SALMO 1 - A PRIMAZIA DA PALAVRA

1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2  Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. 3  Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido. 4 Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa. 5  Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. 6  Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá. Este poema é uma introdução de encaixe ao livro de 150 salmos. Revela o padrão básico da sabedoria e adoração de Israel. A vida é vista não nos momentos isolados do presente, mas na perspectiva da eternidade, na visão de Deus. O autor conecta vida humana intimamente com a vontade e o coração de Deus. O salmo lança um apelo desafiador a Israel – e a to

Dia 03: Habilitado Pelo Espírito


"O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida." Jó 33:4 RA

Experimentar o Espírito Santo não tem nada haver com trabalho e com todos os esforços empregados para agradar a Deus. De fato, é impossível viver a vida cristã sem o Seu poder. O povo de Deus no Antigo Testamento descobriu esta verdade. Cada vez que eles tentaram fazer o que era correto "a seus próprios olhos', tudo terminava em um desastre. Tudo mesmo!

D.L. Moody abordou essa questão: "Alguns cristãos estão interessados apenas no trabalho. Eles parecem pensar que estarão perdendo tempo se esperarem em Deus pelo Seu poder, e longe vão trabalhar arduamente sem a unção... Um homem que trabalha sem essa unção, esse derramamento, sem o Espírito Santo sobre ele, está perdendo tempo afinal de contas."

Muitas vezes após os israelitas terem ocupado a terra prometida, eles estiveram longe da vontade de Deus, e começaram a adorar ídolos. Então os inimigos de Israel, especialmente os Filisteus, levantaram-se e os oprimiram. "Naquelas dias não havia rei em Israel; cada qual fazia o que parecia bem aos seus olhos" (Juízes 17:6). Fazer o que parecia ser correto, mas sem a direção do Espírito, levou Israel a derrota e ao cativeiro.

Em sua vida, você já se viu em ciclo espiritual sem fim, tentando fazer o que pensa ser correto apenas para ser atacado, afligido e derrotado? Sem a constante capacitação do Espírito Santo, nós nunca conseguiremos experimentar uma vida cristã vitoriosa. Você e eu não podemos fazer isso por nós mesmos. Nós precisamos da capacitação de Deus através do Seu Espírito.

O que você tentado alcançar através de suas próprias forças? Quem sabe ser um melhor esposo, esposa, pai, mãe, filho, filha, irmão, irmã, cristão?

A Palavra de Deus é clara: "Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos exércitos" (Zacarias 4:6).

No Antigo Testamento, Deus suscitou juízes para o povo de Israel. Deus habilitou esses juízes para liderar o Seu povo que estava na escravidão à liberdade.

Assim como Deus capacitou Otniel (Juízes 3), Gideão (Juízes 6), Jefté (11) e Sansão (Juízes 13-15), para cumprir o Seu propósito, Deus quer nos habilitar hoje, para cumprirmos todos os planos de Deus para a nossa vida! E um dos propósitos divinos mais solene para cada um de nós é o de compartilhar as boas-novas da salvação. "Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra" (Atos 1:8).

Arrependimento e confissão precedem a capacitação. Somente quando reconhecermos a nossa fraqueza, pecado, e faltas poderemos receber o poder do Espírito Santo para mudar e fortalecer a nossa vida. "E Ele me disse: 'A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza'. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, então é que sou forte" (2 Coríntios 12:9-10).

Está você preparado para entregar-se completamente e ser fortalecido pelo poder do Espírito? Faça essa oração:

Poderoso Deus, Tu és forte, e eu sou fraco. Espírito de Deus, Tu és o meu Socorro, porque sou incapaz. Eu posso fazer todas as coisas através de Cristo que me fortalece. Sem o Teu Espírito, eu não posso fazer nada. Espírito de Deus, me capacites para ser uma testemunha corajosa. Usa me como um vaso de Teu maravilhoso poder através da minha vida. Amém!

Primeira Semana: O Sopro e o Vento de Deus!


PR. DOUGLAS W. PEREIRA

Diretor de Operações e Evangelismo do Está Escrito Canadá. Formado em teologia e administração de empresas e com mestrado na área de liderança. É casado com Rebeca Foffa Stina Pereira e desde de janeiro de 2007 vive em Oshawa, Canadá.

Comentários