Salmo 23 - O Senhor é meu Pastor, nada me faltará...

1. Uma fórmula para o pensamento. Um pastor recebeu a visita de um homem que admira muitíssimo. Ele começara a trabalhar em uma certa empresa, muitos anos atrás, exercendo uma função inferior, mas com muita vontade de vencer. Ele era dotado de muitas habilidades, e de uma grande energia, e fez bom uso disso. Hoje, esse homem é o presidente da companhia, e possui tudo que tal cargo representa. Entretanto, durante a caminhada que o levaria a esta posição, ele não obteve a felicidade pessoal. Tornou-se nervoso, tenso, preocupado, doentio. Um de seus médicos sugeriu-lhe que procurasse um pastor. O pastor e ele conversaram sobre os remédios que lhe haviam sido receitados e que ele tomara. Depois, o pastor pegou uma folha de papel e lhe deu a sua receita: ler o Salmo 23, cinco vezes por dia, durante uma semana. Disse que o tomasse exatamente como ele indicara. Primeiro, deveria lê-lo logo que acordasse de manhã, atentamente, meditando bem nas palavras, e em espírito de oração. Depois, ele

O Limite da Vaidade: Maquiagem e Pintura de Unhas

Não é fácil escrever sobre esses assuntos, pois nosso objetivo é mirar um ponto equilibrado, sem extremos, pois qualquer ênfase exagerada para um lado ou outro é prejudicial para a vida cristã.

Por favor, leia com atenção os textos bíblicos seguintes, e responda para si mesmo, o que a Bíblia diz sobre se enfeitar:

I Pedro 3:3: “Não seja o adorno da esposa o que é exterior...”

I Timóteo 2:9 e 10: “Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso, porém com boas obras (como é próprio às mulheres que professam ser piedosas)”.

No segundo texto a Bíblia oferece 2 princípios para os enfeites (atavios): modéstia e bom senso. O texto ensina que não devemos usar enfeites de ouro ou pérolas, ou seja, joias. Também não usar vestuário dispendioso: caros e extravagantes. Mas o texto também fala em modéstia e bom senso, que são os princípios que devem ser aplicados para a maquiagem e pintura das unhas.

Sobre o uso de maquiagem, note o que escreveu o Pr. Jonas Arrais, em um artigo que foi publicado na Revista da Afam (Revista da Divisão Sul Americana – Ano 5 – Número 19 – Julho a Setembro de 2005 – pág. 19):

"Quanto ao uso da maquiagem, seria muito bom manter a prudência e o equilíbrio para saber diferenciar entre o exagero ou fruto da vaidade e o que é um simples cuidado da aparência pessoal.

“Não podemos considerar um ato pecaminoso alguém cuidar da estética pessoal ao usar algum produto adequado, que ajuda a corrigir a imagem e a melhorar a auto-estima.

“Afirmar que alguém que usa um pouco de maquiagem ou passa um brilho nos lábios é uma pecadora, é um julgamento que não cabe a nós fazer. Seria entrar na individualidade de alguém, procurando ser a consciência dessa pessoa”.

Maquiagem corretiva e a maquiagem vaidosa

A primeira tem o objetivo de corrigir algumas imperfeições do rosto, para tornar a pessoa melhor apresentável. É muito usada para filmagens, como conhecemos nos programas e outras gravações da nossa própria igreja. Essa forma de maquiagem, usada moderadamente, não podemos julgar pecaminosa.

Todavia, a maquiagem usada de forma exagerada ou simplesmente para adorno é falta de modéstia, tornando-a pecaminosa.

Pintura das unhas moderadas e as exageradas

Pintar as unhas da mesma cor corrigindo imperfeições ou ressaltar seu brilho com uma base não seria quebrar os princípios de modéstia. Mas pintá-las com cores fortes ou desenhos com o objetivo de enfeitar-se sem dúvida quebra os princípios bíblicos, pois se enquadra na mesma questão da tatuagem, seria uma “tatuagem” nas unhas.

Mas não devemos ser juízes! Deus é o juiz! Cuide da sua aparência e julgue suas intenções! Se achar que alguém está exagerando, ore pela vida espiritual sua e da pessoa.
PR. YURI RAVEM
Mestre em teologia e pastor da Igreja Adventista em Pelotas - RS Casado com Andressa, mestre em educação.
Editor Associado do Blog Nisto Cremos

Comentários

  1. olá! Pr.yuri Ravem, parabêns pelas explicações sobre este assunto, que ainda continua sendo polêmico dentro da nossa igreja. Eu sou muito conservador e acho que ultimamente nossos líderes tem procurado formas de querer suavisar, algumas normas. pecado é pecado, não existe grande ou pequeno, esse jeitinho de maquiagem corretiva ou pinturas de unhas moderadas não deve fazer parte daquelas que estão se preparando para o céu,se jesus voltar e as unhas das irmãs estiverem pintadas de forma moderada, não está pintada? um abraço!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc... Maquiagem exagerada ou corretiva é maquiagem de qualquer forma. Pintar a unha de forma moderada ou extravagante é do mesmo modo pintar a unha. A mesma coisa é pintar o cabelo da mesma cor do cabelo, de qualquer forma é pintar. Ou usar rimel incolor é rimel igual, tem a mesma função do rimel colorido... Não existe pecadinho ou pecadão. Pecado é pecado.

      Excluir
    2. Sou uma menina jovem, cristã e não vejo necessidade em usar maquiagem... Se pararmos para analisar a Palavra do Senhor onde diz que Ele nos fez a Sua imagem e semelhança, ao meu ver qdo uma mulher usa maquiagem seja corrtiva ou não ela está dizendo a Deus que pode fazer melhor do que Ele fez! Pois a maquiagem em si, mesmo a exagerada ou a corretiva serve para deixar MAIS BONITO o rosto da moça, serve para CORRIGIR IMPERFEIÇÕES na face. Mas aí eu pergunto Deus é perfeito não é? Deus não erra não é mesmo? Se Ele me fez dessa forma, talvez com uma marquinha no rosto ou algo assim que chamam de imperfeição, é pq é assim que Ele me "desenhou", afinal perfeito é somente DEUS... Penso até que o Senhor tenha nos feito assim com essas "imperfeições" que a midia faz, pq é a midia que dita o que é bonito e o que é feio, para nos lembrar que SÓ DEUS É PERFEITO! A mesma coisa em relação as unhas, eu apenas faço a cuticula por questão de limpeza mesmo. Mas não pinto, mantenho sempre as cuticulas feitas e as unhas limpas e de um tamanho normal, não chamativo demais. Quero que as pessoas olhem para mim e vejam o Senhor, não a cor do meu cabelo, a maquiagem que estou usando, a cor do meu batom, a roupa justa e curta, as unhas pintadas, quero que olhem para mim e vejam a presença do Espírito Santo de Deus. Que seja a presença do Senhor que chame a atenção em mim não essas coisas que creo serem vaidades. Deus os abençõe.

      Excluir
    3. Perfeita a sua colocação minha irmã. Concordo plenamente.
      Luan Santos. Pará

      Excluir
    4. BEM disse a jovem, ela é jovem... mas uma pessoa mais velha pode sentir a necessidade de pintar os cabelos e corrigir imperfeições, sim, e isso não é pecado. Pintamos nossa casa , e isso não é pecado...Arrumar-se devidamente também não é, me desculpem os extremistas. Quem te olheiras, e naõ gosta, quem tem cabelo espetado, seco, e quer hidratar, ou alisar, não pode? Calma, pessoal, cada caso é um caso.Condenemos o exagero, e tão somente ele.

      Excluir
    5. CAROS IRMÃOS A BIBLIA É BEM CLARA AQUELE QUE COMIGO NÃO AJUNTA ESPALHA E TAMBÉM DIZ: SEJA O VOSSO SIM,SIM E O VOSSO NÃO, NÃO O QUE PASSAR DISSO PROVÉM DO MALIGNO.
      SE AS IRMÃS QUEREM UNHAS BONITAS COMAM O QUE É SAUDAVÉL,DURMAM CEDO,FAÇAM EXERCÍCIO E AI NÃO SÓ AS UNHAS, MAS OS LABIOS, OS CABELOS, OS OLHOS, A PELE TUDO VAI ESTAR MUITO BEM OBRIGADO E ISSO VALE TAMBÉM PARA OS HOMENS, A QUESTÃO AQUI NÃO É A MAQUIAGEM E SIM A FALTA DE COMPROMISSO COM AQUILO QUE DEUS ORDENOU AO SEU POVO COMO JÁ DISSE UM IRMÃO.
      ESSA HISTÓRIA DE QUE DEVEMOS CORRIGIR O ESTRAGO FEITO PELO PECADO OU QUE SE A MAQUIAGEM FOR DISCRETA É TÃO SOMENTE MEDO DE CHAMAR O PECADO PELO SEU DEVIDO NOME E PARA OS QUE ADVOGAM ESSAS TESES LEIAM O LIVRO DO PROFETA EZEQUIEL EM ESPECIAL 3:17-20, OS ATALAIAS TEM DE DAR O SONIDO CERTO OU POVO NÃO SE PREPARA PARA A GUERRA.

      Excluir
    6. Perfeita colocação irmã... Parabens, a se muitos pensassem assim como vc, mas muitas das vezes falamos e somos taxados de implicantes ou exagerados... Se fosse algo certo a se fazer, ninguém discutiria essa questão...

      Excluir
    7. em relação a comparação que o irmão fez sobre a casa, na Bíblia não fala que Deus fez a casa segundo a sua imagem, portanto não vejo fundamento nessa comparação. casa é casa, uma coisa terrestre!
      no meu ponto de vista em relação ao assunto em questão não tem como compará-la com nós que somo a semelhança de Deus!

      Excluir
    8. sim irma Jeniffer mais no seu caso vc é jovem e ainda nem deve ter imperfeiçoes no rosto, já no meu caso tenho dois filhos foram duas gravidez, eu ate meus 24 anos minha pele era perfeita sem nenhuma mancha já hoje é diferente e tenho necessidade de usar uma base corretiva de vez em quanto e não me sinto repreendida por Deus por isso por que sei que Deus não me fez assim com manchas e sim com a pele perfeita so estou corrigindo o que o tempo causou,ja na minha igreja proíbem tudo nada pode não sabendo eles que estas atitudes anti-biblica pode induzir muitos ao inferno. pq proibindo e pegando no pé dos membros o tempo todo podem causar o desvio dos fieis.

      Excluir
    9. SOMENTE DEUS PODE JULGAR, SE VOCE USA MAQUIAGEM E A OUTRA MOÇA NÃO USA, ISSO É UMA COISA QUE SOMENTE DEUS PODE JULGAR, MAS SABEMOS QUE O MUNDANISMO ESTÁ ADENTRANDO NA IGREJA E NÃO ESTAMOS PERCEBENDO....

      Excluir
    10. Me diga entao irmao das irmas que nao usam nada disso antes usam saia nos pes e gola alta mas a l8ngua e maior que a saia!!prefiro usar o bom censo oque e primordial ter uma aparencia agradavel,a palavra de Deus diz que tudo e vaidade nao e ? Me diga entao pra que serve sua gravata varao??ta ai porque se nao seu pescoco vai cair? Amado tudo e vaidade..ate o anel de casamento..e tudo ..por isso naquele grande dia muitos ficarao de fora o unico dom que sobe e o do amor nao o da vestimenta..nao adianta eu andar mal vestida com a saia la no pe eo meu coracao ser podre e a minha lingua pior ..fica a dica

      Excluir
    11. Me diga entao irmao das irmas que nao usam nada disso antes usam saia nos pes e gola alta mas a l8ngua e maior que a saia!!prefiro usar o bom censo oque e primordial ter uma aparencia agradavel,a palavra de Deus diz que tudo e vaidade nao e ? Me diga entao pra que serve sua gravata varao??ta ai porque se nao seu pescoco vai cair? Amado tudo e vaidade..ate o anel de casamento..e tudo ..por isso naquele grande dia muitos ficarao de fora o unico dom que sobe e o do amor nao o da vestimenta..nao adianta eu andar mal vestida com a saia la no pe eo meu coracao ser podre e a minha lingua pior ..fica a dica

      Excluir
    12. Quando a mulher é cristã é verdade ela vai saber usar a maquiagem de forma discreta sem chamar atenção.E deve usar sim porque Deus quer que sejamos mulheres bonitas e não que sejamos desleixadas.Hoje em dia dificilmente encontra uma pessoa que tem a pele perfeita,mesmo tendo alimentação saudável,pq de saudável neste mundo em que vivemos não tem nada,tudo tem agrotóxicos,e mesmo que vc viva em sítio e produza todos seus alimentos ,o ar do sítio tb está poluído pelos agrotóxicos que seu vizinho coloca na lavoura dele.Fica a dica ,use sim base no tom de sua pele,para deixar a pele uniforme da mesma cor,disfarce suas olheiras ,passe uma base,use filtro solar,arrume seu cabelo,pinte se necessário,porque ninguém merece envelhecer feia.Somos a imagem e semelhança de Deus .E Deus não quer que suas filhas aqui na terra desonrem o seu nome.Tudo com moderação e modéstia.Esteja sempre linda para o seu marido.

      Excluir
  2. Tenho observado que quanto mais consagrada uma mulher é, isto é, quanto mais tempo em comunhão passa com DEUS, quando mais lê a SUA palavra e quanto mais se involve no ministério de pregar o evangelho, menos ela liga a adornos externos e mais simples e pura torna-se a sua aparência exterior.

    Maquilagem usada para correcção é uma raridade, pelo menos no meu meio. Vejo muitas mulheres a usarem maquilagem para se tornarem mais apresentáveis. Algumas exageram, de facto, outras usam-na de forma mais subtil. Não me cabe a mim julga-las, mas pergunto-me se ainda assim, é mesmo necessário...

    Um amigo meu costuma dizer que a única forma de saber se uma mulher é mesmo bonita é olhar para ela de manhã depois de ela acordar, e ele tem razão. Essa beleza natural com que a mulher acorda depois de um sono revitalizante perde-se quando ela a disfarça com maquilagem.

    As mulheres mais bonitas que conheci até hoje nunca usam maquilagem, mas têm o bom hábito de manter a cara limpa.

    Quanto às unhas, devo de dizer que qualquer adorno diferente do normal, chama imediatamente atenção. A não ser que a mulher esconda bem as mãos, é fácil reparar, mesmo com cores menos chamativas ou mesmo que seja só brilho. Isso em si não é um problema, uma mulher pode ser chamativa mesmo tendo uma aprência simples, o problema é a necessidade.

    Há a necessidade d usar algum tipo de adorno nas unhas? Unhas cuidadas, não demasiado compridas e sem traços de terem sido roídas são o padrão do bom senso. O resto é acréscimo.

    Se o uso de maquilagem ou de adorno nas unhas faz as pessoas pensar duas vezes, então a melhor opção seria não usá-los, porque ninguém vai discordar que não há problema em não usar.

    E qual das duas opções será a que agrada mais ao SENHOR?

    E a grande maioria de produtos de maquilagem e para unhas fazem extremamente mal à saúde, tenho dito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo que é exagerado faz mal tanto pra saúde como pra vida espiritual, tem mulheres na igreja que não usam maquiagem e nem pintam as unhas, mas vivem criando contenda entre os irmãos, não conseguem esconder suas vidas infelizes dentro de seus lares, não se cuidam moderadamente para seus maridos e com isso dão brechas para satanás, temos que rever nossos conceitos para que esses pequenos detalhes não nos deixe fora do céu.

      Excluir
  3. Olá Pr. Yuri!

    Parabéns por mais essa contribuição equilibrada apresentada neste artigo.

    Quero deixar apenas uma contribuição a título de curiosidade sobre a palavra modéstia.

    A primeira palavra grega que Paulo usou para caracterizar a maneira apropriada da mulher cristã se adornar é kosmios, traduzida na maioria das versões como "modestamente". O ponto fundamental na palavra kosmios é bem-ordenada, apropriada, dignificante. O seu significado vem da ordem manifestada no kosmos, isto é, no Universo de Deus. O bem ordenado adorno do Universo que Deus escolheu é um modelo para seguirmos em nossa aparência exterior. No que diz respeito às vestimentas, kosmios "quer dizer aquilo que é bem ordenado, decoroso, apropriado“.

    ResponderExcluir
  4. Acho que esta questão é muito delicada pois nossos exemplos deveriam vir de cima. Pois palestramos com nossos jovens sobre modéstia tentamos mostrar isto mesmo q o Pr. falou ,mas nos próprios dvds da igrejas as irmãs cantoras se pintam tanto que até ficamos sem respostas para nossas jovens, já que as esposas e filhas de pastores (cantoras) deveriam ser as primeiras a dar melhores exemplos. O dvd do Elef seria, uma bênção por sinal, teria melhor testemunho se elas usasem apenas maquiagem corretiva. Há muita responsabilidade nas pessoas públicas pois acabam sendo sem querer exemplo para muitos!

    ResponderExcluir
  5. Achei o artigo até certo ponto equilibrado.

    Só discordo com o articulista na questão da "tatuagem" das unhas. Me soou bastante superficial do ponto de vista exegético.

    A tatuagem é condenada na Bíblia em Lev. 19:28 por suas associações com práticas de ocultismo dos povos da época por ocasião de rituais funerários.

    Não temos permissão bíblica para arrancar essa proibição do seu contexto e aplicar a qualquer desenho, aplicação de cores ou marca no corpo humano por qualquer razão.

    E note também que o verso diz:

    "Não fareis lacerações na vossa carne"

    Será que como Igreja vamos começar a proibir cirurgias plásticas pois elas são lacerações na carne? Só se deixarmos de fora a outra parte do verso que diz "na vossa carne PELOS MORTOS".

    Por outro lado, a circumcisão ordenada aos judeus também era uma laceração ao corpo. E agora, como conciliar esses fatos?

    Veja como violar o contexto causa problemas; compare Lev. 19:28 com o verso 27 que manda "Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem desfigurareis os cantos da vossa barba"?

    Se o da tatuagem vale hoje de maneira literal, esse mandamento de não cortar o cabelo se aplica hoje também pois fazem parte de todo um pacote de orientações. É claro aqui que devemos respeitar o contexto.

    Não estou aqui defendendo a tatuagem e não quero que ninguém tome isso como permissão para se tatuar.

    Creio que essa a tatuagem não é necessariamente consistente com o chamado dos cristãos, pois são nossas qualidades interiores é que devem servir de sinal aos incrédulos. Mas TEMOS QUE RESPEITAR O CONTEXTO antes de usar Levítico para condenar a tatuagem.

    Por outro lado é comum alguns crentes de certas persuasões escolherem fazer tatuagens como sinal de submissão a Deus ou para marcar sua experiência de conversão com tatuagens de versos bíblicos etc.. Julgar suas experiências estaria totalmente fora da nossa prerrogativa.

    Hoje em dia as adolescentes adventistas gostam de desenhar florzinhas nas unhas. Qual seria o problema biblicamente falando de desenhar uma flor nas unhas?

    Já vimos que os desenhos condenados em Levítico tinham conotação ocultista e faziam parte de um ritual funerário pagão.

    Seria uma violação do contexto bíblico comparar o desenho de flores ou outros ornamentos nas unhas à tatuagem com fins ocultistas de Levítico 19. Se podemos pintar de maneira moderada as unhas como defende o articulista, não haveria nenhuma violação em ornamentar as unhas com desenhos de flores etc.

    Outro ponto em que discordo é dizer que "a maquiagem ... simplesmente para adorno é falta de modéstia, tornando-a pecaminosa."

    Existem muitas coisas normais hoje que são "simplesmente para adorno". Seriam esses pecaminosos?

    -gravatas
    -gravatas-borboleta
    -prendedores de gravata
    -ternos traspassados
    -gel no cabelo
    -sapatos de salto alto
    -vel e grinalda das noivas
    -ternos em estilo "smoking" dos noivos
    -canetas tinteiro
    -relógios dourados

    e a lista continua e se ramifica para outros aspectos da vida... Seriam esses pecaminosos?

    Finalmente, reitero o que o articulista disse no último parágrafo:

    "Mas não devemos ser juízes! Deus é o juiz! Cuide da sua aparência e julgue suas intenções! Se achar que alguém está exagerando, ore pela vida espiritual sua e da pessoa."

    Um abraçø!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com André Reis!!! Tatuagem é algo permanente, e não que possamos retirar com uma acetona!
      Concordo com a Igreja, concordo com a irmã White, porém há um extremismo em alguns requisitos, que muitas vezes são mal interpretados.
      A própria irmã White coloca como vaidade o uso de jóias, de fato, mas no período bíblico, a jóia era uma artefato luxuoso, caro e de difícil acesso. Hoje existem as bijuterias. Não estou dizendo que sou a favor ou contra, mas o tempo passou e algumas coisas foram mudando. A mesma coisa é a questão da bicicleta. Não é questão de não tomar coca cola, do chimarrão, do café e etc..., mas sim ter saúde.
      A vaidade está no coração das pessoas, muitas vezes as pessoas andam com o nariz empinado, achando-se superiores as outras, isso é vaidade!
      Fico triste quando vejo a igreja perdendo tempo fazendo esse tipo de post e comentário! Devemos pregar o evangelho da salvação as pessoas!

      Abraços

      Excluir
    2. Eu concordo com o irmão André Reis. Fato

      Excluir
    3. PARABÉNS PARA OS DOIS ...FALARAM TUDO.DEUS ABENÇOE

      Excluir
    4. André Reis disse tudo. Fico só observando os membros das igrejas atacando as mulheres que usam um brinco de 5 reais baseados em textos como I Timóteo 2:9. Lá há uma exortação para que haja modéstia e não se use vestuário dispendioso ou ouro, pérolas, e joias, deixando claro que não se deve gastar um horror de dinheiro com essas coisas. Em lugar algum diz que e pecado usar algum enfeite. Mas as pessoas pegam esses versos e querem disciplinar ou excluir as pessoas da igreja, deixando o principio bíblico do verso de lado. Digo deixando o principio bíblico porque se esse estivesse sendo levado em consideração deveria ser considerado pecado também todo tipo de ostentação de dinheiro com o que não e estritamente necessário. Mas quando um irmão chega na igreja vestindo um terno Armani e dirigindo uma Range Rover ele não só não e excluído por isso como ainda e bajulado alem da conta.

      Excluir
  6. Faço minhas as palavras do irmão em Cristo Jesus, Cristiano Sequeira; gostaria de trocar mensagens com ele.
    O problema que nós todos enfrentamos hoje, é a modernidade. Há quarenta ou menos anos atrás, tal problema não se colocava em muitas das nossas congregações. Mas o tempo vai se passando, e nós nos conformamos com este século, coisa que todos os dias nos soa bem alto aos ouvidos. Fazemos porém ouvido de mau pagador e nos maquilhamos ou nos pintamos para que a auto-estima não sofra dano.

    Gostaria de ser muito directo: se Cristo vivesse hoje entre nós, estaria ELE tão preocupado assim com a auto-estima? Ou estaria ELE mais preocupado com os milhares que jazem nas trevas, sem um dinheirinho para comprar coisas básicas para o alimento, para a roupa e sobretudo para descobrir a Verdade! Estamos sim na grande troca de papeis. Já nem sabemos o que queremos nem tão pouco o que devemos fazer. Que Deus tenha misericórdia de todos nós. "Quando vier o Filho do Homem, achará fé na terra?" Ou encontrará muita gente a preocupar-se mais com a auto-estima? Pensemos seriamente nisto.

    ResponderExcluir
  7. Estava procurando palavras para comentar também, até ler seu comentário. Auto-estima(o eu), aparência(o eu) são sem dúvida a camuflagem para nossos gostos, e sobre estes termos fundamentamos nossos argumentos para defender aquilo que ao nosso ver são (correto?) permitido por Deus (Igreja).

    O comum não é sinônimo de certo!

    ResponderExcluir
  8. o inimigo se apossou de uma moça e disse adora as irmãs ,com unhas pintadas mesmos sendo incolo usando brilho por que não é bantom pois elas são minha estão fazendo minha vontade .então cuidado com a vaidade vc pode estar fazendo a vontade do inimigo
    seja natural assim como DEUS lhe fez pois no céu vc não usará nada disso

    ResponderExcluir
  9. Voces tem que decidir a quem servir de uma vez por todas a Deus ou a Baal.
    Belo testemunho cristão mulheres cheias de adornos e enfeites temos que ser pessoas diferentes tanto no interior como no exterior (unhas pintadas de várias cores, brincos de todos os tamanhos, saias mais curtas possiveis, batons dos mais fortes já vistos etc...) As pessoas aí fora estão procurando alguma coisa diferente e o unico lugar que elas podem ver essa diferença é no templo do senhor Deus espero que nós como líderes de igreja, não sejamos conivente com essas coisas simplesmente para manter um cargo ou posição dentro da igreja , mas que sejamos homens reparadores de brechas pois Deus vai nos cobrar essas responsabilidades pois as pessoas que adotam esses adornos estão precisando de muita ajuda e não de alguem que passe a mão na cabeça dela para não arrumar inimizade dentro da igreja, as pessoas estão precisando saber realmente o que certo e o errado de uma vez por todas pois Jesus está voltando e não há mais tempo para ficarmos com meias palavras porque elas podem se perder por não ter ouvido uma verdade dita por um lider na hora em que ela precisava ouvir.

    Vamos continuar levando a bandeira da verdade irmãos custe o que custar.

    abraços a todos

    Dário Pulis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus essa EA palavra que a igreja precisa.o mundo entrou no templo de Deus.nao há diferença
      Tão distorcendo a palavra .pra não desagrada o povo .e vão ser cobrados .o nosso corpo e templo do espírito santo
      Quando temos um encontro com o espírito santo ele nus revela sua palavra e sua vontade.tao cheios de palavra mas o espírito que revela .

      Excluir
  10. SR. DARIO PULIS, FALOU TUDO.CONCORDO PLENAMEMTE.

    ResponderExcluir
  11. Todos os que discordaram de André, por que discordam?

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente a maioria das opiniões são fanáticas, prepotentes,alto teor de julgamento, exceto de um irmão equilibrado com o Epírito Santo.
    Deus está mais preocupado com o interior do que o exterior, em vez de vcs ( pastores e leigos) ficarem julgando o batom, esmalte e barra da saia que vão olhar para si e buscar o equilibrio. Saibam que Ellen white era muito equilibrada e nunca ficou atacando. O grande problema de nossa igreja hoje é o orgulho espiritual. Graças a Deus que é ele quem faz justiça.

    ResponderExcluir
  13. agora só porque a mulher usa batom e unha vermelha é prostituta;temos que cuidar mais dos nossos julgamento com o próximo; toda mulher gosta de andar bem pintada e arrumada ; mesmo com excesso ou nao ........!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que nem tudo que gostamos pode ser certo para Deus. Adão e Eva gostaram do sabor do fruto no Édem, mas isso lhes custou muito caro. Temos que tomar cuidado com nossos gostos. O objetivo não é julgar o meu proximo, mas ajuda-lo a desprender de artificios criados por Satanás em meio a uma sociedade de pecado que lhes parecem simples e que pode fazer com que percam a salvação.Pense nisso. Que Deus nos abençõe.
      Luan Santos. Pará

      Excluir
  14. Agradeço os comentários que ampliam a compreensão do assunto.

    ResponderExcluir
  15. eu acho que deus nao olha para oque vc esta vestido ou usando ele quer ver o seu coracao



    ResponderExcluir
  16. Primeiramente, uma boa noite a todos.
    Li toda a publicação de vocês, inclusive os comentários e cheguei a uma conclusão:

    Vocês dão importância demais a motivos fúteis. Não há mal e muito menos maldade em alguém se vestir bem, ter cuidados com seu corpo, seja para andar na rua ou para ir a cultos. Desculpe ser tão incisivo, mas isso é falta de problemas reais em seus ministérios. Empenhem-se mais para praticar o bem, a caridade, e não para cuidar das unhas, relógios e adornos dos outros.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente. Uma coisa é a vaidade tomar conta de você a ponte de você se esconder atrás de roupas e demais vaidades, outra é você se arrumar pra sentir-se bem.

      Excluir
  17. O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos;

    Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.
    1 Pedro 3:3-4

    Analisando o texto temos em vista o seguinte ... ''que não seja'' , acho a interpretação do Blog erronea quanto a isso . O texto diz que o que é exterior, não deve ser a importância e sim o espirito o carater da pessoa (MULHER).
    O que dizer então dos nossos irmãos angolanos americanos e etc que usam adornos, por que faz parte da sua cultura não vão para o céu??
    É preciso entender que naquela época quem usava frisado nos cabelos e jóias em exagero eram prostitutas e ele queria santificar, ou seja, separar as mulheres de Deus, colocando nelas um limite para o que realmente importa, que era o carater e não jóias e pinturas.
    Hoje não uso jóias por causar escandalo, visto que todo mundo sabe que adventista não usa jóia.

    ResponderExcluir
  18. Costumo usar apenas um pouco de blush e rímel no dia-a-dia, por opção minha, mas num casamento ou um evento gosto de me maquiar e não vejo problema nisso, pois estou me arrumando para um evento, colocando uma roupa melhor, um sapato melhor, fazendo um penteado e maquiando. O que acho errado é todo dia aquela maquiagem carregada, aí vc esconde quem vc realmente é, mas usar uma base pra esconder espinhas ou usar maquiagem em certas ocasiões não vejo problema.
    Já a questão de esmalte, com toda sinceridade, não vejo problema algum em pintar as unhas seja lá qual for a cor, me desculpem descordar.

    ResponderExcluir
  19. Vou dar meu exemplo particular. Possuo umas manchas marron-escuras no rosto, que a medicina denomina melasma de gravidez. Essas manchas são extremamente contrastantes com meu tom de pele, que é muito branco ( quer dizer: branca com uma mancha enorme marrou escura no meio do rosto). Eu me utilizo de corretivo cor da pele , sim, e tem me ajudado, pois afinal de contas, o que chamaria mais a atenção: uma mulher levemente maquiada, ou uma mulher com o rosto todo manchado parecendo um dálmata? Ja fiz o teste, acreditem: eu, sem maquiagem corretiva, fica todo mundo olhando, ja com a maquiagem leve, nem reparam tanto. Então, onde esta o pecado?
    Nao sou adventista, sou interessada. Tenho lido textos da Ellen Witte, que quase dois seculos atrás, me pareceu uma mulher bem atualizada. Duvido que, se ela vivesse em nossos dia, ela nao usaria uma maquiagem leve em apariçoes publicas, ja que extremos como o de não usar nada, acabam chamando mais a atenção , para o lado perjorativo, fanatismo.

    ResponderExcluir
  20. Acho que existe muito equivoco em tudo isso. Por exemplo: existem pessoas que tem unhas fracas, se não passam uma base, ou até mesmo um esmalte por ser mais "grossa" a cobertura, a unha da pessoa parte, sangra , é um sofrimento. Tá, esta pessoa pinta a unha, por esse motivo, chega na igreja e todo mundo se escandaliza. Porém, esta mesma pessoa , chega no trabalho dela, onde tem umas que pintam as unhas de roxo, azul, glitter, etc, ninguém nota!!! Então, acho que vai da consciencia e necessidade de cada um.
    Agora, chega uma moça, no escritório, para trabalhar como recepcionista, sem nem uma base na unha? Será despedida, sinto muito!
    Excesso de santidade, também é EXCESSO!
    ECLESIASTES 07. 16 diz exatamente assim ;
    Não sejas demasiadamente justo, nem exageradamente sábio; por que destruirías a tí mesmo?
    Por que destruir a propria aparencia, só para ostentar uma santidade que , sinceramente, nesses jarros de barros em que habitamos até a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo, ninguém possui?

    ResponderExcluir
  21. Em Marcos 10:38 diz: disse Jesus: Quem não toma a sua cruz e não segue após mim, não é digno de mim

    Ou seja renunciar ao próprio eu...Não sou eu mais quem vivo, mas Cristo vive em mim...será que se eu estivesse vivendo em plena comunhão com Deus dia após dia eu estaria me preocupando com isso? jóias, adornos, maquiagem...claro que não...porém não teria nenhuma vontade de usa-las porque viver em espirito e em verdade é algo sobrenatural, eu, você perde o total interesse nas coisas desse mundo...como vaidade, ouvir musicas seculares, assistir algo que não edifica o meu espirito e que não agrade a Deus...O nosso coração fica de acordo a vontade do Pai, e é tão fantástica a mudança. não é questão de julgar o que vc usa ou deixa de usar...o negocio ai é bem mais profundo, é a comunhão com Deus e isso é algo particular e individual...Deus nos deu livre arbítrio para ser e usar e fazer o que quiser, na Biblia tem o que devemos ou não fazer, mas nada é obrigado, então em relação ao comportamento e vestimenta do próximo, não devemos olhar nem julgar pois a mudança vem de acordo com o que seu coração está cheio, e isso é obra do Espirito santo e não de nós pobres e miseráveis pecadores! Deus abençoe a todos!!!E tenha misericórdia de todos nós!

    ResponderExcluir
  22. MINHA FILHA VÁ LER MAIS A BÍBLIA E DÊ O TEXTO CERTO.

    ResponderExcluir
  23. Nossa!fiquei impressionado do quanto as opiniões se dividem e como algumas pessoas tentam impô-las...
    Amados irmãos, acredito que precisamos acima de tudo buscar a compreensão de Deus sobre todos os assuntos da nossa igreja.
    Usar ou não usar... Cada um de nós temos escolhas e isso sim afetará nossa salvação... Analisar textos isolados causa divisão e nascimento de novas igrejas...
    Lembrando que a minha fraqueza não é a fraqueza do meu cônjuge e vice versa...
    Exemplo:
    um diácono ficava na porta da igreja todos os sábados, regulava o tamanho das saias das irmãs, maquiagem, horário de chegada na igreja e cabelo... muitas jovens que eram recém batizadas ficaram magoadas, pois vários fatores como o financeiro não permitiam que se vestisse com saias e blusas tão modestas e criticas que vinham de um homem piorava ainda mais a situação.
    O que nos leva a questão sobre o papel das famosas mães de Israel que conheci quando entrei na igreja.
    resultado: este irmão esqueceu de dar exemplos para a própria filha, que hoje tem horror de ir a igreja, criou repulsa por tudo que se diz cristão, muitas jovens se enfraqueceram na fé por se sentirem indignas e humilhadas.

    Vamos ter cuidado, sermos temperantes.
    se maquiagem se tornar algo tão importante que lhe ocupe mais tempo do que com Deus, afasta-se, da mesma forma julgar irmãs ou irmãos, afasta-se...

    peço a Deus que me transforme, seja temperante em meu agir e falar.
    que me aproxime dele em todos os momentos...
    Que não olhe para o pecado dos meu amados irmãos em Cristo, que aprenda a respeitar seus pontos de vista sem impor os meus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc. Meus irmãos não querem nem ouvir falar da igreja e duas até preferem o diabo e questionam muito a Deus por conta do fanatismo do meu pai e do julgamento dos irmãos! Me respondam uma coisa: Deus se importa mais com a pessoa ou com o que ela usa? Afastar uma pessoa de Deus por conta disso... Outra coisa: se Jesus estivesse aqui conosco hoje, estamos em 2021, com quem ele estaria agora? Ele estaria com quem andava no tempo em que esteve aqui, com prostitutas, ladrões, assassinos, comendo e festejando com eles... Escandalizou os líderes religiosos! Muitos dos irmãos que não usam maquiagem e nem pintam as unhas passam longe "dessa gente" e ainda fazem cara de nojo. O ponto de vista humano está longe do que Deus quer. Aqui fazemos suposições, Deus sonda os corações. O Amor não tem nada a ver com unhas, maquiagem ou cabelo. Vi alguns comentários falando que fomos feitos a imagem e semelhança de Deus. Corretíssimo! Mas não se aplica pra nós, se aplica a Adão e Eva no dia da criação. Deus não criou o homem pra ir se desintegrando com o tempo, Deus não nos criou pra envelhecer. Não somos nem sombra do que eram os antidiluvianos e depois do dilúvio Deus foi diminuindo a vida permitindo a carne. E hoje não somos a criação que Deus fez, estamos longe. Deus colocou no nosso coração a eternidade e querer esconder imperfeições ou rugas, ou ficar bonita é motivo de escândalo, é vaidade. Mas e o carrão que muitos ostentam? Importado ainda. Mansão? Relógio de ouro? Gravata não é adorno? Bolsas e demais acessórios tudo combinando? Caríssimos por sinal. Igrejas luxuosas onde o pobre se sente constrangido em entrar, parece que é até pecado ser pobre porque ele se sente assim num lugar desse. Já ouvi falar que tem igreja pra rico e tem igreja pra pobre pra que esse constrangimento não exista! Pode isso? Agora unha pintada, constrange, vai se perder... maquiagem idem. Ostentação não pelo jeito né? Quer saber mesmo o que existe entre nós? HIPOCRISIA. FANATISMO. PERFECCIONISMO. TRADIÇÕES HUMANAS. MUNDANISMO. E pra finalizar, espero que esses que se preocupam tanto com o exterior dos irmãos, que dizem se preocupar tanto com a salvação deles, estejam preocupados com a sua também, cuidando com o que assistem, o que comem, o que vêem, o que tomam e principalmente do que falam. E quer saber? Lá no cidadão do céu, no salmo 15, Quem vai habitar lá? Nãoo vi nada sobre unhas, cabelos ou roupas. Lá tá escrito só caracteristicas de conduta, de caráter mesmo. Mais importa a aparência interior do que a exterior.

      Excluir
  24. Interessante e esclarecedor!
    Uma dúvida:
    Pintura de cabelo seria a mesma situação?
    Algumas pessoas (principalmente mulheres) gostam de esconder os fios brancos, pintando os cabelos em sua cor natural - talvez não fosse necessário ter vergonha dos cabelos brancos, mas por alguma questão ou outra muitas pessoas os pintam (seria isto vaidade?)
    E quando então se pinta o cabelo de outra cor que não o seu natural (um cabelo escuro sendo pintado de loiro por exemplo) - estaria dentro dos padrões bíblicos de modéstia cristã? Afinal, por que a pessoas fazem isto? Seria para chamar atenção para si? Não vejo claro outro motivo...

    ResponderExcluir
  25. Engraçado é ver as pessoas "santissimas" exemplos de irmão afirmando: Pecado é pecado, se pinta é herege, se maquia é herege...

    Até hoje não vi um desses tomar coragem e ir falar a mesma coisa nas igrejas americanas, angolanas e indianas. Vamos lá irmão?! Vai lá dizer para uma africana que Deus não aceita a presença dela na igreja porque ela esta com algum adorno...

    O que vejo é muita ignorancia e hipocrisia. Falta de conhecimento de mundo e de IASD. Triste é ver que ainda existem pessoas que acham que Deus aceita só uma cultura, só um terno, só um vestido,só um estilo musical...

    Vamos refletir e principalmente estudar mas antes de querer colocar a opinião pessoal como sendo a opinião de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deveria ser mais respeitoso quando expressa a sua opinião meu irmão. I Cor 8:2.

      Excluir
    2. Bem isso mesmo, concordo com você, pois pra eles só quem não usa que vai para o céu, eles não tem pecado de nada.

      Excluir
  26. ME BATIZEI AOS 8 ANOS DE IDADE.HOJE TENHO 45 ANOS NUNCA USEI MAQUIAGEM E ESMALTE E CONFESSO QUE NUNCA ME FIZERAM FALTA.

    ResponderExcluir
  27. Eu sou nova convertida acho que tudo que tentamos mudar como por exemplo usar maquiagem pra mim e vaidade como ta escrito em eclesiaste td e vaidade

    ResponderExcluir
  28. no meu modo de pensar, não adianta eu deixar de usar esmalte, maquiagens, roupas que chamam atenção etc. só porque alguem diz q é errado se eu não ouvir a voz do Espirito Santo, o toque do Espirito Santo... E pra isso temos que estar em comunhão diariamente com Deus... Nós somos feito a imagem de Deus e Ele é perfeito e devemos nos aperfeiçoar dia ´pós dia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os profetas de veemente exortação no Ant. Testamento puxavam a orelha do povo pq a apostasia, idolatria... do povo eram provas inequívocas justamente da ausência do E. Santo...

      Excluir
    2. Os mais veementes profetas puxavam a orelha do povo de Deus qto. à idolatria, apostasia... justamente por lhe carecer a comunhão com o Esp. Santo

      Excluir
  29. penso que em relação a roupa, as mulheres devem se vestirem moderadamente, pois, se o homem olha para uma mulher mostrando a quase todas as partes do corpo mesma
    ele peca, pois a mesma o provocou-o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhar pra a irmã independentemente da roupa é pecado, vc tem que ser santo indenpendente do próximo.. Se vc tá olhando, é pq tá precisando se converter..

      Excluir
  30. jesus deixou bem claro não e oque entra pela boca que faz mal, e sim oque sae

    ResponderExcluir
  31. lendo os comentários achei interessante e gostaria de expressar meu ponto de vista ...
    INFELISMENTE AS MULHERES EM GERAL JA SOFREM O BASTANTE ...QUANDO ELA TEM A OPORTUNIDADE DE SE CUIDAR E SE SENTIR BEM MAIS UMA VEZ ... É RADICALMENTE APONTADA...SE OLHARMOS O REAL SIGNIFICADO DE VAIDADE NINGUÉM SERIA SERVO DE VERDADE...TEM HOMEM QUE FALA CRITICA ...NÃO CONCORDA MAS SE PASSAR UMA MULHER PERTO DELE ARRUMADA E ADORNADA ELE VAI OLHAR E CONCERTEZA ADIMIRAR ...ISSO VEM DO HOMEM E NÃO DA MULHER PQ EXISTE CASOS DE HOMEM TRAIR A SUA ESPOSA COM MULHERES QUE NEM SABE O QUE É UM ESMALTE OU MAQUIAGEM...ENTÃO O PROBLEMA É COM AS MULHERES OU COM OS HOMENS? FICA A MINHA PERGUNTA NÃO TENHO PALAVRAS DO NÍVEL DE VOCÊS ...MAS FICA AI UMA REFLEXÃO...FIQUEM NA PAZ

    ResponderExcluir
  32. A conciência da própria pessoa alerta-a quando uma coisa nao está bem pra ela; e nesse mundo tudo é vaidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais enganoso é o coração sobre todas as coisas quem o conhecerá?

      Excluir
  33. Aí eu te pergunto, vejo Deus usando muitas mulheres com autoridade e ousadia, são mulheres que realmente servem a Deus, mas elas usam maquiagem, batom, e também fazem as unhas.
    O que acontecerá com elas no fim dos tempos, será que elas serão salvas?
    A mesma coisa os homens que pintam o cabelo e também pintam as unhas, será que isso impede deles serem salvos?
    Mesmo sendo usado e usada por DEUS, se amasse que eles chegaram ao céu.
    Será que Deus está fazendo deles marionete ou algo parecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. [My Offline Bible] I Corintios 9
      27 Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à submissão, para que, depois de pregar a outros, eu mesmo não venha a ficar reprovado.

      Excluir
  34. Infelizmente o mundo está entrando em nossa igreja e os líderes estão concordando devido ao querem números. Sou contra o uso de maquiagens e joias e as mulheres devem vestir roupas decentes. E como diz em Timóteo, que a mulher não deve usar atavios e outros e sim ter um caráter exemplar. O que precisamos é ter um relacionamento íntimo com Deus, pois assim as coisas deste mundo sairão de nós.

    ResponderExcluir
  35. O que eu sei é que todos seremos julgados...pelo que fazemos , falamos e pensamos por isso muito cuidado com o que estão digitando por que Deus conhece o seus corações...e Ele sera justo ! ! !

    ResponderExcluir
  36. Será que Deus gosta que façamos alterações em sua obra ainda mais que fomos feitos sua imagem? Se você nao estiver com uma bíblia na mão as pessoas conseguem perceber que você é cristão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dia o homem foi imagem e semelhança de Deus. Não somos mais. Deus não nos criou para degenerarmos aos poucos, para envelhecer e morrer. Deus nos fez perfeitos. Perdemos a perfeição. Somos desintegrados a cada ano que passa e a cada milênio tem sido pior. A natureza mesmo não é nem sombra da criação... Ninguém quer morrer... Deus colocou a eternidade no nosso coração. Deus pede para não nos desviarmos nem para a esquerda nem para a direita. Temos que ter equilíbrio. Há muita hipocrisia na igreja. Porque não podemos "alterar" a nossa imagem, mas "alteramos" a nossa alimentação! Sim, porque prefiro acreditar que as pessoas que falam isso não comem nada que foi alterado, incluindo a carne que também não foi plano original de Deus. Sorvete não passa nem perto dessa casa "consagrada". Muito menos refrigerante. Sim, porque Deus não criou, não posso comer. Há pecados que são para morte eterna e pecados que não vai nos fazer perder. Há pecados que Deus "tolera" porque somos pecadores. Então , não julguem para não serem julgados, porque com a mesma vara que medirem os outros, também serão medidos. Porque a fraqueza de um não faz diferença pro outro e vice versa. Todos somos pecadores e carecemos da glória de Deus. Quer comais, ou bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus.

      Excluir
  37. Vaidade vai muito além de usar maquiagem ou pintar as unhas.Satanás se achava tão perfeito que quis ser maior que Deus. Cuidado!! Quando alguém se acha mais "certo" ou "santo" isso também é vaidade. Vaidade é quando me acho melhor do que meu irmão, quando sou presunçoso, quando falo mal do próximo ou até quando acho que meu sofrimento é maior do que o de todos. Não só mulheres são vaidosas, como homens também...vaidade é quando eu estou no meio de pessoas e fico me exibindo, tiro a camisa para mostrar meu físico. Vaidade vai muito além do que imaginamos e podemos ser até extremos demais, porque se cuidar da apresentação é vaidade, então vamos lá, cortar o cabelo seria vaidade, tirar as cutículas também, depilar axilas também seria... e pessoas que nascem com deficiências, Deus as fez assim pq isso é ser perfeito? Não. Obdvio que ele não queria isso. Mas o pecado ao entrar no mundo tirou-nos a perfeição, por isso envelhecemos, temos espinhas, os cabelos ficam brancos e a pele enrugada, não vamos nos enfeitar feito uma árvore de natal, mas devemos cuidar da nossa aparência, e como a própria bíblia diz: há tempo pra tudo. Então há ocasiões que uso de maquiagem é necessario, não para chamarmos atenção para nos mesmos, mas para termos um aparência melhor, e é claro, buscar se alimentar, exercitar e o mais importante devemos nos preocupar em estar perto de Deus, assim alcançaremos a perfeição que vem por meio dele. Nesta terra tudo é passageiro, nada iremos levar. Mas quando Jesus voltar e subirmos para o céu, seremos completamente perfeitos, mas nunca maior que Deus!

    ResponderExcluir
  38. Acho q estamos esquecendo que a palavra nos da liberdade mas relativa e dentro dos seus preceitos. Sem essa liberdade so teriamos espaco para achismos humanos que tiram essa liberdade, impoem normas em resumo, tirar totalmente esta liberdade e voltar as regras do farisaismo q todos imaginaram z
    q agradavam a deus mas de modo algum o estavam agradando

    ResponderExcluir
  39. Andai em espírito, e não cumprireis as concupiscências da carne... Toda pintura, seja de unhas, cabelos, rosto, etc... é pecado sim...

    ResponderExcluir
  40. Meu.Deus.do.céu.quantas pessoas se.colocando no lugar. de.Deus Gloria. a.Deus que.o Senhor.é.misericordioso e ver o coração. e não.a.aparência fico muito. triste.com.alguns. relatos.aqui. quantos deuses tem.neste blog não.sejamos.hipócritas Deus.conhece. o.coraçã.. de cada um aqui. e.talvez o que.tem. seja.dentro. do.coração. de muitos. é. pior. que.u
    .Baton. ou esmalte vamos.pregar amor. E.deixar.que o.Espírito. Santo. faca o.resto ou os irmãos.Sao

    ResponderExcluir
  41. Me respondam uma coisa onde está na Bíblia que usar maquiagem e pintar as unhas é pecado? Agora eu mostro diversas passagens que condenam a hipocrisia e o orgulho. O que é modestia? É equilíbrio, o apóstolo não condenou as mulheres pelas vestimentas ou qualquer outra coisa, ele disse tenham equilíbrio, mulheres cristãs vocês foram aceitas por Deus, ele nos chama com todos nossos defeitos de caráter, pq sabe que pode fazer da gente pessoas melhores. Outra coisa que fique bem claro, isso não é ponto de salvação. Pois quais dos mandamentos foran quebrados? No usar ou não maquiagem corretiva? ou pinturas da mesma cor nas unhas? Eu sou homem, muitos homens condenam isso. Mas não olham pra gravata que usam como enfeite, pois nao serve pra nada e além do mais foi ideia de homossexual. Queridos orem a Deus e vivam felizes na salvação creditada por Cristo Jesus nosso Senhor.

    ResponderExcluir
  42. parabéns Madalena Gadelha, o resto dos comentários em sua maioria são idiotas e hipócritas, Deus gosta de coisas belas, se o pecado distorceu não existe preconceitos em se tentar corrigi-los, tudo que Deus nos tem prometido se reveste de outro, ruas de cristal, pedras pereciosas. Agora, é preciso separar a correção da ostentação. brincos discretos, pintura modesta etc. Fora isto eu pergunto: porque pastores usam relógios de ouro, carrões importados? isto não é vaidade? não é ostentação? não é uma forma de humilhar os membros que não têm condições de tê-los? Acabemos com a hipocrisia minha gente.

    ResponderExcluir
  43. Aonde está na bíblia que maquiagem é pecado? Hipocrisia... Falta de INTERPRETAÇAO... Se fosse pecado JESUS CONDENARIA AS MULHERES QUE USAVAM MAQUIAGEM E JOIAS NAQUELE TEMPO... Na palavra de Deus ESTA CLARO OS MANDAMENTOS QUE DEVEMOS SEGUIR.. esse negócio de nao pode isso nem aquilo, São DOUTRINAS...E outra, Se fosse assim USAR CALÇA É PECADO VIU ATE PROS HOMENS.. Porque até onde eu sei JESUSU NAO USAVA CALÇA... o que a Bíblia ensina É Em tudo que fazer buscar agradar a Deus Para sua Honra.. Se preocupar mais com o interior do que o exterior, NAO USAR AS COISAS PARA SE APARECER .. NEM SEDUZIR OS OUTROS... Mas o que vc usa com ordem e descendia, Pra ficar bonita, você está cuidando da sua aparência... NAO PECANDO.. AGORA SE TIVER ALGUM ERRO AQUI ME MOSTRA NA BIBLIA.

    ResponderExcluir
  44. Ainda bem que sou da igreja nasci pra Deus.. Af nada vê isso é totalmente relativo

    ResponderExcluir
  45. Por que na Novo tempo usam maquiagem...

    ResponderExcluir
  46. Devemos nos preocupar é com nossa salvação porque Deus vai julgar todas as coisas,até as que estão escondidas.

    ResponderExcluir
  47. Vi um monte de homem julgando aqui e se esquecem de comentar das barbas desenhadas que usam, dos cabelos com gel, dos ternos modernos que vestem. Kkkk

    ResponderExcluir
  48. Porque Abraão mandou jóias de presente para sua Nora Rebeca? Se uso de jóia fosse pecado, Deus o advertiria nesse momento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo? No princípio também parentes se casavam com parentes , como que a população cresceu se no princípio era apenas Adão e Eva cedeis filhos e filhas ? Mas hoje isso é pecado é incesto . Note que muitas coisas que a milhares de anos eta permitido passou a não ser agradável a Deus e isso devido ao aumento da iniquidade e do pecado , vaidades , vaidades vaidades!!!

      Excluir
  49. A grande questão é: o dinheiro é de quem? E porque Deus iria julgar alguém (TANTO HOMEM QUANTO MULHER SIM) por querer uma melhor versão de si mesmo e se sentir bem com isso? Deus é um carrasco?

    "Quanto ao uso da maquiagem, seria muito bom manter a prudência e o equilíbrio para saber diferenciar entre o exagero ou fruto da vaidade e o que é um simples cuidado da aparência pessoal."
    "Não podemos considerar um ato pecaminoso alguém cuidar da estética pessoal ao usar algum produto adequado, que ajuda a corrigir a imagem e a melhorar a autoestima."
    "Essa forma de maquiagem, usada moderadamente, não podemos julgar pecaminosa."
    "Todavia, a maquiagem usada de forma exagerada ou simplesmente para adorno é falta de modéstia, tornando-a pecaminosa."
    "Mas não devemos ser juízes! Deus é o juiz! Cuide da sua aparência e julgue suas intenções! Se achar que alguém está exagerando, ore pela vida espiritual sua e da pessoa."

    Você passa tanto tempo julgando o que alguém pode ou não usar, e ainda diz que não.

    Entendo quando você diz isso : "Não podemos considerar um ato pecaminoso alguém cuidar da estética pessoal ao usar algum produto adequado, que ajuda a corrigir a imagem e a melhorar a autoestima."
    Mas ao mesmo tempo também diz: "Quanto ao uso da maquiagem, seria muito bom manter a prudência e o equilíbrio para saber diferenciar entre o exagero ou fruto da vaidade e o que é um simples cuidado da aparência pessoal."

    Há pessoa que tem manchas pela pele, cicatrizes, falta de cabelo/barba, etc, que as fazem se sentirem horríveis, muitas vezes essa 'maquiagem leve' realmente não ajuda, não 'faz efeito'. Essas pessoa não são pecadoras por querem se sentir bonitas, Deus as ama e quer vê-las felizes.

    ResponderExcluir
  50. Não concordo com a desculpa de uso de maquiagem e pinturas em unhas pra correção de imperfeições , acaso o homem pra ser bonito ou mesmo pra ter inania aparência precisa também se maquiar ou pintar unhas ? Se isso é cuidar da aparência então a mulher cuida da aparência e o homem-nao cuida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O homem cuida da aparência com as gravatas e demais acessórios... Sapatos, gel nos cabelos, cavanhaque, bigode, corte de cabelo, etc. Mulheres e homens são completamente diferentes e tem necessidades diferentes. Acho que falta empatia para a irmandade.

      Excluir
  51. Queridos, eu prefiro minhas sobrinhas com as unhas coloridas dentro da igreja do que com as unhas sem esmalte mas no mundo. Seguindo a linha de alguns o perfume tb não deveria fazer parte do uso de um cristão. Se ao irmos à igreja estamos preocupados em saber quem pintou o cabelo ou a unha estamos em apuros espiritual. A salvação é individual e que autoridade tenho eu ou alguém para dizer que um ou outro está em pecado ou não? Devemos ter muito cuidado com julgamentos. Mateus 7 é bem claro em relação à julgar.
    Até a marca de uma roupa poderá soar para alguém como adorno ou vaidade mas para outros como sendo o melhor para Deus! Só Ele é quem sabe qual a intenção da pessoa.
    Que essas opiniões fanáticas e extremistas não sirvam para afastar nossos jovens da igreja.
    Irmãos, Satanás usa pequenas coisas para causar discórdia e tirar nosso foco de Cristo Jesus. O meu Jesus buscava os ladrões, as prostitutas, políticos corruptos, os excluídos ou seja pecadores como nós. Jesus é amor!! Acredito que Ele quer que estejamos o mais perto dEle seja com unha pintada ou com maquiagem, de gravata ou perfumado... O que for vaidade Ele irá te convencer a deixar, mas o que for para te deixar com o coração feliz e grato pelas bênçãos isso o alegrará. Deus nos criou para sermos felizes e agradecidos pelo sacrificio de Jesus. O resto é resto....

    ResponderExcluir
  52. A Palavra de Deus apresenta o corpo carnal que temos como sendo habitação do Espírito Santo de Deus.
    Embora seja apenas uma comparação mais empírica do que teológica, creio que o templo era ricamente ornamentado.
    Deus em suas teofanias sempre apresenta a Si e Sua igreja de forma modesta sim, mas com beleza ímpar.
    Falo como adorador e àqueles e aquelas que desejam adorar a Deus, que, devemos nos apresentar como representantes do SENHOR, de modo saudável, digno e belo, diante dos homens e de Deus.
    Por ser homem, não advogo o corrigir imperfeições em causa própria.
    Aqueles que conhecem a mim, minha esposa e filhas, sabem por nosso exemplo o que cremos ser justo a "nós usarmos", mas tememos ser a régua a medir e julgar a outros.
    Algumas coisas não uso, não me vejo a usar tais coisas. Mas o fato de não fazer, não é condenatório àquele que faz. Há coisas que faço é penso, que não vão contra a palavra de Deus. No entanto são meus atos e pensamentos, não creio que sejam para todos.
    Nesses debates reina por vezes um pensamento que separa. Até que o Senhor retorne, com a foice na mão, será conjectura humana pensar quem é joio, quem é trigo.
    Cuidemos para que por zelo, ou por fé fraca, nos tornemos pedras no caminho daqueles a quem Deus nos deu o mandamento de amarmos.
    O que o amor, equilíbrio, bom relacionamento guiado pelo Espírito não fizer na vida de "Madalenas" e Josés que houverem em nosso meio, pedras e palavras mais ferinas que as primeiras não farão.
    Parabéns pelo corajoso artigo Pr. Yuri.

    31 Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.
    Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
    1 Coríntios 13:1

    ResponderExcluir
  53. Eu entendo o que o PR. Então ensinou, mas discordo que uma maquiagem corretiva seja diferente de uma outra...
    O mesmo que roubar um pouquinho ou muito, uma transgressão justificável, que pra mim é injustificável!
    Vejo como uma defesa de nosso povo na TV!

    ResponderExcluir
  54. Tenho uma dúvida é pecado uma mulher usar peruca ou postiço?

    ResponderExcluir
  55. Muito bom e biblicamente sua explicação, só não compararia com tatuagem e nem quebra de princípios, mas quebra de cultura. Uma agressividade para algumas culturas.

    ResponderExcluir
  56. vocês só tem que se pergunta, estou fazendo isso para chamar atenção das pessoas ? se for o caso isso é vaidade e pecado !!!

    ResponderExcluir
  57. só uma pergunta; a maquiagem permite que uma pessoa veja em ti o brilho do Espírito Santo?

    ResponderExcluir
  58. Me vê umas 5 indulgencia ai meu rei que hoje eu pequei brabo

    ResponderExcluir
  59. eu acho q podemos usar, Deus disse a vcs q n podemos pintar unhar, de cores, ta na biblia? se estiver me passa o trecho, a gnt quer ficar bonita e isso n é pecado, Pintar a unha n é fazer tatuagem, é uma comparação horrivel

    ResponderExcluir
  60. A salvação é individual do ser humano junto a Cristo, pois é Cristo quem vai separar o joio e o trigo. A ordem é pregar o evangelho e fazer novos discipulados e não a igreja virar um clube com padrões.

    ResponderExcluir
  61. Eu particularmente não uso nenhum tipo de vaidade, estou na igreja desde os meus 11 anos, e o Ministério ao qual pertenço tem uma doutrina muito dentro dos patrões bíblicos, creio que essa diferença dos demais que não pertencem ao Senhor, se faz necessária, pois apesar de estarmos no mundo, não somos dele. Jesus se entregou para nossa salvação, seu sangue foi derramado para nos purificar, o nosso zelo pela obediência aos mandamentos do Senhor se faz necessária, porque "o mundo passa e a sua concupiscência, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre."Na palavra de Deus está escrito: "Não amemos o mundo, nem o que no mundo há, se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele." Quando nos entregamos para Jesus foi de corpo, alma e espírito. "Tudo que há em mim, bendiga o nome Santo do Senhor." Deus ama o pecador que somos nós, mas não ama o pecado. Se realmente somos testemunhas de Jesus devemos andar como Ele nos ensinou: "Simples como uma pomba, mas prudente como uma serpente." O preço da nossa redenção foi cara demais para Jesus, devemos valorizar e não jogar fora, Deus nos fez sua morada em Espírito, somos templo, somos casa espiritual, para oferecer sacrifícios espirituais. Muitas vezes para nós será como um sacrifício, não usar algumas coisas que para as pessoas do mundo são normais, mas importa nós não perdamos a glória de sermos servos fiéis e sinceros num mundo tão corrompido pelo pecado, mas que sejamos "como um luzeiro, resplandecente nesse mundo de trevas." Somente entende isso, quem realmente se tornou nova criatura, pois "as coisas velhas se passaram, tudo novo se tornou." Deus abençoe amados irmãos, continuem na firmesa da Santa Palavra de Deus, "não se conformando com o curso desse mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento." Mas creio que aquele que vos chamou há de aperfeiçoar a sua obra em cada um de vos, até a vinda do Senhor Jesus."Pois ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior se renova a cada dia, aguardando a manifestação do Filho de Deus, que há de transformar nosso corpo abatido, num corpo glorioso, que estará para sempre com o Senhor."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida irmã, eu penso exatamente como você, pois foi o Espírito Santo de Deus que me falou, o mesmo que falou com você.
      Deus fez tudo perfeito, e se a gente envelhece é porque Ele quis assim, se o cabelo fica branco, Ele assim quis, e cabelos brancos na bíblia, é honra, não podemos nos deixar enganar pelo diabo nosso adversário, que não descansa, e vai tentar de tudo, prá nós desviar dos propósitos de Deus.
      Sou a imagem e semelhança de Deus, e não quero consertar nada, porque Deus não erra, e quem quer que deixemos de ser imagem e semelhança de Deus, é o diabo, que não suporta ver o Pai em nós. Resista o diabo e ele fugirá de vós.
      Eu me acho linda ao natural, e quanto a irmã que falou da saia até o pé e língua grande, porque você não pode ser tudo por Deus?
      Tem que escolher o pecado que mais agrada e fazer ele de estimação.
      Vão ter um diálogo com o Espírito Santo, e se esvazie de tudo, para poder ouvi-lo. Quem quiser, vir após mim, negue-se a si mesmo, pegue a sua Cruz e diga-me.
      Lembrem-se do jovem rico, que quando Jesus pediu que abrisse mão das riquezas para o seguir, ele se entristeceu, e foi embora.
      Vale a pena renunciar nossa vontade, para estar com o Senhor na eternidade, não esqueça da palavra, que diz que a porta é estreita e poucos a encontrarão, faço tudo, para estar entre os poucos, porque se Deus diz, assim é, prá quem não entrar pela porta, é choro e ranger de dentes, eternamente.
      Célia Aparecida Fernandes aqui.

      Excluir
  62. Uma mulher com espírito santo vai entender que não precisa de maquiagem ou outra coisa semelhante.ela vai vê que é linda naturalmente naturalmente.que maquiagem e só um disfarce .seja vc mesmo do jeito que Deus nus vez .cadê a diferença de uma mulher que serve e outra não.nossa imagem diz quem somos a quem servimos.qual a imagem quemos ter do povo de Deus.ou do mundo .

    ResponderExcluir
  63. Pastor YURI RAVEM, muito obrigado pelo esclarecimento.

    ResponderExcluir
  64. Quanta perda de tempo por assuntos tão sem importância…. O mundo está vivendo o Apocalipse e cada um manifestando “sua própria” interpretação sobre “o que é pecado”… (maquiar o rosto é pecado?!…) É preciso rezar mais, meu povo…. E pedir por misericórdia…

    ResponderExcluir
  65. O povo de Deus sempre será separado, e de acordo com o que Ele determinou em sua palavra. Agora aqueles(as) irmaos(ãs) que se pintam, na verdade eles chamam Deus horrível. Pois fomos criados a semelhança Dele. Fora isso, estamos longe de entrarmos na cidade Santa. Vamos ser sinceros.

    ResponderExcluir
  66. Como nós vamos mostrar Cristo ao mundo imitando o mundo imitando Jezabel

    ResponderExcluir

Postar um comentário