Salmo 23 - O Senhor é meu Pastor, nada me faltará...

1. Uma fórmula para o pensamento. Um pastor recebeu a visita de um homem que admira muitíssimo. Ele começara a trabalhar em uma certa empresa, muitos anos atrás, exercendo uma função inferior, mas com muita vontade de vencer. Ele era dotado de muitas habilidades, e de uma grande energia, e fez bom uso disso. Hoje, esse homem é o presidente da companhia, e possui tudo que tal cargo representa. Entretanto, durante a caminhada que o levaria a esta posição, ele não obteve a felicidade pessoal. Tornou-se nervoso, tenso, preocupado, doentio. Um de seus médicos sugeriu-lhe que procurasse um pastor. O pastor e ele conversaram sobre os remédios que lhe haviam sido receitados e que ele tomara. Depois, o pastor pegou uma folha de papel e lhe deu a sua receita: ler o Salmo 23, cinco vezes por dia, durante uma semana. Disse que o tomasse exatamente como ele indicara. Primeiro, deveria lê-lo logo que acordasse de manhã, atentamente, meditando bem nas palavras, e em espírito de oração. Depois, ele

A MISSÃO DO PASTOR EM FACE DA URGÊNCIA DA PREGAÇÃO

TODO O TEXTO MENCIONADO ABAIXO FOI RETIRADO DOS ESCRITOS (ELLEN WHITE)

(PENSE NISTO ANTES DE SOLICITAR UMA TAREFA AO SEU PASTOR)

“Deus não confiou aos pastores o trabalho de estarem pondo em harmonia as igrejas. Tão depressa se acha aparentemente realizado esse serviço, tem que ser feito de novo. Membros da igreja que são atendidos e ajudados deste modo tornam-se fracalhões religiosos”.

Se nove décimos do esforço que se tem empregado em favor dos que conhecem a verdade, houvesse sido empregado em prol dos que dela nunca ouviram, quanto maior teria sido o avanço realizado! Deus tem retido suas bênçãos por que seu povo não tem trabalhado em harmonia com suas diretrizes.

Enfraquece os que já conhecem a verdade o gastarem nossos pastores com eles tempo e talento que deveriam dedicar aos inconversos. Em muitas de nossas igrejas nas cidades, o pastor prega sábado após sábado e, sábado após sábado os membros vão à casa de Deus sem palavras que dizer sobre as bênçãos recebidas em resultado das que comunicaram. Não trabalharam durante a semana pondo em prática as instruções que lhes foram dadas no sábado. Enquanto os membros da igreja não fizerem esforços para dar aos outros o auxílio que lhes é dado, tem que resultar disso grande debilidade espiritual.

O maior auxílio que se pode prestar ao nosso povo, é ensiná-lo a trabalhar para Deus e a nele confiar, e não nos pastores. Aprendam a trabalhar como Cristo trabalhou. Unam-se ao seu exército de obreiros, e façam por Ele trabalho fiel.

Ocasiões há em que convém fazerem os nossos pastores, no sábado em nossas igrejas, breves discursos, cheios de vida e do amor de Cristo. Os membros da igreja não devem, porém, esperar um sermão cada sábado.

Nossos pastores não devem gastar seu tempo trabalhando pelos que já aceitaram a verdade. Com o amor de Cristo a arder-lhes no coração, devem pôr-se a ganhar almas para o salvador. Junto a todas as águas devem eles lançar a semente da verdade. Um lugar após outro deve ser visitado; uma igreja após a outra, ser estabelecida. Os que se põe do lado da verdade devem ser organizados em igrejas, e então, deve o pastor passar a outros campos igualmente importantes.

Logo que seja organizada uma igreja, ponha o pastor os membros a trabalharem. Terão eles que ser ensinados a trabalhar com êxito. Dedique o pastor mais tempo para educar do que para pregar. Ensine o povo maneira de transmitir aos outros o conhecimento que receberam.

O poder do evangelho deve sobrevir aos grupos já formados de crentes, habilitando-os para o serviço. Alguns dos novos conversos serão de tal modo cheios do poder de Deus que não terão tempo nem vontade de enfraquecer as mãos de seus irmãos com críticas descorteses. Seu único desejo será levarem a verdade às regiões que lhes estão à frente.

Nosso povo recebeu grande luz; contudo, grande parte dos esforços ministeriais tem sido empregada com as igrejas, ensinando os que deveriam ser professores eles mesmos; iluminando os que deveriam ser “a luz do mundo” (Mat. 5:14); regando aqueles dos quais deveriam brotar rios de água viva; enriquecendo os que poderiam ser minas de preciosa verdade; repetindo o convite evangélico aos que, espalhados nas partes mais remotas da terra, deveriam estar dando a mensagem do céu aos que a não ouviram ainda; alimentando os que deveriam estar nos caminhos e valados, fazendo o convite: “Vinde, que tudo está preparado” Luc. 14:17. –Testemulho Seletos Vol III, pág 81-87

Os pastores podem pregar sermões aprazíveis e convincentes... mas a menos que seus membros façam individualmente sua parte, a igreja estará sempre em trevas e sem força. – Serviço Cristão, pág 68

Os pastores que ficam rondando as igrejas, pregando àqueles que conhecem a verdade fariam bem em ir a lugares onde existe escuridão. A menos que façam isso, eles próprios e suas congregações se atrofiarão. – RH 09/02/1905

Nossos ministros devem planejar sabiamente como mordomos fiéis. Devem sentir que não é seu dever rondar as igrejas já formadas, mas antes fazer trabalho evangélico, pregando a palavra e fazendo trabalho de casa em casa nos lugares que ainda não ouviram a verdade. – Evangelismo, pág 382

Comentários