SALMO 1 - A PRIMAZIA DA PALAVRA

1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2  Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. 3  Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido. 4 Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa. 5  Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. 6  Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá. Este poema é uma introdução de encaixe ao livro de 150 salmos. Revela o padrão básico da sabedoria e adoração de Israel. A vida é vista não nos momentos isolados do presente, mas na perspectiva da eternidade, na visão de Deus. O autor conecta vida humana intimamente com a vontade e o coração de Deus. O salmo lança um apelo desafiador a Israel – e a to

O centro de minha vida

O que será o centro de minha vida?

Isso é uma questão de adoração.

O que quer que esteja no centro de nossa vida é o nosso Deus.

Quando você comprometeu a sua vida com Cristo, Ele se moveu para o centro, mas você precisa mantê-Lo lá por meio da adoração.

Em Efésios 3:17 Paulo diz: “Peço também que, por meio da fé, Cristo viva no coração de vocês.”
Como você sabe quando Deus está no centro de sua vida?

Quando Ele está no centro de sua vida você adora.

Quando não está, você fica preocupado.

A ansiedade é a luz de advertência, indicando que Deus foi empurrado para o lado.

Você só terá paz no instante em que O colocar de volta ao centro. A Bíblia diz em Filipenses 4:7 “A paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus.” È maravilhoso quando Cristo desfaz a preocupação que está no centro de sua vida.

Em Mateus 6:31 Jesus recomenda: “Não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?”

A sua resposta à pergunta inicialmente feita será a melhor quando diariamente puser em prática o conselho nos versículos 33 e 34: Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.


PR. JOSÉ CARLOS EBLING
Doutor em Educação Religiosa e Aconselhamento Matrimonial pela Andrews University. Professor universitário e conselheiro matrimonial no UNASP - campus Engenheiro Coelho, SP. Autor dos livros : Namoro No Escuro, Mosaico Do Amor, Amigos Para Sempre, Sentido Único, Saúde No Relacionamento Familiar, Depressão : Você Não Está Sozinho, Perdas e Danos. Casado com Nair Ebling Coordenadora da Extensão Universitária do Unasp - Campus II e autora de diversos livros Didáticos publicados pela CPB.

Comentários