SALMO 1 - A PRIMAZIA DA PALAVRA

1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2  Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. 3  Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido. 4 Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa. 5  Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. 6  Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá. Este poema é uma introdução de encaixe ao livro de 150 salmos. Revela o padrão básico da sabedoria e adoração de Israel. A vida é vista não nos momentos isolados do presente, mas na perspectiva da eternidade, na visão de Deus. O autor conecta vida humana intimamente com a vontade e o coração de Deus. O salmo lança um apelo desafiador a Israel – e a to

Você seria recontratado em seu emprego?

1. Capacidade de aprendizagem;
2. Dinamismo;
3. Motivação;
4. Identificação do candidato com a empresa;
5. Capacidade de trabalhar em equipe;
6. Comprometimento com os resultados do trabalho;
7. Capacidade de cumprir prazos e horários;
8. Capacidade de se comunicar bem e saber expor um ponto de vista.

Estes pontos me foram passados por algumas agências especializadas em recrutamento e seleção que consultei. Agora responda: você seria recontratado para a mesma função que está exercendo hoje em sua empresa? Você preenche os requisitos acima? Você tem consciência de que há muita gente querendo o seu lugar?

Um dos mais interessantes exercícios que pessoas de sucesso fazem é pensar e agir como se cada dia fosse o seu primeiro dia de trabalho. Pensando e agindo assim, elas não se acomodam, não ficam arrogantes, não perdem a noção e a perspectiva da realidade de sua posição. Pensando e agindo assim, elas continuam interessadas em aprender, a ter o dinamismo do começo, a encontrar motivação na rotina, a identificar-se com os objetivos da empresa, a trabalhar em equipe, a fazer tudo para que a empresa obtenha melhores resultados, a cumprir prazos e horários e procurar comunicar-se melhor com seus chefes, colegas, clientes e fornecedores. Daí o seu sucesso.

Conheço pessoas que trabalham olhando para o relógio, se economizando, fazendo menos do que são capazes. Conheço pessoas que são verdadeiros sonâmbulos no trabalho. Conheço os que torcem contra, fazem fofocas, não cumprem prazos nem horários, não colaboram, não participam e não demonstram ter o mínimo desejo de aprender. Daí o seu fracasso.

Você seria recontratado em seu emprego?

PENSE NISSO:

Você está reclamando demais de seu emprego?
Você está acomodado e se achando totalmente seguro em seu emprego?
Você perdeu a vontade de aprender coisas novas a respeito de sua função ou de sua empresa?
Você anda olhando muito para o relógio pensando na hora de ir para casa?
Você anda descumprindo horários e prazos e achando isso uma coisa normal?
Você tem consciência de que muita gente gostaria de ter o seu emprego?

PROF. LUIZ MARINS

Antropólogo. Estudou Antropologia na Austrália (Macquarie University/School of Behavioural Sciences) sob a orientação do renomado antropólogo indiano Prof. Dr. Chandra Jayawardena e na Universidade de São Paulo (USP), sob a orientação da Profa.Dra. Thekla Hartmann;

- Licenciado em História (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba); estudou Direito (Faculdade de Direito de Sorocaba); Ciência Política (Universidade de Brasília - UnB); Negociação (New York University, NY, USA); Planejamento e Marketing (Wharton School, Pennsylvannia, USA); Antropologia Econômica e Macroeconomia (Curso especial da London School of Economics em New South Wales) e outros cursos em universidades no Brasil e no exterior.  

Comentários