SALMO 1 - A PRIMAZIA DA PALAVRA

1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2  Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. 3  Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido. 4 Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa. 5  Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. 6  Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá. Este poema é uma introdução de encaixe ao livro de 150 salmos. Revela o padrão básico da sabedoria e adoração de Israel. A vida é vista não nos momentos isolados do presente, mas na perspectiva da eternidade, na visão de Deus. O autor conecta vida humana intimamente com a vontade e o coração de Deus. O salmo lança um apelo desafiador a Israel – e a to

As Pessoas que Realmente se Amam Jamais Discutirão ou Brigarão?

Bom seria se fosse assim, mas não é; infelizmente a resposta é não. As pessoas que se amam brigam e discutem, mas não deixam de se amar por causa disso.

É que na realidade do dia-a-dia, os dois estão ativos na vida, ficam cansados, exaustos e nervosos; chegam em casa e discutem sobre coisas idiotas. Isto acontece mesmo, e é normal.

Não quer dizer, que eles se enganaram, que se casaram mal, e que agora serão infelizes no casamento.

Há uma diferença básica entre um bom casamento e um mau casamento, e não é a
ausência versus presença de discussão e desavença. Desavenças ou discussões
ocorrem nos dois tipos de casamentos - no bom e no mau.

A diferença é que no bom casamento, quando ocorre uma discussão, os dois fazem o possível para resolverem os problemas juntos; no mau casamento, cada vez que surge uma discussão ou briga, os dois tentam afastar-se um do outro, porque são egoístas; querem impor a própria vontade e quando não conseguem começam a pensar: “Ah, esse casamento está falido. Eu vou embora!”

Esta é a diferença entre o bom e o mau casamento: a disposição de trabalharem juntos para resolver os problemas e as diferenças, ou então, de se afastarem cada vez que surge um problema.


PR. JOSÉ CARLOS EBLING
Doutor em Educação Religiosa e Aconselhamento Matrimonial pela Andrews University. Professor universitário e conselheiro matrimonial no UNASP - campus Engenheiro Coelho, SP. Autor dos livros : Namoro No Escuro, Mosaico Do Amor, Amigos Para Sempre, Sentido Único, Saúde No Relacionamento Familiar, Depressão : Você Não Está Sozinho, Perdas e Danos. Casado com Nair Ebling Coordenadora da Extensão Universitária do Unasp - Campus II e autora de diversos livros Didáticos publicados pela CPB.

Comentários

  1. gostei muito desse assunto, pois,nos dias de hoje as famílias estão em crise sendo atacadas diretamente pelo inimigo,as tentatações são inúmeras, os nervos estão a flor da pele e muitas vezes desistem muito fácil.
    gostaria que fosse publicado mais artigos como aconselhamentos e discuções sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  2. Estou enfrentando problemas com meu esposo, pois ele toma decisões importantes por conta própria e quando a bomba estoura cai sempre na minha conta e como se não bastasse,me sinto no direito de ter essa "autonomia" e tomo decisões não muito importantes,mas que de certa forma afetam um pouco o nosso relacionamento E ACABAMOS EM DISCUSÃO.Quando tento falar com ele para resolvermos essas diferenças ele não quer conversar;diz que o homem não deve ouvir a mulher e que a última palavra é sempre a dele, mas o problema se repete e a única coisa que me restou fazer é não tentar resolver somente entre eu e meu esposo e sim PERMITIR QUE DEUS ATUE PODEROSAMENTE EM MINHA VIDA.QUERO SER FELIZ NO MEU CASAMENTO.

    ResponderExcluir

Postar um comentário