SALMO 1 - A PRIMAZIA DA PALAVRA

1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2  Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. 3  Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido. 4 Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa. 5  Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. 6  Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá. Este poema é uma introdução de encaixe ao livro de 150 salmos. Revela o padrão básico da sabedoria e adoração de Israel. A vida é vista não nos momentos isolados do presente, mas na perspectiva da eternidade, na visão de Deus. O autor conecta vida humana intimamente com a vontade e o coração de Deus. O salmo lança um apelo desafiador a Israel – e a to

Eu também cansei!

Nome: Elizeu C. Lira Local: Uberlândia : MG : Brasil
Curriculum: Jornalista, ex-Redator da Casa Publicadora Brasileira, Tatuí-SP, atualmente faz pós-graduação em Ciência da Religião.


No dia 27 de julho, a Philips do Brasil publicou um anúncio nos principais jornais do país manifestando apoio ao “Cansei”. A carta da Philips foi alvo de uma saraivada de críticas, inclusive do governo. Muitos segmentos da sociedade brasileira repudiaram o movimento que, segundo os organizadores, não tinha nenhum caráter partidário ou político e “apenas” buscava canalizar o descontentamento e a indignação dos brasileiros com o clímax da violência, desgoverno e caos das instituições no Brasil.

Procurando esclarecer a opinião pública, o presidente da Philips no Brasil, Paulo Zottolo, deu uma entrevista onde afirmou: “O marasmo hoje é do cidadão brasileiro, não é do governo. Como cidadão brasileiro nós estamos [sic] aceitando uma tragédia atrás da outra e paramos de nos indignar. E por que paramos de nos indignar? Por que nós como brasileiros não ligamos para o próximo? Não é isso. É porque a sucessão de tragédias é tão grande que você passa de uma indignação para outra. Você passa do dólar na cueca para o buraco do metrô, para o acidente com o avião da Gol, para o acidente com outro avião, para uma notícia [sic] que você está voando no espaço aéreo com um buraco negro e que você pode bater com contrabandista, com bala na favela, com garoto sendo arrastado no cinto de segurança de um carro no Rio... Portanto, ‘Cansei’”.

Embora não faça parte de nenhum partido político ou mesmo agremiações não-partidárias tipo o “Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros”, este colunista quer, também, manifestar publicamente o seu descontentamento com esta avalanche de coisas erradas que estão aí causando dor, perplexidade e comoção mundial. Cansei de ver tanta gente na miséria, enquanto os bancos batem sucessivos recordes de lucros em seus relatórios. Cansei de ver crianças fazendo malabarismos nos semáforos, quase sendo atropeladas pelos carros, à cata de algumas moedas para saciar a fome. Cansei de ver adolescentes nos postos de gasolina, nas entradas e saídas das grandes cidades, vendendo o corpo e a alma por uns míseros reais – enquanto os governantes gastam milhões em campanhas que nem de longe tocam nas causas estruturais da miséria e prostituição infantil.

Eu também cansei de ver os idosos sendo maltratados e explorados em asilos e outros lugares estranhos que deveriam servir de lar e abrigo para eles. Cansei de ver os velhinhos sendo assaltados e mortos nos caixas eletrônicos – hoje mesmo, um deles foi impiedosamente executado porque, sob a ameaça do revólver, não conseguiu lembrar o número da senha bancária. Cansei de ver estradas esburacadas e pessoas mortas em acidentes, por causa da negligência e irresponsabilidade dos governantes. Cansei de ver as pessoas sofrendo e vindo a morrer sem a mínima assistência médica, nos hospitais públicos do Brasil – por sinal, o ministro da área já reconheceu a falência do SUS.

Cansei de ver líderes políticos a pairar como zumbis alucinados acima da coleção de denúncias fundadas e das “histórias pra boi dormir” engendradas por eles e seus defensores. Cansei de ver a moral dos governantes vilipendiada e a memória dos grandes estadistas e homens públicos do passado sendo jogada pelo ralo – na grande rede de esgoto que se tornou a política brasileira. Cansei de ver os iraquianos se matando como moscas, em seu próprio país. De ver as agressões ao meio ambiente perpetradas por Bush e outros líderes mundiais. Cansei de ver a escalada da violência, a insensibilidade dos governantes e o total desprezo pela vida humana. Cansei de ver a ganância dos ricos, com a sua ostentação, e a insensibilidade para com a penúria dos pobres. Cansei de ver a imoralidade tornando vis os chamados horários nobres das grandes redes de TV.

Em suma, eu cansei: Cansei de ver a verdade bíblica posta de lado e a mentira deslavada dos “descarregos” e “encostos” cada vez mais disseminada pelos vendilhões do templo. Cansei de ver o pecado exaltado e as virtudes ridicularizadas. Cansei de ver o choro, tristeza, dor e separação causados pela morte de entes queridos. Cansei dos prazeres efêmeros deste mundo. Cansei de buscar a felicidade aqui na Terra – porque, agora, reconheço e afirmo que este mundo tornou-se um lugar inadequado para os filhos de Deus. Portanto, agora descanso unicamente na promessa infalível do Senhor: “E, quando Eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde Eu estou, estejais vós também” (João 14:3). Cansei da Terra! Aguardo o Céu!

Fonte: (http://colunas.7comnews.com/elizeuclira_colunaeutambemcansei.php)


Comentários