SALMO 1 - A PRIMAZIA DA PALAVRA

1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2  Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. 3  Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido. 4 Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa. 5  Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. 6  Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá. Este poema é uma introdução de encaixe ao livro de 150 salmos. Revela o padrão básico da sabedoria e adoração de Israel. A vida é vista não nos momentos isolados do presente, mas na perspectiva da eternidade, na visão de Deus. O autor conecta vida humana intimamente com a vontade e o coração de Deus. O salmo lança um apelo desafiador a Israel – e a to

Senhor do Futuro: a quem pertence o seu destino?

Quando vai se aproximando o ano novo nós ouvimos muitas frases, dentre elas: “o futuro a Deus pertence” ou “o que tiver que ser será”. Estas frases são mentiras que Satanás quer que você acredite.

A Bíblia afirma que o futuro ou o que chamamos destino está nas nossas mãos:

Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Gál. 6:7

O que semear a perversidade segará males; e com a vara da sua própria indignação será extinto. Prov. 22:8

Deus nos deu um presente, que é a oportunidade de escrevermos a nossa história. Não estamos presos a um futuro determinado, ou ao destino do acaso. Podemos ser senhores do futuro!

É claro que Deus sabe todas as coisas e também conhece nosso futuro, mas isso não predestina o que irá acontecer conosco.

A ideia determinista acerca do futuro é antiga. Os gregos antigos, por exemplo, acreditavam que a história do mundo era cíclica, ou seja, tudo que acontecia no presente já havia acontecido no passado e se repetiria no futuro, inclusive a vida humana, valendo-se da ideia da reencarnação.

Para os humanistas e deístas a história está deixada ao acaso, sem a intervenção divina. Nosso futuro é fruto de coincidências determinadas pelo senhor destino.

Mas para os cristãos a história é linear e é dirigida por Deus, e está no poder do ser humano tomar decisões e escrever sua história. Leia com atenção o que Deus nos revelou sobre este assunto:

“A conduta do homem neste mundo decide seu eterno destino. Segundo houver semeado, assim ceifará. A causa será seguida do efeito.” Ellen G. White, Ciência do Bom Viver 180.

“Pudessem todos compreender isso, despertando para o fato de que estamos individualmente decidindo nosso próprio destino”. Ellen G. White, Conselhos aos Professores pais e estudantes, 61.

Como ser o senhor do próprio futuro? O que fazer para escrever uma linda história da nossa vida? Antes de responder quero citar uma ilustração que li:

Certa vez, um discípulo chegou ao templo e pediu para falar com o sábio sacerdote porque, segundo sua opinião, havia uma coisa na criação que não tinha nenhum sentido. O sábio sacerdote atendeu-o de imediato, curioso por saber qual era a falha na criação.

Senhor, a natureza é muito bonita, muito funcional, cada coisa tem sua razão de ser, mas, no meu ponto de vista, há uma coisa que não serve para nada – disse o discípulo.

E que coisa é essa que não serve para nada? – perguntou o sábio.

- É o horizonte. Para que serve o horizonte? Se eu caminho um passo em direção ao horizonte, ele se afasta um passo de mim. Se caminhar dez passos, ele se afasta outros dez passos. Se caminhar quilômetros em direção ao horizonte, ele se afasta os mesmos quilômetros de mim... Viu só, não faz sentido, o horizonte não serve para nada!

O monge olhou para o discípulo, sorriu e disse:

- Mas é justamente para isso que serve o horizonte: para fazê-lo caminhar.

O ano novo é o horizonte, que se você pensar nunca chega ao fim, pois ao entrar em um novo ano já esperamos o outro. Mas ele nos ajuda a sonhar, e devemos sonhar.

Gosto de pregar sobre o sonho de Deus para nossa vida, e que às vezes não deixamos Deus realizá-lo. O primeiro princípio que temos que entender é que o sonho de Deus é sempre melhor que o nosso, e que aguardamos a Nova Terra. Quando prego este assunto eu dou um cartãozinho para cada pessoa que chamo de “cartão dos sonhos”.

Quero sugerir que você faça um para ser seu referencial para o futuro próximo e a médio prazo também. É muito simples. Pegue um papel de boa qualidade, se for mais rígido melhor, e recorte no tamanho de um cartão de crédito, pois a ideia é você guardar na sua carteira.

Escreva em cima e primeiro assim: Três sonhos para Jesus durante a minha vida. Faça três linhas abaixo para você escrever três metas para realizar para Cristo durante sua vida. Deve ser algo grande, que seja impossível hoje. Eu tenho o meu, e um dos sonhos que escrevi foi abrir 15 novas igrejas. Você pode sonhar com almas para Deus, realizar evangelismo, construir igrejas, missão global, discipular pessoas, etc.

Depois escreva assim: Sete sonhos para minha vida. Faça sete linhas abaixo para escrever. Aqui será onde você vai expressar metas para sua vida espiritual, emocional, profissional, física e material. Não é pecado sonhar em estudar mais, crescer profissionalmente ou comprar alguma coisa, mas por favor, lembre-se da história de Salomão para que suas metas não sejam só materiais e focalizadas neste mundo passageiro.

I Cron. 1:11 e 12: “Então Deus disse a Salomão: Porquanto houve isto no teu coração, e não pediste riquezas, bens, ou honra, nem a morte dos que te odeiam, nem tampouco pediste muitos dias de vida, mas pediste para ti sabedoria e conhecimento, para poderes julgar a meu povo, sobre o qual te constituí rei, sabedoria e conhecimento te são dados; e te darei riquezas, bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti, e nem depois de ti haverá”.

Depois de escrever seu cartão dos sonhos, ore por ele sempre que puder, e faça adaptações durante o percurso da sua vida, e a cada ano você poderá acrescentar ou retirar metas.

Hoje Deus está te dando a oportunidade de escrever seu futuro. Não fique remoendo os fracassos do passado e nem fique vivendo um futuro que não chegou. Viva o hoje e o agora! Um homem chegou para o sábio e perguntou: qual é o momento mais importante da vida, a pessoa mais importante da minha vida e a coisa mais importante da vida. O sábio pensou e respondeu: O momento mais importante da sua vida é o agora, a pessoa mais importante da sua vida é quem está ao seu lado e a coisa mais importante da vida é fazer essa pessoa feliz!

Quero só acrescentar uma coisa: escreva seu futuro de forma que você também faça Jesus feliz.


PR. YURI RAVEM

Mestre em teologia e pastor da Igreja Adventista em Parobé - RS Casado com Andressa, mestre em educação.

Editor Associado do Blog Nisto Cremos

Comentários

  1. Há muita sabedoria em suas palavras, e no início comecei discordando, mas no decorrer do texto, para mim o mesmo foi se esclarecendo.
    Deus é Grandioso, devemos falar de acordo com o Mestre, e a Palavra diz: se o Senhor quiser, façamos isso ou aquilo.
    Mas realmente, Deus nos deu escolhas, e se não lutarmos por nossos sonhos, nossas conquistas se limitarão a sonhos medianos, que nunca passarão de meras especulaçoes de sonhos maiores.

    Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  2. Pastor o senhor é muito usado por Deus
    que deus continue te dando sabedoria
    realmente nós fazemos nossas escolhas
    ore por mim obrigaduuu

    ResponderExcluir

Postar um comentário