SALMO 1 - A PRIMAZIA DA PALAVRA

1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2  Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. 3  Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido. 4 Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa. 5  Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. 6  Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá. Este poema é uma introdução de encaixe ao livro de 150 salmos. Revela o padrão básico da sabedoria e adoração de Israel. A vida é vista não nos momentos isolados do presente, mas na perspectiva da eternidade, na visão de Deus. O autor conecta vida humana intimamente com a vontade e o coração de Deus. O salmo lança um apelo desafiador a Israel – e a to

Dia 01: Criado Pelo o Espírito de Deus

"O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida." Jó 33:4 RA

O Espírito de Deus tem estado intimamente envolvido em nossa vida desde a criação da humanidade até o momento que fomos concebidos. Gênesis 1:2 revela que o Espírito de Deus "pairava" sobre a criação. E conforme Jó 33:4, o Espírito de Deus nos criou, e o Seu sopro nos deu vida. Talvez você sinta como se nunca tivesse conhecido o Espírito de Deus, mas Ele conhece você desde o princípio e todos os seus caminhos. Antes mesmo que você tivesse noção de Sua existência, você já havia experimentado o Espírito Santo.

O Espírito Santo está sempre conosco. Mesmo quando nós não nos apercebemos de Sua presença, Ele nos acompanha. Mesmo que venhamos a ignorar o Seu envolvimento em nossa vida, a verdade permanece: o Espírito de Deus está sempre presente e está sempre buscando nos atrair para um relacionamento íntimo com Ele.

Não precisamos buscar o Espírito Santo, Ele nos busca. Não precisamos ir até Ele, Ele já veio até nós. Tão próximo como a nossa respiração e o nosso pensamento mais íntimo, o Espírito de Deus esta a trabalhar ao nosso redor a todo o tempo. Ele constantemente muda e molda a paisagem da nossa vida. Talvez não percebamos a Sua presença, mas com certeza não podemos ignorar as evidências de Sua obra em nossa vida e na de outros.

Esses são alguns dos textos bíblicos que mostram o Espírito Santo em ação: Êxodo 31:3; Juízes 14:6; 1 Samuel 10:6; 2 Samuel 23:2; Jó 32:8; Isaías 11:2; 59:21; Ezequiel 36:27; Joel 2:28, 29 e Zacarias 4:6. Como você consegue ver o Espírito de Deus trabalhando na sua vida?

Porém uma pergunta pode surgir: Se Ele está tão presente em nossa vida, qual seria o motivo de não experimentarmos a Sua presença? Talvez a resposta seria:
  • O medo de se entregar completamente ao Espírito Santo;
  • A ignorância acerca da pessoa ou obra do Espírito de Deus;
  • As distrações da vida;
  • A falta de experimentar Deus em nossa vida;
  • Má compreensão acerca do Espírito Santo;
  • A falta de fome e sede pela Sua presença;
  • Outro motivo?
Não importa quão alto e forte seja o muro que nos tem separado do Espírito Santo, ele pode ser removido da nossa vida pelo genuíno arrependimento e continua busca por um verdadeiro relacionamento com Deus!

"A mesma coisa aconteceu também com vocês. Quando ouviram a verdadeira mensagem, a boa notícia que trouxe para vocês a salvação, vocês creram em Cristo. E Deus pôs em vocês a sua marca de proprietário quando lhes deu o Espírito Santo, que ele havia prometido. O Espírito Santo é a garantia de que receberemos o que Deus prometeu ao seu povo, e isso nos dá a certeza de que Deus dará liberdade completa aos que são seus. Portanto, louvemos a sua glória." Efésios 1:13, 14 NTLH

Textos Para Reflexão:
Salmo 139:1-18

Primeira Semana: O Sopro e o Vento de Deus!


PR. DOUGLAS W. PEREIRA

Diretor de Operações e Evangelismo do Está Escrito Canadá. Formado em teologia e administração de empresas e com mestrado na área de liderança. É casado com Rebeca Foffa Stina Pereira e desde de janeiro de 2007 vive em Oshawa, Canadá.

Comentários