Salmo 23 - O Senhor é meu Pastor, nada me faltará...

1. Uma fórmula para o pensamento. Um pastor recebeu a visita de um homem que admira muitíssimo. Ele começara a trabalhar em uma certa empresa, muitos anos atrás, exercendo uma função inferior, mas com muita vontade de vencer. Ele era dotado de muitas habilidades, e de uma grande energia, e fez bom uso disso. Hoje, esse homem é o presidente da companhia, e possui tudo que tal cargo representa. Entretanto, durante a caminhada que o levaria a esta posição, ele não obteve a felicidade pessoal. Tornou-se nervoso, tenso, preocupado, doentio. Um de seus médicos sugeriu-lhe que procurasse um pastor. O pastor e ele conversaram sobre os remédios que lhe haviam sido receitados e que ele tomara. Depois, o pastor pegou uma folha de papel e lhe deu a sua receita: ler o Salmo 23, cinco vezes por dia, durante uma semana. Disse que o tomasse exatamente como ele indicara. Primeiro, deveria lê-lo logo que acordasse de manhã, atentamente, meditando bem nas palavras, e em espírito de oração. Depois, ele

Curiosidades dos Tempos Bíblicos: Samaritanos

Nome dado às pessoas que o rei da Assíria (677 AC) trouxe da Babilônia e outros lugares e instalou nas cidades de Samaria, substituindo, assim, os nativos daquela região, que Sargão (721 AC) levara cativos (2Rs 17:24; comp. Ed 4:2, 9, 10). Estes estrangeiros (comp. Lc 17:18), amalgamaram-se com os judeus que ainda permaneciam ali e abandonaram, gradualmente, a sua idolatria, adotando, em parte, a religião judaica.

Após o regresso do cativeiro, os judeus em Jerusalém recusaram-se a deixá-los tomar parte na reconstrução do templo e, desse modo, surgiu uma inimizade aberta entre eles. Os samaritanos erigiram outro templo no Monte Gerizim que foi, contudo, destruído por um rei judeu (130 AC). Eles, então, construiram outro em Siquém. A amarga inimizade entre os judeus e os samaritanos continuou até ao tempo de Jesus: “Os judeus não se comunicam com os samaritanos” (Jo 4:9; comp. Lc 9:52, 53). Jesus foi chamado, com desprezo, “um samaritano” (Jo 8:48). Muitos dos samaritanos aceitaram o Evangelho (Jo 4:5-42; At 8:25; At 9:31; At 15:3). Destes samaritanos, ainda existe um pequeno grupo com cerca de 160 pessoas que habitam em Siquém, onde observam cuidadosamente os hábitos religiosos dos seus pais. São a “seita mais antiga e mais pequena do mundo”.

Fonte: Mundo Bíblico

Comentários