A Corrida do Cristão

A cada quatro anos, atletas de diversas nacionalidades se reúnem num país previamente escolhido para disputar um conjunto de modalidades esportivas nos famosos Jogos Olímpicos. A bandeira olímpica representa a união de povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados que indicam os cinco continentes e suas cores. Os gregos foram os precursores dos Jogos Olímpicos. Por volta de 2500 a.C. já faziam homenagens aos deuses. Mas foi somente em 776 a.C. que ocorreram pela primeira vez os Jogos Olímpicos de forma organizada. Quando os romanos invadiram a Grécia no século II, muitas tradições gregas, entre elas as Olimpíadas, foram deixadas de lado. Em 392 d.C., os Jogos Olímpicos e todas as manifestações religiosas do politeísmo grego foram proibidos pelo imperador romano Teodósio I, após sua conversão ao cristianismo. Contudo, em 1896, os Jogos Olímpicos foram retomados em Atenas, por iniciativa do francês Pierre de Fredy, conhecido com o barão de Coubertin (veja mais 

DICAS DE LOCUÇÃO



1) NA APRESENTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE CUNHO RELIGIOSO É IMPORTANTE PRESTAR ATENÇÃO NOS SEGUINTES DETALHES...
Lendo referências bíblicas:

Por exemplo: João 3:16. Leia no ar: "João, capítulo três, versículo dezesseis. Mateus 28:1 - Leia: "Mateus, capítulo vinte e oito, versículo um". etc.
Cuidado com os Salmos!! Salmos são um conjunto de canções e orações. Ao mencionar um salmo, faça-o sem o S (plural). Exemplo: Salmo 119:105. (Salmo cento e dezenove, versículo cento e cinco). Cuidado: Salmo não é capítulo! Salmo contém versículos...

Cuidado com as cartas de Paulo

Ao citar I Coríntios 13:1 diga: "Primeira aos Coríntios, capítulo treze, versículo um". (OU: "Primeira carta de Paulo aos Coríntios...)
Assim também com a primeira (ou segunda) carta aos Tessalonicenses; Primeira ou Segunda carta à Timóteo, etc. Evite usar o termo epístola. Carta soa melhor.
Portanto, nunca diga: Primeiro aos Coríntios; primeiro aos Tessalonicenses...

Atenção, porém, com os livros de I e II Reis, I e II Crônicas! Exemplo: I Reis 12:13 - Diga: "Primeiro livro de Reis capítulo doze, versículo treze". Note que agora não estamos falando de primeira ou segunda cartas. Estamos falando de livros. Outro exemplo: II Crônicas 1:17 Leia: "Segundo livro de Crônicas, capítulo um, versículo dezessete".

MAIS...

- Evite as palavras rebuscadas, ortodoxas. Pense sempre: uma criança entenderá o que estarei dizendo? Se a resposta for positiva, vá em frente!

- Evite também expressões como: "queridos radiouvintes". Fale sempre para UMA pessoa. Assim você estará falando para todos os ouvintes da rádio.

- Atente também para a pronúncia de alguns nomes bíblicos: Nabucodonosor;
Deuteronômio (e não deuterenôme...); Herodes, o Tetrarca; ..

- Se o programa é ao vivo, chegue com, pelo menos, 30 minutos de antecedência. Acerte todos os detalhes e entradas de gravações e músicas com o operador de áudio da emissora. É importante entregar a ele uma relação completa e em ordem da seqüência das músicas, efeitos e outras gravações.

- Fale devagar, em tom de conversa. Mantenha uma distância de, no mínimo, 15 centímetros do microfone.

- A verdade precisa ser dita. Mas com tato, com amor, com cuidado. Afinal, você não conhece a(s) pessoa(s) que está "do outro lado" nem sabe de suas crenças ou convicções.

- Não use expressões do tipo: "o Espírito de Profecia diz que..." Nossa base no estudo precisa ser a BÍBLIA. Quando citar a E. G. White, refira-se a uma "renomada escritora" e não expressões igrejeiras como "irmã White" ou "serva do Senhor".

2) DICAS GERAIS DE LOCUÇÃO

· Ouça bastante o rádio, seja um bom ouvinte. Quanto mais se ouve, mais se conhece, mais se aprende.

· Tenha Bom conteúdo. Melhor do que a voz é o que se fala, seu conteúdo.

· Relaxe antes do trabalho. A inspiração e expiração do ar de maneira compassada, juntamente com a contração seguida de relaxamento dos músculos das pernas e braços, ajudam bastante.

· Livre de tensão, a voz é produzida de maneira natural.

· Cuide com a entonação. Por exemplo: "Ele vem... Ele vem?"

· Quanto maior o número de repetições por segundo, mais aguda a voz (crianças e mulheres) e quanto menor o número de repetições por segundo, mais grave a voz.

· Determinantes da voz: o físico, a emoção, a cultura, a altura, a intensidade, o timbre.

· Voz desagradável é: a gutural, áspera, peitoral, suspirante, nasal, abafada, rouca, seguida, chorosa, etc.

· Fale para uma pessoa particular, não para todos os ouvintes: "agora a hora certa para VOCÊ não perder seu compromisso...", "e agora a previsão do tempo para VOCÊ se prevenir...". E não assim: "e agora a previsão do tempo para vocês."

· Tenha pelo menos 7 horas de sono por dia.

· Evite líquidos excessivamente gelados.

· Lembre-se: quando estamos agitados e excitados, nossa respiração torna-se rápida e irregular. O oposto traz respiração harmônica, regular, lenta e suave.

· Na comunicação geral, seja soft, fale sorrindo, com simpatia, não de maneira austera ou autoritária. Seja, sobretudo entusiasta. Muito entusiasmo!

· Amarre o ouvinte na programação: - Daqui a pouco você vai ouvir esta música (e exibe um pedaço da música); - Logo após os comerciais, você vai ouvir Fulano de tal - um programa especial que você conhece; - Em seguida, estará chegando aquele seu programa esperado...; - Daqui a pouco uma dica de saúde...

· Nunca tente copiar uma pessoa. Preste atenção em todos e forme o seu estilo. Não force sua natureza para copiar o estilo de outra pessoa.

· Leia bem o texto antes de apresentá-lo no ar. Cuide com a pronúncia de nomes, numerais e já saiba onde parar para respirar. Fale o texto. Não dê a impressão de leitura.

· Não leia o texto com pressa. Procure finalizar as frases com reservas de ar. Seja cortês e respeite o ouvinte ao falar.

· Mantenha-se sempre bem informado. Saiba o que está acontecendo: dia do que é hoje, como se pronuncia o nome que está sendo manchete na mídia do momento...

· Não faça comentários sem autorização, muito menos se não tiver conhecimento.

· Seja organizado no estúdio.

· Cuide para não deixar o microfone aberto em momentos inoportunos.

· Sempre anuncie e desanuncie um programa dizendo quando ele volta.

· Na troca de locutores, conversas amistosas, mencione o nome do locutor, preparar previamente com descontração. Não fale coisas negativas, não ofenda ao colega e evite falar sobre o tempo.

LEMBRE-SE: o bom profissional de Rádio é avaliado pela sua originalidade, poder de síntese, criatividade, improvisação, carisma e por sua voz bem colocada.

Fonte: Novo Tempo

Comentários