Salmo 23 - O Senhor é meu Pastor, nada me faltará...

1. Uma fórmula para o pensamento. Um pastor recebeu a visita de um homem que admira muitíssimo. Ele começara a trabalhar em uma certa empresa, muitos anos atrás, exercendo uma função inferior, mas com muita vontade de vencer. Ele era dotado de muitas habilidades, e de uma grande energia, e fez bom uso disso. Hoje, esse homem é o presidente da companhia, e possui tudo que tal cargo representa. Entretanto, durante a caminhada que o levaria a esta posição, ele não obteve a felicidade pessoal. Tornou-se nervoso, tenso, preocupado, doentio. Um de seus médicos sugeriu-lhe que procurasse um pastor. O pastor e ele conversaram sobre os remédios que lhe haviam sido receitados e que ele tomara. Depois, o pastor pegou uma folha de papel e lhe deu a sua receita: ler o Salmo 23, cinco vezes por dia, durante uma semana. Disse que o tomasse exatamente como ele indicara. Primeiro, deveria lê-lo logo que acordasse de manhã, atentamente, meditando bem nas palavras, e em espírito de oração. Depois, ele

Pr. Élbio Menezes - Estudos em Profecias (3)

ESTUDO 3

Gn 3.15


Antes de estudarmos esta maravilhosa profecia, vamos relembrar um conceito que é fundamental para entendermos o que significa a palavra profecia.

Profecia, segundo o dicionário Aurélio é: “Predição do futuro feita por um profeta; oráculo, laticínio, presságio, prognosticar, prever, antever.”

Vamos analisar várias porções da Bíblia, com a intenção de buscar informação, segurança e esperança para o nosso coração.

Esta profecia é uma das mais antiga que encontramos em toda a Bíblia, pois ela nos leva para o início de todas as coisas, para a criação do homem, para o Jardim do Éden.

Ali viviam nossos primeiros pais, felizes e animados constantemente pela presença do Senhor. Não sabemos por quanto tempo a alegria e a felicidade esteve presente na vida deste casal.

Mas temos a informação pela Bíblia que após desobedecerem a ordem de Deus, o sentimento, as emoções e as reações do casal começaram a ser diferentes.

Assim é descrito na Bíblia Sagrada:

- Sentiram medo – Gn 3.8
- Perceberam que estavam nus – Gn 3.10
- Adão acusou a Eva – Gn 3.11
- Eva acusou a serpente – Gn 3.13

Há um detalhe que chama a atenção de todos nós.

O casal havia pecado, e neste momento Deus não os despreza e nem os rejeita, mas os vê como vítimas de Satanás.

Deus olhou para o casal e compreendeu o drama de alguém quando se torna uma vítima de Satanás e suas mil formas de enganar.

O mesmo sentimento Deus tem hoje ao ver a humanidade envolvida com os vícios, a prostituição, a mentira, o ódio e o orgulho.

Toda vez que alguém se envolve neste mundo escuro do mal, ele o faz porque é vítima. Assim nós temos que olhar para todos os que estão envolvidos no pecado, nas drogas e em toda a sorte de males existentes.

Muitos olham para criminosos e dizem que devem morrer, mas Deus olhou para os primeiros pecadores e mostrou ao casal que havia um plano para libertá-los do mundo que eles estavam envolvidos.

Depois de questionar Adão e Eva porque tinham desobedecido, Deus chegou à outra vítima usada por Satanás; a serpente.

Gênesis 3:14 - Deus pronuncia uma maldição sobre a serpente.

Aqui tem uma bela lição a aprender. Esta maldição não foi para mostrar a ira de Deus sobre os irracionais, mas foi para benefício de Adão.

O objetivo de Deus era impressionar Adão com as conseqüências do pecado.

A serpente torna-se símbolo do mal. Após Deus ter esse diálogo e pronunciar esta sentença sobre a serpente, Ele faz uma profecia:

“E porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”Gn 3.15

Na profecia, Deus deixa de lado a serpente literal, e volta-se para o símbolo do mal - Satanás. Nela são apresentadas duas atividades que Deus iria realizar para livrar o homem do envolvimento com o pecado.

1º “Porei inimizade entre ti (serpente) e a mulher (igreja cristã).”

O pecado seria odiado pelo homem.

Note que quem colocaria este ódio, seria o próprio Deus. “Porei’.

Meu amigo, como precisamos da ajuda divina para não cairmos nas ilusões de Satanás.

Hoje ele continua usando as propagandas para vender cigarro, álcool, como algo muito bom.

Com a ajuda de Deus nós não seremos mais suas vítimas. Amigo, não esqueça de ver o pecador como Deus o vê. O mal é originado na mente de Satanás e ele como um covarde se vale de pessoas inocentes para usá-los para tentar atingir o Criador.

2º “Este (igreja cristã) te ferirá a cabeça e tu (Satanás) lhe ferirás o calcanhar.”

Assim como Deus ajuda o homem a odiar o pecado, Ele também se propôs a ferir a serpente (símbolo do mal) na cabeça - região fatal de uma serpente - mas a serpente iria causar dor e sofrimento, por que ela feriria o calcanhar.

Jesus veio a esta terra e feriu a Satanás, quando na cruz exclamou: “Está consumado”, mas Satanás o feriu, porque o levou a usar uma coroa de espinhos, a carregar uma cruz e ser crucificado entre dois criminosos.

Esta profecia foi cumprida na sua plenitude. Hoje ninguém pode duvidar do que a Bíblia diz. Cristo veio e na cruz venceu a Satanás e isto nos dá segurança porque o que foi prometido por Deus foi cumprido na sua plenitude.

Todos nós devemos nos alegrar com esta profecia, porque um Salvador foi prometido para nos libertar da força do pecado e isto aconteceu à aproximadamente dois mil anos atrás.

Amigo, a profecia de Gênesis 3:15 mostra o grande interesse e o imenso amor de Deus por seus filhos queridos.

Pense nisso e lembre-se: “Crede no Senhor vosso Deus e estareis seguros; crede nos seus profetas e sereis prosperados”.


PR. ÉLBIO MENEZES

Natural de Miraguaí-RS, casado com Marta Peixoto Menezes, pai de dois filhos, Caroline e Wesley. Trabalhou no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Norte do Paraná. Está no ministério adventista por 28 anos e nestes anos foi distrital, departamental, secretário e é presidente de campo por 14 anos. Concluiu seu mestrado em teologia pelo UNASP em 2008.

Comentários