Salmo 23 - O Senhor é meu Pastor, nada me faltará...

1. Uma fórmula para o pensamento. Um pastor recebeu a visita de um homem que admira muitíssimo. Ele começara a trabalhar em uma certa empresa, muitos anos atrás, exercendo uma função inferior, mas com muita vontade de vencer. Ele era dotado de muitas habilidades, e de uma grande energia, e fez bom uso disso. Hoje, esse homem é o presidente da companhia, e possui tudo que tal cargo representa. Entretanto, durante a caminhada que o levaria a esta posição, ele não obteve a felicidade pessoal. Tornou-se nervoso, tenso, preocupado, doentio. Um de seus médicos sugeriu-lhe que procurasse um pastor. O pastor e ele conversaram sobre os remédios que lhe haviam sido receitados e que ele tomara. Depois, o pastor pegou uma folha de papel e lhe deu a sua receita: ler o Salmo 23, cinco vezes por dia, durante uma semana. Disse que o tomasse exatamente como ele indicara. Primeiro, deveria lê-lo logo que acordasse de manhã, atentamente, meditando bem nas palavras, e em espírito de oração. Depois, ele

Mais um fim do mundo - Quem sabe?

Não acontece tão frequentemente quanto outras notícas de caráter apocalíptico; mas de vez em quando, lá vamos sendo presenteados com mais uma eventualmente assustadora teoria acerca de uma data específica na qual o mundo acabará, ou no mínimo um acontecimento cataclísmico se abaterá sobre a Terra. É o caso já célebre do ano 2012.

Desta vez, as alegações são bastante opostas: enquanto uns defendem que naquele ano o mundo chegará ao fim, outros há que profetizam o surgir de uma nova era, mais precisamente para o dia 21 de Dezembro.

Nesta ocasião, o antigo calendário Maia (povo com avançados conhecimentos de astronomia - não confundir com astrologia) determina o final de um ciclo de 5126 anos. Se os eruditos e especialistas naquela civilização conseguem facilmente desmentir a relação entre um fato e outro, já não conseguem evitar a especulação livre que rapidamente se torna em suposto fato.

Não é a primeira vez que algo referente ao futuro ano de 2012 se revela nestes termos.

Riley Martin, um escritor (talvez deva dizer novelista) americano que mantém um ministério radiofónico, afirma que os extraterrestres biavianos irão permitir que embarquemos no Grande Barco Mãe, quando em 2012 a Terra for transformada. Martin reclama existirem sete categorias de extraterrestres, uma das quais ele nem consegue pronunciar o nome, tendo em 1953 mantido contacto com alguns desses seres.

Dannion Brinkley, no seu livro 'Segredos da Luz' escrito em 2007, sugere que 'no ano 2012, a humanidade experimentará transformações mentais e espirituais sem precedentes, coincidindo precisamente com a passagem de grande mudanças físicas pela Terra'.

Alguns membros do movimento da Nova Era defendem que 2012 será um ano de grande transformação espiritual, havendo mesmo a hipótese de um apocalipse; a dúvida está se essa transformação será o fim da civilização ou a elevação da humanidade a um nível superior.

Michael Drosnin reclama que de acordo com certos algoritmos no código da Bíblia, um cometa ou asteróide chocará com a Terra em 2012.

Como não poderia deixar de ser, a Bíblia tem também uma resposta para todas estas questões. Vejamos o que diz o livro sagrado.

A Bíblia afirma, sim, que este mundo acabará. II Pedro 3:10 diz 'mas o dia do Senhor virá como ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão'.

Ou seja, segundo a Bíblia, este mundo (a vida que nele há desde o princípio) será destruído quando o Senhor Jesus voltar.

E diz a Bíblia quando isso acontecerá? Vejamos Mateus 24:35, 36, palavras do mesmo Jesus: 'mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente Meu Pai'.

O fim do mundo, materializado na vinda de Jesus, não é necessariamente um acontecimento trágico, destrutivo, calamitoso. Deus deseja que todo o homem esteja em pé, testemunhando com grande alegria esse dia de salvação. II Pedro 3:9 diz que o Senhor não quer 'que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se'.

No entanto, não somos deixados abandonados quanto à urgente proximidade desse dia. Embora seja propósito divino que ninguém saiba o dia da volta de Jesus, foi Seu desígnio deixar claro alguns eventos que antecederão esse dia.

Diz em Mateus 24: 21-30 'Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver. E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias. Então, se alguém vos disser: eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito; Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que eu vo-lo tenho predito. Portanto, se vos disserem: eis que ele está no deserto, não saiais. Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis. Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem. Pois onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão as águias. E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.'

O fim do mundo virá, sim; mas será como a Bíblia diz e não conforme esta ou aquela teoria que de vez em quando é avançada.

Uma última observação. Deus não deseja que nos percamos em tentativas de adivinhação da data da volta de Jesus. Mas em relação aos acontecimentos que a antecederão, é fácil para nós, ao vermos o estado social e religioso a que o mundo está a chegar, pressupor que alguns desses eventos - ainda não concretizados - estão mesmo 'às portas'. Poderá dar-se o caso do inimigo de Deus estar a preparar-se, através destes seus agentes que profetizam em contradição com a Bíblia, para executar a sua contrafação final para muito em breve, talvez em 2012? Não sabemos, nem vamos perder tempo com isso; mas, no mínimo, temos de assumir isso como uma possibilidade, ainda que especulativa.


FILIPE REIS
Nascido e educado na Igreja Adventista do Sétimo Dia e batizado em Março de 1989, aos 13 anos. Vive em Vila Nova de Gaia, Portugal. Serviu vários anos como Diretor da Escola Sabatina e Ancião na Igreja de Pedroso, Portugal, entre outras funções. Em breve iniciará a formação em Teologia no Colégio Adventista de Sagunto (Espanha), para servir como Pastor. Editor do Blog O Tempo Final. Casado com Sofia, aguardam para breve o primeiro bebé, que se chamará Caleb.

Comentários