele fugiu, por muitos anos pra salvar a própria vida.

E Jesus, que após o seu batismo, foi levado para o deserto, ficando sem água por quarenta dias? Ironicamente, o próprio inimigo citou o salmo 91 pra ele, conforme está relatado em Mateus 4:6: Se és Filho de Deus, atira-te a baixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenara a teu respeito que te guardem.

Note que faltava alguma coisa naquilo que o inimigo disse. “Quando Satanás citou a promessa: ‘aos Seus anjos dará ordem ao Teu respeito’(mat. 4:6), omitiu as palavras:’para Te guardarem em todos os Teus caminhos’(salmo 91:11); isto é, em todos os caminhos da escolha de Deus”(E. G. WHITE,O Desejado de Todas as Naçoes 111)

Esse caminho “escolhido por Deus” não nos assegura uma vida fácil,e sim Sua proteção e cuidado.

Considere com carinho essas palavras de encorajamento: ”a presença do Pai circundou a Cristo e nada Lhe sobreveio sem que o infinito amor permitisse, para a benção do mundo. Aí estava Sua fonte de conforto e ela existe para nós. Aquele que estiver impregnado do Espírito de Cristo habita em Cristo. Nada lhe pode tocar a não ser pela permissão de nosso Senhor; e todas as coisas que são permitidas ‘cooperam para o bem daqueles que amam a Deus’”(romanos 8:28).

Essa permição de Deus é evidente na vida de Jó. Quando Satanás quis tentá-lo comprovações Deus impôs os limites Foi assim também com Cristo quando, no jardim do Getsêmani, implorou por alivio. Deus trata conosco em termos de tempo e eternidade. Satanás está sempre procurando nos destruir e Cristo nos advertiu de que enfrentaríamos dificuldades. Porem Deus usara cada aprovação para construir nosso caráter.

Em Romanos 5:1-5 Paulo explica que não deveríamos apreciar apenas a paz e a certeza que vêm do relacionamento de fé com Cristo, mas deveríamos também nos regozijar nas tribulações, “sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; experiência a esperança. Hora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado.” “o fato de sermos chamados a suportar a prova mostra que o Senhor Jesus vê em nós alguma coisa de precioso que deseja desenvolver”(e. w. Ciência do Bom Viver, p.471)Tenha bom ânimo. As divinas promessas de proteção e cuidado são certas. Em Jeremias 29:11 Deus diz: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.



PR. JOSÉ CARLOS EBLING
Doutor em Educação Religiosa e Aconselhamento Matrimonial pela Andrews University. Professor universitário e conselheiro matrimonial no UNASP - campus Engenheiro Coelho, SP. Autor dos livros : Namoro No Escuro, Mosaico Do Amor, Amigos Para Sempre, Sentido Único, Saúde No Relacionamento Familiar, Depressão : Você Não Está Sozinho, Perdas e Danos. Casado com Nair Ebling Coordenadora da Extensão Universitária do Unasp - Campus II e autora de diversos livros Didáticos publicados pela CPB.

Comentários

  1. Pr. Ebling, Deus continue te usando com mensagens maravilhosas como esta. um abraço! Pr. Yuri

    ResponderExcluir

Postar um comentário