Salmo 23 - O Senhor é meu Pastor, nada me faltará...

1. Uma fórmula para o pensamento. Um pastor recebeu a visita de um homem que admira muitíssimo. Ele começara a trabalhar em uma certa empresa, muitos anos atrás, exercendo uma função inferior, mas com muita vontade de vencer. Ele era dotado de muitas habilidades, e de uma grande energia, e fez bom uso disso. Hoje, esse homem é o presidente da companhia, e possui tudo que tal cargo representa. Entretanto, durante a caminhada que o levaria a esta posição, ele não obteve a felicidade pessoal. Tornou-se nervoso, tenso, preocupado, doentio. Um de seus médicos sugeriu-lhe que procurasse um pastor. O pastor e ele conversaram sobre os remédios que lhe haviam sido receitados e que ele tomara. Depois, o pastor pegou uma folha de papel e lhe deu a sua receita: ler o Salmo 23, cinco vezes por dia, durante uma semana. Disse que o tomasse exatamente como ele indicara. Primeiro, deveria lê-lo logo que acordasse de manhã, atentamente, meditando bem nas palavras, e em espírito de oração. Depois, ele

Segurança para o futuro

Este salmo contém uma mensagem de conforto para todas as pessoas que vivem em épocas de problemas, e especialmente para o povo que guarda os mandamentos de Deus, bem como para aqueles, como você e eu que experimentaremos os eventos finais.

Deus deixou para nós o salmo 91 como uma garantia de segurança para cada um de nós hoje e no futuro.

Vamos ler atenciosamente observando seu profundo significado em cada palavra.

O verso 2 dá uma característica de quem está seguro no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente. É meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio. Aqui está revelada o tipo de relacionamento fundamental nosso com Deus. É necessário que seja um relacionamento pessoal e íntimo. Note que o verso 2 está na primeira pessoa do singular: Eu e meu. O próprio Jesus descreve a necessidade de um relacionamento diário com Ele, em João 6:35 diz: “Jesus respondeu: - Eu sou o pão da vida. Que m vem a mim nunca mais terá fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede.”

Ele estava falando sobre o relacionamento íntimo e pessoal com Ele. Estava descrevendo a vida devocional – em que nos demoremos nEle e Ele em nós. Não podemos ser cristãos vivos a menos que O busquemos diariamente. Comer e beber o sangue de Cristo espiritualmente se refere a uma experiência pessoal, tendo por base um contato diário com Ele. Receber a Palavra, o Pão do céu, é receber o próprio Cristo. A palavra de Deus deve ser ingerida diariamente para suprir as necessidades espirituais.

Se fizermos isso, as promessas dos versos 3, 4, 5, 6, 7, 8 se cumprirão em nossa vida espiritual diariamente: “Deus livrará você de perigos escondidos e de doenças mortais. Ele o cobrirá com as suas asas e debaixo delas você estará seguro. A fidelidade de Deus o protegerá como um escudo. Você não terá medo dos perigos da noite nem dos assaltos durante o dia. Não terá medo de pestes que se espalham na escuridão nem dos males que matam ao meio dia. Ainda que mil pessoas sejam mortas ao seu lado, e dez mil, ao seu redor, você não sofrerá nada. Você olhará e verá como os maus são castigados.”

Outra característica da pessoa que tem segurança para o futuro está no verso 9: “Você fez do Senhor Deus o seu protetor e, do Altíssimo, o seu defensor.”

Isto refere-se ao capítulo 90 verso 1: “Senhor, tu tens sido nosso refúgio.” e 91:1 – “A pessoa que procura segurança no Deus Altíssimo e se abriga na sombra protetora do Todo-Poderoso.”

Quem fez do Altíssimo a sua morada foi Jesus e Ele garante que, em breve, essa será também a nossa morada se dissermos que o Senhor é o nosso refúgio. Sua promessa a você individualmente e a cada um de nós hoje é esta escrita em João 14:1 a 3. “Jesus disse: Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim. Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também.”

Enquanto esta promessa não se cumpre, as seguintes promessas de segurança dos versos 10,11,12 e 13 estarão se cumprindo diariamente: “... nenhum desastre lhe acontecerá e a violência não chegará perto da sua casa. Deus mandará que os anjos dEle cuidem de você para protegê-lo aonde quer que você for. Eles vão segurá-lo com as suas mãos, para que nem mesmo os seus pés sejam feridos nas pedras. Com os pés você esmagará leões e cobras, leões ferozes e serpentes venenosas.” desde que estejamos caracterizados pelos versos 14, 15 e 16: “Deus diz: “Eu salvarei aqueles que me amam e protegerei os que reconhecem que eu sou Deus, o Senhor. Quando eles me chamarem, eu responderei e estarei com eles nas horas de aflição. Eu os livrarei e farei com que sejam respeitados. Como recompensa, eu lhes darei vida longa e mostrarei que sou o seu Salvador.”


PR. JOSÉ CARLOS EBLING
Doutor em Educação Religiosa e Aconselhamento Matrimonial pela Andrews University. Professor universitário e conselheiro matrimonial no UNASP - campus Engenheiro Coelho, SP. Autor dos livros : Namoro No Escuro, Mosaico Do Amor, Amigos Para Sempre, Sentido Único, Saúde No Relacionamento Familiar, Depressão : Você Não Está Sozinho, Perdas e Danos. Casado com Nair Ebling Coordenadora da Extensão Universitária do Unasp - Campus II e autora de diversos livros Didáticos publicados pela CPB.

Comentários