A Corrida do Cristão

A cada quatro anos, atletas de diversas nacionalidades se reúnem num país previamente escolhido para disputar um conjunto de modalidades esportivas nos famosos Jogos Olímpicos. A bandeira olímpica representa a união de povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados que indicam os cinco continentes e suas cores. Os gregos foram os precursores dos Jogos Olímpicos. Por volta de 2500 a.C. já faziam homenagens aos deuses. Mas foi somente em 776 a.C. que ocorreram pela primeira vez os Jogos Olímpicos de forma organizada. Quando os romanos invadiram a Grécia no século II, muitas tradições gregas, entre elas as Olimpíadas, foram deixadas de lado. Em 392 d.C., os Jogos Olímpicos e todas as manifestações religiosas do politeísmo grego foram proibidos pelo imperador romano Teodósio I, após sua conversão ao cristianismo. Contudo, em 1896, os Jogos Olímpicos foram retomados em Atenas, por iniciativa do francês Pierre de Fredy, conhecido com o barão de Coubertin (veja mais 

Lista de 36 Ministérios Sugestivos

Um conceito interessante para o envolvimento dos membros segundo os seus dons, está relacionado aos ministérios. Visitando o site de uma igreja recentemente extraí uma lista sugestiva de alguns ministérios que poderiam ser implementados dependendo do contexto e necessidades:

  1. Idosos ativos e amigos - membros e amigos que tem 55 anos ou mais. Encontram-se regularmente para estudar a Bíblia e socializar.
  2. Adote um estudante - pessoas com a missão de tornar a educação possível a estudantes, principalmente aqueles que estão longe de casa porque eles pertencem a Deus e tem uma família espiritual que se importa com eles.
  3. Câncer - apóia membros e amigos que são sobreviventes ou estão presentemente enfrentando o câncer. O ministério planeja e conduz seminários para explorar e informar os membros nesse sentido.
  4. Desenvolvimento Profissional - provê informação, treinamento e contatos para que os membros desempregados possam ser inseridos no mercado de trabalho.
  5. Igreja na Sociedade - busca meios e oportunidades de educar, informar e capacitar a congregação e a comunidade para compreender, identificar e advogar a justiça social no mundo.
  6. Escola Sabatina - reúne-se aos sábados pela manhã para estudar a Bíblia em classes para as diferentes idades.
  7. Aconselhamento Matrimonial - profissionais da área de aconselhamento que possam voluntariar-se para trabalhar com indivíduos, famílias ou grupos.
  8. Contra a Violência Doméstica - provê apoio cristão para pessoas envolvidas em relacionamentos abusivos fisica e emocionalmente.
  9. Dramatização - nutre as habilidades de expressão presentes nas crianças e jovens para que comuniquem-se através de encenações.
  10. Estudantes da Bíblia - promove a compreensão das escrituras através de pesquisas, grupos de estudos aprofundados e seminários.
  11. Recuperação do Álcool, do Fumo e das Drogas - encontros semanais para pessoas que estão no processo de recuperação, bem como para familiares e amigos.
  12. Estrada de Emaús - provê companhia, parceiros de oração, ajudantes e amigos para pessoas passando por grief, por meses após o falecimento de um querido.
  13. Guia artístico e literário - informa a família espiritual sobre eventos culturais e artísticos na comunidade apropriados para os membros.
  14. Distribuição de alimentos - provê alimento enlatado e fresco mensalmente para pessoas que necessitam.
  15. Desbravadores e Aventureiros - envolvem crianças e adolescentes em uma série de atividades.
  16. Recepção - cumprimenta visitantes e membros na chegada para os cultos.
  17. Saúde - oferece visitação, oração intercessória e orientação para aqueles que estão lutando contra uma enfermidade.
  18. Bem-Estar - dedica-se à prevenção e informação a respeito de questões de saúde, bem como promover um estilo de vida saudável.
  19. Contra a AIDS - oferece conforto através do apoio, educação e treinamento para pessoas, famílias e amigos impactados pelo HIV e AIDS.
  20. Hospitalidade - promove a hospitalidade entre as famílias da igreja e recepciona os visitantes para o almoço, etc.
  21. Segurança Interna - provê segurança para os membros, as crianças da igreja e os carros estacionados.
  22. Tecnologia de informação - provê serviços de informática para a comunidade e membros.
  23. Aconselhamento legal - ministério de advogados cristãos voluntários que possam orientar a comunidade e a igreja.
  24. Casais - provê atividades e materiais para que os casais possam construir e manter o seu lar.
  25. Aulas de Reforço - envolve jovens e adultos que possam dar aulas de reforço de qualquer matéria.
  26. Mídia - provê serviços relacionados a áudio-visual, impressão, fotografia e telecomunicação para a igreja e comunidade: gravação de áudio, gravação de vídeo, fotografia, publicações, venda e e duplicação de CDs e DVDs,
  27. Grupo de Homens - encontros para trarar assuntos concernentes aos homens e seu relacionamento com Cristo.
  28. Música - membros com dons musicais que possam dirigir grupos musicais, treinar membros e participar na igreja.
  29. Novidade de Vida - encoraja novos membros a começar uma nova jornada providenciando materiais, oração intercessória e estudos bíblicos.
  30. Prisão - visita presos semanalmente, provendo materiais, oração e estudos bíblicos.
  31. Libras - treinamento para intérpretes que possam auxiliar nos cultos e na comunicação com surdos.
  32. Sozinhos - preocupa-se com assuntos relacionados a solteiros, divorciados, viúvos e pais solteiros, e realiza atividades e seminários voltados para esse grupo.
  33. Mulher - provê uma atmosfera para mulheres exercitarem a sua confiança e explorarem maneiras de se fortalecerem em face de dificuldades.
  34. Fidelidade - orientação para novos membros, supervisão do orçamento da igreja e serminários sobre administração doméstica para os membros.
  35. Computação - aulas de informática para comunidade e membros.
  36. Jovens - alimenta jovens, entre 18 e 35 anos, espiritualmente e trata de assuntos relevantes para eles.

PR. MARCELO DIAS

Professor no Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia. Pastor do distrito do Parque dos Trabalhadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Estudou teologia no Brasil e Administração nos EUA. Completou o MBA na Califórnia e cursa o Mestrado em Teologia em São Paulo. É casado com Ana Cláudia V. Mainer.

Comentários