SALMO 1 - A PRIMAZIA DA PALAVRA

1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2  Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. 3  Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido. 4 Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa. 5  Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. 6  Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá. Este poema é uma introdução de encaixe ao livro de 150 salmos. Revela o padrão básico da sabedoria e adoração de Israel. A vida é vista não nos momentos isolados do presente, mas na perspectiva da eternidade, na visão de Deus. O autor conecta vida humana intimamente com a vontade e o coração de Deus. O salmo lança um apelo desafiador a Israel – e a to

SAÚDE FAMILIAR

"Relacionamento Sadio ou Doentio na Família Define uma Pessoa Sadia ou Doentia".

Esta é uma declaração. Você concorda ou discorda?

Aqui está outra declaração:

"Pessoas Sadias ou Doentias Definem um Relacionamento Sadio ou Doentio Na Família"

Você concorda ou discorda?

As suas opções ao considerar essas 2 declarações são várias:

1- Você pode concordar com a 1ª e discordar da 2ª
2- Você pode discordar da 1ª e concordar com a 2ª
3- Você pode discordar da 1ª e da 2ª
4- Você pode concordar com a 1ª e com a 2ª

Antes de nos posicionarmos definitivamente precisamos definir o que é Sadio e o que é Doentio tanto para pessoa quanto para o relacionamento na Família.

Há várias maneiras de definir o termo "Sadio" e "Doentio"

Aqui vai a minha definição.

Sadio: É o funcionamento harmonioso de todos os aspectos componentes de uma pessoa ou de um relacionamento na Família.

Doentio nada mais é do que a desarmonia no funcionamento de todos os aspectos componentes, tanto do indivíduo como do contexto social.

Exemplo: Carro = Automóvel

1. Roda Dianteira Direita = RAZÃO
Pensamento
2. Roda Dianteira Esquerda = AÇÃO
3. Roda Traseira Direita = EMOÇÃO
4. Roda Traseira Esquerda = REAÇÃO. Ex. Fisiológica = Medo, Atração, circulação Sangüínea, Suor, etc.
Faltou a 5ª Roda = DIREÇÃO = VOLANTE = VONTADE = Liberdade de Escolha

Controla as rodas 1 e 2 = Dianteiras = Pensamentos e Ação

As 2 rodas traseiras são dirigidas pelas dianteiras.
Saúde é sinônimo de harmonia, equilíbrio, alinhamento.
O volante está em suas mãos. A escolha é sempre sua quanto ao o que pensar e o que fazer.

Pense certo e aja certo.

Conseqüentemente você terá emoções Sadias e reações adequadas.

É no ambiente Familiar que aprendemos a manter equilíbrio, harmonia de todos os aspectos componentes de nossa vida individual e coletiva.

Vamos a um exemplo prático:

O marido sadio deseja = direção

Sentir amor romântico (Emoção 3) pela esposa. Ele então pensa nela, relembrando os mais agradáveis momentos do namoro (Razão 1) e então começa a agir. Pega um lápis, um bonito buque com as flores que ela mais gosta, escreve uma linda frase ou um inspirado poema, (Ação 2). Na primeira oportunidade aproxima-se dela, entrega-lhe o precioso presente, abraça-a, beija-a, sussurra em seu ouvido algumas amáveis palavras e sente uma forte atração física por ela

(Reação 4).

Isso é Sadio, Saudável, Agradável. É uma demonstração do funcionamento harmonioso dos quatro aspectos que compõem essa pessoa.

Ela pensa (Roda 1 = Razão) que ele muito a ama, gosta dessa idéia e deseja retribuir-lhe da mesma forma. (Direção) Alegra-se (r. T 3) Excita-se (r. T 4) e começa a sentir um calor no corpo. Sua um pouquinho e deseja retribuir-lhe (direção)

Pensa, Age, e consequentemente Sente e Reage.

Está Claro?

Consciente ou inconscientemente é sempre assim um r
Relacionamento Familiar Sadio.

São pessoas sadias definindo devidos detalhes e características a todos os membros da Família e a todos os relacionamentos Familiares.

Dúvidas?
Perguntas?
Observações?
Comentários?

A pergunta agora é:

“Como desenvolver e manter um Bom Relacionamento Familiar?”

É o Tema da próxima palestra.


PR. JOSÉ CARLOS EBLING
Doutor em Educação Religiosa e Aconselhamento Matrimonial pela Andrews University. Professor universitário e conselheiro matrimonial no UNASP - campus Engenheiro Coelho, SP. Autor dos livros : Namoro No Escuro, Mosaico Do Amor, Amigos Para Sempre, Sentido Único, Saúde No Relacionamento Familiar, Depressão : Você Não Está Sozinho, Perdas e Danos. Casado com Nair Ebling Coordenadora da Extensão Universitária do Unasp - Campus II e autora de diversos livros Didáticos publicados pela CPB.

Comentários