Salmo 23 - O Senhor é meu Pastor, nada me faltará...

1. Uma fórmula para o pensamento. Um pastor recebeu a visita de um homem que admira muitíssimo. Ele começara a trabalhar em uma certa empresa, muitos anos atrás, exercendo uma função inferior, mas com muita vontade de vencer. Ele era dotado de muitas habilidades, e de uma grande energia, e fez bom uso disso. Hoje, esse homem é o presidente da companhia, e possui tudo que tal cargo representa. Entretanto, durante a caminhada que o levaria a esta posição, ele não obteve a felicidade pessoal. Tornou-se nervoso, tenso, preocupado, doentio. Um de seus médicos sugeriu-lhe que procurasse um pastor. O pastor e ele conversaram sobre os remédios que lhe haviam sido receitados e que ele tomara. Depois, o pastor pegou uma folha de papel e lhe deu a sua receita: ler o Salmo 23, cinco vezes por dia, durante uma semana. Disse que o tomasse exatamente como ele indicara. Primeiro, deveria lê-lo logo que acordasse de manhã, atentamente, meditando bem nas palavras, e em espírito de oração. Depois, ele

SAÚDE PELA BOA ALIMENTAÇÃO


O homem moderno está tendo um ritmo de vida totalmente contrário do plano do Criador, e como conseqüência surge o sofrimento, as doenças, e muitas vezes a morte.
Nunca, na verdade, o mundo foi tão pródigo e sofisticado na produção de alimentos, como agora. Estão ao alcance de nossas mãos, em rótulos coloridos e atraentes uma infinidade de alimentos sobrecarregados de estabilizantes, aromatizantes, adoçantes e outros aditivos químicos prejudiciais à saúde.
Nos supermercados as pessoas estão com seus carrinhos repletos de alimentos industrializados e apenas uma ou outra qualidade de legumes e frutas. Não é de admirar que nossas crianças não tenham o hábito de comer alimentos vegetais, e que formem hábitos tão errados de alimentação.

As pesquisas já verificaram que:

  • Há supervalorização dos alimentos refinados;
  • Há exagerada importância das proteínas e gorduras animais;
  • O uso exagerado de sal, açúcar e condimentos;
  • Come-se muito rápido;
  • Há intervalos irregulares entre as refeições;
  • Há ingestão de alimentos excessivamente quentes ou frios;
  • Há um baixo consumo de frutas e hortaliças cruas;
  • Existe grande falta de moderação na ingestão de líquidos junto ou logo após as refeições.
Estas são as causas marcantes das doenças do aparelho digestivo, e das suas manifestações dispépticas (distúrbios). Além disso, as doenças crônicas mais comuns em nossa sociedade são relacionadas com a nutrição, tais como: vários tipos de câncer, diabetes, hipertensão arterial, acidente vascular cerebral (derrame), doenças reumáticas, cardíacas, etc.

APARELHO DIGESTIVO

O aparelho digestivo humano é denominado tubo digestivo, pois na verdade é composto por um tubo de mais ou menos 10 metros de comprimento, que recebe nomes específicos conforme a localização e a função que desempenha, indo da boca até o anus.
O tipo de alimento ingerido muitas vezes é a causa de grandes distúrbios e doenças. Se apenas mudassem seus hábitos alimentares teriam resolvido uma grande porção de suas enfermidades.
O processo digestivo inicia-se na boca com enzimas da saliva, a ptialina, que é responsável por 40% da digestão do amido. Podemos prestar atenção, que quando tomamos grande quantidade de líquido, mastigamos muito menos e utilizamos menos saliva. O alimento, então, desce quase inteiro ao estômago e a digestão que deveria iniciar na boca, é mais demorada.
O excesso de líquido, durante as refeições, dilui as enzimas e o ácido clorídrico produzidos no estômago, dificultando o processo digestivo. Outra função importante do ácido clorídrico é sua ação como anti-séptico, matando as bactérias dos alimentos, pois em cada grama de alimento ingerido, existe uma média de 10 mil bactérias. Vejam, então, como é fundamental sua correta concentração.

CARNES E GORDURAS

As carnes vermelhas e gorduras representam outro grande problema, pois atrasam muito a digestão. As refeições que constam de carboidratos, que são os amidos (cereais) deixam o estômago em 1° lugar, em seguida vem as proteínas e por último as gorduras, que, quando ingeridas em excesso, permanecem no estômago por muito tempo. As pesquisas demonstraram que não é raro encontrar alimentos no estômago 24 horas após a ingestão de carne gordurosa, pois as gorduras não só ficam mais tempo no estômago, como ainda retardam a saída dos outros alimentos.
Os estudos tem demonstrado a grande relação que há entre a quantidade de carne e gordura ingerida e o aparecimento de vários tipos de câncer.


SUBSTITUIÇÃO DE ALIMENTOS CRUS POR COZIDOS

No livro "A cura e a Saúde pelos Alimentos", do Dr. Schneider, é narrada a experiência do Dr. Carrisson, que alimentou macacos com sua comida habitual, mas cozida. A conseqüência foi uma redução nas funções digestivas, o aparecimento de úlcera no estômago, inflamação no intestino, e finalmente, o câncer.
Não podemos deixar de reconhecer que a panela trouxe também vantagens, pois há alimentos que são aproveitados apenas quando cozidos, como os feijões por exemplo. O abuso do cozimento, a substituição quase total de alimentos crus por cozidos é que nos prejudicam, pois o calor não só destrói muitas vitaminas, como também as enzimas (fermentos) muito importantes para o processo digestivo.

IMPORTÂNCIA DAS FIBRAS

As fibras são fundamentais para nossa dieta, pois cada grama de fibra ingerida, retém 15 gr de água, promovendo assim o amolecimento das fezes, aumentando assim a freqüência das evacuações. Também são capazes de diminuir a concentração de glicose em pacientes diabéticos.
Já que as fibras são tão importantes para nossa dieta, quais os alimentos que contém fibras ? ® todas as frutas, especialmente se ingerirmos o bagaço; todas as verduras, os feijões, aveia e todos os alimentos integrais.
As maiores autoridades mundiais em doenças do aparelho digestivo, dizem que a dieta é o fator conhecido mais importante na origem do câncer do intestino grosso (cólon e reto), e que a dieta rica em proteínas (carne e gordura animal) e pobre em fibras, leva a produção de compostos cancerígenos.

COMBINAÇÃO DE ALIMENTOS

No livro Conselho Sobre Regime Alimentar, pag. 109, a escritora E. G. White nos diz: "O conhecimento sobre a conveniente combinação de alimentos é de grande valor e deve ser recebido como sabedoria de Deus". O que vemos hoje na igreja é uma má compreensão deste assunto, e isto tem causado muitos danos a reforma de saúde da igreja. Este é um assunto simples porque as necessidades básicas do organismo podem ser divididas em três grupos principais de alimentos:
  • Energéticos
  • Construtores
  • Reguladores

1) ENERGÉTICOS - São formados pelos seguintes alimentos:

  1. Cereais (Arroz, trigo, milho e seus derivados como o pão, macarrão, fubá, maizena, etc.).
  2. Raízes feculentas (batata, mandioca, cará, etc.)
  3. Óleos, creme deleite, gorduras, etc.
  4. Doces, mel, melado, rapadura, açúcar mascavo, etc.
Os energéticos são muito importantes porque fornecem calorias (energia) para o organismo. Estes alimentos compõem o combustível da vida. Sem eles as células não tem energia para as suas atividades.

2) CONSTRUTORES - São representados pelas proteínas.


  1. Feijões em geral (soja, grão de bico, lentilha, etc.)
  2. Castanhas, amendoim, azeitonas.
  3. Ovos, leite e derivados (yogurte, qualhada, ricota, etc.)
Os construtores formam o arcabouço das células, a estrutura do corpo: são as proteínas. Elas repõe os tecidos danificados e fornecem os tecidos novos. São responsáveis também pela fabricação dos hormônios e enzimas. Devemos incluir 1 ou 2 tipos destes alimentos em cada refeição. Em média 20% da quantidade de alimentos que ingerimos. O excesso de proteína elevará os níveis de ácido úrico trazendo sérios danos as articulações (gota, reumatismo, artroses, etc.)



3) REGULADORES - São as vitaminas, minerais.

  1. Formados pelas verduras, frutas e legumes
Os nutrientes deste grupo regulam o funcionamento dos vários processos orgânicos e devem ser ingeridos na proporção de 40% do total de cada refeição

COMO COMER

No livro do profeta Isaias 55:2 (BLH), encontramos: "Porque vocês gastam dinheiro naquilo que não é comida? Porque gastam o seu salário com coisas que não matam a fome? Ouçam-Me atentamente e comam o que é bom."

Atente para os seguintes conselhos:

Alegre-se --- Tenha prazer na hora da refeição, expulsai o stress e pensamentos ansiosos; coma satisfeito, com o coração cheio de gratidão e louvor a Deus.

Coma vagarosamente --- Mastigue bem os alimentos. Não podemos nos esquecer que o processo digestivo começa na boca. Na saliva há enzimas necessárias a digestão.

Exercite Domínio Próprio --- Na quantidade, na qualidade e também na variedade. A alimentação precisa ser variada, contudo que seja pequena em cada refeição. Siga esta proporção:

40% Energéticos --------- 20% Construtores -------- 40% Reguladores

Evite Tomar Líquido à Refeição --- Mastiga-se menos, usa-se menos saliva; para evitar a sede, tome líquidos à vontade 1 hora antes. Evitar muito sal.

Regularidade nas refeições --- Tenha horários regulares para as refeições. Mantenha um tempo de 5 a 6 horas entre as refeições e não fique "beliscando" entre as refeições.

Regularidade nas dejeções --- Atenda ao intestino, assim que ele pedir. A prática de deixar para depois quando o intestino pede é altamente prejudicial. Coloque esta mensagem no alto na sua lista de prioridades. Forme um hábito ou costume. Escolha um ou mais horários durante o dia que mais lhe favorecem e treine o seu intestino a funcionar naquelas horas. O exercício físico aumenta as contrações do intestino, eliminando assim melhor as fezes.

Desjejum reforçado, almoço normal e jantar bem leve .


CONCLUSÃO


Sejamos inteligentes, atentemos para as orientações que a ciência médica nos dá e as que Deus nos deu com relação a boa alimentação, pois assim fazendo teremos muito mais saúde e um corpo em perfeitas condições para nos relacionarmos bem com as pessoas e com o nosso Criador.

Comentários

  1. Olá...
    è a 1ª vez que passo por aqui...
    gostei muito desta matéria, e de outras tb, ja ta no meu "favoritos".
    Quem dera se tds os adventistas cumprissem as leis de alomentação. O Espírito Santo atuaria melhor em nossas vidas.
    tenho um dedsejo enorme de mudar aminha alimentação. peço que ore por mim.
    Fique na Paz.
    bye

    ResponderExcluir
  2. Olá Amigo!

    Parabéns por sua decisão. Não tenha dúvida que esta é a vontade de Deus. Estarei orando por você. t+

    ResponderExcluir
  3. Sinto o chamado do Espirito Santo pra mudar minha alimentacao, nunca coinsegui, pois nao tinha entendimento o bastante com os outros alimentos fora a carne q e o que eu mais me preocupava, e ao ler essa materia as duvidas foram tiradas, ore por mim, pois orei muito p que meu esposo sentisse o mesmo desejo e agora gracas a Deus ele mesmo me pediu q mudassemos a alimentacao, estaou estremamente feliz, mais a dificuldade agora e em como preparar receitas novas rsrs, ore por nos,trabalhamos c obreiros na IASD.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estaremos orando por você (Não sei seu nome ainda). Quando desejamos fazer a coisa certa, Deus nos abençoa. Parabéns por sua decisão!

      Excluir
  4. muito bom.pretendo seguir os conselhos em nome de jesus, me ajude senhor.

    ResponderExcluir
  5. Sou um admirador do vegetarianismo. Tenho procurado por em pratica esse regime ha mais de 12 anos e Te sido muito proveitoso, gostei muito dessas orientaçöes.

    ResponderExcluir
  6. Sou adventista do sétimo diA... há apenas um AnO e dez meses... graça a DeUs... estou me adaptando bem... em comer os alimentos q devemos.

    ResponderExcluir
  7. Sou adventista do sétimo dia preciso mudar minha alimentação tenho muitas infermidades gostaria de Edir ajuda com oração para Deus fazer está obrar em mim Deus abençoe 🙏

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, sou adventista do sétimo dia à 13 anos
    Passei por aqui ,procurando sermão sobre saúde.

    ResponderExcluir

Postar um comentário