quarta-feira, 6 de maio de 2009

Podemos Cozinhar Arroz, Macarrão ou Outro Alimento no Sábado?

Muitas pessoas me perguntam se podem cozinhar o arroz, macarrão e outros alimentos no sábado. Há dúvidas também sobre assar alimentos, como tortas, batatas, lazanha e outros produtos.

Hoje na minha meditação matinal decobri de forma bem clara e direta a resposta para estas questões que na verdade todos os adventistas mais experientes sabem mas talvez relutem em praticar.

“Isto é o que disse o Senhor: Amanhã é repouso, o santo sábado do Senhor; o que quiserdes cozer no forno, cozei-o, o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobrar separai, guardando para a manhã seguinte.” Assim fizeram, e perceberam que ficara inalterado. E Moisés disse: “Comei-o hoje, porquanto o sábado é do Senhor; hoje, não o achareis no campo. Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia é o sábado; nele, não haverá” (Êx 16:25, 26).

Ellen G. White escreveu inspirada por Deus: "O Senhor não é agora menos minucioso com respeito ao sábado do que quando deu essas especiais direções aos filhos de Israel. Determinou-lhes que, no sexto dia, assassem o que quisessem assar, e cozessem o que quisessem cozer, em preparo para o repouso do sábado. Aqueles que no sexto dia deixam de fazer a devida preparação para o sábado, violam o quarto mandamento e são transgressores da lei de Deus. Em Suas instruções aos israelitas, Deus proibiu assar e cozinhar no sábado. Essa proibição deve ser considerada por todos os guardadores do sábado uma solene ordem de Jeová para eles. O Senhor guardaria Seu povo da prática da glutonaria no sábado, o qual Ele separou para sagrada meditação e adoração". (Meditações Diárias - Jesus Meu Modelo, 133).

Muitos duvidam das instruções de Deus! Minha esposa cozinha o macarrão na sexta e deixa o molho pronto mas separado da massa. No sábado ela aquece o molho e mistura com a massa, ficando tão saboroso como feito na hora! Este é somente um exemplo de que podemos cumprir as ordens de Deus e não deixarmos de saborear os alimentos.

Está chegando o dia 30 de maio, e nosso lar será um dos LARES DE ESPERANÇA! Que seja também um lar de obediência a Deus cumprindo rigorosamente Suas instruções a respeito do sábado.

PR. YURI RAVEM

Mestre em teologia e pastor da Igreja Adventista em Pelotas - RS Casado com Andressa, mestre em educação. Editor Associado do Blog Nisto Cremos e Editor do Blog Igreja Adventista de Pelotas

7 comentários:

  1. Ola Pastor, tudo bem!?

    Bom, nessa questão, de como guardar o sábado (muito importante por sinal), é algo que vem tomando atenção na minha vida ultimamente por culpa de alguns acontecimentos...

    E isto tem me preocupado muito, portanto decidi tomar uma posição mais firme quanto a isso me dedicando no estudo sobre o sábado. Então começo com o questionamento de uma irmã:

    "Tenho dúvida, pode-se esquentar os alimentos no sábado? Não é permitido acender fogo (Êxodo 35:3)."

    Forte abraço, pastor.

    ResponderExcluir
  2. PAstor entendo e concordo plenamente com tudo o que o SR disse no texto acima, mas tenho uma pergunta, no meu caso que trabalho todos os dias e por mais que eu saia as 17 hs na sexta-feira eu chego em casa já depois do pôr-do-sol e fazer a comida na sexta a noite é a mesma coisa que fazer no sábado,pois já é sábado. E como fica essa questão?

    ResponderExcluir
  3. Graziele eu sei que vc perguntou ao pastor mas gostaria te dar minha opinião ... O nossos Amor a Deus e a sua lei deve estar acima de tudo nessa vida e é bom ver sua preocupação em querer fazer certo, Aqui em casa quando vemos que a Sexta feira será cheia e acabaremos entrando no Sábado fazendo A COMIDA COZINHAMOS na Quinta a noite... fica bom da mesma forma e não quebramos o DIA SANTO DO SENHOR...


    Uma Dica Refogue o arroz e no sábado Jogue a água
    e deixe cozinhar

    FAZEMOS LAZANHA TORTA enfim tudo na Quinta e no Sábado está maravilhoso principalmente pq vc tem a Benção de Deus

    Obrigada

    Angela Rodrigues -SP

    Se continua sendo errado pastor me fale mas foi a forma que vimos da comida não ficar velha...

    ResponderExcluir
  4. Mas aquecer/refogar/esquentar não é a mesma coisa que cozinhar? afinal, estarei usando fogo da mesma forma, não?

    E com relação a usar energia elétrica no sábado? A companhia elétrica não estaria trabalhando para mim?

    ResponderExcluir
  5. Mas aquecer/refogar/esquentar não é a mesma coisa que cozinhar? afinal, estarei usando fogo da mesma forma, não?

    E com relação a usar energia elétrica no sábado? A companhia elétrica não estaria trabalhando para mim?

    ResponderExcluir
  6. Guilherme, uma vez perguntaram assim: se todos guardassem o sábado, como ficariam o transporte público, pois não haveriam motoristas trabalhando, taxis, e também não haveria polícia, etc? Ora, se todos guardassem o sábado se entende que não haveriam bandidos para a polícia se preocupar, e seriam tantas igrejas que no seu quarteirão haveria uma, de forma que não seria necessário ônibus, aliás, se todos guardassem o sábado (subtende que todos seriam cristãos fiéis a Cristo) Jesus já teria voltado.

    Hoje convivemos com o pecado, e há muitas situações que não são o ideal! Meu filho nasceu no sábado, em um hospital comum, e muita gente trabalhou para que ele nascesse com saúde! Devemos fazer o máximo para cumprir os desígnios de Deus, mas lembrando que o ser humano está acima da lei. É proibido colher no sábado, mas colher uma fruta para comer é diferente, o mesmo entre cozinhar um alimento ou esquentar, é só usar o bom senso.

    Ore que Deus vai te iluminar.

    ResponderExcluir
  7. Olá, pastor Yuri.

    Em relação a essa questão de cozinhar ou esquentar o alimento no sábado ao longo da Antigüidade ou mesmo no século XIX, será que essa proibição não estaria relacionada com a dificuldade das pessoas dessas épocas em produzir fogo? Afinal, tinham que procurar lenha, cortá-la, transportá-la, agrupá-la dentro do fogão rústica, atiçar pacientemente a chama - enfim, envolvia muita logística e grande trabalheira.

    Hoje, podemos preparar o alimento durante a semana e resfriá-lo. No sábado, é necessário apenas abrir duas portinholas (do refrigerador e do micro-ondas), dispor o recipiente e apertar dois ou três botões (pratos frios nem precisam disso) - um trabalho significativamente menor que dispor os pratos, guardanapos e talheres na mesa.

    Acho que é só uma questão de bom senso, como o senhor falou. Senão acabaremos reeditando as 1521 (39 x 39) regras da Mishnah referente à visão farisaica da guarda do sábado - por exemplo, nem cuspir no chão era permitido, pois poder-se-ia estar incorrendo em regar alguma plantinha).

    Um abraço e obrigado pelos artigos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...