SALMO 1 - A PRIMAZIA DA PALAVRA

1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2  Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. 3  Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido. 4 Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa. 5  Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. 6  Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá. Este poema é uma introdução de encaixe ao livro de 150 salmos. Revela o padrão básico da sabedoria e adoração de Israel. A vida é vista não nos momentos isolados do presente, mas na perspectiva da eternidade, na visão de Deus. O autor conecta vida humana intimamente com a vontade e o coração de Deus. O salmo lança um apelo desafiador a Israel – e a to

Para Viver Mais

“Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?”– Jesus Cristo

O livro Para Todo o Sempre é a biografia de Peter Marshall, que se tornou capelão do Senado norte-americano no fim dos anos 40. Depois de narrar a emocionante trajetória desse grande pregador escocês, a autora, que também era sua esposa, Catherine Marshall, presenteia os leitores com alguns sermões do marido. Num deles, Peter conta a seguinte história:

Certo homem costumava ir à cidade mais próxima, algumas vezes durante o ano, vender os produtos que, junto com a família, cultivava em suas terras. Um filho sempre o acompanhava. Certa manhã, bem cedo ainda, os dois carregaram o carro de boi e partiram. O moço calculou que, se andassem todo o dia e a noite, chegariam com tempo suficiente para aproveitarem as melhores oportunidades de venda. E, com o rapaz exigindo pressa enquanto fustigava o boi com um aguilhão, iniciaram a jornada. Pedindo calma, o velho esticou-se na carroça, protegeu o rosto com um chapéu e começou a cochilar.

Alguns quilômetros depois, chegaram a uma casinha e o pai, sob protestos do filho, disse: “Vamos parar um pouco e dizer ‘bom-dia’ ao seu tio. Moramos perto e raramente nos encontramos.” Depois de uma longa conversa, retomaram a caminhada. Agora, o pai dirigia a carroça, enquanto o filho descansava. Adiante, numa encruzilhada, tomou o rumo da esquerda. “Pai, você sabe que o caminho da direita é mais curto; já perdemos muito tempo”, disse o filho, ao que o pai respondeu: “Mas o da direita é mais bonito. Tenha calma, e você viverá mais, filho.”

A noite os alcançou num lugar que parecia um jardim, com uma paisagem belíssima. “Vamos dormir aqui”, sugeriu o pai. “Dormir?! Pai, estamos perdendo tempo, você parece mais interessado em olhar flores do que em ganhar dinheiro”, protestou o rapaz. “Obrigado, filho. Esta é a coisa mais bela que você me disse hoje. Tenha calma, você viverá mais”, o pai respondeu. No dia seguinte, mal reiniciaram a caminhada, encontraram um fazendeiro tentando tirar seu carro de um buraco. Sob mais protestos do filho, o homem disse: “Vamos ajudá-lo. Quem sabe, um dia poderemos estar na mesma situação.” Terminado o trabalho, recomeçaram a viagem e, não muito longe da cidade, ouviram um estrondo que pareceu ser um forte trovão, seguido de um intenso clarão e uma imensa nuvem negra. “Chegaremos à cidade debaixo de chuva”, disse o pai, enquanto o filho retrucava: “Eu avisei. Perdemos tempo demais. Os concorrentes levarão vantagem sobre nós.” Novamente o pai respondeu: “Filho, tenha calma; você viverá mais.”

Finalmente, chegaram ao topo de um morro, à entrada da cidade. Ali, perplexos, ficaram olhando-a demoradamente. Viraram a carroça, retomaram o caminho de casa, deixando para trás a cidade que fora Hiroxima, devastada por uma bomba atômica. Então, o filho disse: “É verdade, pai. Viveremos mais.”

Não é sem razão que Jesus Cristo aconselhou: “Não andeis ansiosos pela vossa vida... não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal” (Mateus 6:25, 34). A ansiedade não resolve nenhum problema. Ao contrário, traz prejuízos mentais, emocionais e físicos. Pergunte sobre as razões da longevidade de uma pessoa e, entre muitas, ela dirá: tranqüilidade e confiança. Para viver mais e melhor, deixe suas preocupações no lugar certo: “Lançando sobre Ele [Deus] toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós” (1 Pedro 5:7).


PR ZINALDO A. SANTOS

Jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e com mestrado em Teologia pelo UNASP, atua na Casa Publicadora Brasileira como Editor da revista Ministério e editor associado da Vida e Saúde.

Comentários

  1. GRAÇAS A DEUS, EXISTIU AQUI NA TERRA UM HOMEM DE DE
    DEUS COMO O PASTOR PETER MARCHALL, QUE VIVEIU SUA VIDA PARA O SENHOR JESUS. GLÓRIAS AO SENHOR JESUS ETERNAMENTE , AMÉM.

    ResponderExcluir
  2. GLÓRIAS A DEUS, PELA VIDA EXEMPLAR DO PASTOR

    PETER MARCHALL, DURANTE O TEMPO QUE DEUS PER-

    MITIU ELE VIVER. A BIOGRAFIA DELE É UMA

    BENÇÃO PARA TODOS OS CRISTÃOS.

    ResponderExcluir

Postar um comentário