SALMO 1 - A PRIMAZIA DA PALAVRA

1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2  Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. 3  Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido. 4 Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa. 5  Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. 6  Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá. Este poema é uma introdução de encaixe ao livro de 150 salmos. Revela o padrão básico da sabedoria e adoração de Israel. A vida é vista não nos momentos isolados do presente, mas na perspectiva da eternidade, na visão de Deus. O autor conecta vida humana intimamente com a vontade e o coração de Deus. O salmo lança um apelo desafiador a Israel – e a to

A Única Saída nos Últimos Dias para o Cristão Verdadeiro

"À lei e ao testemunho! se eles não falarem segundo esta Palavra, não haverá manhã para eles." Isa. 8:20.

Vamos aprender como salvaguardar nossa vida nestes tempos de crise e enganos.

Não há outro caminho a não ser confiar plenamente na Bíblia – esta é nossa única salvaguarda! Satanás sabe muito bem disso, e fará tudo que puder para que eu e você não estudemos a Palavra de Deus e conheçamos seus enganos nos últimos dias, pois será impossível distinguir o certo do errado sem as Escrituras Sagradas.

É bom sabermos desde agora que, uma vez decididos a guardar os mandamentos de Deus, seremos perseguidos e provados. Hoje ainda temos algumas facilidades para guardarmos o sábado, mas a cada dia será mais difícil.

Aqueles que não conseguem ser fiéis hoje, nas pequenas questões do dia sagrado, serão os primeiros a se afastarem do povo de Deus. Por isso, cada vez que você falta uma aula por causa do sábado, perde uma prova, perde um emprego ou uma promoção, você está fortalecendo sua fé para a prova final, onde muitos terão que escolher entre ser fiel a Deus ou perder a liberdade ou a própria vida.

Os discípulos passaram três anos e meio com Jesus e ouviam dEle constantemente sobre a natureza de Seu reino, que não seria terreno, mas espiritual e vindouro. Mesmo assim quando Jesus morreu, o conhecimento teórico de nada adiantou, e eles sofreram como se nunca houvessem ouvido falar acerca da morte de Jesus. Fugiram amedrontados e a fé vacilou por um momento!

Hoje estamos vivendo os diais finais que antecedem a volta do Messias. Temos conhecimento teórico dos sinais e profecias, mas sem um relacionamento pessoal com Jesus corremos o risco de morte eterna!

Você já deve ter conhecido algum ex-adventista. Alguém que conhece a Bíblia, as profecias de Daniel e Apocalipse e até o Manual da Igreja, mas hoje está fora da igreja. Sabe por que isso acontece? Porque conhecimento teórico sem relacionamento com Deus é inútil! Muitos hoje têm relacionamento com os membros da igreja, com os líderes da igreja e com a instituição igreja, mas não conhecem o dono da igreja: Jesus. Basta um desentendimento com um irmão e pronto: saem da igreja! Somente o estudo da Bíblia e o conhecimento pessoal de Cristo poderão nos salvar em dias de provações!

Conhecer a Bíblia é importante

“Existem hoje milhares de pessoas que professam ser religiosas, e no entanto não podem dar outra razão para os pontos de sua fé, a não ser o haverem sido assim instruídas por seus dirigentes espirituais”. GC, 596.

Os adventistas do sétimo dia são conhecidos no meio cristão como “o povo da Bíblia”. Nossos antecessores na igreja deixaram essa imagem por saberem defender a fé com habilidade no manuseio das Escrituras.

Você sabe defender na Bíblia a sua fé? Conseguiria explicar a origem do sábado, como guardá-lo, quando começa e termina usando somente sua Bíblia? E sobre a imortalidade condicional da alma? Vamos mais além – as 2300 tardes e manhãs? Você pode pensar que estou forçando demais, mas quantos problemas difíceis de matemática, física, química aprendemos a resolver na escola sobre assuntos terrenos e não queremos nos esforçar para aprender acerca das coisas espirituais de conseqüências eternas?

Satanás não quer que você se aprofunde ou pesquise mais a Bíblia! Ele deseja que você simplesmente aceite o que os professores e líderes ensinam, sabe por quê? Porque assim você não consegue explicar para mais ninguém!

Deus não perdoará aqueles que tiveram oportunidade e condições de estudarem a Bíblia e não o fizeram, e pela ignorância foram enganados.

“A ignorância não é desculpa para o erro ou pecado, quando há toda a oportunidade de conhecer a vontade de Deus.” GC, 597.

Assim muitos se perderão achando que, fazendo o que acham certos na vida cristã, se enveredaram por caminhos errados! Examine a Bíblia por você mesmo! Essa é a sua salvaguarda!

Como Estudar a Bíblia

“O primeiro e mais elevado dever de todo ser racional é aprender das Escrituras o que é a verdade, e então andar na luz, animando outros a lhe seguirem o exemplo”. GC, 598.

1. Estude a Bíblia diariamente: crie o hábito de começar o dia estudando a Palavra de Deus.

2. Comece pelos evangelhos que são mais fáceis de entender. Outra opção é ler um capítulo do antigo e um capítulo do novo testamento.

3. Depois de ler, medite e procure entender o que leu. Compare com outras passagens bíblicas, e se necessário, busque ajuda.

4. A Bíblia deve ser interpretada de forma literal e no seu claro sentido, a menos que seja empregado um símbolo ou figura.

5. Nunca estude sem orar primeiro! Estudar a Bíblia sem orar é como navegar sem remar, achando que os ventos e correntes o levarão a um lugar seguro!

6. Use seu raciocínio e intelecto com toda sua capacidade, mas tenha a humildade e submissão de uma criança.

7. Cuidado! Não passe por cima de verdades que você não deseja praticar! É por isso que há dezenas de interpretações de um só texto!

8. Memorize passagens! Elas te ajudarão em tempos de provas e tentações! Esse era um dos segredos de Jesus.

Auxílio dos Anjos

Eu tenho agora algumas surpresas para vocês! Você vai ficar impressionado com o que os anjos poderão fazer para aqueles que estudarem a Bíblia de forma correta.

“Faz parte da atividade dos anjos celestiais preparar o coração para de tal maneira compreender a Palavra de Deus que fiquemos encantados com sua beleza, admoestados por suas advertências, ou animados e fortalecidos por suas promessas.” GC, 600.

Os anjos preparam nosso espírito para estudarmos a Bíblia. Da próxima vez que for estudá-la, ore a Deus pedindo este auxílio.

Mas não pára por aí: “Anjos, porém, acham-se em redor dos que estão desejosos de serem ensinados nas coisas divinas; e no tempo de grande necessidade lhes trarão à lembrança as mesmas verdades de que necessitam.” GC, 600.

Que maravilha! Os anjos nos ajudarão a lembrar dos textos bíblicos nos momentos cruciais da nossa jornada cristã!

A Pedra de Toque

Deus não deixará que nenhuma pessoa sincera, que buscou o conhecimento e a prática da verdade, pereça. Todos terão a oportunidade de fazer sua escolha: ou obedecer a Deus ou aos homens.

O que separará o trigo do joio nos momentos finais será o sábado. O sábado será a pedra de toque! Este é o mandamento que Satanás fez o mundo cristão em sua maioria deitar por terra.

Os Estados Unidos, usando sua influência política e econômica, se unirá com todos os cristãos, católicos, espíritas e protestantes, para impor a guarda do domingo.

“A igreja apelará para o braço forte do poder civil, e nesta obra unir-se-ão católicos e protestantes. Ao tornar-se o movimento em prol da imposição do domingo mais audaz e decidido, invocar-se-á a lei contra os observadores dos mandamentos. Serão ameaçados com multas e prisão.” GC, 607.

Neste dia se cumprirá o que a Bíblia diz em II Tim. 3:12: "Todos os que piamente quiserem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições."

Os fiéis vão ser provados e ficarão por vezes perplexos e desanimados e questionando se estão realmente corretos. A oposição à lei de Deus será tão forte que o erro parecerá o certo. Mas pela Palavra e pelo Espírito Santo saberão que estão corretos.

O Último Convite

Com grande poder o evangelho será pregado, semelhante ao dia do Pentecostes.

“Operar-se-ão prodígios, os doentes serão curados, e sinais e maravilhas seguirão aos crentes. Satanás também opera com prodígios de mentira, fazendo mesmo descer fogo do céu, à vista dos homens. Assim os habitantes da Terra serão levados a decidir-se.” GC, 612.

É assim que todos os habitantes da terra receberão o último convite de Jesus para serem salvos.

Que maravilha poder receber de Jesus todas estas informações! Ele nos ama tanto que nos contou Seus segredos!

Vamos aproveitar o tempo estudando Sua Palavra em oração, e a cada profecia cumprida, nos alegrar, pois o tempo da salvação estará cada vez mais próximo. Ore ao Senhor para que sua mente seja iluminada com as preciosas verdades da Bíblia.

PR. YURI RAVEM
Mestre em teologia e pastor da Igreja Adventista em Pelotas - RS Casado com Andressa, mestre em educação.
Editor Associado do Blog Nisto Cremos e Editor do Blog Igreja Adventista de Pelotas

Comentários

  1. Que maravilha sera ser chamado por Jesus para morar nas mancoes celestiais,para isso devemos fazer nossa parte como cristao.

    ResponderExcluir

Postar um comentário