Salmo 23 - O Senhor é meu Pastor, nada me faltará...

1. Uma fórmula para o pensamento. Um pastor recebeu a visita de um homem que admira muitíssimo. Ele começara a trabalhar em uma certa empresa, muitos anos atrás, exercendo uma função inferior, mas com muita vontade de vencer. Ele era dotado de muitas habilidades, e de uma grande energia, e fez bom uso disso. Hoje, esse homem é o presidente da companhia, e possui tudo que tal cargo representa. Entretanto, durante a caminhada que o levaria a esta posição, ele não obteve a felicidade pessoal. Tornou-se nervoso, tenso, preocupado, doentio. Um de seus médicos sugeriu-lhe que procurasse um pastor. O pastor e ele conversaram sobre os remédios que lhe haviam sido receitados e que ele tomara. Depois, o pastor pegou uma folha de papel e lhe deu a sua receita: ler o Salmo 23, cinco vezes por dia, durante uma semana. Disse que o tomasse exatamente como ele indicara. Primeiro, deveria lê-lo logo que acordasse de manhã, atentamente, meditando bem nas palavras, e em espírito de oração. Depois, ele

Masturbação: Conselhos Divinos Sobre Esta Prática

Confira abaixo uma coleção de citações dos Testemunhos inspirados sobre a masturbação, uma prática mundana de ambos os sexos e que Deus revelou muita informação importante sobre ela.

Os textos foram copiados sem nenhuma adição ou comentário.

Fontes: Ellen G. White, Conselhos Para a Igreja, 109 a 114; Testemunhos Seletos, vol. 1, 256 a 263; Orientação da Criança, 444 a 446.


Jovens e crianças de ambos os sexos se entregam à masturbação, e praticam este repulsivo vício, destruidor da alma e do corpo. Muitos professos cristãos acham-se tão embotados pela mesma prática, que suas sensibilidades morais não podem ser despertadas para compreender que isto é pecado, e que se nisto continuam, os seguros resultados serão completa ruína do corpo e da mente. O homem, o ser mais nobre da Terra, formado à imagem de Deus, transforma-se em animal! Faz-se grosseiro e corrupto. Todo cristão terá de aprender a refrear as paixões, e a ser regido por princípios. A menos que assim faça, é indigno do nome de cristão.

Alguns que fazem alta profissão de fé, não compreendem o pecado da masturbação e seus seguros resultados. O hábito longamente arraigado lhes tem cegado o entendimento. Eles não avaliam a excessiva malignidade deste degradante pecado que lhes enerva o organismo e destrói a energia nervosa do cérebro. Os princípios morais são demasiado fracos quando em luta com um hábito arraigado. Solenes mensagens vindas do Céu não podem impressionar fortemente o coração não fortalecido contra a condescendência com esse degradante vício. Os sensitivos nervos do cérebro perderam o saudável tono devido à estimulação doentia para satisfazer um desejo não natural de satisfação sensual.

Os nervos cerebrais que se comunicam com todo o organismo, são os únicos meios pelos quais o Céu se pode comunicar com o homem, e influenciar sua vida mais íntima. Seja o que for que perturbe a circulação das correntes elétricas no sistema nervoso, diminui a resistência das forças vitais, e o resultado é um amortecimento das sensibilidades da mente. Em atenção a isto, como é importante que pastores e povo que professam piedade se apresentem limpos e imaculados quanto a tal vício degradante da alma!

Minha alma se tem curvado em angústia, ao ser mostrada a débil condição do professo povo de Deus. A iniqüidade é abundante e o amor de muitos esfria. Não há senão poucos professos cristãos que consideram esse assunto em seu devido aspecto, e que mantêm sobre si mesmos o justo governo quando a opinião pública e o costume os não condena.

Quão poucos refreiam suas paixões por se sentirem sob obrigação moral de fazê-lo, e porque o temor de Deus está diante de seus olhos! As faculdades mais elevadas do homem são escravizadas pelo apetite e por paixões corruptas.

A ociosidade leva à condescendência com hábitos corruptos. O trabalho não cansa e consome a quinta parte do que o faz o pernicioso hábito da masturbação. Se o trabalho simples e bem regulado aborrece vossos filhos, estai certos, pais, de que há alguma coisa mais que lhes está enervando o organismo e produzindo uma sensação de constante cansaço. Dai trabalho físico a vossos filhos, que exija a atividade dos nervos e músculos. A fadiga resultante desse trabalho lhes diminuirá a inclinação para condescenderem com os hábitos viciosos. A ociosidade é uma maldição. Produz hábitos licenciosos.

Geralmente os pais não suspeitam que os filhos compreendem algo a respeito do vício. Em muitíssimos casos, os pais são os verdadeiros pecadores. Têm abusado dos privilégios matrimoniais e, pela condescendência, fortalecido suas paixões sensuais. E ao se fortalecerem estas, têm-se enfraquecido as faculdades morais e intelectuais. O espiritual tem sido superado pelo animalesco. Nascem crianças com tendências animais grandemente desenvolvidas, tendo-lhes sido transmitido o próprio retrato do caráter dos pais. ... Os filhos nascidos desses pais quase que invariavelmente se inclinam aos repulsivos hábitos da masturbação. ... Os pecados dos pais serão visitados sobre seus filhos, pois os pais lhes têm dado o estigma das próprias tendências licenciosas.

A prática de hábitos secretos certamente destrói as forças vitais do organismo. Toda ação vital desnecessária será seguida de correspondente depressão. Entre os jovens, o capital vital, o cérebro, é tão severamente submetido a esforço, em tenra idade, que há uma deficiência e grande exaustão, que deixam o organismo exposto a enfermidades de várias espécies.

Se a prática é continuada nas idades de quinze anos e daí para cima, o organismo protesta contra o prejuízo já sofrido, e continua a sofrer, e os fará pagar a pena da transgressão de suas leis, especialmente nas idades de trinta a quarenta e cinco anos, por muitas dores no organismo e várias doenças, tais como afecções do fígado e dos pulmões, neuralgia, reumatismo, afecções da espinha, enfermidades nos rins, e tumores cancerosos. Alguns dos delicados mecanismos da natureza cedem, deixando uma tarefa mais pesada para os restantes realizarem, o que lhe desorganiza o delicado arranjo, havendo freqüentemente repentina decadência física, cujo resultado é a morte.

A masturbação destrói as boas resoluções, o esforço fervoroso, e a força de vontade para formar um bom caráter religioso. Todos os que têm qualquer verdadeiro senso do que significa ser cristão sabem que os seguidores de Cristo estão na obrigação, como discípulos Seus, de trazerem todas as suas paixões, forças físicas e faculdades mentais, em perfeita subordinação à Sua vontade. Os que são controlados por suas paixões não podem ser seguidores de Cristo.

A força moral está excessivamente enfraquecida, ao entrar em conflito com hábitos estabelecidos. Os pensamentos impuros dominam a imaginação, e a tentação é quase irresistível. Estivesse a mente acostumada a contemplar assuntos elevados, a imaginação educada a ver coisas puras e santas e seriam fortalecidas contra a tentação.


PR. YURI RAVEM
Mestre em teologia e pastor da Igreja Adventista em Pelotas - RS Casado com Andressa, mestre em educação.
Editor Associado do Blog
Nisto Cremos e Editor do Blog Igreja Adventista de Pelotas

Comentários

  1. Nossa, que palavras transformadoras e que mulher inspirada!!!

    ResponderExcluir
  2. Complicado... preciso rever alguns conceitos...

    ResponderExcluir
  3. A maioria dos jovens fazem isso. Eu entendo que isso é pecado e tenho sofrido muito com isso. Ha muito tempo antes de ser Cristão eu praticava muito isso,quando me batizei larguei mas infelizmente eu cair,queria poder ter a ajuda de alguém em quem pudesse conversar,alguém que pudesse me ajudar a largar esse vicio. Quero me Libertar completamente disso. Por favor como fasso pra me libertar disso? Sei que Jesus me liberta,mas preciso de alguém que seja iluminado por ele pra que possa me ajudar a abandonar esse pecado completamente. Me ajudem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grave muitos versículos bíblicos que te ajudem a quando der vontade de fazer esse ato vc pensar neles como Colossenses 3:5 e muitos outros

      Excluir
    2. Eu tbm fui escrava desse vício maldito. Por causa desse vício minha mente e vontades tornou-se depravada e me afastei dO Senhor e dos prinicpios de Sua Palavra. Aprendi a confiar nO Senhor e vivo um dia de cada vez. Meu esposo tem m ajudado nesse assunto!!! Uma das coisas que fiz para me livrar dessa maldição foi de eliminar tudo aquilo que m incitava à masturbação. Vendi minha TV; cortei o Wi-Fi da minha casa; não ouço mais músicas seculares, não fico mais perdendo meu tempo nas redes sociais como facebook nem converso mais com pessoas d sexo oposto de modo privativo. E qdo eu pego o fone de ouvido, meu esposo já chega perto e tbm pega um dos foninhos para m policiar. Combinamos isto!!! Tbm m afastei de pessoas que acham normal essa prática nojenta aoa olhos de Deus! Deixeo tbm d comer certos tipos de alimentos e d usar roupas sensuais e chamativas. Deus tem m ajudado a m liberfar da masturbação, da lascívia e tem me mostrado coisas MAIS excelentes-O céu a ganhar e o inferno a perder! Em Sua Palavra ElE condena a imoralidade e afirma que os que vivem d acordo com os princípios d mundo não poderão serví-LO. Leiam e meditem em.1Joao 2 v15...olha...tem.mtos versos nos quais medito que tem me ajudado a me DESPERTAR que há caminhos que parecem ser bons, contudo, são caminhos de MORTE- e estamos falando aqui de morte erterna. S alguém realmente tiver interesse em s libertar desse maldito vício e precisaf desabafar com alguém, segue meu e-mail: ribeiroluciana5113@gmail.com.
      S Deus m tem ajudado, pode t ajudar tbm!
      Leiam JEREMIAS 29v11 ao 13.

      Excluir
  4. Quando eu ainda era do mundo eu praticava muito esses costumes nojento, agora que comecei a frequentar a igreja, tem cido uma luta terrível, já tentei muito para mas não consigo, é uma vontade dentro de mim que eu não consigo explicar, que cada dia me afastar mais de Deus, e me matar por dentro e por fora e o pior que eu não posso perdi ajudar pois tenho muita vergonha.😢😢😭

    ResponderExcluir
  5. Antis quando eu erra do mundo eu tinha esses constumes nojento, agora que eu comecei a frequentar a igreja tem sido uma guerra dentro de mim, já tentei muito para, mas não consegui, sinto que estou morrendo por dentro e por forra, cinto que isso está me afastando de Deus, e o pior é que não posso perdi ajudar pra ninguém pois tenho vergonha preciso de muito oração! Pois não posso continuar assim.

    ResponderExcluir
  6. eu estou muito triste comigo sou da igreja mas trago este mal comigo nao sei como para

    ResponderExcluir
  7. Mt difícil largar, mas Deus a de nos preencher com coisas boas, se buscarmos elas ler a palavra, orar quando der vontade, inventa algo a fazer....
    Tmb tenho essa batalha dentre de mim!

    ResponderExcluir
  8. Nossa muito difícil mesmo também para mim.. Eu já tentei de tudo, mas parece quando agente quer fugir, mas preso agente fica nesse negócio desgraçado que me persegue por todos os lados, as provocações estão por todas as partes. Por favor orem por mim nesta batalha.
    Me chamo Rapha.

    ResponderExcluir
  9. Eu sei o que me afasta de Deus e me leva a isso, penso muito sobre assa questão. Mas pouco a pouco minha consciência vai anestesiado e eu acabo fazendo de novo. Pra mim, a o arrependimento é a meia volta, observar as pequenas coisas que me levam a esse pecado e ir na direção contrária. Mas nem sempre eu estou ligado a Ele pra eu ele me de forças.
    Deus é paciente com a gente, mas Ele é justo e nao vai livrar de nós as consequências do nosso pecado ( ejaculação precoce, diminuição na sensação de prazer, e muitos outros perigos)
    A Vitoria só vem do nosso Senhor Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  10. Oi boa noite o bom dia meu nome é Eduardo eu também estou passando pela mesma situação não sabem quanto é difícil para com isso eu não sei o que fazer eu tô querendo procurar aJudá mais não consigo fala me da muita vergonha eu necesito de ajuda profissionais. E me gostaria que alguém me ajude a procurar ou que me recomende alguémalguém da igreja .por favor que alguém me ajude

    ResponderExcluir
  11. Não tem sido fácil conviver com este pecado mais em nome de Jesus teremos a Vitória

    ResponderExcluir
  12. É muito difícil, mas o que é impossível para o homem é possível pra Deus.Tenha fé!!

    ResponderExcluir
  13. O ato sexual não é só um ato de prazer. Na minha opinião é uma necessidades, não tenho o dom do celibato. Pessoas solteiras como fazem? Eu mesmo não pratico pq quero, mas pq meu corpo as vezes me obriga mesmo que eu lute contra isso. Já acordei várias vezes me tocando sem perceber. Não me sinto satisfeito em ainda cair nesse hábito uma vez ou outra, mas n posso set hipócrita comigo mesma em dizer que é algo tão simples de se resolver. Se vc assim como eu ainda lida com esse problemas não se culpe, não se afaste de Deus mas clame e peça ajuda até ter a total e completa satisfação somente nEle, até pq o ato da masturbação em uma parte dos casos eu n creio que seja depravação, mas uma real necessidade fisiológica mesmo. Que Deus tenha misericórdia e nos ajude a controlar apetites sexuais até encontramos alguém para que possamos desfrutar das bênçãos matrimoniais em segurança e de acordo com o que Jesus nos ensinou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é meu irmão;vc tá certíssimo!! Essa senhora teve uma crise de diarreia bucal quando falou tantas besteiras e mentiras como essas aí🤦🏾‍♀️

      Excluir
  14. Estou num grupo de oração e hoje um jovem perguntou onde está na Bíblia sobre esta prática. Lembrei que anos atrás lendo um livro de Helen ela comentou que certo irmão ficou mal de cama doente ,então a chamaram para ela ir orar por ele ela estava indo mas Deus a impediu de ir e disse que não era para ir pois o tal irmão desde criança praticava este ato .Não lembro qual livro e pág faz tantos anos que li isto por isto vim procurar por que deixei lá sobre isto que eu pecado sim ,a Bíblia não fala claramente sobre tal prática mas textos bíblicos deixam claro que nosso corpo é o templo do Espírito Santo e temos que cuidar dele não destruir que Jesus pagou alto preço por nós. Entre outros Deus criou homem e mulher para se unir e tornarem uma só carne e que somos imagem e semelhança de Deus .outro texto 2 corínt 6 diz que o homem não tem domínio sobre seu corpo e sim sua mulher e que a mulher não tem domínio sobre seu corpo e sim o homem .Enfim amados lutem com fé que Deus os libertam e vos perdoa

    ResponderExcluir
  15. No livro de Genesis 38:9,10 da uma explicação que essa prática não agrada a Deus. Peço a Deus que me liberte também prática imunda e abominável, que me acomete de tempo em tempo ou seja de mês em mês, as uma semana as vezes mais tempo. Mas ainda está me faltando domínio próprio, sei que depende de mim, ter em primeiro lugar fé em Deus é domingo próprio já estou com dias que não prático essa coisa abominável, é a primeira vez que falo publicamente e sei e tenho certeza que DEUS está ouvindo a minha súplica e dar a o escape no momento da tentação, sou vencedor em Jesus Cristo. Sou adventista há 22 anos . Sinto me liberto a partir do momento que faço essa declaração do meu pecado acariciado. Tudo posso naquele que me fortalece.

    ResponderExcluir
  16. Infelizmente estoy na mesma situação, sabe ja sou velho 57anos e vivo angustiado ,já orei muito fiz pacto com Jesus, disse que não iria mais fazer essa desgraça, mais infelizmente tenho caido nessa desgraça, tenho vergonha de pedir ajuda pois um homem velho como eu ,conheço o evangelho, sofro muito sinceramente quero largar.por favor orem por mim .sofredor de 57anos.quem sabe se Deus tem misericórdia de mim e me liberte dessa prisão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, você não é velho. Um homem com 57 anos, é jovial. Continue falando com Deus, e estude as escrituras sagradas e os escritos, e Deus será contigo. Evite alimentos tais como: carnes, refrigerantes, doces, açúcares e etc que estimulam os nervos. Evite ver cenas que estimulam o prazer e ouvir músicas que mexem com as paixões carnais. Procura ler mais e a manter uma comunhão mais íntima e pessoal com Deus. Ele é contigo! Que Deus te abençoe 🙏

      Excluir
  17. Eu busco solução mas vejo sempre a mesma resposta, os males, e mais e mais me sinto depressivo por isso, pq parece que nao tem mais volta. Me sinto pior do que qualquer drogado... Como pratico isso desde a infância então está demasiadamente tarde demais. Ellen white cita um exemplo em que o espirito santo a orientou NÃO ORAR PELA PESSA, E SE ORRASSE DEUS NAO A OUVIRIA! Sendo assim, se Deus não ouve minha oração ja era pra mim ne!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salmista diz tudo posso naquele q me fortalece, a nossa luta é contra o mal continua firme q o Senhor liberta q o inimigo nunca vai desistir de nos tentar, vai com fé que, aquele q clama o nome do Senhor será salvo.

      Excluir
  18. Já 63 anos são mais de 50 anos me me masturbando e não consigo parar tenho medo de perder minha salvação por conta desse vício por favor alguém me ajude em nome de Deus não tenho vergonha vergonha é pecar contra o Céu whatsapp (11)950244957

    ResponderExcluir

Postar um comentário