Salmo 23 - O Senhor é meu Pastor, nada me faltará...

1. Uma fórmula para o pensamento. Um pastor recebeu a visita de um homem que admira muitíssimo. Ele começara a trabalhar em uma certa empresa, muitos anos atrás, exercendo uma função inferior, mas com muita vontade de vencer. Ele era dotado de muitas habilidades, e de uma grande energia, e fez bom uso disso. Hoje, esse homem é o presidente da companhia, e possui tudo que tal cargo representa. Entretanto, durante a caminhada que o levaria a esta posição, ele não obteve a felicidade pessoal. Tornou-se nervoso, tenso, preocupado, doentio. Um de seus médicos sugeriu-lhe que procurasse um pastor. O pastor e ele conversaram sobre os remédios que lhe haviam sido receitados e que ele tomara. Depois, o pastor pegou uma folha de papel e lhe deu a sua receita: ler o Salmo 23, cinco vezes por dia, durante uma semana. Disse que o tomasse exatamente como ele indicara. Primeiro, deveria lê-lo logo que acordasse de manhã, atentamente, meditando bem nas palavras, e em espírito de oração. Depois, ele

Nadar, jogar bola ou lavar louça no sábado: pode?

"Toda operação de milagres por Cristo era essencial e devia revelar ao mundo que havia uma grande obra a ser realizada no dia de sábado para alívio da humanidade sofredora, mas não o trabalho comum. Procurar prazeres, jogar bola, nadar, não era uma necessidade, mas pecaminosa negligência do dia sagrado santificado por Jeová. Cristo não realizava milagres meramente para mostrar Seu poder, mas sempre para enfrentar a Satanás ao afligir ele a humanidade sofredora. Cristo veio ao nosso mundo para satisfazer as necessidades dos sofredores aos quais Satanás estava torturando". Ellen White, Carta 252, 1906. citado em Mensagens Escolhidas, vol. 3, 258.

Outras atividades proibidas nos sábados:

"Recomendamos a todos que não lavem sua louça no sábado se for possível evitá-lo. Deus é desonrado por todo trabalho desnecessário efetuado no Seu santo dia. Não é incoerente, e, sim, apropriado, que a louça fique por lavar até o fim do sábado, se isto puder ser feito assim". Ellen White, Carta 104, 1901. citado em Mensagens Escolhidas, vol. 3, 258.

"Barulho ruidoso e contenda não devem ser permitidos em nenhum dia da semana; mas no sábado todos devem manter silêncio. Não devem ser ouvidas ordens em voz alta em nenhuma ocasião; mas no sábado isso é completamente impróprio". Ellen White, Mensagens Escolhidas, vol. 3, 257.

Comentários

  1. Olá,
    Tive a oportunidade de estudar alguns anos no IAENE. Era comum observar alunos bolsistas desenvolvendo as mais diversas atividades, inclusive lavar louça aos sábados. Tenho certeza que essa é uma prática comum nas demais instituições de ensino adventistas. Contudo a liderança das nossas escolas tem ciência da passegem "Recomendamos a todos que não lavem sua louça no sábado se for possível evitá-lo." Ellen White, Carta 252, 1906. citado em Mensagens Escolhidas, vol. 3, 258. Seria realmente impossível evitá-la ou é apenas mais uma incoerência de nossa parte? Um forte abraço e um Feliz Sábado a todos e todas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola' Eduardo tudo bem? A propria biblia responde a tua pergunta. Depois de 5 anos cheguei ate aqui. Um pouquinho tarde para te reponder nao è mesmo? Em Atos 5:29 esta' escrito: Mas importa obeceder a Deus que aos homens. Nao olhe para os homens, mas para os ensinamentos divinos, pois em I samuel 2:30 esta escrito: Eu honrarei aqueles que me honrarao, entao siga os passos de Jesus. Um grande abraço! Paz de Cristo. Que Deus te de muita sabedoria nos ultimos dias. Com afeto! :)

      Excluir
  2. Ola'! Eduardo. A propria biblia responde a tua pergunta. Em atos 5:29 esta' escrito: Mas importa obedecer a Deus do que aos homens. Nao siga homens, siga os ensinamentos do proprio Deus. Ele disse: Eu honrarei aqueles que me honrarao. ( I samuel 2:30). Que Deus te de muita sabedoria. Um grande abraço. Paz de Cristo. :)

    ResponderExcluir
  3. Amigos acredito que em casa isso pode ser possível, mas nas Instituições, Hospitais e demais Instituições isso fique inviável pois outros dependem de serviços básicos como o lavar a louça, já que vão lanchar, almoçar e jantar. Acredito que seria possível cada aluno e funcionário fazer um jejum básico de vez em quando.
    Mas ainda não anularia os bolsistas ou serviçais de realizarem seu trabalho, que aliás, é muito belo e gratificante. Acredito que os que estão para servir devam servir com mais gratidão, assim havia menos insatisfação e mais alegria nos corações mesmo lavando a louça que não pode ficar suja. Entendem?

    ResponderExcluir
  4. permitido jogar jogos? podem sem ser sobre violencia.

    ResponderExcluir
  5. Meu filho quer jogar bola no sábado,ja neguei varias, vezes mas agora deixei ele ir estou errada?

    ResponderExcluir
  6. O primeiro parágrafo do texto já explica que jogar bola não é uma coisa essencial

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho um campeonato, no sábado e sou adventista, será q eu posso jogar?

    ResponderExcluir
  8. Tenho uma duvida: posso pescar no sábado ?

    ResponderExcluir
  9. É verdade, é como já foi comentado importa obedecer a Deus do que a homens, os mandamentos de confirma se eu guardar td Lei aí eu venho a violar um dos dez mandamentos aí pra Deus eu violei os mandamentos Tiago 02; 10

    ResponderExcluir

Postar um comentário