Salmo 23 - O Senhor é meu Pastor, nada me faltará...

1. Uma fórmula para o pensamento. Um pastor recebeu a visita de um homem que admira muitíssimo. Ele começara a trabalhar em uma certa empresa, muitos anos atrás, exercendo uma função inferior, mas com muita vontade de vencer. Ele era dotado de muitas habilidades, e de uma grande energia, e fez bom uso disso. Hoje, esse homem é o presidente da companhia, e possui tudo que tal cargo representa. Entretanto, durante a caminhada que o levaria a esta posição, ele não obteve a felicidade pessoal. Tornou-se nervoso, tenso, preocupado, doentio. Um de seus médicos sugeriu-lhe que procurasse um pastor. O pastor e ele conversaram sobre os remédios que lhe haviam sido receitados e que ele tomara. Depois, o pastor pegou uma folha de papel e lhe deu a sua receita: ler o Salmo 23, cinco vezes por dia, durante uma semana. Disse que o tomasse exatamente como ele indicara. Primeiro, deveria lê-lo logo que acordasse de manhã, atentamente, meditando bem nas palavras, e em espírito de oração. Depois, ele

O SEU NOME SERÁ MARAVILHOSO


INTRODUÇÃO:  MARAVILHAS DESTE MUNDO

Existem muitas maravilhas em nosso mundo. Maravilhas do passado e do presente. A antiga muralha de da China é uma maravilha do Oriente. O majestoso Taj-Mahal é a obra-prima da arquitetura indiana. A glória da Grécia é ainda o Panteão. O orgulho do Egito são as pirâmides.

A ciência da era espacial tem proporcionado ao homem moderno uma variedade de maravilhas: transistores, computadores, baterias solares, foguetes, aeronaves, e a magia da televisão.

Qual é, porém, a maior maravilha do mundo?

1) O MARAVILHOSO INFANTE

A Maravilha das maravilhas é mencionada nas Escrituras Sagradas:

"Porque um Menino nos nasceu, um Filho se nos deu; ... e o Seu nome será: Maravilhoso". Isaías 9:6

Maravilhoso foi Ele ao nascer como Infante de Belém e ser crucificado como o Cristo do Calvário. Todos os outros homens tiveram um nascimento natural; Ele, um sobrenatural. Sua encarnação desafia a compreensão.

Cristo teve uma infância maravilhosa. À idade de doze anos foi comparado em inteligência aos homens ilustres de seu tempo. Enquanto ainda jovem, viveu com os pais num lar humilde e aprendeu o ofício de carpinteiro.

ILUSTRAÇÃO - TERIA VOCÊ VERGONHA?

Esta história aconteceu na Inglaterra no século XVII. Uma jovenzinha por nome Mary,começou a freqüentar a escola, as coleguinhas zombavam dela pelo fato das mãos de sua mãe serem defeituosas. Ela sentia-se envergonhada quando citavam o nome de sua mãe. Sua mãe percebeu que por frente das garotas ela tinha vergonha e preconceito. Até que um dia sua mãe lhe disse: Mary, você era pequenina, o fogo se alastrava, você seria queimada, mas a mamãe se queimou por amor a você, com isso quero lhe dizer também que Jesus teve suas mãos feridas por amar a humanidade.

2) POR QUÊ MUITOS TÊM VERGONHA DO NOME DE JESUS?

(Maravilhas em Confronto)

A. Ele nunca foi autor; nunca escreveu algo, exceto na areia, o que foi logo apagado. Todavia, escreveram-se mais livros a Seu respeito, do que de qualquer outro homem.
Todos os seus atos extraordinários jamais foram registrados, segundo as palavras de Seu amigo mais íntimo: "Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez. Se todas elas fossem relatadas uma por uma, creio eu, que nem no mundo inteiro caberiam os livros que seriam escritos". S. João 21: 25

B. Cristo não era artista; contudo foi aclamado pela arte. Os maiores quadros do mundo foram inspirados por Ele. A Última Ceia, de Da Vinci; a Transfiguração, de Rafael; os inimitáveis retratos de Cristo de Hoffman são alguns dos que ornam as maiores galerias de arte do mundo. Ele, que nunca pintou um quadro, é o motivo das maiores obras-primas. Como pode ser isso?

C. Cristo não era escultor; no entanto o mundo está cheio de estátuas Suas, como pode ser visto em muitos museus e inumeráveis cemitérios. A maior estátua, o "Cristo Redentor", da América do Sul, encontra-se no alto de uma montanha, contemplando a cidade do Rio de Janeiro.

D. Cristo não era arquiteto; os mais belos edifícios da cristandade, porém, foram dedicados a Ele: Catedral de Reim, na França; S. Pedro, em Roma; Abadia de Westminster, na Inglaterra; e a Catedral de Washington, são alguns exemplos.

E. Cristo não era músico; não obstante, os maiores oratórios e cantatas foram motivados por Sua vida, como pode ser ouvidos nas obras de Haendel, Bach, etc.

F. Cristo não era advogado; mas Sua lei envolve a Terra. Tampouco foi um jurista; entretanto por Ele será julgada toda a humanidade.

G. Cristo não era viajante; não Se afastou mais de 300 km de Seu lugar de nascimento; contudo, seguidores viajam em seu favor até os confins da Terra.

H. Cristo não era historiador; permanece, todavia no ápice da História. Todos os eventos terrestres em relação aos calendários de AC e AD _ cartas, documentos legais, etc. _ testificam que Ele andou entre os homens.

(Curava, Aconselhava, Amava...)

I. Cristo não era doutor; era, porém, o Grande Médico, e curava "toda sorte de doenças e enfermidades" (S. Mateus 10:1). O sofrimento fugia de Sua presença. Quando Ele passava por uma vila, todos os aflitos e sofredores recebiam auxílio. Os males físicos que Cristo curava são deveras expressivos: desordens nervosas, como paralisia, epilepsia, etc.; enfermidades contagiosas com a lepra; distúrbios mentais, hemorragias, infecções, febres, deformidades, cegueira, etc. Jesus nunca dirigiu um serviço fúnebre, porque possuía as chaves da morte, ressuscitando pessoas falecidas. Na verdade, Ele era maravilhoso!

J. Cristo não era psicólogo; contudo, pessoas de todas as classes sociais vinham consultá-lo: advogados, professores, secretários, oficiais do governo, autoridades militares, ricos, pobres, criminosos, adúlteros, ladrões, homens com toda espécie de paixões e impulsos: rivalidades, orgulho, ciúme, etc. Ele sempre estava disposto a ouvir a quem quer que fosse, e em qualquer tempo.

L. Cristo não era professor; nunca freqüentou uma escola; não alcançou altas posições e não teve títulos. Sua mãe foi Sua única professora; a criação era Sua sala de aula, e a natureza, o Seu compêndio. Entretanto, Seu conhecimento e sabedoria causaram admiração aos educadores de seus dias. Em séculos posteriores, algumas das mais importantes universidades foram fundadas por Sua causa.

A linguagem de Seus lábios impressionava os ouvintes, que se contavam aos milhares. Alguns de Seus ensinos mais sublimes foram expressos em linguagens simples _palavras monossilábicas, tais como: "Eu Sou o pão da vida".

Em agricultura, falava das sementes, do solo e da colheita. Em meteorologia, referia-se à previsão do tempo, e foi o único meteorologista de todas as épocas que conseguiu realmente controlar as condições atmosféricas.

Ele falou sobre pérolas de inapreciável valor e do testemunho das rochas. Versou sobre os mais variados assuntos, tais como: relações humanas, política, leis, economia, finanças, histórias, etc. E a reação de Seus ouvintes era: "Jamais alguém falou como este Homem". S. João 7:46.

M. Cristo não era soldado; todavia, foi admirado por profissionais das armas, que diziam: "Verdadeiramente este homem era justo". S. Lucas 23:47.

Outros impérios foram fundados pela força; o Príncipe da Paz não permitiu, porém, que se usasse a espada em Sua defesa, ordenando a Pedro: "Embainha a tua espada; pois todos os que laçam mão da espada, à espada perecerão". S. Mateus 26:52. Seus soldados, hoje, em todas as terras, sob o estandarte do amor, combatem o bom combate da fé, prontos a morrer, se necessário, pela vitória do Seu reino universal.

ELE ERA O CRISTO MILAGROSO. CAMINHOU SOBRE AS ONDAS; PERMANECEU SOBRE O TORMENTOSO MAR; MULTIPLICOU O ALIMENTO PARA A MULTIDÃO; TRANSFORMOU ÁGUA EM VINHO; REDUZIU OS FRUTOS DA FIGUEIRA; DOMINOU DEMÔNIOS; LIVROU PESSOAS DO DOMÍNIO DA MORTE.

(Pobre por Amor)

N. Cristo não era rico; Pobreza e privação foram Sua sorte, conforme indicam Suas próprias palavras: "As raposas têm covis e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça". S. Mateus 8:20

Dos animais tomou emprestado um lugar para seu berço, ao nascer. De um peixe obteve uma moeda para pagar imposto. De uma criança recebeu pão para alimentar os famintos. De um estranho obteve um animal para viajar. Um estranho ajudou-o a carregar a cruz. Um homem abastado proveu-lhe um lugar de sepultamento. Sua única possessão terrestre _ a túnica _ foi-lhe arrebatada na crucifixão e tornou-se objeto de apostas ente Seus algozes.

A despeito de Sua pobreza, mais dinheiro é invertido em favor desse Homem, do que de qualquer outro. Como se explica isso?
Ele era o Filho de Deus e o Filho do homem. "Sendo rico, Se fez pobre por amor de vós, para que pela Sua pobreza vos tornásseis ricos". II Coríntios 8:9.

Cristo morreu para que vivêssemos. Foi vendido pelo preço de um escravo, mas redimiu o mundo. Ele que era o pão da vida sentiu fome ao iniciar o Seu ministério; Ele era a água da vida, sentiu sede ao terminar os Seus dias na Terra.

Foi tratado como merecíamos, para que fossemos tratados como Ele merece; foi condenado por causa de nossos pecados, nos quais não tinha participação, para que fossemos justificados por Sua justiça; foi morto para que tivéssemos a vida que era Sua. "Pelas Suas pisaduras, fomos sarados".

3) O REJEITADO É O REI VINDOURO

Ele foi o Cristo rejeitado. "Veio para que o era Seu, e os Seus não O receberam". S. João 1:11. Foi incompreendido por sua mãe, oprimido por seus irmãos, traído por um discípulo, negado por outro, e abandonado pelos sacerdotes, julgado pelos romanos, açoitado pelos soldados e escarnecido pela multidão.
Sofreu ultrajes em cinco julgamento. Foi preso sem culpa; foi acusado sem provas contra a Sua pessoa, punido sem que houvesse uma sentença condenatória, e morto sem motivo plausível. Foi abandonado por todos os homens, e, finalmente, na cruz, levantou os olhos para o Céu, exclamando: "Deus Meu, Deus Meu, por que Me desamparaste? S. Marcos 15:34.

CONCLUSÃO

Este homem, cujo nome é "Maravilhoso" tem influenciado a História mais do que todos os exércitos, mais que todas as armadas, mais que todas as esquadrilhas, mais que todos os projéteis balísticos, mais que todos os reis.

Como se explica isso?

Eis a única resposta: Cristo foi o Homem mais admirável que já existiu. Ele foi a maior maravilha do mundo.

Atos 4:12 - E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos.

Quão significativa seria a nossa vida se escolhêssemos esta maravilhosa Pessoa como nosso constante Companheiro.

Comentários

  1. Pastor Fábio, exelente postagem, muito inspiradora, uma das mensagens mais bonitas que já vi em minha vida, não tenha dúvida de que você foi usado por Deus. Permaneça sempre assim, deixando-se ser usado por Ele e postando sempre mensagens inspiradoras. Sou leitor assíduo do seu blog e gosto muito das suas mensagens. Até mais, e fique com o *MARAVILHOSO*.

    Icaro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jovem Ícaro. Que o Maravilhoso Jesus esteja contigo todos os dias de sua vida!

      Excluir
  2. Pastor, primo, meu amado irmão, esta mensagem me fez elevar os pensamentos e acreditar cada dia mais neste Maravilhoso Jesus, pois somente o Filho do Pai Celeste pode não ter sido"nada" e ter sido "tudo". Que Deus continue te iluminando sempre!

    ResponderExcluir

Postar um comentário