Salmo 23 - O Senhor é meu Pastor, nada me faltará...

1. Uma fórmula para o pensamento. Um pastor recebeu a visita de um homem que admira muitíssimo. Ele começara a trabalhar em uma certa empresa, muitos anos atrás, exercendo uma função inferior, mas com muita vontade de vencer. Ele era dotado de muitas habilidades, e de uma grande energia, e fez bom uso disso. Hoje, esse homem é o presidente da companhia, e possui tudo que tal cargo representa. Entretanto, durante a caminhada que o levaria a esta posição, ele não obteve a felicidade pessoal. Tornou-se nervoso, tenso, preocupado, doentio. Um de seus médicos sugeriu-lhe que procurasse um pastor. O pastor e ele conversaram sobre os remédios que lhe haviam sido receitados e que ele tomara. Depois, o pastor pegou uma folha de papel e lhe deu a sua receita: ler o Salmo 23, cinco vezes por dia, durante uma semana. Disse que o tomasse exatamente como ele indicara. Primeiro, deveria lê-lo logo que acordasse de manhã, atentamente, meditando bem nas palavras, e em espírito de oração. Depois, ele

As qualidades dos jovens cristãos

SERMÃO

Texto: I João 2:14.

Introdução:

A - Eu quero falar à juventude hoje pelas mesmas três razões que o apóstolo João foi levado a escrever aos jovens da Igreja cristã primitiva em sua primeira epístola.

1 - Não há melhores razões do que estas. Elas são, hoje, tão poderosas como quando João escreveu a diversas classes de pessoas e deu conselho adequado aos jovens de seus dias.

2 - Os conselhos dados por João aos jovens da Igreja cristã primitiva, ainda servem aos jovens do mundo hodierno.

Eis os conselhos: I João 2:14 (últ. parte) – “Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a Palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno”.

Aí estão as qualidades dos mancebos de João:

I - “JOVENS, EU VOS ESCREVI PORQUE SOIS FORTES”.

A – FORTES FISICAMENTE.

1 - Um jovem crente deve ser forte de físico.
2 - Deve ter boa aparência física.
3- Deve ter saúde física. Não deve ser um “Jeca Tatu”, personagem criado por Monteiro Lobato. Um jovem crente precisa ter boa aparência física.
4 - O maior exemplo é o de Daniel e seus companheiros Hananias, Misael e Ananias. Foram levados cativos para a Babilônia. Chegaram à capital do império muito fracos e cansados da viagem, após caminharem a pé várias semanas, amarrados um ao outro, para não tentarem fugir, sem se alimentarem suficientemente bem. Finalmente, chegaram à Babilônia. Agora tudo mudou. A ordem do rei era que eles fossem alimentados por três anos com os alimentos impuros do lugar para ficarem fortes.

a) “Resolveu Daniel, firmemente, não se contaminar com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar”. (Daniel 1:8).

(1) “No fim dos dez dias, a sua aparência era melhor; estavam eles mais robustos do que todos os jovens que comiam das finas iguarias do rei”. (Daniel 1:15)

Estatísticas:
- Os jovens adventistas nos Estados Unidos, onde foi feita uma pesquisa, têm 50% menos propensão para o câncer. Se a pesquisa tivesse sido feita no Brasil seria a mesma coisa. Por quê? Porque não fumam. Não bebem. Não se prostituem. Não usam drogas. Resultado: Vivem mais.

- Loma Linda, Califórnia - USA. O índice de vida dos adventistas é de seis anos a mais. Motivos: O modo de vida e o regime alimentar que adotam.

5 - Não busque apenas uma academia de ginástica. É importante, mas não fique apenas nisto. Vá em frente. É mister também desenvolver o intelecto e a vida espiritual.
- Não destrua o seu corpo.
- Não use anabolizantes.
- Não use tatuagem, nem piercing ou coisa semelhante. Não é desta beleza de que você precisa.

Ilustração: Eu vi uma jovem na televisão. A moça tinha músculos por todos os lados. Parecia com o “Incrível Hulk”. Ela perdeu as características femininas.

Apareceu também um outro na TV - Campeão de tutuagem. Virou um bicho. Todo tatuado, parecia mais um leopardo ou uma onça pintada que um homem.

B - FORTES MENTALMENTE

1 - O latino Juvenal dizia sempre: “Mens sana in corpore sano” – Mente sã em corpo sadio.
2 - Infelizmente, valoriza-se hoje o corpo em detrimento da mente.

a) Voltemos ao caso dos jovens hebreus na Babilônia. “Em toda matéria de sabedoria e de inteligência sobre o que o rei lhes fez perguntas, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino”. (Daniel 1:20).

(1) Um jovem cristão deve ser assim. Deve ser sempre “a cabeça e não a cauda”.
(2) Jovem, estude. Seja o primeiro e não o último.

C - FORTES MORALMENTE.

1 - Os tempos requerem jovens fortes de corpo, de mente e de caráter.
2 - Jovens firmes, resolutos, dispostos, vigorosos, ativos e com firmeza de caráter.
3 - Querem um exemplo? J O S É.

a) José é um exemplo de um jovem forte. Ele foi tentado pela mulher de Potifar, que pôs os olhos nele e pensou: ”Esse é o cara”! ...
b) A Bíblia retrata José assim: “José era formoso de porte e de aparência”. (Gênesis 39:6)

Pesquisa:
Eu fiz uma Pesquisa a respeito do perfil de José. Dediquei três dias para realizar uma Pesquisa de Campo com as moças da Igreja e alunas do Colégio Adventista de São Luís – CASL e as secretárias da Missão Maranhense. Entrevistei mais de cem moças. Foi um trabalho exaustivo, mas valeu a pena. As meninas que entrevistei imaginaram e me fizeram um retrato falado do perfil de José. Não sei se elas acertaram 100%. Talvez tenham exagerado um pouco, mas aqui está o resultado da Pesquisa:

Nome: J O S É.
Nome dos pais: Jacó e Raquel
Idade: Quando chegou ao Egito, vendido como escravo, tinha apenas dezessete anos. Na flor da idade.
Altura: Alto e esbelto – 1,90 m.
Peso: 85 quilos.
Cor da Pele – Morena cor de jambo
Tamanho dos pés – Grandes. Número 44.
Lábios – Grossos e sensuais.
Olhos – Castanhos, vibrantes e penetrantes.
Cabelos – Castanhos, curtos e ondulados.
Rosto – Ainda imberbe.
Nariz - Bem afilado.
Orelhas – Bem feitas: não eram de abano.
Sobrancelhas – Grossas.
Mãos – Compridas, macias, com unhas bem tratadas, que com o tempo se tornaram toscas e calejadas pelo trabalho braçal que teve de realizar como escravo.
Aparência – Sensual e formosa.
Animal que se assemelha - Empate técnico entre Leão e Gato. Havia outras várias opções: Elefante, Cavalo, Tigre, Cão, Veado, etc. Ninguém quis optar por Veado.

c) As moças sonham com um José assim. Não sei se exageraram. Mas uma coisa é certa: qualquer menina que olhasse para José iria dizer: “Esse rapaz é um gato”!

As moças que estão me ouvindo, se vissem José seria: “Amor à primeira vista”.

d) A esposa de Potifar, quando viu José pela primeira vez, apaixonou-se por ele: foi realmente amor à primeira vista. Certo dia, ela armou uma cilada para se deitar com o jovem hebreu. Pediu que todos saíssem de casa. Mandou chamar José. Ele foi entrando como uma ovelha que é levada ao matadouro. A esposa de Potifar começou mostrando-lhe a casa, indo da cozinha ao quarto, onde ela dormia com o marido. Ali, sozinhos, ela lhe fez uma proposta de amor.

(1) José estava sozinho com ela. Ninguém estava vendo. Ninguém iria saber...

Aplicação homilética: Se você estivesse no lugar de José, como reagiria?

(2) Quantos pensam e agem de maneira diferente de José. Esquecem-se da máxima: “Mato tem olhos e parede tem ouvidos”.

(a) José sabia disto, e preferiu não pecar.

4 - A melhor maneira de não pecar é não querer brincar com o pecado. Diga “não” logo no começo. Se você brincar com o pecado, vai cair. Vai ficar fora de órbita e não volta mais.
5 – José sabia disso e reagiu, logo no começo, dizendo: “Não”. Foi exatamente isto que ele disse: “Como cometeria tamanho mal e pecaria contra o meu Deus?”.(Gênesis 39:9).

a) Se ele tivesse primeiro brincado com o problema, teria caído em seguida.

(1) Jovem, não brinque com o pecado!

6 - Por aí podemos concluir que José era forte moralmente.

Aplicação homilétca: Prezado jovem, neste ponto você é forte ou é fraco?

Ilustração: Congresso de Zurique.
A Igreja Adventista, algumas décadas atrás, realizou um congresso mundial para os jovens. Isso faz muitos anos, mas vale a pena relatar aqui esse fato antigo, por ser interessante. Seis meses antes de os jovens adventistas realizarem o congresso, naquela mesma cidade foi realizado um congresso de música pop. Eram 500 jovens. Terminou em pancadaria. Quebraram tudo no salão. A briga só terminou com a chegada da polícia.

Agora, seis meses depois, iria haver um outro congresso dos jovens adventistas, vindo de toda parte do mundo. A polícia de Zurique estava preocupada. Quando começou o congresso havia guarda por todos os lados para evitar qualquer tumulto. Estavam esperando a hora do quebra-quebra. Nada aconteceu. Os guardas até dormiram.

O congresso precisava de 2.000 transmissores para as pessoas que não sabiam a língua inglesa. Alugaram de uma fábrica. Mas o dono da empresa achou que iria perder tudo. Por isso, exigiu como caução o preço de cada aparelho. A Igreja pagou. Ao terminar o congresso só faltaram 15 aparelhos.

Que tal? De 2.000 aparelhos só desapareceram 15.

E agora, estava certo ou errado?

Foram procurar pelos bancos e encontraram 14.

Agora melhorou. Só um desapareceu. Para você, estava certo ou errado? Somente um!...

Um jovem havia levado no bolso do paletó. Saiu com a sua namorada e se esqueceu de entregar. Ele estava transistorizado! No dia seguinte ele foi levar o aparelho e o devolveu. Estavam agora completos. E devolveram para a firma os 2.000 transistores alugados.

Ali estavam congregados jovens fortes.

Ilustração: Um jovem adventista no exército.
Durante a segunda guerra mundial, nos Estados Unidos, um jovem adventista foi convocado para servir no exército de seu país. Chamava-se Cleveland. Foi convocado a trabalhar no sábado. Recusou. Foi julgado por 25 generais. Ao entrar no salão de julgamento, começaram a amaldiçoá-lo. Chamaram-no de tudo quanto era nome. E o jovem adventista permaneceu firme em seu ponto de vista. Ele era um jovem forte moral e espiritualmente.
Depois de tanto impropério, saíram todos os generais e ficou apenas um. Colocou uma cadeira na frente do jovem. Um olhando para o outro. Por cinco minutos o general esteve olhando nos olhos daquele soldado, e o jovem adventista olhando nos olhos daquele general.

Agora estavam ali os dois travando uma batalha de personalidade.
Se você quiser ver uma coisa interessante fite seus olhos por cinco minutos em um amigo. (Já não digo em uma moça, mas num amigo).

Já fiz isto com minha filha. Ela acha horrível.

Agindo assim, talvez você vá ganhar um inimigo.

Pois bem, com uns três minutos, o jovem não estava resistindo mais aquele general. Foi aí que ele começou a orar: “Senhor, dá-me forças para eu ficar ao Teu lado. Até parece que esse general quer me engolir, mas pelo teu poder esse general não vai me vencer”. E continuou orando.

Com cinco minutos o general baixou a vista. Estava ganha a batalha. O general pediu ao jovem explicação de sua fé. Ele mostrou o sábado do Gênesis ao Apocalipse. Obteve o sábado livre.

Aplicação homilética: Era um jovem forte moral e espiritualmente. É desse tipo de jovem que a igreja necessita hoje.

Como José, aquele soldado adventista era um jovem forte.

“Jovens, eu vos escrevi porque sois fortes”...

II – “A PALAVRA DE DEUS HABITA EM VÓS”.

A - Por muitos anos, em alguns lugares, especialmente nos países comunistas, os jovens não podiam dizer isto.

1 - Eles não possuíam a Palavra de Deus. Nos países da “cortina de ferro” era proibido ter a Bíblia. Eles copiavam partes da Bíblia num caderno para decorar.

Ilustração: Moçambique no período do comunismo os adventistas iam para a igreja e levavam a Bíblia embrulhada no jornal ou dentro de uma bolsa. Ninguém podia saber, nem ver.

2 - No mundo daquela época, eles aspiravam a este Livro.

a) Nós, aqui no Brasil, nunca enfrentamos este problema.

(1) Que bom! Você tem este Livro. A Palavra de Deus está com você.
(2) Mas a minha pergunta é: Está a Palavra de Deus em você?

B - “Está com você” é ter a Bíblia debaixo do braço.

C - “Está em você” é tê-La no coração e na vida.

1 - Não é somente ouvir. Não é somente ler a Palavra de Deus.
2 - João diz: “A Palavra de Deus deve habitar em vós”.

a) Isto é mais importante do que qualquer outra coisa.
b) Exemplo de Davi: “Guardo no meu coração as Tuas Palavras para não pecar contra Ti”. ( Sal. 119:11)

(1) Quando deixou de guardar a Palavra, ele pecou.
(2) Ele diz também: “Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para o meu caminho”. (Salmo. 119:105).

D - Só podemos resistir à tentação conhecendo este Livro.

1 - O exemplo de Jesus. – “Está Escrito”.

a) Onde estava escrito? Na Palavra de Deus.
b) Jesus venceu a tentação usando a Palavra de Deus.

E - A Palavra Escrita precisa ser a Palavra Viva’

1 - Por teu intermédio, por tua vida.
2 - É maravilhoso ser um cristão.

a) Um cristão forte.
b) Um cristão que viva e ame a Palavra de Deus.

III – “JÁ VENCESTES O MALIGNO”

A - O jovem forte vai vencer o Maligno.

1 - Mas não se esqueça: o Maligno é vencido pela Palavra de Deus, e não pela sua força.

a) O Maligno não é vencido pela força física.

b) O Maligno é mais forte, é mais experiente, é mais astuto e mais hábil que nós.

2 - Veja o exemplo de Davi. Quem tinha mais força física, Davi ou Golias? Era Golias.

a) Davi sozinho jamais poderia vencer Golias.

b) Davi disse: “Tu vens a mim com espada, com lança e escudo. Porém eu vou a ti em nome do Senhor dos exércitos”. (I Sam. 17: 45). E matou o gigante!

B - O Maligno é um leão feroz.– “Sede sóbrios e vigilantes. O Diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar”. (I Pedro 5:8)

Ilustração - No sermão “Refúgio Seguro”, eu conto a experiência de um leão que quase me matou. Hoje, vou contar aqui a experiência de Waris Dirie, e não a minha.
A experiência da famosa modelo Waris Dirie, da Somália – África. Ela fugiu de casa para não ser circuncidada (Infibulada) e nem vendida pelo pai a um velho que a trocou por camelos. Tinha 15 anos. Ajudada pela mãe, saiu de casa de madrugada, quando todos dormiam. Viajou da aldeia, onde morava no interior do país, tentando chegar a Mogadício, a capital, onde morava uma tia. Passou uma semana correndo pelos matos e pelo deserto. De dia orientada pelo sol; de noite, pelas estrelas. Não tinha mais o que comer. Um dia apareceu um leão. Ela, com muito medo, se encostou numa árvore. O leão se aproximou dela. Começou a cheirar. Cheirou, cheirou e depois resolveu ir embora. Ela apenas imagina por que o leão não quis comer a carne dela. Das duas, uma: ou estava muito magra e não tinha mais carne ou estava muito mal cheirosa. O leão não comeu. O leão foi embora.

1 - A Bíblia compara o Diabo como um leão. “Sede sóbrios e vigilantes. O Diabo, o vosso adversário, anda em derredor, como um leão que ruge procurando alguém para devorar”. (I Pedro 5:8).

a) O Maligno está em todo lugar. Tem destruído muitos jovens.

(1) O jovem cristão, porém, pode vencer o Maligno.

C - Como podemos vencer o Maligno?

1 - Sendo forte moralmente como José, Daniel, Sadraque, Mesaque, Abdenego.
2 - Sendo forte espiritualmente como eles foram.
3 - Sendo forte com a utilização da Palavra de Deus.
4 - Recebendo a força daquele que venceu o Maligno – Jesus Cristo.

CONCLUSÃO:

A - Meu prezado jovem, como está a sua vida com Deus?

B - Você é um jovem forte?
1 – Forte fisicamente?
2 – Forte mentalmente?
3 – Forte moralmente?

C – Você tem a Palavra de Deus em sua vida?

D - Você quer vencer o maligno?

E - Atente, então, para o conselho de João. Cristo quer lhe dar força para ser um jovem vitorioso: “Jovens, eu vos escrevi porque sois fortes, e a Palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o maligno”.

ORAÇÃO: Senhor Deus e nosso Pai. Acabamos de estudar a Tua palavra que nos mostrou a necessidade de sermos fortes em tudo. Eu te peço agora que abençoes os jovens que ouviram a Tua voz, a fim de que possam cada dia, a exemplo de José, de Daniel, de Sadraque e de Abedenego, serem fortes física, moral e espiritualmente. Queiras abençoar àqueles que estão sendo tentados pelo Adversário. Ajuda-os, a fim de que eles sejam sempre vencedores em Jesus, pois é em Seu nome que te pedimos. Amém!



Hinos sugeridos: H.A., 484, 485, 482



Pr. Emmanuel de Jesus Saraiva
Natural de São Luís – Ma. Formado em Teologia, Pedagogia e Letras. Autor de dois livros: “Memórias da África” e “A História do Adventismo no Maranhão”. Trabalhou como pastor em várias igrejas no Maranhão, dentre as quais a Igreja Central de São Luís. Foi departamental de Jovens e Educação nas Missões Costa Norte, Central Amazonas e Nordeste e diretor do Educandário Nordestino Adventista – ENA. Por seis anos foi missionário na África, como diretor do Seminário Adventista de Moçambique, onde lecionou várias disciplinas teológicas, dentre as quais Homilética e Oratória. Casado com a professora aposentada Nilde Fournier Saraiva. Tem duas filhas: Raquel e Léia. Trabalhou como pastor por 35 anos. Hoje, jubilado, mora em São Luís - MA e atua como Ancião da Igreja do Colégio Adventista de São Luís - CASL.

Comentários

  1. Por essa razão Paulo escreveu: "Ninguém despreze a tua mocidade...".

    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pastor,gostei muito do que o senhor escreveu.Um abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário