Salmo 23 - O Senhor é meu Pastor, nada me faltará...

1. Uma fórmula para o pensamento. Um pastor recebeu a visita de um homem que admira muitíssimo. Ele começara a trabalhar em uma certa empresa, muitos anos atrás, exercendo uma função inferior, mas com muita vontade de vencer. Ele era dotado de muitas habilidades, e de uma grande energia, e fez bom uso disso. Hoje, esse homem é o presidente da companhia, e possui tudo que tal cargo representa. Entretanto, durante a caminhada que o levaria a esta posição, ele não obteve a felicidade pessoal. Tornou-se nervoso, tenso, preocupado, doentio. Um de seus médicos sugeriu-lhe que procurasse um pastor. O pastor e ele conversaram sobre os remédios que lhe haviam sido receitados e que ele tomara. Depois, o pastor pegou uma folha de papel e lhe deu a sua receita: ler o Salmo 23, cinco vezes por dia, durante uma semana. Disse que o tomasse exatamente como ele indicara. Primeiro, deveria lê-lo logo que acordasse de manhã, atentamente, meditando bem nas palavras, e em espírito de oração. Depois, ele

Podemos Cozinhar Arroz, Macarrão ou Outro Alimento no Sábado?

Muitas pessoas me perguntam se podem cozinhar o arroz, macarrão e outros alimentos no sábado. Há dúvidas também sobre assar alimentos, como tortas, batatas, lazanha e outros produtos.

Hoje na minha meditação matinal decobri de forma bem clara e direta a resposta para estas questões que na verdade todos os adventistas mais experientes sabem mas talvez relutem em praticar.

“Isto é o que disse o Senhor: Amanhã é repouso, o santo sábado do Senhor; o que quiserdes cozer no forno, cozei-o, o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobrar separai, guardando para a manhã seguinte.” Assim fizeram, e perceberam que ficara inalterado. E Moisés disse: “Comei-o hoje, porquanto o sábado é do Senhor; hoje, não o achareis no campo. Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia é o sábado; nele, não haverá” (Êx 16:25, 26).

Ellen G. White escreveu inspirada por Deus: "O Senhor não é agora menos minucioso com respeito ao sábado do que quando deu essas especiais direções aos filhos de Israel. Determinou-lhes que, no sexto dia, assassem o que quisessem assar, e cozessem o que quisessem cozer, em preparo para o repouso do sábado. Aqueles que no sexto dia deixam de fazer a devida preparação para o sábado, violam o quarto mandamento e são transgressores da lei de Deus. Em Suas instruções aos israelitas, Deus proibiu assar e cozinhar no sábado. Essa proibição deve ser considerada por todos os guardadores do sábado uma solene ordem de Jeová para eles. O Senhor guardaria Seu povo da prática da glutonaria no sábado, o qual Ele separou para sagrada meditação e adoração". (Meditações Diárias - Jesus Meu Modelo, 133).

Muitos duvidam das instruções de Deus! Minha esposa cozinha o macarrão na sexta e deixa o molho pronto mas separado da massa. No sábado ela aquece o molho e mistura com a massa, ficando tão saboroso como feito na hora! Este é somente um exemplo de que podemos cumprir as ordens de Deus e não deixarmos de saborear os alimentos.

Está chegando o dia 30 de maio, e nosso lar será um dos LARES DE ESPERANÇA! Que seja também um lar de obediência a Deus cumprindo rigorosamente Suas instruções a respeito do sábado.

PR. YURI RAVEM

Mestre em teologia e pastor da Igreja Adventista em Pelotas - RS Casado com Andressa, mestre em educação. Editor Associado do Blog Nisto Cremos e Editor do Blog Igreja Adventista de Pelotas

Comentários

  1. Ola Pastor, tudo bem!?

    Bom, nessa questão, de como guardar o sábado (muito importante por sinal), é algo que vem tomando atenção na minha vida ultimamente por culpa de alguns acontecimentos...

    E isto tem me preocupado muito, portanto decidi tomar uma posição mais firme quanto a isso me dedicando no estudo sobre o sábado. Então começo com o questionamento de uma irmã:

    "Tenho dúvida, pode-se esquentar os alimentos no sábado? Não é permitido acender fogo (Êxodo 35:3)."

    Forte abraço, pastor.

    ResponderExcluir
  2. PAstor entendo e concordo plenamente com tudo o que o SR disse no texto acima, mas tenho uma pergunta, no meu caso que trabalho todos os dias e por mais que eu saia as 17 hs na sexta-feira eu chego em casa já depois do pôr-do-sol e fazer a comida na sexta a noite é a mesma coisa que fazer no sábado,pois já é sábado. E como fica essa questão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida irmã, eu faço assim: cozinho tudo na quinta-feira e coloco na geladeira. Eu sou vegetariana,mas minha família come carne,então, costumo deixar feito para eles,carne cozida que não muda o gosto, ao invés de frita.A salda já lavada ,só para cortar e comer eacarrão,deixo pronto para passar na hora

      Excluir
  3. Graziele eu sei que vc perguntou ao pastor mas gostaria te dar minha opinião ... O nossos Amor a Deus e a sua lei deve estar acima de tudo nessa vida e é bom ver sua preocupação em querer fazer certo, Aqui em casa quando vemos que a Sexta feira será cheia e acabaremos entrando no Sábado fazendo A COMIDA COZINHAMOS na Quinta a noite... fica bom da mesma forma e não quebramos o DIA SANTO DO SENHOR...


    Uma Dica Refogue o arroz e no sábado Jogue a água
    e deixe cozinhar

    FAZEMOS LAZANHA TORTA enfim tudo na Quinta e no Sábado está maravilhoso principalmente pq vc tem a Benção de Deus

    Obrigada

    Angela Rodrigues -SP

    Se continua sendo errado pastor me fale mas foi a forma que vimos da comida não ficar velha...

    ResponderExcluir
  4. Mas aquecer/refogar/esquentar não é a mesma coisa que cozinhar? afinal, estarei usando fogo da mesma forma, não?

    E com relação a usar energia elétrica no sábado? A companhia elétrica não estaria trabalhando para mim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O.povo esqueceu qu o sábado e abençoado e santificado tá valendo tudo aquecer cozinhar e a mesma coisa

      Excluir
    2. A questão não é o ato de fazer ou não, e sim o tempo de dedicação que você dispensa a Deus. Aquecer exige absurdamente menos tempo e esforço.

      Excluir
  5. Mas aquecer/refogar/esquentar não é a mesma coisa que cozinhar? afinal, estarei usando fogo da mesma forma, não?

    E com relação a usar energia elétrica no sábado? A companhia elétrica não estaria trabalhando para mim?

    ResponderExcluir
  6. Guilherme, uma vez perguntaram assim: se todos guardassem o sábado, como ficariam o transporte público, pois não haveriam motoristas trabalhando, taxis, e também não haveria polícia, etc? Ora, se todos guardassem o sábado se entende que não haveriam bandidos para a polícia se preocupar, e seriam tantas igrejas que no seu quarteirão haveria uma, de forma que não seria necessário ônibus, aliás, se todos guardassem o sábado (subtende que todos seriam cristãos fiéis a Cristo) Jesus já teria voltado.

    Hoje convivemos com o pecado, e há muitas situações que não são o ideal! Meu filho nasceu no sábado, em um hospital comum, e muita gente trabalhou para que ele nascesse com saúde! Devemos fazer o máximo para cumprir os desígnios de Deus, mas lembrando que o ser humano está acima da lei. É proibido colher no sábado, mas colher uma fruta para comer é diferente, o mesmo entre cozinhar um alimento ou esquentar, é só usar o bom senso.

    Ore que Deus vai te iluminar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só não entendi a frase "mas lembrando que o ser humano está acima da lei" me pareceu muito estranha esta frase, c0ntraditória ao que dia a Bíblia.

      Excluir
  7. Olá, pastor Yuri.

    Em relação a essa questão de cozinhar ou esquentar o alimento no sábado ao longo da Antigüidade ou mesmo no século XIX, será que essa proibição não estaria relacionada com a dificuldade das pessoas dessas épocas em produzir fogo? Afinal, tinham que procurar lenha, cortá-la, transportá-la, agrupá-la dentro do fogão rústica, atiçar pacientemente a chama - enfim, envolvia muita logística e grande trabalheira.

    Hoje, podemos preparar o alimento durante a semana e resfriá-lo. No sábado, é necessário apenas abrir duas portinholas (do refrigerador e do micro-ondas), dispor o recipiente e apertar dois ou três botões (pratos frios nem precisam disso) - um trabalho significativamente menor que dispor os pratos, guardanapos e talheres na mesa.

    Acho que é só uma questão de bom senso, como o senhor falou. Senão acabaremos reeditando as 1521 (39 x 39) regras da Mishnah referente à visão farisaica da guarda do sábado - por exemplo, nem cuspir no chão era permitido, pois poder-se-ia estar incorrendo em regar alguma plantinha).

    Um abraço e obrigado pelos artigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marco! Desculpe o atrevimento em comentar acerca de um comentário seu. É que sempre ouço falar destas tais regras em relação ao sábado que os judeus criaram, mas nunca as li em qualquer tipo de documento, livro e afins. Gostaria de saber de você onde posso encontrar estas regras. Pois gostaria de fazer um estudo aprofundado sobre a guarda do sábado e essa informação me seria de grande valia. Desde já muito obrigada!

      Excluir
    2. Ola Gabriela o topico é antigo, mas se ainda estiver curiosa posso lhe ajudar com a sua pergunta.

      Excluir
  8. Ola irmãos...

    O texto queno Pastor colocou é bem claro. Não há acho isso ou aquilo. Está escrito que não devemos cozinhar e fazer concessões não está em processo de análise.

    "O Senhor não é agora menos minucioso com respeito ao sábado do que quando deu essas especiais direções aos filhos de Israel. Determinou-lhes que, no sexto dia, assassem o que quisessem assar, e cozessem o que quisessem cozer, em preparo para o repouso do sábado. Aqueles que no sexto dia deixam de fazer a devida preparação para o sábado, violam o quarto mandamento e são transgressores da lei de Deus. Em Suas instruções aos israelitas, Deus proibiu assar e cozinhar no sábado. Essa proibição deve ser considerada por todos os guardadores do sábado uma solene ordem de Jeová para eles. O Senhor guardaria Seu povo da prática da glutonaria no sábado, o qual Ele separou para sagrada meditação e adoração". (Meditações Diárias - Jesus Meu Modelo, 133)

    ResponderExcluir
  9. Tenho dúvida em relação: Se o alimento for comprado no sábado e/ou feito no sábado é pecado come-lo?

    ResponderExcluir
  10. Busquemos o contexto que Deus dirigiu tal orientação a Israel. Foi no deserto, diante de uma realidade muito difícil. O Sábado é Santo, tudo que atrapalha nossa lealdade a Deus e adoração a ele deve ser evitado. Se Deus tivesse que dar o mandamento do Sábado nos nossos dias, será que incluiria o não acender fogo? Antigamente as cidades eram muradas e em dia de Sábado, os guardas fechavam os portões para evitar que os comerciantes entrem carregando cargas, porém os guardas não abandonavam o portão.

    O Sábado é equilíbrio, é não deixar-se atrapalhar, é cuidar de que nada nos poderá roubar o tempo de adoração à Deus e cuidado da sua obra. Se assim não for, teremos muitas questões sem respostas, tal como aquecer e cozinhar, acender a lareira ou o sistema de aquecimento de casa, muitas questões mesmo, sobre as quais dependerá a nossa sobrevivência, sabendo que algumas incidem sobre a nossa saúde, como o comer alimentos frios, sobre tudo em países cuja temperatura é muita baixa.

    Deus abençoe...

    ResponderExcluir
  11. As refeições aos sábados, na casa de Ellen White foram descritas por sua nora, numa declaração datada de 16 de outubro de 1949: “Toda a preparação possível era efetuada na sexta feira, o dia da preparação, para as refeições aos sábados. No sábado, o alimento, tanto para o desjejum como para o almoço, era servido quente, tendo sido esquentado imediatamente antes da refeição. Todo serviço desnecessário era evitado no sábado, mas em nenhuma ocasião Ellen White considerou uma violação da devida observância do sábado prover os confortos ordinários da vida, como fazer fogo para o aquecimento da casa ou para esquentar o alimento a ser ingerido nas refeições.” (Mensagens Escolhidas, vol. 3, 263)

    ResponderExcluir
  12. Então se você ser mandado para cozinhar nesse dia (Sábado) podes cozinhar?

    ResponderExcluir

Postar um comentário