Salmo 23 - O Senhor é meu Pastor, nada me faltará...

1. Uma fórmula para o pensamento. Um pastor recebeu a visita de um homem que admira muitíssimo. Ele começara a trabalhar em uma certa empresa, muitos anos atrás, exercendo uma função inferior, mas com muita vontade de vencer. Ele era dotado de muitas habilidades, e de uma grande energia, e fez bom uso disso. Hoje, esse homem é o presidente da companhia, e possui tudo que tal cargo representa. Entretanto, durante a caminhada que o levaria a esta posição, ele não obteve a felicidade pessoal. Tornou-se nervoso, tenso, preocupado, doentio. Um de seus médicos sugeriu-lhe que procurasse um pastor. O pastor e ele conversaram sobre os remédios que lhe haviam sido receitados e que ele tomara. Depois, o pastor pegou uma folha de papel e lhe deu a sua receita: ler o Salmo 23, cinco vezes por dia, durante uma semana. Disse que o tomasse exatamente como ele indicara. Primeiro, deveria lê-lo logo que acordasse de manhã, atentamente, meditando bem nas palavras, e em espírito de oração. Depois, ele

O Pecado de Cam: análise bíblica e do Espírito de Profecia

Você já teve curiosidade de saber por que Cam (ou Cão em algumas versões da Bíblia) foi duramente amaldiçoado por seu próprio pai? Será que ter visto o pai nu seria tão pecaminoso a ponto de ter sua descendência condenada à servidão?

Uma vez ouvi dizer que Cam teria se deitado com a mulher de seu pai, mas não havia muitas evidências, mesmo citando Levítico 20:11 que diz: “O homem que se deitar com a mulher de seu pai terá descoberto a nudez de seu pai”. A maioria dos comentaristas da Bíblia simplesmente afirmam que Cam viu o pai nu e isso foi falta de respeito.

O objetivo deste artigo é fazer uma análise bíblica e do Espírito de Profecia para descobrir o que foi esse pecado. Antes, leiamos o texto a ser estudado:
Genesis 9:21 a 25: “Bebendo do vinho, embriagou-se e se pôs nu dentro de sua tenda. Cam, pai de Canaã, vendo a nudez do pai, fê-lo saber, fora, a seus dois irmãos. Então, Sem e Jafé tomaram uma capa, puseram-na sobre os próprios ombros de ambos e, andando de costas, rostos desviados, cobriram a nudez do pai, sem que a vissem. Despertando Noé do seu vinho, soube o que lhe fizera o filho mais moço e disse: Maldito seja Canaã; seja servo dos servos a seus irmãos”.

É interessante notar que Noé, pai de Cam, não estava sóbrio, ou seja, seu filho teria se aproveitado de uma situação de embriagues do pai para fazer algo abominável, pois foi dura sua punição.

O que significa ver a nudez? Quando Moisés (o mesmo autor de Genesis) se refere às leis dos pecados sexuais em Levítico, usa o mesmo termo de Genesis para “nudez” (‘erevat). Leia atentamente os textos seguintes para responder o que significa ver ou descobrir a nudez de alguém no pensamento de Moisés:

Levítico 20:17 a 20: “Se um homem tomar a sua irmã, filha de seu pai ou filha de sua mãe, e vir a nudez dela, e ela vir a dele, torpeza é; portanto, serão eliminados na presença dos filhos do seu povo; descobriu a nudez de sua irmã; levará sobre si a sua iniqüidade. Se um homem se deitar com mulher no tempo da enfermidade dela e lhe descobrir a nudez, descobrindo a sua fonte, e ela descobrir a fonte do seu sangue, ambos serão eliminados do meio do seu povo. Também a nudez da irmã de tua mãe ou da irmã de teu pai não descobrirás; porquanto descobriu a nudez da sua parenta, sobre si levarão a sua iniqüidade”.

Ver ou descobrir a nudez é mais do que simplesmente observar com os olhos alguém nu, a expressão é um eufemismo para contatos íntimos ou até mesmo relações sexuais. Assim, provavelmente, o que Cam fez foi mais do que ver seu pai nu.

Não pretendo definir na prática como foi o acontecido, mas fica claro que ele ofendeu a honra do pai, e por isso, ele e sua geração foram amaldiçoados por isso.

Os descendentes de Cam, os Cananitas, perpetuaram práticas homosexuais, e anos mais tarde Deus destruiu Sodoma e Gomorra por causa de perversões, dentre elas, desta mesma natureza. Em Genesis 19 vemos que os cananitas queriam cometer atos homosexuais com os anjos que foram visitar a cidade, e só não fizeram por que foram impedidos pelo poder de Deus.

A escritora Ellen G. White inspirada por Deus comenta o seguinte sobre o pecado e condenação de Cam:

“Seguindo a linhagem de Cão, por meio do filho em vez de o pai, declarou ele: 'Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos.' Gên. 9:25. O atentado aos sentimentos de afeição natural por parte de Cão, declarou que a reverência filial muito tempo antes havia sido repelida de sua alma; e revelou a impiedade e vileza de seu caráter. Estas más características perpetuaram-se em Canaã e sua posteridade, cujo delito, continuado, atraiu-lhes os juízos de Deus”. E.G. White, Patriarcas e Profetas, 117.

A expressão usada por ela é “atentado aos sentimentos de afeição natural” ou em inglês “unnatural crime”. Essa mesma expressão “unnatural crime” se refere ao pecado de Ruben (Patriarcas e Profetas, 238), que foi de ordem sexual; e ao pecado de Amnon (Patriarcas e Profetas, 727), também de ordem sexual. Ou seja, quando ela diz que o pecado de Cam foi um “unnatural crime”, ela está se referindo a um pecado de ordem sexual.

Em Romanos 1:26 e 27 Paulo usa uma terminologia semelhante quando fala que homens e mulheres mudaram seu contato ou modo natural, e ele se refere explicitamente ao homossexualismo. Leia: “semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro” (Romanos 1:27).

Note também que ao falar do pecado de Cam Ellen White enfatiza “impiedade e vileza de seu caráter” e que “estas más características perpetuaram-se em Canaã e sua posteridade, cujo delito, continuado, atraiu-lhes os juízos de Deus”. Não poderíamos supor que ver alguém nu seria tão abominável para ser descrito como lemos. E como foi mencionado, os descendentes de Cam realmente foram punidos por essas práticas homossexuais.

Assim, tudo leva a crer que o pecado de Cam foi o de homossexualismo. Desta forma, fica mais um alerta sobre esta questão que é condenada na Bíblia.

Pr. Yuri Ravem
yuriravem@yahoo.com.br

Comentários

  1. Interessante o artigo. Abaixo vão minhas observações sobre alguns problemas com as conclusões do autor:

    1. Embora o autor tenha concluído que o pecado de Cam foi homossexualismo, ele precisaria necessariamente concluir que o ato foi praticado com seu próprio pai o que fica difícil defender baseando em todo o contexto da história.

    2. Um detalhe no relato que o autor ignorou nos leva a concluir que o pecado de Cam foi simplesmente "ver" e não praticar o homossexualismo com seu pai. Veja que os outros filhos de Noé pegaram um capa "puseram-na sobre os próprios ombros de ambos e, andando de costas, rostos desviados, cobriram a nudez do pai, sem que a vissem." Sem e Jafé sabiam que o mero olhar a nudez de seu pai seria, EM SEU CONTEXTO, um pecado e por isso não olharam, diferente de Cam que olhou. Esse detalhe é crucial para entender a história.

    3. Além disso, se Cam praticou homossexualismo com seu pai, então a Bíblia deveria ter tido: "Sem e Jafé, não praticando atos sexuais com seu pai, o cobriram." Não é o que a Bíblia diz. Eles não quiseram cometer o mesmo erro que Cam havia cometido, ou seja "olhar" seu pai desnudo.

    4. A Bíblia tem expressões tanto para "ver a nudez" bem como "deitar-se", fica claro que o autor de Gênesis poderia ter usado a expressão "deitou-se com seu pai" se este tivesse sido o caso. Ele não o fez. Note que a revelação foi progressiva e o contexto de nossos primeiros pais era diferente. Deus possivelmente estava tentando coibir o pecado sexual colocando barreiras contra o próprio ato de "olhar". Isso não se aplica mais a meu ver, pois é natural hoje que pais tomem banhos com seus filhos até uma certa idade como maneira de criar intimidade, especialmente no caso de pais e meninos.

    5. A passagem de Ellen White usada embora seja forte contra a descendência de Cam, não apóia a conclusão de que Cam sofria do mal do homossexualismo "per se". Obviamente o pecado de Cam foi "de ordem sexual", pois ele não só viu seu pai nu mas de alguma forma o desonrou ao contar para seus irmãos. É possível que ele fez chacota de seu pai ou "tirou sarro dele" pela sua situação.

    6. Concluir que Cam era homossexual simplesmente porque alguns de seus descendentes eram é um silogismo indefensável. Nem mesmo EGW infere isso na sua passagem. Isso seria equivalente a dizer que o pecado de Adão ao comer da fruta foi "assassinato" porque Caim foi o primeiro assassino. Caim sendo descendente de Adão mostrou o mesmos traços de caráter de Adão, o assassínio. Não faz sentido.

    7. As passagens de Paulo citadas não se aplicam ao texto, haja vista que tratam de outro contexto histórico e culturas e se referem a outras práticas sexuais.

    Com base nessas poucas evidências (creio que há mais objeções sobre o artigo), creio que infelizmente as conclusões do artigo penderam para a especulação. A Bíblia é bastante clara sobre o pecado do homossexualismo, não é necessário começar a esticar textos como esse para provar que a prática do homossexualismo é contrária à vontade de Deus.

    Um abraço,
    André Reis
    www.IgrejaAdventista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito da sua explicaçao irmao.Muito obrigada.Que Deus lhe abençoe grandemente.

      Excluir
    2. Excelente a exposição de razões que se contrapõem à ideia de que Cam tenha cometido o ato homossexual, aproveitando-se da situação de seu pai, sugerida pelo texto original. Se levarmos em conta que os atos homossexuais eram - e são - considerados "abominação" no texto bíblico e naqueles tempos eram punidos com a pena de morte, razão não haveria para que sobre o personagem em questão não fosse infligida a pena capital, mas apenas uma maldição sobre a sua descendência.

      O homossexualismo, condenado pela Bíblia como uma abominação, estaria no texto em questão extremamente qualificado pelo fato da vulnerabilidade causada pela embriaguês da vítima e muito mais por ter sido perpetrada contra o próprio pai. Não consigo enxergar razões para que a condenação não fosse a pena de morte, se o ato homossexual tivesse sido o crime.

      Excluir
    3. Um texto pode ser interpretado de acordo com a visão de cada um... sendo assim, não seria um pecado tirar conclusões só porque vocês querem dessa forma?

      Excluir
    4. Parabéns pela sua observação
      Eu penso igual zinco a vc muitos pregadores e teólogo distorcem a palavra de Deus inserindo mentira

      Excluir
    5. como afirmar que Sem e Jafé não viram seu pai nu....se ambos viraram o rosto é porque sabiam da situação em que se encontrava...cam deve ter feito algo mais..pois do contrario todos deveriam ser punidos..

      Excluir
    6. Está claro que eles viram porque Cam contou a eles da nudez do pai, por isso foram prudentes em não cometerem o mesmo erro!

      Excluir
    7. É tristemente incrível como se distorce o texto bíblico. Como: "está claro que eles viram"?!? A Escritura é clara em dizer que eles entraram de costas, exatamente indicando que eles não viram, e você escreve dizendo que eles viram? O que vejo aqui é uma repetição do ocorrido no Éden, quando Deus disse: "certamente morrereis" e a serpente retrucou: "certamente não morrereis."
      Que Deus Se apiede de nós!
      Sinto muito, mas o autor do artigo foi EXTRAMENTE infeliz em gastar sua inteligência numa viagem de ideias tão absurdas e num uso tão descabido dos textos inspirados, o que inclui o Espírito de Profecia. Senti vergonha pela profissão de fé do articulista. Não o conheço, mas este texto não merece carregar qualquer ideia de conexão com o Adventismo do Sétimo Dia.
      Seria mais apropriado este artigo constar em algum endereço cujo título fosse "Nisto Não Cremos".

      Excluir
    8. Uma forma de conciliar as duas interpretações é associar o termo "ver a nudez do pai" com uma conotação homossexual, isto é, o filho sentiu excitação sem cometer o coito. A relação sexual propriamente dita não se sucedeu, mas o olhar a nudez lhe conferiu desejo, o que pode ter gerado a maldição no contexto.

      Excluir
    9. Sim, logicamente, muitas coisas esclarecidas e outras a esclarecer, mas precisamos ter cuidado com traducoes e edicoes, pois isso conta muito na hora da compreensao, digo isso por mim, qdp leio algo diferente corro pra outras traducoes e versoes, pois ha muito o qie entender ... abraco a todos, valeu ....

      Excluir
    10. Mas Cain nao vem da descendência de Adão e sim da serpente.
      Eva deu a Luz a duas sementes, a quam foi posto inimizade entre elas. A semente da mulher e a da serpente. A biblia relata que adao conheceu eva e veio abel e depois que conheceu denovo e nasceu sete.
      Outra coisa, o quando Canaã foi amaldiçoado, foi dito que ele seria escravo de seus irmaos. Opa, mas no texto vemos ele sendo escravos de seu tio. (Que no caso seria. Tios e irmaos) o que evidencia que Cam deitou-se com a mãe.
      Obs. Noema (se assim q se escreve) é descendencia de Cain. Filho do diabo.
      Foi assim que os filhos do maligno sobreviveram ao dilúvio.

      Excluir
    11. Hoje em dia, existe muitos casos de filhos dando banho nos pais nus. O que conta não é o simples ato de ver, mas o de ver e maldar.

      Se cam viu e fez chacota do pai nu, por qual motivo a descendência de Canaã foi o de homossexualismo? Eu sinceramente não vejo ligação se o pecado de Cam foi de ver e não o de ter abusado do próprio pai.

      A Bíblia não diz a coisa como ela é de forma direta. Ela fala nas entrelinhas. Um exemplo é o conheceu, que não é conhecer, dizer : 'oi, meu nome é fulano, e i seu?', não. O conhecer é ato sexual.

      Ver a nudez não é simplesmente ver a nudez, mas contemplar, fazer ato sexual. Repito: não faz sentido ver a nudez, na forma de olhar, e ser amaldiçoado, mas a de maldar e praticar algum ato que não deveria praticar.

      Sempre achei um abismo o pecado de Cam com a sua maldição. Mas compreendo, e vejo que faz sentido, se for o de ter abusado do pai, principalmente a sua descendência de ter feito práticas homossexuais.

      Excluir
  2. Então o pecado que perpetuou na descendência de Cam foi o de ver o pai pelado? Deus amaldiçoou Cam e sua descendência por que eles ficavam vendo seus pais pelados? Esse foi o crime que Cam cometeu? Noé bebeu até ficar bêbado, focou nu, seu filho viu, e então foi duramente condenado por ver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No que eu entendo da historia e seu contexto, Cam viu a nudez de seu pai, a principio por acidente, mas ele se aproveitou da situação para fazer chacota, difamar seu para os seus irmãos, até os chamando também para ver a sena. Quebrando o quinto mandamento: honrar pai e mãe. Alem de tudo do que já foi dito e citado.

      Excluir
    2. Concordo na desonra ao quinto mandamento.

      Excluir
    3. Amigo creio eu que não foi Deus que amaldiçou a cam .foi seu proprio pai Noe.os pai tem o poder de ABENÇOA e MALDIção. na ira de noe au saber que cam o viu nu,proferia palavras de maldição .

      Excluir
    4. O quinto mandamento foi escrito milhares de anos depois desse ocorrido. Eles não desobedeceram o "quinto mandamento" literalmente dizendo. Eles desrespeitaram um código de etica à época

      Excluir
    5. que explicação excelente parabéns ,não tem nada que esticar o texto pra criar possibilidade ,a bíblia em si é muito clara .

      Excluir
  3. Anônimo,

    As tendências desobedientes dos filhos de Cam se perpetuaram, não só na parte sexual, mas na violência, idolatria e outros pecados. Cam desobedeceu abertamente um princípio que a história indica ser bastante importante naquela época, o de não descobrir a nudez de seus pais, como mostra também a atitude de Sem e Jafé que cobriram seu pai sem olhar para ele.

    O olhar a nudez (principalmente para os homens) era um primeiro passo para outros pecados sexuais por isso Deus proibira isso já no tempo de Noé, embora a Bíblia só relate isso bem mais tarde, através das leis de Moisés.

    Cam desprezou esse princípio, mostrou obstinação e isso lhe custou uma maldição por parte de Noé. É possível que Cam possa ter feito pouco caso de Noé por ele estar embriagado e desnudo, o que adicionaria o pecado de desonrar o pai, mas não temos muita informação para concluir isso.

    Essa maldição não significa também que os descendentes estavam inexoravelmente fadados ao fracasso. A maldição de Noé possivelmente expressa uma advertência sobre qual seria o possível futuro dos descendentes de Cam se eles continuassem na obstinação de Cam. Lembre-se que embora a genética seja fator importante, cada um é capaz de decidir como viverá sua vida e cada um responderá por si mesmo pelas decisões que fez.

    um abraçø
    André R.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amados lembro voz que
      Deus ainda não tinha determinado a lei Levítica
      Tanto que este povo ainda tá vá em fazê de multiplicação a lei e os mandamentos vieram muito tempo depois
      Também nem tão pouco foi cam a ser amaldiçoado a maldição lançada por Noé foi direcionada ao seu neto o caçula de cam que é Canaã lembrando voz amados que cam tinha mais dois filhos além de Canaã
      Os quais Noé não lançou maldição alguma sobre eles o ver a nudez de uma pessoa na biblia
      Se intérprete de duas maneira
      No casa de Noé foi como os amigos citaram acima e não como um ato de homussexualismo
      Porque senão seria citado como cita em outras partes

      Excluir
  4. onde a Bíblia proíbe "olhar a nudez" no sentido de apenas "ver" que você mencionou mas não citou a fonte?

    Outtro ponto, você mencionou que "Cam desobedeceu abertamente um princípio que a história indica ser bastante importante naquela época", onde vemos esse princípio estabelecido?

    Eu li o artigo escrito pelo Pr. Yuri e ele cita o "pecado não natural" que E. White cita sempre como pecado sexual. Por que no caso de Cam seria diferente?

    Por que Noé ficaria tão chateado a ponto de amaldiçoar seu filho simplesmente por que o viu pelado?

    Já ouvi outros pastores defenderem a mesma idéia de que Cam cometeu um pecado sexual, um até era doutor no Antigo Testamento, acho que ele tem mais autoridade e conhecimento para esclarecer um tema um pouco polênmico.

    ResponderExcluir
  5. esse é um tema bem polêmico mesmo, mas é bom discutirmos. Acho que é difícil provar que foi homosexualismo, mas também é difícil supor que foi só ver a nudez.

    Eduardo

    ResponderExcluir
  6. alguém sabe o que foi o sacrifício de Jefter? Já me disseram que sua filha ficou virgem a vida inteira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jafté havia prometido a Deus que se vencesse os Amonitas, ofereceria a primeira pessoa que viesse ao seu encontro quando voltasse para casa. Quando voltou a primeira pessoa que saiu de casa foi sua filha, que foi oferecida à Deus como serva no Tabernáculo.

      Excluir
  7. Anônimo,

    A distinção entre "ver" e "deitar-se" está em Levítico 18, o capítulo todo faz distinção entre o mero ato de "olhar" e o próprio "deitar-se" ou seja, consumar a relação sexual. Veja

    Lev. 18:7, 20 e 22: "Não descobrirás a nudez de teu pai, nem tampouco a de tua mãe; ela é tua mãe, não descobrirás a sua nudez. ..." Nem te deitarás com a mulher de teu próximo, contaminando-te com ela" ... "Não te deitarás com varão, como se fosse mulher; é abominação."

    Poderia ter dito, "Não olharás a varão... "

    Deut 27:20 também diz "Maldito aquele que se deitar com a mulher de seu pai, porquanto levantou a cobertura de seu pai." Veja aí a distinção entre ver e deitar-se.

    Creio que o segredo aqui são níveis de aproximação sexual: Deus proibiu que os Israelitas sequer vissem as partes íntimas de outros, inclusive da família para evitar o próximo nível que seria a imoralidade sexual consumada.

    Quando disse que Cam desobedeceu abertamente a um princípio, é lógico que o próprio fato de ele haver sido amaldiçoado pressupõe um princípio pré-existente. A atitude de Sem e Jafé comprova isso, eles evitaram olhar também para não cair em condenação. Se Cam conhecia o princípio e mesmo assim desobedeceu, isso mostrou sua obstinação quanto à vontade de Deus para seu tempo e lugar, daí a maldição contra sua descendência: ele fora desobediente e desonrou ao seu pai.

    O pai da Igreja Orígines (185AD) concorda que Cam zombou do estado de seu pai, daí a maldição. Habacuque parece apoiar essa idéia:

    "Ai daquele que da de beber ao seu próximo, adicionando ã bebida o seu furor, e que o embebeda para ver a sua nudez!" Hab. 2:15.

    Quanto ao seu apelo à autoridade do doutor em Antigo Testamento, também tive um professor no Teológico que defendia essa idéia de ato sexual consumado, mas ele defendia que Cam fez sexo com a mulher de Noé.

    São especulações extremas que ferem a intenção do texto. O texto se auto explica, Cam olhou mas Sem e Jafé não olharam.

    Um abraçø
    André R.
    www.IgrejaAdventista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito que Cam cometeu incesto com sua mãe, por ser ela provável descendente de Caim.

      Excluir
    2. Acredito também que houve incesto, por ser a mãe de Cam, da descendência do filho de Caim.

      Excluir
    3. Viagens, viagens e mais viagens!!! Onde estão os textos para tanta especulação? É nisso que dá ser doutor? Pois prefiro meu laicado! Para não ser redundante, os comentários de André Reis, pelo menos até aqui, são o que vejo de mais sóbrio e coerente. Só discordo dele em um ponto: que tal princípio não esteja mais em vigência. Creio que está sim, que é um erro de pais permitirem que filhos contemplem a sua nudez, e por isso colhem amargos frutos disso, eles e os filhos. O mau costume atualmente generalizado de mostrar a nudez não reduz EM NADA o fato de Deus considerar isso uma abominação. O que deve ser feito é modificarmos nós o nosso proceder em conformidade com a Palavra, e não com o presente século mau.

      Excluir
    4. Sóbrio e coerente na onde? O kra ta usando tradução errada pra justificar a narrativa dele. O termo usado lá é Ver a Nudez, está claramente escrito em levíticos.

      Achar que ver o pai nu é motivo pra ser amaldiçoado daquele jeito é uma coisa absurda demais.

      Excluir
  8. para mim ficou claro que o pecado de Cam foi mais do que olhar, ele feriu a honra sexual do seu pai, seja cometendo homosexualismo ou dormindo com sua mulher.

    A citação de E. White é muito clara e Deus não amaldiçoaria Cam e sua posteridade por um simples "ver" a nudez.

    Thiago Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. So para notar que Deus não amaldiçoou ninguém quem amaldiçoou seu neto Canaã e suas respectivas gerações foi Noe amigo! como segue o texto: 'Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos.' Gên. 9:25.

      Excluir
  9. Essa questão do pecado de Cam é igual o sacrifício de Jefter, ninguém sabe ao certo o que foi, mas que Cam fez algo muito grave fez, acho que não olhou simplesmente para o pai sem roupas, pricipalmente pela citação do Espírito de Profecia.

    Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A filha de Jefter serviu como "Esposa do Criador" até morrer no tabernáculo. Ela se manteve pura e nunca se casou a vida inteira.

      Não é nada de "não sabe ao certo" está claro na Bíblia. Tudo na Bíblia é descrito claramente.

      Excluir
  10. Thiago,

    Você pode ler o texto como desejar, seja Noé sendo sodomizado pelo filho ou Cam dormindo com a própria mãe. Infelizmente, vc o faz sem respaldo bíblico e isso se chama especulação.

    Além de o texto bíblico esclarecer que Cam olhou mas Sem e Jafé não olharam, lembre-se que a Bíblia não usa de rodeios pra descrever o pecado dos seus personagens. O autor de Gênesis poderia ter usado de meias palavras pra descontar a embriaguez de Noé por exemplo, mas não o fez. Seria incoerente o autor descrever abertamente que Noé estava bêbado e ao mesmo tempo de certa forma acobertar o pecado de Cam descrevendo como um mero "olhar" algo que foi muito pior do que isso, ou seja, um abuso sexual de filho para pai.

    Por isso creio que se Cam tivesse sodomizado a Noé, o autor de Gênesis teria descrito o pecado de maneira direta, como o fez com todos os outros personagens, seja a embriaguez de Noé até o adultério e assassinato por parte de Davi.

    Levítico 18 coloca barreiras gradativas na questão da imoralidade sexual começando com um simples olhar e avançando para o "deitar-se".

    Jesus expandiu o conceito dizendo que quem olhar alguém mesmo sem ser desnudo e alimentar a lascívia, está pecando.

    Enfim, o velho ditado "Quem procura, acha" se aplica à leitura da Bíblia também e a EGW, vemos o que estamos querendo ver. Por isso é necessário mais respeito ao texto bíblico para se evitar especulações e conjecturas infundadas.

    Um abraçø
    André R.
    www.IgrejaAdventista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com vc André infelizmente esta e sempre algumas pessoas que não procuram ver texto e contexto da bíblia vao pela opinião de outros e sendo assim seguem afirmando o que outras pessoas lhes pregaram usando um termo grosseiro engolem boca a dentro e fica tudo por isso mesmo, e triste por que nem sequer examinam a escritura conforme o Senhor mandou!

      Excluir
  11. Eduardo,

    Ellen White não apóia a conclusão de homossexualismo, já que ela nem sequer infere isso na passagem.

    FIz uma pesquisa rápida e descobri que EGW baseou a citação sobre Cam inteiramente em um autor da época. (Veja Alfred Edersheim, Bible History, vol. 1, p. 7). Veja o que esse autor diz:

    "As Luther says, "Ham would not have mocked his father, when overcome with wine, if he had not long before cast from his soul that reverence which, according to God's command, children should cherish towards their parents." It is a relief to find the other sons of Noah, so far from sharing their brother's sin, reverently defending their father from the unnatural vileness of Ham. (vol. 1, chap. 7)

    E Ellen White escreveu em inglês:

    "The unnatural crime of Ham declared that filial reverence had long before been cast from his soul, and it revealed the impiety and vileness of his character. (PP 117)"
    [O atentado aos sentimentos de afeição natural por parte de Cão, declarou que a reverência filial muito tempo antes havia sido repelida de sua alma; e revelou a impiedade e vileza de seu caráter.]

    Veja como ela usa as mesmas expressões de Lutero "reverência filial" e de Edersheim "unnatural" e "vileness" (vileza).

    Conclusão: Ellen White não estava fazendo exegese do texto, ela o usou de maneira homilética favorecendo outras interpretações correntes da sua época que geravam em torno de desonra ao pai na questão de ter visto sua nudez e possivelmente ter zombado da situação da sua situação.

    Nem por isso, o pecado de Cam passou sem punição haja vista que ele havia sido obstinado.

    Espero que isso esclareça a questão.

    Um abraçø
    André R.
    www.IgrejaAdventista.com

    ResponderExcluir
  12. olha só galera saber o que aconteceu ou não, se foi um ato ou simplesmente um desejo de cam não irá nos levar mais ou menos perto do céu, a verdade é que o seguinte o homossexualismo é pecado e isso a biblia é clara ( Romanos 1:27 ).

    Que Deus abençõe a todos vcs meus irmãos.
    Ramón de Siqueira

    ResponderExcluir
  13. As coisas reveladas são para nós, as coisas ocultas, são para o Senhor nosso Deus, nunca nos esqueçamos disso!

    ResponderExcluir
  14. As coisas reveladas são para nós, as coisas ocultas, são para o Senhor nosso Deus.Não nos esqueçamos disso!

    ResponderExcluir
  15. Ninguém saiba mais do que convém saber!

    ResponderExcluir
  16. O texto bíblico fala claramente da intenção vê, olhar, uso dos olhos. Os termos adicionantes corroboram para isso, viram, seus irmãos foram de costas para não vê. E esse texto não está falando de "descobrir a nudez" como indica em Levítico. Observo ai uma intenção do autor em criar confusão, não sei se propositadamente ou inocentemente, a verdade é que, descobrir a nudez" não está nesse texto de Noé. E "descobrir a nudez" é diferente de "ver a nudez". Então não levem em consideração essa versão de que Cam fez sexo com Noé. Mas considerando a fonte, vai pelo mesmo caminho do Sábado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vinha até suportável mente bem, mas foi extremamente infeliz ao se referir ao Sábado, amigo! Se você for um berrando e se dispuser a analisar o que você chama de "a fonte", terá a oportunidade de entender que ser um Adventista do Sétimo Dia é desenvolver uma mentalidade bíblica ainda mais apurada do que a boa mentalidade dos primórdios do Protestantismo. Convido a você a ousar efetuar essa análise, desde que seja desprovida dos seus preconceitos, tão claramente manifestos na sua fala. Um abraço!

      Excluir
  17. Interessante o fato de Cam ser punido por ver o pai nu, ou mesmo por ter praticado sexo com ele, se comparado com ofato de as filhas de Ló terem praticado sexo com seu pai, e nenhuma maldição tenha recaído sobre elas nem sobre seus descendentes.
    Parece que a moral do deus imutável muda de acordo com a conveniência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Anônimo.(24 de fevereiro de 2015 20:07:00 BRT)Se você olhar a história do povo descendente, dos filhos das filhas de Ló, você verá que o conceito de Deus a respeito de pecado, ou seja, transgressão de Suas Leis, independem de tempo para serem cobrados(eles, amonitas e moabitas, foram totalmente dizimados). As transgressões dos pais recaem sobre os filhos motivados pela consequência natural de convivência em ambiente de desobediência, os quais(filhos) incorporam tais delitos por livre arbítrio, tendo em si mesmos, a decisão de cometerem ou não tais delitos. O efeito da geração desobediente é plantar tão profundamente a maldade que se fazem necessárias várias gerações para revertê-las. A diferença na consequência serve de advertência bem como de motivação. No amor de Cristo, espero ter ajudado na compreensão dos desígnios de nosso Deus. Abraço.

      Excluir
  18. Gostaria que você Anônimo "terça-feira, 24 de fevereiro de 2015 20:07:00 BRT", tenho um maior entendimento do que ocorreu no caso de Ló e suas duas filhas, e irá ter conhecimento Amom e Moabe,(moabitas e amonitas), foram dois povos amaldiçoados, todos foram mortos, não tem nenhum na face da terra.

    ResponderExcluir
  19. Paz de Cristo!
    achei muito interessante tudo que foi abordado, desde a interpretação do texto até o acalorado debate sobre a maldição de cam. A interpretação sobre a tendência homossexual do filho de Noé e, qualquer que possa levar pra o sentido incestuoso, deve ser descartada. tendo em vista que a maioria dos interpretes dão enfase a palavra "ver a nudez", e não a palavra "descobrir a nudez". Então muito cuidado com as conclusões que vai se tirar, para não está ensinando a bíblia de uma forma errada.

    ResponderExcluir
  20. A mesma maldade de Cam quando contou da nudez de seu Pai para seus irmãos , assim eu vejo neste artigo zombadores !

    ResponderExcluir
  21. A PAZ DO SENHOR IRMÃO.

    TENDO LIDO O TRECHO EM VIGOR AQUI. VENHO POR MEIO DESTA DESTACAR O SEGUINTE FATO.

    VAMOS PARTIR DO PRINCIPIO BIBLICO.

    QUANDO ADÃO E EVA PECAM.DEUS FAZ PARA ELES TÚNICAS DE PELES PARA ADÃO E SUA MULHER E OS VESTE. (GÊNESIS CAP 3 VERS 21)
    QUAL A FINALIDADE DE O SENHOR, " O PROPRIO DEUS" FAZER TÚNICAS PARA OS COBRIR?
    POR QUE DEUS SE IMPORTARIA COM ESSE , EM TESE,"PEQUENO DETALHE" (OS COBRIR). CERTO É QUE ANTES ELE ANDAVAM E VIVIAM NUS E POR NAO CONHECEREM A DIFERENÇA ENTRE O BEM E O MAL, NAO VIAM MALDADE EM SUA "NUDEZ". OU SEJA , NAO SUSCITAVAM O PECADO PELA MALDADE EM SUAS MENTES PELO SIMPLES FATO DE NAO TEREM CIÊNCIA DISTO: DO BEM E DO MAL.
    "TENDO ELES PECADO E ASSIM TENDO ABERTO OS SEUS OLHOS, PERCEBERAM QUE ESTAVAM NUS E COSERAM FOLHA DE FIGUEIRAS E COBRIRAM FAZENDO PARA SI AVENTAIS". GEN CAP 3 VER 7

    IRMAOS, FICA EXPRESSO AQUI, QUE ADÃO E EVA FICARAM ENVERGONHADOS PELA SUA NUDEZ, E COM RAZÃO. E O PROPRIO DEUS LOGO APOS AMALDICOAR A TERRA POR CAUSA DO HOMEM ,OS COBRE. ISSO POR QUE? POR NADA? POR UM SIMPLES CAPRICHO DE ADÃO E EVA E ATÉ DO PROPRIO SENHOR? CREIO QUE NAO.A PARTIR DAQUELE MOMENTO ESTAVA DETERMINADO POR DEUS QUE ERA IMPROPRIO A NUDEZ DO HOMEM A OLHO ESTRANHO.

    NAO QUERO AQUI ENTRAR EM DETALHES E DEBATER SE CAM FEZ OU NAO FEZ SEXO COM SEU PAI.

    JULGUEM VOCES MESMOS PELA SIMPLES PASSAGEM QUE HA EM EXODO CAP 20 VERS 26 QUE DIZ QUE ARAO NAO PODERIA SUBIR POR DEGRAUS NO ALTAR PARA QUE PORVENTURA O POVO NAO DESCOBRISSE SUA NUDEZ. SERA QUE NESSA PASSAGEM DEUS , O SENHOR QUE DIZER QUE O POVO TERIA RELAÇÕES SEXUAIS COM ARAO? IRMAOS JULGUEM VCS MESMOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem vindo o seu comentário! Eu gostaria de enriquecê-lo afirmando que o fato de Adão e Eva não se envergonharem antes do pecado é mesmo porque eles não viam a nudez um do outro, pois o relato irmã pirado diz que ambos foram feitos à imagem de Deus (Gênesis 1:27), e o sal mista afirma categoricamente que Deus Se veste de luz como de um vestido (Salmo 104:1,2); então, ao encaixarmos os textos, um pouco aqui e um pouco ali (Isaías 82:10), podemos concluir, sem medo de estarmos especulando, mas por conclusão textual, que Adão e Eva, à semelhança de Deus, antes da queda, vestiam-se de luz como de um vestido, por isso eles não se envergonhavam.
      Que Deus o abençoe!

      Excluir
  22. E viu Cam, o pai de Canaã, a nudez de seu pai e fê-lo saber a ambos seus irmãos fora; Gen 9.22: Então, tomaram Sem e Jafé uma capa, puseram-na sobre ambos os seus ombros e, indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai;e os seus rostos eram virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai; Gen 9.23. Notem o que se encontra nos dois versículos: E viu Cam, o pai de Canaã a nudez de seu pai.No versículo seguinte: e os seus rostos eram virados de maneira que não viram a nudez do seu pai. Nos dias de hoje tudo está banalizado, o próprio Deus fez túnicas de peles para Adão e Eva, porque temos que tomar cuidado com a nudez, nem todos tem o mesmo entendimento, e o homem quando caiu ele corrompeu todas as coisas, até o simples ato de olhar para a nudez. Naquele tempo os valores morais eram outros,acerca da nudez, da privacidade o relacionamento entre as pessoas, existia um cuidado que não vemos hoje. Vemos por exemplo: crianças cantando e dançando músicas obscenas, cujo os próprios pais acham engraçados, isso faz parte da natureza pecadora, e, Noé como homem de Deus sabia que o ato do filho ver a sua nudez e sair falando, além de invadir sua privacidade também era perigoso e contrário a seus ensinamentos como homem de Deus.

    ResponderExcluir
  23. Bem, temos que considerar o tempo cronológico das escrituras. Deus deu a Moises os 10 mandamentos a caminho do exílio do Egito, Isto aconteceu algumas centenas de anos depois do episódio de Noé e Cam, de modo que o quinto mandamento não poderia ser quebrado pois ainda não tinha sido escrito. Da mesma forma que o livro de levítico tb não havia sido ecrito, tanto que Abrão e Sara eram co-irmãos, se esta lei em Leviticos sobre não descobrir a nudez de suas parentes estivesse ja vigente quando Noe ancorou, sendo os únicos habitantes da terra, como então procaria a família de Noé se não havia mais ninguém na terra. Possivelmente tratava-se de alguma lei moral estabelecida entre os povos desde Adão e que Cam não respeitou. eu acredito que ao ver o pai nú escarneceu-se dele e ao invés de cobri-lo em segredo tentou expor sua fragilidade aos outros membros da familia. Algo que ate hoje se alguem fizer seria pecado. Mas esta claro que Cam tinha falha de caráter e eu construir a sua nova geração não estabeleceu leis divinas e nem seguiu as orientações de seus pais e sua nação perverteu em pecados diversos.

    ResponderExcluir
  24. Quanta ignorância só pra provar mais ignorância...

    ResponderExcluir
  25. MEU DEUS É O FINAL DOS TEMPOS! QUANTA HERESIA, QUANTA DISTORÇÃO DA PALAVRA DE DEUS!

    ResponderExcluir
  26. Noé foi estuprado pelo próprio filho.

    Veja o que diz a passagem no capitulo 9 versículo 22:

    "Ham, o pai de Canaan, VIU A NUDEZ DE SEU PAI, (Noé) e ele o contou a seus irmãos que estavam fora."

    Esta fraseologia é explicada no Midrash Bereshit Bará que significa uma situação de relacionamento sexual forçado ou seja estupro. - Ham estuprou o próprio pai Noé, aproveitando-se de sua embriaguez.

    Esta era a natureza de Ham, e também de seus descendentes como no caso Canaan. Falta de respeito com seus progenitores e utilização do sexo como forma de humilhar as pessoas.

    Para maiores detalhes, Ham tornou seu pai Noé estéril durante o ato de crueldade. Explicado no mesmo Midrash.

    Mas de repente alguém pode discordar do que eu estou falando e dizer que não tem contato com o Midrash Bereshit Bará!

    Podem alegar que o Or esta mentindo para prevalecer-se.

    Bom, para matar dúvidas eu trago outra passagem da Torá onde pode-se confirmar o que eu digo:

    Esta escrito em Vaicrá (Levítico) cap. 20:17 -

    "Se um homem toma a sua irmã, mesmo (meia irmã) que é (somente) a filha de seu pai, ou filha apenas de sua mãe, e ele vê a nudez dela, e ela vê a nudez dele, é uma perversão extremamente vergonhosa, eles será extirpados diante de todo o povo. Uma vez que ele cometeu INCESTO com sua irmã, ele carregará sua culpa."

    Este versículo confirma de forma definitiva que o termo "DESCOBRIR A NUDEZ" na Torá significa ato sexual.

    No caso de Noé, foi ainda forçado, pois foi preciso que os outros filhos, Sem e Jafet viessem em auxílio para com Noé.

    A Torá procura narrar a natureza humana como ela é, sem hipocrizias.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, meu amigo! Se a teologia ocidental traz invencionices e heresias absurdas, vejo que a "teologia" oriental não fica pra trás, viu? Fique com a sua Midrash, e me deixe com a minha TANACH livre dos comentários rabínica. Basta-nos o Espírito Santo para nós guiar em toda a Verdade.
      Shalom!

      Excluir
  27. o quinto mandamento , diz que temos que honrar o pai e a mãe então ele erou e depois zombou do pai já pensou outro erro 2 erro e o pensamento dele o que ele estava pensando você nao sabe mais Deus sabe tudo.

    ResponderExcluir
  28. Eu vi em um documentário a um filho de cam teve um filho q matou seu pai e teve um filho com a esposa dele e é q dele por ser amaldiçoado teve um filho veio a ser o dono da data 25 de dezembro de nascimento data a comeramos o nascimento de Cristo isso seria verdade ou so especulação

    ResponderExcluir
  29. sodoma e gomorra não foi homossexuais foi a falta de hospitalidade ezequiel 16:48.

    ResponderExcluir
  30. Amigo articulista, apaga que ainda dá tempo. Não sei o motivo de ignorar essa parte mas não há dúvidas que o texto se refere a Canaã e não a Cam. E a maldição foi dada através da descendência de Canaã e não dá de Cam. Elen White "inspirada por Deus". Depois dessa parei de ler

    ResponderExcluir
  31. Bem, agradeço desde já ao Pastor que fez esta exposição, mas a minha posição em relação a este assunto prima-se na questão do contexto do texto bíblico, pois seria muito imperioso a transcrição de um "homosexualismo" na passagem pois é de uma grande ênfase. Ademais sugiro que o Pastor buscar princípios de fidelidade ao texto e sem forçá-lo.

    ResponderExcluir
  32. Pela minha interpretação Cam dormiu com a própria Mãe, e não com Noé. Como dito em Levítico 18 que diz claramente que "Deitar-se com a mulher de seu pai é descobrir a nudez de seu pai."

    Mas procurem os significados originais dos textos, as traduções estão todas corrompidas. Traduzem de modo a concordar com suas próprias interpretações.

    ResponderExcluir
  33. Acredito que o que aconteceu em decorrência desse fato não deveria ser tão discutido. Pq se há divergências de opiniões pode haver dúvidas em outras partes da bíblia e pessoas que ainda não são adventistas ficarão mais incrédulas ainda por ver tantas divergências em coisas que não vão acrescentar em nada na nossa vida espiritual. O tempo gasto aqui poderia ser usado melhor para esclarecer ou estudar outras passagens q nos ajuda na nossa vida missionária. Neusa Batista

    ResponderExcluir
  34. O irmão André f z uma excelente observação, o pecado começa no desejar no ver, neste processo e CAM ao ver já estava no processo de cometer pecado. Portanto eles consideravam as preliminares algo abominável

    ResponderExcluir
  35. O texto e.bem claro que os 2 filhos de Noé .avistaram Noé e com respeito.e amor ao seu pai para não contempla a nudez de seu pais andaram de costa cobriram o outro filho debochou e ridicularizou seu pai e o piores fez seu filho Fazer o mesmo alem dele errar fez seu filho fazer o mesmo. Nenhum filho deve ver a nudez de deus pai ou da sua mãe levianamente o mandamento e claro honra seu pai e sua mãe em todos os sentidos hoje filhos zombam de seus pais nem todos mais grande parte

    ResponderExcluir
  36. Cam cometeu incesto com a própria mãe e dele gerou uma nova gemologia pecaminosa , não se deitou com o pai .
    A homossexualidade é algo advindo de demônios ,possessão demoníaca .
    A mulher europeia cuja fama na histórias descritas como cartomancia , bruxaria e de nome Ellen G. White , não estava presente para vivenciar os fatos narrados na íntegra , ela como outros magos e feiticeiros tiveram visões de Deus , não advindo do Pai Altíssimo Criador Yahuah!
    Portanto fazer textos idolatrando uma pessoa maligna e absolutamente inadmissível!

    ResponderExcluir
  37. Não ocorreu a ninguém, por hipótese, que o "crime" de Cam foi contemplar seus progenitores em ato sexual e não só se contentar em o fazer mas se sentir estimulado a incitar (tentar) seus irmãos a fazer o mesmo... Atentando contra a dignidade dos seus pais!?!? Proper rationem...

    ResponderExcluir
  38. Cam abusou de seu pai quando ele estava dopado pelo álcool e não estava em suas plenas condições mentais. É por isso que na nossa legislação abusar de um esquizofrênico tem a mesma penalidade que pedofilia. Talvez ver a nudez do pai esteja relacionado a isso. Eu tomava banho com a minha mãe quando bem pequena e ela nunca me molestou e eu nunca molestei ninguém, ou seja não foi traumático.

    ResponderExcluir
  39. Eu acredito que ver a nudez do pai e sair comentando foi o pecado.

    Na época até hoje não quero ver nem meu pai nem meus irmãos nú..

    ResponderExcluir
  40. Foi ver a nudez e sair comentando,os outros irmãos cobriram o pai e não olharam

    ResponderExcluir
  41. A bíblia sagrada precisa ser lida e compreendida com muito entendimento.

    ResponderExcluir
  42. Não podemos esquecer que essa história ocorreu antes da lei de Moisés, então as consequências do pecado viriam a tona somente com Moisés e as tábuas dos dez mandamentos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário