Salmo 23 - O Senhor é meu Pastor, nada me faltará...

1. Uma fórmula para o pensamento. Um pastor recebeu a visita de um homem que admira muitíssimo. Ele começara a trabalhar em uma certa empresa, muitos anos atrás, exercendo uma função inferior, mas com muita vontade de vencer. Ele era dotado de muitas habilidades, e de uma grande energia, e fez bom uso disso. Hoje, esse homem é o presidente da companhia, e possui tudo que tal cargo representa. Entretanto, durante a caminhada que o levaria a esta posição, ele não obteve a felicidade pessoal. Tornou-se nervoso, tenso, preocupado, doentio. Um de seus médicos sugeriu-lhe que procurasse um pastor. O pastor e ele conversaram sobre os remédios que lhe haviam sido receitados e que ele tomara. Depois, o pastor pegou uma folha de papel e lhe deu a sua receita: ler o Salmo 23, cinco vezes por dia, durante uma semana. Disse que o tomasse exatamente como ele indicara. Primeiro, deveria lê-lo logo que acordasse de manhã, atentamente, meditando bem nas palavras, e em espírito de oração. Depois, ele

Havia Instrumento de Percussão no Templo do Antigo Testamento?


A Igreja Adventista do Sétimo Dia tem usado instrumentos de percussão em suas músicas, dentro e fora da igreja, seja por meio de gravação ou de instrumentos ao vivo, como nas igrejas onde há orquestra ou um pequeno grupo de músicos, popularmente chamado de banda.
Muitos argumentam contra seu uso (seja em playback ou ao vivo) porque não era usado instrumento de percussão no templo de Israel ou na música religiosa do Antigo Testamento, e somado ao argumento da origem dos instrumentos modernos (Rock) não deveriam ser usados nas músicas da igreja ou no templo.
Antes de verificarmos na Bíblia se realmente não havia instrumento de percussão no templo, devemos entender que a não menção de um instrumento no templo não o exclui ou o torna pecaminoso. Não havia teclados ou pianos no Templo de Israel, e nem por isso deixamos de usá-los nas músicas da igreja. Aliás, o piano foi muito usado no jazz e rock, seu uso já foi questionado nas igrejas no passado, mas hoje não enfrenta mais dificuldades de aceitação e até é visto com a imagem de um instrumento solene.
Com relação à origem dos instrumentos, se fossemos nesta linha, não deveríamos aceitar harpa e flauta, pois foram criados por Jubal (Genesis 4:21), descendente de Caim, povo que era inimigo de Deus! Davi usava a harpa para louvar a Deus, ninguém duvida disso! Ele usou um instrumento de origem pagã para Deus, demonstrando que instrumento musical, como o nome diz, é somente um instrumento nas mãos de quem o toca. É por isso que no voto da IASD sobre a música (voto 144-03G da Associação Geral), intitulado Filosofia Adventista do Sétimo Dia com Relação à Música (veja o Apêndice 1 do livro de Ellen White, Música: Sua Influência na Vida do Cristão.) não proíbe nenhum instrumento musical, seja de sopro, cordas ou percussão, mas orienta a como usá-los.
Sobre os instrumentos selecionei um parágrafo deste voto (ver página 93 do livro supra citado): “Deve ser priorizada por orquestras, bandas e outros grupos instrumentais a apresentação de músicas que estejam dentro das recomendações da igreja e que edifiquem seus ouvintes”.
Algumas pessoas argumentam que o problema é a imagem do instrumento, ou seja, você pode ouvi-lo por meio de uma gravação, mas não pode vê-lo por causa da sua associação com o Rock. Como já vimos que esse argumento é questionável, pois a própria origem dos instrumentos musicais na Bíblia não foi da linhagem dos filhos de Deus, o melhor é instruir as pessoas sobre isso, como fazemos em relação à árvore de natal, que é de origem pagã, e apoiado pelo Espírito de Profecia usamos nas igrejas e orientamos aos que questionam.
É interessante que se você pegar uma bateria completa e dividi-la em pequenas partes, e pedir para várias pessoas tocarem, o problema acaba, e assim é feito nas orquestras. Um toca o tambor, outo toca o prato, outro a caixa, outro um bumbo, outro o surdo, e assim por diante. Mas uma pessoa tocar tudo junto... não é hipocrisia!? Uma outra alternativa é usar um teclado ou sintetizador para tocar a percussão ou bateria, ou seja, tocar bateria por meio de um teclado não há problema, mas tocar no instrumento original tem!?
O DVD e o CD do Ministério da Música da nossa Divisão de 2012 faz uso equilibrado da percussão. Usamos nas igrejas e por que não reproduzir ao vivo? Mais pessoas estariam envolvidas no louvor musical, seria mais dinâmico e animado. Seguindo o voto da nossa igreja sobre a música não teremos problemas de mau uso da percussão ou outros instrumentos e o louvor ficaria mais envolvente. Observe que onde não há instrumentos ao vivo nem se ouve mais as vozes das pessoas cantando, pois o som é alto o suficiente para abafa-las, e se abaixar o volume os que estão dirigindo louvor reclamam, pois eles mesmos são inseguros para cantar e manter o ritmo! Devemos tentar fazer uso de instrumentos nas igrejas para melhorarmos o louvor pela música!
Para melhor compreensão dos textos bíblicos que citam instrumentos de percussão, vamos definir alguns termos:
- Címbalo. “Antigo instrumento de percussão, composto de dois discos de metal semelhantes aos atuais pratos.” (Segundo o Dicionário Brasileiro Globo). Sugestão: faça uma pesquisa você mesmo nos dicionários da sua casa e nos dicionários online.
- Tamboris. Tambor pequeno.
- Pandeiro. Esse todo brasileiro conhece!
Leia os textos, confira na sua Bíblia e tire suas conclusões respondendo se havia ou não instrumentos de percussão no templo ou na música religiosa no Antigo Testamento.
2 Samuel 6:5
Davi e toda a casa de Israel alegravam-se perante o SENHOR, com toda sorte de instrumentos de pau de faia, com harpas, com saltérios, com tamboris, com pandeiros e com címbalos.
1 Crônicas 13:8
Davi e todo o Israel alegravam-se perante Deus, com todo o seu empenho; em cânticos, com harpas, com alaúdes, com tamboris, com címbalos e com trombetas.
1 Crônicas 15:16
Disse Davi aos chefes dos levitas que constituíssem a seus irmãos, os cantores, para que, com instrumentos músicos, com alaúdes, harpas e címbalos se fizessem ouvir e levantassem a voz com alegria.
1 Crônicas 15:19
Assim, os cantores Hemã, Asafe e Etã se faziam ouvir com címbalos de bronze;
1 Crônicas 15:28
Assim, todo o Israel fez subir com júbilo a arca da Aliança do SENHOR, ao som de clarins, de trombetas e de címbalos, fazendo ressoar alaúdes e harpas.
1 Crônicas 16:5
Asafe, o chefe, Zacarias, o segundo, e depois Jeiel, Semiramote, Jeiel, Matitias, Eliabe, Benaia, Obede-Edom e Jeiel, com alaúdes e harpas; e Asafe fazia ressoar os címbalos.
1 Crônicas 16:42
Com eles, pois, estavam Hemã e Jedutum, que faziam ressoar trombetas, e címbalos, e instrumentos de música de Deus; os filhos de Jedutum eram porteiros.
1 Crônicas 25:1
Davi, juntamente com os chefes do serviço, separou para o ministério os filhos de Asafe, de Hemã e de Jedutum, para profetizarem com harpas, alaúdes e címbalos. O rol dos encarregados neste ministério foi:
1 Crônicas 25:6
Todos estes estavam sob a direção respectivamente de seus pais, para o canto da Casa do SENHOR, com címbalos, alaúdes e harpas, para o ministério da Casa de Deus, estando Asafe, Jedutum e Hemã debaixo das ordens do rei.
2 Crônicas 5:12
e quando todos os levitas que eram cantores, isto é, Asafe, Hemã, Jedutum e os filhos e irmãos deles, vestidos de linho fino, estavam de pé, para o oriente do altar, com címbalos, alaúdes e harpas, e com eles até cento e vinte sacerdotes, que tocavam as trombetas;
2 Crônicas 5:13
e quando em uníssono, a um tempo, tocaram as trombetas e cantaram para se fazerem ouvir, para louvarem o SENHOR e render-lhe graças; e quando levantaram eles a voz com trombetas, címbalos e outros instrumentos músicos para louvarem o SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre, então, sucedeu que a casa, a saber, a Casa do SENHOR, se encheu de uma nuvem;
2 Crônicas 29:25
Também estabeleceu os levitas na Casa do SENHOR com címbalos, alaúdes e harpas, segundo mandado de Davi e de Gade, o vidente do rei, e do profeta Natã; porque este mandado veio do SENHOR, por intermédio de seus profetas.
Esdras 3:10
Quando os edificadores lançaram os alicerces do templo do SENHOR, apresentaram-se os sacerdotes, paramentados e com trombetas, e os levitas, filhos de Asafe, com címbalos, para louvarem o SENHOR, segundo as determinações de Davi, rei de Israel.
Neemias 12:27
Na dedicação dos muros de Jerusalém, procuraram aos levitas de todos os seus lugares, para fazê-los vir a fim de que fizessem a dedicação com alegria, louvores, canto, címbalos, alaúdes e harpas.
Salmos 150:5
Louvai-o com címbalos sonoros; louvai-o com címbalos retumbantes.
1 Samuel 10:5
Então, seguirás a Gibeá-Eloim, onde está a guarnição dos filisteus; e há de ser que, entrando na cidade, encontrarás um grupo de profetas que descem do alto, precedidos de saltérios, e tambores, e flautas, e harpas, e eles estarão profetizando.
1 Samuel 18:6
Sucedeu, porém, que, vindo Saul e seu exército, e voltando também Davi de ferir os filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e dançando, com tambores, com júbilo e com instrumentos de música.
2 Samuel 6:5
Davi e toda a casa de Israel alegravam-se perante o SENHOR, com toda sorte de instrumentos de pau de faia, com harpas, com saltérios, com tamboris, com pandeiros e com címbalos.
1 Crônicas 13:8
Davi e todo o Israel alegravam-se perante Deus, com todo o seu empenho; em cânticos, com harpas, com alaúdes, com tamboris, com címbalos e com trombetas.
Salmos 81:2
Salmodiai e fazei soar o tamboril, a suave harpa com o saltério.

Pr. Yuri Ravem
Pastor da IASD em Sumaré -SP


Comentários

  1. Senhores:
    Porque não usaram tiraram informações do livro de Samuel Bacchiocchi visto terem tirado para o assunto "dança na Bíblia" ?

    ResponderExcluir
  2. gostei muito deste assunto, ( instrumento na igreja), eu entendi que o problema não esta´no instrumento e sim no individuo que está tocando e que deve ser tocado de maneira que edifiquem seus ovintes.

    ResponderExcluir
  3. um bom estudo a ser considerado também. http://musicaeadoracao.com.br/20153/dancas-e-tambores-no-salmo-150/

    ResponderExcluir

Postar um comentário