SALMO 1 - A PRIMAZIA DA PALAVRA

1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2  Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. 3  Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido. 4 Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa. 5  Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. 6  Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá. Este poema é uma introdução de encaixe ao livro de 150 salmos. Revela o padrão básico da sabedoria e adoração de Israel. A vida é vista não nos momentos isolados do presente, mas na perspectiva da eternidade, na visão de Deus. O autor conecta vida humana intimamente com a vontade e o coração de Deus. O salmo lança um apelo desafiador a Israel – e a to

10 dicas infalíveis para uma comissão de nomeações objetiva e eficiente

1- Trabalhe para colocar cada membro do corpo (igreja) no melhor lugar. Um membro inativo ou fora do lugar será negativo para o corpo. Ex. uma perna que não se movimenta fará com que a outra trabelhe dobrado, assim acontece na igreja quando uns precisam trabalhar pelos outros.

2- Tente envolver o maior número de pessoas, pois quanto mais gente trabalhando, menor será o fardo e não haverá estresse no final do ano por parte de algum líder.

3- Trabalhe com pontos positivos das pessoas e não os negativos. Elogie a pessoa que você quer indicar em vez de criticar quem você não quer. Quando eu faço uma comissão sempre deixo claro uma regra: "aqui é proibido falar mal de alguém". 

4- Não trate assuntos de comissão, nesta reunião não é hora de resolver problemas dos departamentos, mas eleger os oficiais. Assim a comissão de nomeações vai durar a metade do tempo que normalmente dura quando não há essa orientação.

5- Observações, críticas ou problemas que impeçam alguém de assumir o cargo devem ser feitas em particular antes ou depois da reunião direto com o pastor. Não pedir para ninguém sair para observações, pois antes dela retornar ela já sabe quem e o que foi dito sobre ela, isso gera problemas de relacionamento.

6- Prefira o voto aberto, deixe o voto secreto para situações específicas em que há mais de um candidato a um cargo. Elegendo um diretor de departamento, peça para que ele indique seus associados, pois assim ele poderá formar sua equipe e terá mais chances de comprometê-los.

7- Não é errado se oferecer para uma função, isso pode gerar compromisso e envolvimento, desde que seja feito com humildade. Deve haver um espirito cordial nesta reunião, a ponto de mostrar que uma pessoa fará um melhor trabalho em determinado departamento. Pessoas amigas de contendas não devem ser indicadas para trabalhar nas nomeações.

8- Indicar somente quem estiver apto, fiel e com bom testemunho. Não se nomeia alguém como incentivo de frequência ou para melhorar a vida espiritual, mas para envolvê-la no corpo da igreja.

9- Vote para dois anos sempre que possível. Observe que os cargos eletivos no mundo político e até denominacional têm prazos de 4 a 5 anos. Um ano pode ser pouco para um membro aprender, ser capacitado e desenvolver um projeto mais arrojado.


10- Time que está ganhando não se mexe! Essa máxima tem sua verdade, e há muitos departamentos que o ideal é manter sempre que possível. Todavia, o bom líder é aquele que está sempre preparando um sucessor. Seu departamento visa envolver muitas pessoas, não sobrecarregando ninguém.

Pr. Yuri Ravem
Pastor do distrito de Sumaré - SP

Comentários