SALMO 1 - A PRIMAZIA DA PALAVRA

1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2  Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. 3  Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido. 4 Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa. 5  Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. 6  Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá. Este poema é uma introdução de encaixe ao livro de 150 salmos. Revela o padrão básico da sabedoria e adoração de Israel. A vida é vista não nos momentos isolados do presente, mas na perspectiva da eternidade, na visão de Deus. O autor conecta vida humana intimamente com a vontade e o coração de Deus. O salmo lança um apelo desafiador a Israel – e a to

Curiosidades dos Tempos Bíblicos: Mesopotâmea

Um termo (grego: entre rios) tirado da LXX por algumas versões e que será a tradução do Heb. ’Aram-Naharayim. Todo o vale do Tigre e do Eufrates, incluindo os seus tributários, onde Alexandre obteve grandes vitórias.

Contudo, o termo hebraico ’Aram-Naharayim traduzido por “Mesopotâmea” em Gn 24:10; Dt 23:4; Jz 3:8; 1Cr 19:6 designa apenas a Mesopotâmea Superior, uma região que se situava entre o Eufrates, o rio Khabur e o Tigre Superior. Assim, o termo “Mesopotâmea”, no VT, poderá conduzir-nos em erro.

No NT, o nome Mesopotâmea é utilizado tal como o usavam os escritores gregos e romanos e incluía todo o país. Por exemplo, Estevão coloca Ur dos Caldeus na Mesopotâmea (At 7:2). Alguns habitantes da Mesopotâmea, quer Judeus, quer prosélitos, encontravam-se presentes no dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo foi derramado sobre os apóstolos (cap. At 2:9).

Fonte: Mundo Bíblico

Comentários