Salmo 23 - O Senhor é meu Pastor, nada me faltará...

1. Uma fórmula para o pensamento. Um pastor recebeu a visita de um homem que admira muitíssimo. Ele começara a trabalhar em uma certa empresa, muitos anos atrás, exercendo uma função inferior, mas com muita vontade de vencer. Ele era dotado de muitas habilidades, e de uma grande energia, e fez bom uso disso. Hoje, esse homem é o presidente da companhia, e possui tudo que tal cargo representa. Entretanto, durante a caminhada que o levaria a esta posição, ele não obteve a felicidade pessoal. Tornou-se nervoso, tenso, preocupado, doentio. Um de seus médicos sugeriu-lhe que procurasse um pastor. O pastor e ele conversaram sobre os remédios que lhe haviam sido receitados e que ele tomara. Depois, o pastor pegou uma folha de papel e lhe deu a sua receita: ler o Salmo 23, cinco vezes por dia, durante uma semana. Disse que o tomasse exatamente como ele indicara. Primeiro, deveria lê-lo logo que acordasse de manhã, atentamente, meditando bem nas palavras, e em espírito de oração. Depois, ele

SOU EU UM MEMBRO DA TRIBO DE DÃ?

Sermão desenvolvido pelo Pastor Elbert kun (Mongólia)

OBJETIVO: Levar a congregação a refletir sobre o problema da crítica e julgamentos.

INTRODUÇÃO:

Apoc. 7:4

No registro das tribos encontradas em apocalipse 7, a última vez em que se menciona as 12 tribos na Bíblia, o relato fala dos 144.000, um grupo especial, que venceram todas as suas batalhas, são irrepreensíveis, derrotaram satanás e seus anjos.

CARACTERÍSTICAS DAS TRIBOS

Havia entre o grupo dos 144.000, representantes de todas as tribos de Israel. Aí encontramos:
  • Ruben tendo vencido todas as suas fraquezas,
  • Simeão e Levi neste tempo já estão com a vida transformada.
  • Judá estava reconciliado com seus irmãos.
  • Issacar e Zebulon estão em seus lugares.
  • Quando chamados ali respondem Gade, Aser, Naftalí juntamente com manasses e Benjamim.
Apoc. 7:9
Comentário:
Todos tem uma historia, de lutas e vitórias, fracassos e sucessos, mas enfim, pelo sangue de Jesus venceram, estes os que lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do cordeiro.

AUSENCIA DA TRIBO DE DÃ

Ao fazermos uma leitura mais detalhada, percebemos algo interessante, existe entre os filhos de Jacó, uma ausência, uma das tribos não é mencionada em apocalipse, e esta é a tribo de Dã.

RELATO HISTÓRICO DA TRIBO DE DÃ

Em Gênesis 49, Jacó chama seus filhos e dá a eles as ultimas orientações, ali encontramos a tribo de Dã. O profeta Ezequiel no capítulo 48 ao relatar as terras que cada tribo recebeu menciona Dã recebendo sua porção.

Mas entre o tempo de Ezequiel e o tempo em que João, algo aconteceu fazendo com que Dã excedesse em impiedade os demais irmãos, as demais tribos, a ponto de ser excluído de seus irmãos e excluído da herança eterna.

PERGUNTAS PARA CONSIDERAR

Mas o que será que ocorreu de tão terrível que deixou Dã e seus membros fora do Céu? O que será que eles fizeram de tão abominável aos olhos de Deus que os deixou fora do lar celestial?

EXPLICANDO:

Gen. 49:1 e 2

  • Jacó chama seus filhos,
  • Dá a cada um deles uma benção e lhes faz saber algumas coisas que ocorreriam no futuro
  • Tentar preveni-los de errarem.
  • Começa com Ruben, Ruben meu filho você..., Simeão..., Leví..., Até chegar no V. 16 em Dã. Dã será a tribo que julgará seu povo.
GRANDE ELOGIO FOI DADO A DÃ!

Ter a capacidade de fazer juízo, ser aquele que deveria julgar. Que valioso dom, pois é preciso muita capacidade para ser juiz. Isto exige uma penetrante visão da natureza humana com toda sua complexidade, exige uma exata percepção do certo e do errado, é necessário juízo equilibrado.

Nenhum Rubem poderia entrar aí, nenhum apaixonado Simeão, nenhum tardio Issacar. Dã sobressai a todos eles, perspicaz, varonil, alerta.


Dã deveria ter se tornado um colaborador de seus irmãos, deveria ser uma poderosa força para o bem em Israel.

O PROBLEMA DA TRIBO DE DÃ. VIRTUDE OU PROBLEMA?

Gen. 49: 17

Comentário:
Faça em sua mente o seguinte quadro: uma pessoa em seu cavalo passando por um caminho envolvido de arbustos, no meio destes arbustos está uma serpente à espreita, só esperando o cavalo passar, então salta, morde o calcanhar do cavalo, fazendo-o empinar e atirando o cavaleiro para trás ferindo-o profundamente, talvez até matando-º.

O grande problema de Dã, foi não ter seguido o plano de Deus, e desviado de Sua vontade. Por que ficaram fora do Céu?
  1. Falso testemunho.
  2. Mordiam por trás querendo aparentemente ajudar.
  3. Levantavam boatos, falavam sem ter certeza, se o fato era ou não verdade.
É o terrível pecado do mexerico, da calúnia, da difamação. Fico a pensar: será que eu não faço parte da tribo de Dã? Será que não estou envolvido em alguns destes erros?

GERALMENTE :

  • O irmão Danita não tem a real noção de quem é, e dos inúmeros erros que tem.
  • Não conseguimos fazer uma análise de nós mesmos e perceber que temos maiores erros.
Mateus 7:3-5.

Argueiro é um pequeno cisco, trave é um grande pedaço de madeira.

O IRMÃO E A IRMÃ DANITA, AO JULGAR OS OUTROS:

  • Aumentam seus defeitos
  • Diminuem suas virtudes.
  • Comigo tudo bem, com os outros tudo mau. Isto não é nada mais nada menos que orgulho próprio em dose concentrada.
Ex: FARISEU X PUBLICANO

Fariseu: graças a Deus porque não sou como os demais membros da minha igreja, graças a Deus que não tenho os pecados do irmão A, B, ou C tem. Graças a Deus, pois sou melhor que eles. Em outras palavras: comigo tudo bem com eles tudo terrível.

Este tipo de cristão que faz parte dos Danitas, ao agir desta forma se coloca totalmente fora do alcance da possibilidade de arrependimento e obstrui o trabalho do Espírito Santo, pois o Espírito Santo não trabalha em corações de homens e mulheres mordazes. E quão terrível é alguém não ter em sua vida o Espírito Santo.

A GRANDE TRAGÉDIA DOS DISCÍPULOS DE DÃ

A grande tragédia é que o irmão Dã vai se perder, mas o pior é que não vai sozinho, pois levará outros a se perderem por sua influencia maléfica. É por isso irmãos que Deus é tão severo e não tolera este pecado.

I Cor. 6:9 e 10, A Bíblia é clara sem mais palavras.

O QUE É UM MALDIZENTE? É um boateiro, pessoa de língua solta. É aquele que na frente sorri, mas nas costas fala mal a nosso respeito. Paulo o coloca entre os principais pecados e diz que nenhum que esteja nele envolvido herdará o céu! Maldizente é o explorador de escândalos.

O PROCESSO DO IRMÃO E IRMÃ DANITA É O SEGUINTE:
Ex: DETÉM O AMIGO NA ESQUINA: (diácono)
Você sabe o que fez o DIÁCONO tal. “Eu pensava que aquele homem fosse uma coluna da igreja. Poderia ser chamado de santo, mas o mês passado segundo me disseram, ele... seus filhos... e dizem que sua mulher... naturalmente é um grande escândalo para a igreja e devemos conseguir uma reunião para esclarecer isto e expulsá-lo”. Eis o irmão Dã. Irmão Dã, o maledicente, o que morde por trás.

OU TALVEZ A IRMÃ DÃ: “dei um pulinho aqui irmã, mas é só um minuto. Não posso demorar, pois a comida ta no forno. Achei que precisava falar isso com alguém. Você conhece a irmã x? julgávamos tão boa senhora – profª da E S, dirigente da Adra e tudo mais. Não poderíamos imaginar que aquela senhora fizesse qualquer coisa ruim, mas sabe o que eu soube esta semana? Agora não quero que passe a mais ninguém. É terrível, é vergonhoso; mas não guarde isso contra ela. Quem diz que a outra vai ficar quietinha. E assim o mal, e talvez haja sido um mal mesmo, cresce, expande e floresce no espírito maledicente dos Danitas, até que dilacera a igreja, e lança fora da carreira cristã, do caminho da salvação, esta aquela e mais outras ovelhas que necessitam de Pastor e não de serpente.

Salmos 101:5 “aquele que as ocultas calunia o próximo, a esse destruirei; o que tem olhar altivo e soberbo não o suportarei”. (AQUELES QUE MORDEM POR TRÁS SERÃO DESTRUÍDOS)
ELLEN WHITE - FALAR MAL

“O falar mal é uma dupla maldição, caindo mais pesadamente sobre quem fala do que sobre quem ouve. Aquele que espalha a semente da discórdia,ceifa em sua própria alma os frutos mortais. Quão miserável é o mexeriqueiro, o que suspeita mal! é uma criatura alheia à verdadeira felicidade”.

Testimonies, vol. 5, págs. 167-170.

O irmão e irmã Da, são pessoas amargas, querem ver somente tragédia e caos e por isso não conhecem a verdadeira felicidade.

Tiago 1:26 - Quem é religioso?

OS IRMÃOS DANITAS AINDA NÃO TEM RELIGIÃO.
Ellen White diz que a crítica procede de satanás. Ele a usa para afastar os irmãos, é a maldição da coletividade, todos perdem. Este é o mais terrível defeito que atinge a igreja, é canibalismo espiritual, pois devoramos os caracteres das pessoas. Será que não temos que vencer este mal em nossa igreja?


“Há alguns que vigiam com a mente e os ouvidos abertos para captar os escândalos que estão no ar. Reúnem pequenos incidentes que em si mesmos são sem importância, mas são repetidos e exagerados até que alguém seja considerado culpado. Seu lema é: conte e nos contaremos. Esse mexeriqueiros fazem a obra de Satanás com surpreendente fidelidade”. Test. Para ministros págs.504.

O QUE FAZER PARA NOS CURARMOS DESSE MAL?

  1. Reconhecer que temos esse pecado, reconhecer que é um grave pecado e um grande mal, sem isto não conseguiremos o perdão de Deus.
  2. Parar de praticar, mudar de atitude, sentir tristeza.
  3. Buscar o poder de Deus, só assim é possível vencer estas fraquezas.
Deus não quer que façamos voto de silêncio em relação as pessoas, mas sim que não falemos mal dos outros.

EX. IRMÃ X. Ao visitá-la, envolvida em problemas me falou: As pessoas precisam de auxílio, não de críticos, de apoio não de fofoca e boatos. Palavras bondosas de animo, são como um copo de água fria a alguém sedento.

SE ALGUÉM AINDA FAZ PARTE DA TRIBO DE DÃ, O QUE FAZER?

  1. Não se envolver com o irmão Danita. Deixemos eles morrerem à mingua sem ter para quem contar suas estórias.
  2. Convidar amigavelmente este irmão a mudar de atitude, deixar o que está fazendo e seguir o conselho de Salmos 1:1, caso não adiante, convide esta pessoa a sair de seu convívio.
ILUSTRAÇÃO

Em 1752 o grande pregador John Wesley e um grupo de piedosos homens, assinaram um pacto e cada um colocou na parede de sua casa: Fica estabelecido entre nos que assinamos este documento,

* Que não ouviremos, nem procuraremos saber de más informações a respeito dos outros.
* Que no caso de ouvirmos algum mal uns dos outros, não seremos afoitos em acreditar.
* Que tão logo for possível, comunicaremos oralmente ou por escrito, a parte acusada aquilo que ouvimos.
* Que não mencionaremos depois à outra pessoa.
* Que não faremos exceção a nenhuma dessas regras, amenos que nos julguemos absolutamente obrigados, em reunião de grupo, a fazê-lo.

CONCLUSÃO

Que Deus permita sairmos o mais rápido possível do meio dos Danitas e que em nós seja encontrado o caráter puro daqueles que fazem parte dos 144.000 que haverão de estar entre o grupo que desfrutará a companhia dos salvos.

Não há mais tempo para fecharmos o ouvido a voz de Deus, tenho certeza que todos queremos fazer parte deste grupo especial, mas é necessário que mudemos radicalmente algumas coisas em nossa vida, que não fazem parte do caráter dos 144.000. Todas as tribos estarão lá, menos uma.

Aquele grupo de danitas ficou de fora por não aceitar mudar, e nós, estamos dispostos a fazer esta mudança? Estamos dispostos a deixar de ser serpente junto ao caminho, que morde, que ataca, para sermos verdadeiros Pastores, que cuidam, que alimentam, que protegem, que salvam?

Comentários

  1. Oi, meu nome é Claudeci e me encontro aflito ao ler a Bíblia e encontrar a Passagem onde cita Dã relacionado a serpente. Há alguns anos eu estudei o livro d Yorubá onde Dã também é chamada serpente onde seus arquétipos são praticamente os mesmos citados pelos erros que levou Dã a perder o reino do céus, eu estou agora sentindo uma grande angustia pois tenho frequentado a Igreja onde o Espírito Sando de Deus se manifestou e também em minha casa, más por tbm conhecer os orixás eu tinha medo d q houvesse alguma confusão em minha mente sobre essas energias, pois no candomblé me foi passada a informação d q o orixá q regia minha cabeça como eles diziam era Oxumarê a (Dã),a serpente. Nunca em minha vida achei d ter este tipo d explicação q vcs me proporcionaram e hj vejo o quão é importante a leitura, pois após pude realmente enxergar o q tanto vinha perguntando pra Deus, hj mesmo tive uma discussão com minha mãe quando ela me colocou q era pra mim ouvir a voz do espírito santo, e debati com ela apontando seus defeitos e d toda minha família me pondo como vítma, q realmente fui más q não tinha haver com o q ela vinha querendo me dizer. Eu estou sentindo neste momento um grande aperto em meu coração, e peço por favor q orem por mim pois temo a perca do céu e q Deus me vire as costas por conseguir mudar, eu estou em um processo onde venho lutando contra as drogas, bebida e cigarro, graças a Deus estou conseguindo parar, más não consigo parar d Fumar cigarro, por favor me ajudem em oração eu preciso mudar. E quero parabenizar ao autor desta página pois de grande proveito me foi, eu estou gratificado, porém tenso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Claudeci, pela coragem em falar sobre sua vontade de mudar. Eu também oro a Deus para mudar a cada dia, vou orar por você. Sou adventista do 7º Dia. Que Deus, o Criador, te abençoe e fortaleça para conseguir mudar e permanecer transformado em Cristo Jesus! Firme irmão, até o fim. Para você deixar os vícios, Deus também usa pessoas para ajudar. Tem dois suplementos que são ótimos: Magnus e Kenyan (da Omnilife) Vai te ajudar a eliminar esses vícios e fortalecer seu corpo.

      Excluir
  2. É aquele bispo tal de Eusébio foi quem criou a demonização da tribo de DAN ,eu carrego um haplogroup genético somos testados em láboratorios americanos,nosso resultado é esse aqui {mtDNA=L2A1C1} resultado top!sempre soubemos que somos Israelitas por parte de pai e mãe somos mãe de hebreus Israelitas, e de judeus ASQUENAZI e SEFARADI ,a tribo de Dan eles são meus irmãos ,nós judeus esses que oram e rezam em seus lares e nas sinagogas e estudam a TORAH diariamente carregam um fardo delicioso de se viver, ter condições de viver maravilhosamente, como YAHU como adorno nos deu leis para sermos separados e vivermos como está escrito na TORAH e no talmud,guemara,e em outros livros mais que vai te ajudar na conexão ,sozinho não vai conseguir,terá que ler por muito tempo amigo ,e limpar essa bagunça que o padre ou bispo Eusébio fez com a tribo de Dan ele simplesmente por saber que a tribo de DAN tem a Tez mais negra de todas as tribos ,esse padre asqueroso resolveu demonizar a tribo do meu irmão DAN,da ethiopia YAHU olhou para DAN vivendo entre Ethiopes foram empurrados para as terras da antiga Abssinia ,toda a África, hoje Ethiopia ,por algum general da Babilônia viveram tempos de glória na Babilônia os que logo retornaram com Neemias,mas a tribo de DAN ficou com os Ethiopes ,meus irmãos Danitas não estão perdidos como o bispo de vocês, vos ensinaram .
    O catolicismo levou todo o ocidente a falta de informação ,muitos são colocados fora da realidade, até o bispo Eusébio estava e morreu fora da realidade dele mesmo e muitos estão no mesmo caminho sob a alienação de Eusebio.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse sermão, a tribo de Dã tb foi idólatra, a calúnia e idolatria os tirou do céu.

    ResponderExcluir
  4. a tribo de Dan ou Dã como queiram, na verdade foram os fundadores da nação da Dinamarca, nos passaporte os vistos para dinamarca vem escrito danmark, ou seja, a marca de dan
    ,

    ResponderExcluir
  5. Eu vou deixar de ser Danita em nome de Jesus.

    ResponderExcluir

Postar um comentário