Salmo 23 - O Senhor é meu Pastor, nada me faltará...

1. Uma fórmula para o pensamento. Um pastor recebeu a visita de um homem que admira muitíssimo. Ele começara a trabalhar em uma certa empresa, muitos anos atrás, exercendo uma função inferior, mas com muita vontade de vencer. Ele era dotado de muitas habilidades, e de uma grande energia, e fez bom uso disso. Hoje, esse homem é o presidente da companhia, e possui tudo que tal cargo representa. Entretanto, durante a caminhada que o levaria a esta posição, ele não obteve a felicidade pessoal. Tornou-se nervoso, tenso, preocupado, doentio. Um de seus médicos sugeriu-lhe que procurasse um pastor. O pastor e ele conversaram sobre os remédios que lhe haviam sido receitados e que ele tomara. Depois, o pastor pegou uma folha de papel e lhe deu a sua receita: ler o Salmo 23, cinco vezes por dia, durante uma semana. Disse que o tomasse exatamente como ele indicara. Primeiro, deveria lê-lo logo que acordasse de manhã, atentamente, meditando bem nas palavras, e em espírito de oração. Depois, ele

Os presidentes americanos e as visitas ao Vaticano

O presidente americano Barack Obama visita hoje oficialmente o Vaticano, naquele que é o seu primeiro encontro oficial com o Papa Bento XVI após a sua tomada de posse em Janeiro deste ano.

Obama aproveitou, e bem, a realização da Cimeira do G8 em Itália para agendar uma rápida - segue ainda hoje para o Gana - visita ao líder da igreja Católica. A agenda não foi totalmente divulgada, mas pressupõe-se que a atual situação mundial seja um dos assuntos; a reunião do G8 abordou esse assunto e a recente encíclica papal a ele se refere largamente. Devido ao apertado tempo disponível, não foram preparados discursos oficiais.

Certo é que Obama e Bento XVI trocarão os habituais presentes de ocasião. O presidente americano oferecerá ao Papa uma estola que pertenceu a S. João Neumann, o primeiro cidadão naturalizado americano a ser considerado santo. Bento XVI deverá retribuir com a habitual medalha de ouro que marca o atual ano do seu pontificado.

À margem desta curta visita, é interessante verificarmos o grande incremento de encontros entre presidentes americanos e Papas nos últimos 50 anos.

Os Estados Unidos da América tiveram o primeiro presidente em 1789 (George Washington). Nada surpreendentemente, tendo em conta a história que levou à fundação da grande nação do novo mundo, é o fato de durante 130 anos não se ter registado encontro algum entre presidentes americanos e o líder católico.

O primeiro desses eventos aconteceu em 1919, quando WoodrowWilson se encontrou com Bento XV, na sua viagem à Europa depois da I Guerra Mundial. O segundo ocorreu somente 40 anos mais tarde, em 1959, quando Dwight Einsenhower visitou o Para João XXIII.

A partir daqui, TODOS os presidentes americanos visitaram oficialmente o Vaticano, alguns mais do que uma vez. Veja a lista a partir de 1959:

a) Dwight Einsenhower: 1959;
b) John F. Kennedy (único presidente americano católico): 1963;
c) Richard Nixon: 1969 e 1970;
d) Gerald Ford: 1975;
e) Jimmy Carter: 1980;
f) Ronald Reagan: 1982, e 1987 (repetiu a visita pessoalmente já depois de terminar mandato);
g) George H. Bush: 1989 e 1991 (em 2005, esteve no funeral de João Paulo II, mas já fora de mandato);
h) Bill Clinton: 1994 (em 2005, esteve no funeral de João Paulo II, mas já fora de mandato);
i) George W. Bush: 2001 (na residência do Papa em Castel Gandolfo), 2002, 2004, 2007 e 2008 (em 2005, esteve no funeral de João Paulo II);
j) Barack Obama: 2009.

Os Estados Unidos da América têm presidente há 220 anos. Passaram 130 até que o primeiro presidente visitasse o Vaticano; depois, passaram mais 40 anos até à segunda visita. Mas, incluindo esta, nos últimos 50 anos, os presidentes americanos efetuaram 17 visitas oficiais ao Papa, o que dá, aproximadamente, uma visita a cada três anos!

Os Estados Unidos da América já tiveram 44 presidentes (Obama incluído): dos primeiros 34, apenas um visitou o Vaticano; dos últimos dez, não houve um que falhasse esta visita!

Politicamente falando, se isto não é uma relação próxima, não sei o que será... Profeticamente, se isto não é Apocalipse 13 a tomar forma em frente aos nossos olhos, não sei o que será!

FILIPE REIS
Nascido e educado na Igreja Adventista do Sétimo Dia e batizado em Março de 1989, aos 13 anos. Vive em Vila Nova de Gaia, Portugal. Serviu vários anos como Diretor da Escola Sabatina e Ancião na Igreja de Pedroso, Portugal, entre outras funções. Em breve iniciará a formação em Teologia no Colégio Adventista de Sagunto (Espanha), para servir como Pastor. Editor do Blog O Tempo Final. Casado com Sofia, tem um bebé, o Caleb Filipe, nascido em junho de 2009.

Comentários