SALMO 1 - A PRIMAZIA DA PALAVRA

1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2  Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. 3  Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido. 4 Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa. 5  Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. 6  Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá. Este poema é uma introdução de encaixe ao livro de 150 salmos. Revela o padrão básico da sabedoria e adoração de Israel. A vida é vista não nos momentos isolados do presente, mas na perspectiva da eternidade, na visão de Deus. O autor conecta vida humana intimamente com a vontade e o coração de Deus. O salmo lança um apelo desafiador a Israel – e a to

Curiosidades dos Tempos Bíblicos: A Tenda

Na era dos patriarcas o principal tipo de habitação era a tenda, e por 40 anos o povo de Israel viveu em tendas no deserto. Sua fabricação era com um pedaço comprido de couro de cabra, com cerca de 1,52m ou 1,82m de largura.

O couro era colocado sobre várias estacas, a fim de prover uma cobertura alongada, como um toldo. As duas extremidades ficavam presas ao solo com pregos especiais (Jz. 4:21).

Fonte: Usos e Costumes dos Tempos Bíblicos

Comentários

  1. Olha que legal, eu sabia que eles moravam em tendas. Mas nunca pensei que elas fossem feitas de couro de cabra...
    Acho que esses "pregos especiais" deviam ser pregos muito fortes, pelo jeito que no deserto venta muito.. rsrs
    Bjux

    ResponderExcluir

Postar um comentário