A Corrida do Cristão

A cada quatro anos, atletas de diversas nacionalidades se reúnem num país previamente escolhido para disputar um conjunto de modalidades esportivas nos famosos Jogos Olímpicos. A bandeira olímpica representa a união de povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados que indicam os cinco continentes e suas cores. Os gregos foram os precursores dos Jogos Olímpicos. Por volta de 2500 a.C. já faziam homenagens aos deuses. Mas foi somente em 776 a.C. que ocorreram pela primeira vez os Jogos Olímpicos de forma organizada. Quando os romanos invadiram a Grécia no século II, muitas tradições gregas, entre elas as Olimpíadas, foram deixadas de lado. Em 392 d.C., os Jogos Olímpicos e todas as manifestações religiosas do politeísmo grego foram proibidos pelo imperador romano Teodósio I, após sua conversão ao cristianismo. Contudo, em 1896, os Jogos Olímpicos foram retomados em Atenas, por iniciativa do francês Pierre de Fredy, conhecido com o barão de Coubertin (veja mais 

SAÚDE FAMILIAR

"Relacionamento Sadio ou Doentio na Família Define uma Pessoa Sadia ou Doentia".

Esta é uma declaração. Você concorda ou discorda?

Aqui está outra declaração:

"Pessoas Sadias ou Doentias Definem um Relacionamento Sadio ou Doentio Na Família"

Você concorda ou discorda?

As suas opções ao considerar essas 2 declarações são várias:

1- Você pode concordar com a 1ª e discordar da 2ª
2- Você pode discordar da 1ª e concordar com a 2ª
3- Você pode discordar da 1ª e da 2ª
4- Você pode concordar com a 1ª e com a 2ª

Antes de nos posicionarmos definitivamente precisamos definir o que é Sadio e o que é Doentio tanto para pessoa quanto para o relacionamento na Família.

Há várias maneiras de definir o termo "Sadio" e "Doentio"

Aqui vai a minha definição.

Sadio: É o funcionamento harmonioso de todos os aspectos componentes de uma pessoa ou de um relacionamento na Família.

Doentio nada mais é do que a desarmonia no funcionamento de todos os aspectos componentes, tanto do indivíduo como do contexto social.

Exemplo: Carro = Automóvel

1. Roda Dianteira Direita = RAZÃO
Pensamento
2. Roda Dianteira Esquerda = AÇÃO
3. Roda Traseira Direita = EMOÇÃO
4. Roda Traseira Esquerda = REAÇÃO. Ex. Fisiológica = Medo, Atração, circulação Sangüínea, Suor, etc.
Faltou a 5ª Roda = DIREÇÃO = VOLANTE = VONTADE = Liberdade de Escolha

Controla as rodas 1 e 2 = Dianteiras = Pensamentos e Ação

As 2 rodas traseiras são dirigidas pelas dianteiras.
Saúde é sinônimo de harmonia, equilíbrio, alinhamento.
O volante está em suas mãos. A escolha é sempre sua quanto ao o que pensar e o que fazer.

Pense certo e aja certo.

Conseqüentemente você terá emoções Sadias e reações adequadas.

É no ambiente Familiar que aprendemos a manter equilíbrio, harmonia de todos os aspectos componentes de nossa vida individual e coletiva.

Vamos a um exemplo prático:

O marido sadio deseja = direção

Sentir amor romântico (Emoção 3) pela esposa. Ele então pensa nela, relembrando os mais agradáveis momentos do namoro (Razão 1) e então começa a agir. Pega um lápis, um bonito buque com as flores que ela mais gosta, escreve uma linda frase ou um inspirado poema, (Ação 2). Na primeira oportunidade aproxima-se dela, entrega-lhe o precioso presente, abraça-a, beija-a, sussurra em seu ouvido algumas amáveis palavras e sente uma forte atração física por ela

(Reação 4).

Isso é Sadio, Saudável, Agradável. É uma demonstração do funcionamento harmonioso dos quatro aspectos que compõem essa pessoa.

Ela pensa (Roda 1 = Razão) que ele muito a ama, gosta dessa idéia e deseja retribuir-lhe da mesma forma. (Direção) Alegra-se (r. T 3) Excita-se (r. T 4) e começa a sentir um calor no corpo. Sua um pouquinho e deseja retribuir-lhe (direção)

Pensa, Age, e consequentemente Sente e Reage.

Está Claro?

Consciente ou inconscientemente é sempre assim um r
Relacionamento Familiar Sadio.

São pessoas sadias definindo devidos detalhes e características a todos os membros da Família e a todos os relacionamentos Familiares.

Dúvidas?
Perguntas?
Observações?
Comentários?

A pergunta agora é:

“Como desenvolver e manter um Bom Relacionamento Familiar?”

É o Tema da próxima palestra.


PR. JOSÉ CARLOS EBLING
Doutor em Educação Religiosa e Aconselhamento Matrimonial pela Andrews University. Professor universitário e conselheiro matrimonial no UNASP - campus Engenheiro Coelho, SP. Autor dos livros : Namoro No Escuro, Mosaico Do Amor, Amigos Para Sempre, Sentido Único, Saúde No Relacionamento Familiar, Depressão : Você Não Está Sozinho, Perdas e Danos. Casado com Nair Ebling Coordenadora da Extensão Universitária do Unasp - Campus II e autora de diversos livros Didáticos publicados pela CPB.

Comentários