SALMO 1 - A PRIMAZIA DA PALAVRA

1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2  Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. 3  Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido. 4 Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa. 5  Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. 6  Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá. Este poema é uma introdução de encaixe ao livro de 150 salmos. Revela o padrão básico da sabedoria e adoração de Israel. A vida é vista não nos momentos isolados do presente, mas na perspectiva da eternidade, na visão de Deus. O autor conecta vida humana intimamente com a vontade e o coração de Deus. O salmo lança um apelo desafiador a Israel – e a to

A prioridade das prioridades

Introdução:

A – Prioridade é tudo aquilo que você coloca em primeiro lugar, como mais importante ou urgente em sua vida. Seja qual for a atividade que se depare. Em ordem: espiritual, familiar, profissional, comercial ou em quaisquer outras atividades.
1 – Prioridade vem do latim “priore” que significa qualidade ou condição do que está em primeiro lugar ou do que aparece antes dos demais; primazia de tempo, de ordem ou categoria. Primazia ente dois.
B - A vida humana fica cada vez mais complicada. Correndo em busca das prioridades da vida, muitas vezes falta-nos tempo para tudo, e a vida passa velozmente e amiúde não percebemos.
1 – O homem do Século XXI reclama que lhe falta tempo para realizar tudo o que planejou para o dia, para a semana, para o mês, para o ano e para a vida.

a) Você já parou para pensar em tudo o que planejou para este ano e muita coisa já ficou para trás sem ser realizada. Geralmente, no último dia do ano fazemos compromissos de ler o Ano Bíblico, de estudar a Lição da Escola Sabatina diariamente, de ganhar pelo menos uma alma para Deus. Quando, porém, chega o final do ano, percebemos que nada fizemos e que o nosso Ano Bíblico não passou do livro de Gênesis.
b) A vida passa célere e velozmente. O ano passa como se fosse um mês. O mês passa como se fosse uma semana. A semana passa como se fosse um dia. O dia passa como se fosse uma hora. A hora passa como se fosse um minuto. O minuto passa como se fosse um segundo... E nós passamos pelo tempo.

C – No corre-corre da vida moderna, o homem precisa escolher as suas prioridades.

D – Em se tratando de prioridades, temos entre duas coisas, uma a escolher:

1 – O que é Urgente.
2 – O que é Importante.

I – O URGENTE E O IMPORTANTE

A – Nem sempre o Urgente é o mais importante.
B – Nem sempre o Importante é feito mais urgente.

1 – Talvez, no trocadilho de palavras, você não tenha entendido o que eu quis dizer.

2 – Vamos aos exemplos. Ler a Bíblia, orar, comungar com Deus diariamente, exercitar o ministério pessoal na salvação de almas para o reino de Deus é urgente ou importante na sua vida cristã?

a) Talvez você esteja respondendo que é importante, mas não tão urgente, por isso podemos fazer quando tivermos tempo, amanhã ou depois.

b) Assim, deixamos de orar, de ler a Bíblia, de comungar com Deus, de exercitar a nossa fé na proclamação da mensagem porque podemos fazer depois ou mais tarde.

(1) Aparentemente, ninguém vai morrer porque, em um determinado dia de muitas tarefas, deixou de ler a Bíblia, deixou de orar, deixou de falar do amor de Deus a outrem. Sabemos que é importante, mas não é tão urgente: podemos fazer amanhã, ou depois, ou quando tivermos tempo.

I – O URGENTE E O IMPORTANTE NA VIDA DE DUAS IRMÃS: Lucas 10:38-42

A - Duas irmãs com duas personalidades diferentes. Enquanto uma se preocupava com o que era Urgente, a outra, com o que era Importante.

II – MARTA – PRIORIDADE: O URGENTE. Preocupada urgentemente em resolver um problema sério: fazer comida para Jesus.

A – Ponha-se no lugar de Marta. Imagine se o presidente da república fosse visitar a sua cidade natal e mandasse lhe dizer que iria almoçar em sua casa. Que hora você iria acordar nesse dia? (Talvez nessa noite você nem dormisse). Você iria ficar a manhã toda lendo a Bíblia? Iria orar até às 11 horas? (Talvez você fosse deixar para ler a Palavra de Deus quando o banquete terminasse).
B – Hoje, a vida é muito fácil: vamos ao supermercado e encontramos praticamente tudo pronto. Temos em excesso comida congelada. Fogão a gás ou elétrico, forno microondas, geladeira com alimento estocado e conservado... Tudo nos permite fazer um bom almoço em poucos minutos.
C – Nos dias de Marta, porém, a vida era muito difícil. O forno era a lenha. (E se a lenha estivesse molhada?...).
D – O lado positivo da vida de Marta – Suas virtudes:

1 – Marta era hospitaleira. A hospitalidade é uma característica de um bom cristão.

a) Romanos 12:13 – “Compartilhai as necessidades do santos; praticai a hospitalidade”
b) I Timóteo 5:10 – “Seja recomendada pelo testemunho de boas obras, ... exercitado a hospitalidade, lavado os pés aos santos, socorrido a atribulados, se viveu na prática zelosa de toda boa obra”.
c) Hebreus 13:2 – “Não negligencieis a hospitalidade, pois alguns, praticando-a, sem saber acolheram anjos”.

a) Dificilmente Jesus estaria sozinho. Embora o texto não diga nada, certamente Jesus estaria acompanhado dos 12 discípulos, e Marta se preocupava em preparar comida para 16 pessoas, incluindo os dois irmãos: Lázaro, Maria e ela. (Essa é uma imaginação minha).

2 – Marta era muito responsável ao atendendo as atividades domésticas.
3 – Marta era uma boa cozinheira. Gostava de preparar tudo nos mínimos detalhes.
4 – Marta era uma perfeccionista. Apreciava fazer tudo com muita perfeição.

E – Não se esqueça de que Marta era a dona da casa. “... E certa mulher, chamada Marta, hospedou-O na sua casa”. (Lucas 10:38).

1 – Um ditado popular na minha terra diz assim: “O dono do defunto pega na cabeça”. Se ela era a dona casa, era ela que tinha a obrigação de preparar a comida para os hóspedes, já que certamente não tinha uma empregada.

F – Por isso, sua preocupação era com o urgente: “Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me. Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas”. (versos 40 e 41).

1 – Tinha preocupação com o serviço. A preocupação é o primeiro passo para o estresse
2 – Estava ansiosa. A ansiedade continua sendo uma praga moderna.

a) A ansiedade é o fruto da preocupação.

3 – Estava perturbada. Quem coloca as coisas materiais em primeiro lugar anda cheio de perturbação.
4 – Censura – Censurava não apenas a irmã, mas também a Jesus porque permitia Maria não fazer nada.
a) Dizia: “Ela não trabalha. Está aí sentada a Teus pés”...

III – MARIA – PRIORIDADE: O IMPORTANTE – “... Maria quedava-se assentava aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos”. (verso 39).

A – Certamente, Maria passou a semana inteira ao lado da irmã arrumando a casa para receber o hóspede ou os hóspedes: limpou o banheiro, lavou a casa, tirou a poeira dos móveis, arrumou as cortinas... Não deixou de fazer nada do que era urgente, mas quando Jesus chegou, quis descansar nEle, buscando o mais importante: assentar-se aos pés de Jesus, deixando-O falar das coisas eternas – “A boa parte, a qual não lhe será tirada”.

1 – Estava ali agora a conversar e aprender de Jesus
2 – Não se preocupou mais com a hospedagem, já que a casa era da irmã.
3 – Não se preocupou com a comida, já que a irmã era uma ótima cozinheira.
4 – Não se preocupou com o tempo.

IV – ESCOLHENDO A BOA PARTE – “Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa: Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”. (verso 42).
A – Maria preocupava-se mais com o espiritual que o material. Para ela, Deus estava em primeiro lugar.

1 – Entretanto, é mister evitar os extremos. Muitos cristãos só se preocupam com o espiritual e abandonam tudo o que é material. Não querem mais trabalhar, e passam necessidade, dependendo dos outros. Isso não é um bom exemplo.
a) II Tessalonicenses 3:10 – “Porque, quando ainda convosco, vos exortamos isto: se alguém não que trabalhar, também não coma”.
b) I Tessalonicenses 4:10,11 e 12 – “...Contudo, vos exortamos, irmãos a progredirdes a cada vez mais e a diligenciardes por viver tranquilamente, cuidar do que é vosso e trabalhar com as próprias mãos, como vos ordenamos”.

V – DUAS COISAS IMPORTANTES: TRABALHAR PARA DEUS E APRENDER DE DEUS

A – Marta trabalhava para Deus
B – Maria aprendia com Deus.

1 – Trabalhar para Deus é importante, mas o importante mesmo é aprender cada dia o que Ele quer nos ensinar.

Conclusão:

A – Ouvir a voz de Deus deve ser a nossa maior prioridade. A prioridade das prioridades.

B – Qual tem sido a sua prioridade?

1 – Em ordem: Jesus Cristo, sua família, seu trabalho e negócios, sua igreja, seus amigos?...

2 – Ordene bem a sua vida e seja feliz.

3 – Jesus Cristo nos diz: “Buscai, pois, em primeiro lugar o reino de Deus e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. (Mateus 6:33.

C – Devemos buscar as qualidades positivas de Marta, sem nunca nos esquecermos das virtudes de Maria.

ORAÇÃO: Pai amado, quão bom é sempre ouvir a Tua voz falar à nossa mente e ao nosso coração. Senhor, ajuda-nos a fim de que sempre a prioridade de nossa vida seja a Tua pessoa. Infelizmente, vivemos num mundo materialista onde temos tendências de Te deixar em segundo plano. Que aprendamos a lição que a vida de Maria, irmã de Marta e Lázaro nos legou. Que as coisas urgentes não nos deixe de procurar, em primeiro lugar, as importantes. Que a prioridade das prioridades em nosso viver neste mundo seja Jesus Cristo. É em Seu nome que te pedimos essas bênçãos. Amém!


Hinos sugeridos: H.A., 305, 106, 439.


Pr. Emmanuel de Jesus Saraiva
Natural de São Luís – Ma. Formado em Teologia, Pedagogia e Letras. Autor de dois livros: “Memórias da África” e “A História do Adventismo no Maranhão”. Trabalhou como pastor em várias igrejas no Maranhão, dentre as quais a Igreja Central de São Luís. Foi departamental de Jovens e Educação nas Missões Costa Norte, Central Amazonas e Nordeste e diretor do Educandário Nordestino Adventista – ENA. Por seis anos foi missionário na África, como diretor do Seminário Adventista de Moçambique, onde lecionou várias disciplinas teológicas, dentre as quais Homilética e Oratória. Casado com a professora aposentada Nilde Fournier Saraiva. Tem duas filhas: Raquel e Léia. Trabalhou como pastor por 35 anos. Hoje, jubilado, mora em São Luís - MA e atua como Ancião da Igreja do Colégio Adventista de São Luís - CASL.

Comentários

Postar um comentário