Salmo 23 - O Senhor é meu Pastor, nada me faltará...

1. Uma fórmula para o pensamento. Um pastor recebeu a visita de um homem que admira muitíssimo. Ele começara a trabalhar em uma certa empresa, muitos anos atrás, exercendo uma função inferior, mas com muita vontade de vencer. Ele era dotado de muitas habilidades, e de uma grande energia, e fez bom uso disso. Hoje, esse homem é o presidente da companhia, e possui tudo que tal cargo representa. Entretanto, durante a caminhada que o levaria a esta posição, ele não obteve a felicidade pessoal. Tornou-se nervoso, tenso, preocupado, doentio. Um de seus médicos sugeriu-lhe que procurasse um pastor. O pastor e ele conversaram sobre os remédios que lhe haviam sido receitados e que ele tomara. Depois, o pastor pegou uma folha de papel e lhe deu a sua receita: ler o Salmo 23, cinco vezes por dia, durante uma semana. Disse que o tomasse exatamente como ele indicara. Primeiro, deveria lê-lo logo que acordasse de manhã, atentamente, meditando bem nas palavras, e em espírito de oração. Depois, ele

Informação Secreta

"Cingindo os lombos do vosso entendimento sede sóbrios... não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; mas, como é santo Aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver." I Ped. 1:13-15

O plano secreto de Satanás é controlar a mente dos seres humanos para desviá-los dos caminhos de Jesus.

Percebemos na revelação que um dos meios mais eficazes que Satanás usa é cessar a comunicação entre Deus e o homem, que se dá através dos nervos cerebrais. Isso o diabo consegue prejudicando a saúde pelo uso de alimentos estimulantes e hábitos não saudáveis.

Mas se estudarmos mais, vamos descobrir que seu plano é mais amplo, e além de tentar controlar o apetite e gosto, ele deseja manipular os homens através dos outros sentidos, como a visão e a audição.

"Deveis tornar-vos fiéis sentinelas de vossos olhos, de vossos ouvidos e de todos os sentidos se quereis controlar vossa mente e evitar pensamentos vãos e corruptos que mancham a alma." (E.G. White, O Lar Adventista, 401).

Controlando o que vemos e ouvimos, o inimigo de Deus consegue atuar na sede de nossas decisões. Mesmo que nos julguemos incontroláveis por isso, inconscientemente nossas decisões serão tomadas à partir das informações que recebemos constantemente.

"Satanás e seus anjos estão ativos, criando uma espécie de paralisia dos sentidos, de modo a não serem ouvidas as admoestações, advertências e repreensões, ou, se ouvidas, não terem efeito sobre o coração, transformando a vida”. (E.G.White, O Lar Adventista, 401).

Devemos cuidar das músicas que ouvimos, sites que visitamos na internet e programas que assistimos na televisão.

Para sabermos que música ouvir, qual site visitar e qual programa assistir, julgue você mesmo através do texto Bíblico abaixo que provê um princípio infalível de análise:
"Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." Filip. 4:8.

Vamos testar? Pense em uma música secular que está fazendo muito sucesso e um programa de TV de humor ou reality show. Agora analise baseado no texto citado acima: esta música ou programa é: verdadeiro? Honesto? Justo? Puro? Amável? De boa Fama? Tem virtude? Algum louvor? Assim, você será alguém pensante e poderá decidir ser controlado por Satanás ou não!

Algumas pessoas dizem que a única coisa que assistem na televisão são os jornais. Todavia, também devem ser analisados.

“... as coisas ridículas e sensacionais não sejam vistas. Parece que o inimigo é responsável por muitas coisas que aparecem nos jornais. Todo mal que pode ser encontrado é descoberto e desnudado perante o mundo.” (E.G.White, O Lar Adventista, 404).

Gostaria de alertar acerca dos filmes, seriados e novelas. Os autores são instrumentos de Satanás para mudar paradigmas morais e retirar o senso do sagrado e divino da mente humana.

Nunca deveríamos assistir filmes de terror, violência (chamado de forma suave de ação), com padrões morais distorcidos (atores praticam sexo antes ou fora do casamento) e filmes que contenham cenas de nudez (semi-pornográficos). Cuidado com os seriados! O estilo de vida que é proposto ali não está de acordo com o que Deus sonhou para você, e querendo ou não, você agirá inconscientemente baseado no que você vê e ouve. Por isso sua decisão deve ser: “Não porei coisa injusta diante dos meus olhos” Salmos 101:3

Através dos filmes, seriados ou novelas Deus revelou: “A mente é educada para familiarizar-se com o pecado”. (E.White,O Lar Adventista,406).

“O mundo acha-se inundado de novelas de toda sorte. Algumas não são de natureza tão perigosa como outras. Umas são imorais, baixas e vulgares; outras revestem-se de mais refinamento; todas, porém, são perniciosas em sua influência.” (E.G. White, Testemunhos Seletos – vol.1 – 237).

Consegue perceber como Satanás é esperto? Usa coisas agradáveis aos olhos e ouvidos, imagens que nos dão prazer e predem nossa atenção. Com filmes de 2 ou 3 horas, novelas que duram 3 ou 4 meses, e seriados super longos, o inimigo de Deus além de tomar tempo de ler a Bíblia e conhecer os desígnios sagrados, controla nossa mente e decisões!

“Aqueles que não querem ser presa dos ardis de Satanás devem bem guardar as entradas da alma; devem evitar ler, ver, ou ouvir aquilo que sugira pensamentos impuros. A mente não deve ser deixada a divagar ao acaso em todo o assunto que o adversário das almas possa sugerir”. (E.White,Mensagens aos Jovens,285 )

Não é por menos que muitas pessoas perdem o gosto de ler a Bíblia e o Espírito de Profecia! Não sentem prazer nas músicas sacras e muito menos freqüentar a igreja!

“Contemplarão imagens e ouvirão sons, e estarão sujeitos a influências desmoralizantes que, a menos que delas se guardem inteiramente, imperceptível mas seguramente lhes corromperão o coração e deformarão o caráter”. (E.White,O Lar Adventista,406)

Os cinco sentidos são o campo de ação de Satanás – o gosto, o tato, a visão, a audição, e o olfato – todos têm um denominador comum – todos devem ser reduzidos a sentimentos antes de poderem ser usados por Satanás para os adaptar aos seus planos. Ele usa os nossos sentimentos em vez da razão para orientar a vontade. Talvez devêssemos perguntar a nós próprios quantas decisões tomamos cada dia baseadas nos sentimentos, em vez de no uso da razão.

Quando libertamos a nossa vontade das garras de Satanás e a entregamos a Cristo, Ele purifica-a e devolve-a a nós, ligada com a Sua própria vontade. Desta forma, Ele habita em nós e nós n’Ele. O resultado é que, quando fazemos a Sua vontade, estamos fazendo a nossa própria vontade.

Jesus morreu por você e deseja ser o Senhor da sua vida. Ele deseja colocar Suas vestes de justiça para encobrir nossos pecados e nos perdoar. É por isso que Ele tem tanto interesse em que nossas decisões sejam tomadas por uma razão santificada, e não por sentimentos baseados em sugestões satânicas, através daquilo que lemos, ouvimos e vemos.


PR. YURI RAVEM
Mestre em teologia e pastor da Igreja Adventista em Pelotas - RS Casado com Andressa, mestre em educação.
Editor Associado do Blog
Nisto Cremos e Editor do Blog Igreja Adventista de Pelotas

Comentários

  1. Amém,eu fico um tanto Feliz por tantas pessoas com essa visão,acreditem são poucos com essa coragem!E com certeza irei passar a Frente essa menssagem tão Importante!

    ResponderExcluir
  2. Pr. Este tema tem mudado minha forma de ver TV e outras coisas do grande mídia. Saiba que este seu sermão foi o primeiro que preguei em uma igreja, numa programação entitulada "Púlpito Jovem".
    Que Deus abençoe cada vez mais seu ministério.
    Abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário